Sábado, a NSC de Blumenau, estadualizou uma “reportagem” sobre o Mirante Marco Zero de Gaspar. Ele é denominado de prefeito (1966/70) Evaristo Francisco Spengler, ex UDN, Arena e PP. O ex bancário (Besc) e clarinetista, de primeira, da Banda São Pedro, falecido aos 91 anos no dia Primeiro de Fevereiro deste ano.
O prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, um dos mais altos salários de Santa Catarina – R$27.356,69 e não reajustado este ano devido um impedimento legal federal -, um apagado presidente da AMMVI, ou então recém-batizada naquilo que ainda não pegou Associação de Municípios do Vale Europeu, foi entrevistado.
Tudo bem armadinho pela equipe de marquetagem que domina o seu governo.
Antes, ela colocou nos veículos da NSC, uma verbinha para divulgação de comerciais promocionais do governo gasparense. Entre outras imagens do comercial de 30 segundos, estavam as mirante, bem antes dele ser aberto ao público no dia 27 de setembro. Aliás, ele já tinha servido de cenário para privilegiados do governo estamparem em suas redes sociais fotos exclusivas deles lá.
A abertura de um mirante de menos de 300m2 , virou “notícia nova” e do dia na NSC duas semanas depois dele aberto. E não no ambiente regional, mas estadual, exatamente no sábado, quando isso é possível. Na mesma “reportagem”, a NSC esqueceu de dizer que este mirante já quase foi barranca abaixo e que por causa disso, e depois de muitos testes, levou meses para ser reerguido.
O mesmo prefeito Kleber e presidente da AMMVI é, por exemplo, contra a duplicação da Rodovia que liga Brusque a Gaspar, prometida pelo governador Carlos Moisés da Silva, sem partido. E só para atender poucos apoiadores. O jornalismo da NSC ignora.
O Anel de Contorno só é pista simples, onde a prefeitura de Kleber lidera a obra e de forma cara como se discute na Câmara; onde os empresários permutam, ele é com pistas duplas e uma belezura, além de propaganda apropriada para o governo. O jornalismo da NSC ignora.
Um desinfetante é comprado a quase R$500 o galão de cinco litro, ou seja, mais de três vezes o que se encontra no preço máximo outro similar no mercado. O assunto está esquentando no debate na Câmara. O jornalismo da NSC ignora.
Por quase nove meses o trânsito da região leste esteve um inferno por conta de uma passarela de pedestres e ciclista mal fiscalizada na sua colocação. Era diferente do contratado. A NSC ignorou o que foi manchete em vários veículos e massificado nas redes sociais.
Afinal, isto não é propaganda, é jornalismo. E a lista é longa. E esta prática da marquetagem da prefeitura de Gaspar, não se circunscreve a NSC. Os trocados para a propaganda permeiam outros veículos do “Vale Europeu”, como se fosse “notícia” da redação. A intenção é a regionalização e estadualização do nome de Kleber, principalmente entre os evangélicos, para a candidatura a deputado estadual. Só isso.