Pesquisar
Close this search box.

OUTRO RETRATO DE COMO OS POLÍTICOS CUIDAM DA FALSA IMAGEM DELES E NÃO PROMOVEM A CIDADE DE GASPAR

Só porque hoje é sexta-feira, a espera das chuvas, um comentário ameno, enquanto a cidade comenta os meus artigos e como a prefeitura está consegui manobrar na Câmara via a sua Bancada do Amém, o Orçamento que não previa o pagamento de R$14 milhões do terreno para construir o prédio da prefeitura e que todos – repito todos – do setor imobiliário juram estar acima do mercado.

Somos o tal “Coração do Vale”. Agora, penso, ser o “coração” do Vale Europeu que deixou de ser do Médio Vale do Itajaí.

Este “Coração” era em razão para ser à suposta pulsação emocional entre o Alto, Médio, Baixo e Mirim. Não é, certamente, do Vale Europeu, criado enquanto o prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, era um apagado presidente da Associação Municipal dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

Ou essa nossa carinhosa denominação também já mudou?

Somos mais, como por exemplo: a Capital Brasileira da Moda Infantil. Para sê-la, movimentou-se políticos, encheu-se de comemorações nas páginas da imprensa ufana, mas só de Gaspar. Por outro lado, ninguém sabe onde ver, comparar e comprar os nossos produtos. Nem mesmo aqui.

Aliás, não há uma selo de procedência, ou de promoção, e muito menos, uma sinalização por mínima que seja nas embalagens, containers e nos próprios produtos que vendemos Brasil afora de que eles foram feitos aqui, um tal “made in Gaspar”, ou da Gaspar Capital Brasileira da Moda Infantil.

Só blá, blá, blá entre poucos. Estranho marketing e comunicação. Ilhota dá um show neste quesito e sem selo algum, sem papelório na Assembleia, no Congresso é de fato, a Capital da Moda Íntima e de Praia. É só passar na perigosa, em certos momentos do dia, na sua Central. O comércio ferve. Os negócios também. Igualmente nas redes sociais.

Mas, tem mais.

Somos o destino das Cascatas e Parques Aquáticos afamados e chamada de “Rota das Águas” para além da nossa região e de Santa Catarina, enquanto houver água natural e a poluição não chegar por falta de cuidado, fiscalização, legislação, proibições e o manejo do verde, na ocupação das áreas com o consequentemente comprometimento das nascentes e os cursos d’água.

Somos um dos mais estruturados caminhos gastronômicos autênticos da região do Vale e graças a um grupo de abnegados pequenos empreendedores de origem italiana, a Vila D’Itália, além de tantos outras rotas como a da linguiça, ou da nova rota de produtos coloniais que está surgindo no Arraial do Ouro etc. Até a cachaça mais premiada internacionalmente é de Gaspar e nem por isso, somo a Capital da Cachaça, esta de Santa Catarina, que está com Luiz Alves.

E para se ampliar naquilo que tira o foco e não leva a nada, queremos ser, vejam só, mais uma vez, por lei de políticos e politicagem, feita para agrado e ao interesse do poder de plantão a uns poucos, ser reconhecida a atividade “prova do laço” em laço comprido (tiro de laço), como manifestação cultural elevada à condição de bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural de Gaspar.

É uma belezura. É algo tão popular na nossa cidade que atrai gente do mundo inteiro. E se perguntar a qualquer transeunte na Aristiliano Ramos, ele passará horas discorrendo sobre este “esporte das massas e dos nossos heróis campeões” que enchem de orgulho Gaspar. Meu Deus!

Por isso, por tudo que relatei e que não é tudo, estranhamente NÃO ESTAMOS entre os 146 municípios das 13 regiões turísticas validadas, as quais integram o novo Mapa Turismo Brasileiro, da Santur – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – e homologado pelo Ministério do Turismo, lançado na semana passada.

Até esperei para ver e ouvir reações na mídia e trading turístico de Gaspar. Discursos indignados dos nossos políticos no poder de plantão e na dita sumida oposição. Nada. Nadinha de nada. Então, penso, merecem esse esquecimento. Triste!

Neste Mapa do tal Vale Europeu estão apenas Ascurra, Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros. E aí, os que sempre às observações que lhes trazem à responsabilidade se justificam se comparando ao pior, ou ao erro alheio pode me dizer: ah, “seo” Herculano, nós [Gaspar] não somos os únicos que estamos fora do Mapa!

E daí, respondo.

Esta é a prova mais contundente de como a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo não possui visão, planejamento, não trabalha e ao contrário do marketing pessoal em favor de alguns poderosos no poder de plantão, ela não usou esta ferramenta de forma profissional a favor da cidade, dos cidadãos, das cidadãos, do potencial de atração, de divulgação e até de orgulho.

Resumindo, A secretaria que cuida do Turismo em Gaspar não fez o papel dela em favor da dos valores do turismo da cidade, da imagem diferencial de atração e não contribuiu para o sucesso da cidade e dos empreendedores… Simples assim!

E por que? Há várias razões. A principal dela, está na cara de todos. Ela é tocada por um curioso no assunto na vaga que o PP criou só porque Pablo Ricardo Fachini não conseguiu se eleger vereador. Nem mais, nem menos. E por causa desse emprego político, estamos fora do Mapa do Turismo Brasileiro, mesmo tendo potencial para estar lá, solidificar a imagem turística, gerar empregos, negócios e tributos e orgulhar a cidade.

Ah, é não culpa do Pablo e sua equipe, feita também de gente tão tonta quanto ele neste assunto? É!

Então, quem é culpado mesmo? É o chefe do Pablo, o prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, primeiro porque o aceitou para a função sem ter qualificação para tal. E não tendo essa qualificação, não cobrou e nem punirá ele porque a secretaria dele não produz resultados mínimos para a pasta tocada pelo Pablo, para Gaspar, a economia, empregos e os gasparenses. Acorda, Gaspar!

TRAPICHE

E para não mudar de assunto. Neste Domingo, das 10h às 17h30min acontece a “Feira Entre Amigos”, no Rancho Solano e Vó Marina, na Rua José Junges, 5000, no Arraial do Ouro. Para quem não é de Gaspar, entra na continuação da ponte do Vale sobre a BR 470 duplicada. Fica do lado de Ilhota a Blumenau.

São mais de dez feirantes. Além dos produtos tradicionais, coloniais e caseiros dos produtores locais, haverá os especiais de Páscoa.

E também para não mudar de assunto, o jornal Cruzeiro do Vale confirmou para o dia 11 de junho o tradicional e único Stammtisch, o “encontro dos amigos” de Gaspar. Ele será na Arena Multiuso e estava interrompido há dois anos devido a pandemia de Covid-19. As inscrições já estão abertas e vão até 31 de maio.

O criador se atrapalhando. Num meme se referindo a Associação dos Municípios do Vale Europeu, o ex-presidente da Associação, Kleber Edson Wan Dall, MDB, a abreviou como sendo a AMMVE. Na verdade estes dois “M” só existiam quando por décadas ela foi Associação do Municípios do Médio Vale do Itajaí.

Está claro que o senador Jorginho Mello, PL, não é o dono do jogo, do seu próprio destino como candidato ao governo do estado e nem PL. Quem escolheu o candidato a senador do PL em Santa Catarina foi o próprio presidente da República Jair Messias Bolsonaro, PL. Será Seif Júnior, ex-Secretário Nacional da Pesca.

Seif pelo jeito, pela inteligência do Planalto e determinação de Bolsonaro, será o carregador de votos e piano de Jorginho, do PL e seus candidatos a deputado Federal e Estadual em Santa Catarina. Cada coisa!

O prefeito de Gaspar Kleber Edson Wan Dall, MDB, desistiu de ser candidato a deputado estadual por seu partido. Já o Palhaço Biriba está tentando garantir seu lugar entre os candidatos do MDB.

O que uma coisa tem a ver com a outra? A fraqueza de um e a impetuosidade de outro. E quem disse que a política não é feita no picadeiro? Por que então não se escolher um profissional de verdade?

A área de segurança em Gaspar ficou incomodada com a insinuação feita pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara em evento recente, de que o atendimento de mulheres nos órgãos de segurança em situação de violência e vulnerabilidade, poderia gerar constrangimentos e que melhor seria elas primeiro procurar a Procuradoria e politicamente encontrar os encaminhamentos.

Cobradas a apontar esse ponto de melhoria, todas saíram dizendo que não era bem assim, que estavam sendo mal interpretadas etc e tal. Recado dado por uma parte e entendido por outra, que preferiu qualificar de treta para continuar na provocação e não na solução. Nas delegacias e nos quartéis não se faz política neste assunto tão sério. Já na Câmara…

Outra treta. No passado, o irmão de templo, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Silvio Cleffi, então no PSC e hoje no PP como primeiro suplente, mas longe da política, interessou-se pelo trabalho das chamadas Casas das Anas, um lugar de acolhimento às mulheres sob violência.

Chegou a protocolar até a protocolar em julho de 2020 um projeto para a construção de um local de abrigamento temporário para essas mulheres. Nada foi adiante. Afinal, Cleffi estava na lista negra de Kleber por não ter se ajoelhado ao Amém incondicional do poder de plantão.

O que aconteceu esta semana? Sob festa, muito marketing se assinou um convênio para se ter por aqui uma Casa das Anas. Excelente. O convênio prevê o acolhimento provisório de mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco, morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral.

Com o “irmão” Silvio o assunto não andou. Mas, quando a mulher do prefeito Kleber, Leila se interessou pela ideia e até montou um TCC de conclusão do seu curso de direito, coincidentemente a ideia se concretizou. E se somou a tal Procuradoria da Mulher na Câmara feita pela Bancada do Amém.

Nas redes sociais estão reclamando do abandono dos nossos cemitérios municipais e culpando o responsável deles por deixá-los cheios de matos e criadouros de mosquitos da dengue, o ex- vereador Evandro Luiz Andrietti, MDB, que ganhou o emprego por não conseguiu se reeleger.

Acusam o comissionado de só querer sombra a água fresca. Vando como é conhecido, é de boa fala, amigo dos amigos, mas como vereador já se incomodava em ficar na sessão por uma ou duas horas por semana. É só olhar as gravações. Ou seja, Vando está nos cemitérios porque os mortos não falam e não cobram nada. Já os vivos. E neste caso, faltou combinar com os vivos.

São semanas de reuniões, discussões, decisões e reviravoltas. Toda vez que se decide mexer numa peça do tabuleiro da prefeitura de Gaspar, é um parto. Pressão pessoal, familiar, política, religiosa para todo o lado.

E o povo sofrendo com a incompetência. E Kleber Edson Wan Dall se desgastando ainda mais e se mostrando fraco.

Por quase uma década, viveu-se sob remendos e perigo. Depois que o governador Carlos Moisés da Silva, Republicanos, sensibilizado pelo seu secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Thiago Augusto Vieira, a revitalização, recapeamento e sinalização da Avenida Francisco Mastella, em Gaspar, saiu em uma semana.

É uma pena que a miopia do governo e dos políticos de Gaspar não foi capaz de negociar a sua tão necessária duplicação da Francisco Mastella que vai dar na Rodovia Jorge Lacerda e na Ponte do Vale que acessa a duplicada BR-470.

Aliás, o viaduto sobre a 470 na principal saída e entrada de Gaspar já está pronto e acessível. Só falta liberá-lo e livrar os que entram e saem por ali dos perigosos e fatais acidentes.

E como é sexta-feira, uma sugestão de Kombi, diferente destas da demagogia que os vereadores de Gaspar inventaram para atender o povo, já que os eleitores parecem estar cada vez mais escassos e distantes deles. Acorda, Gaspar!

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.