Atualizado às 7h45min desta sexta-feira. Resultado da falta de exemplo, ou repetidos maus exemplos das autoridades gasparenses – que venho mostrando reiteradamente – e que levam ao natural afrouxamento dos protocolos pela população diante desses maus exemplos de autoridades e líderes está retratado no Painel da Covid do site oficial da prefeitura de Gaspar.
Na atualização da 16h55min de ontem mostrou que morreu o 190º morador da cidade em decorrência do novo coronavírus, um morador do Gasparinho de 71 anos. Exatamente na contramão da estatística catarinense de menos mortes e menos contaminação. Ontem foram apenas 14. Já teve o pico de 140 por dia.
Pelo mesmo boletim, estão em isolamento, 300 gasparenses e dois estão internados em hospitais de fora da cidade. A UTI do Hospital de Gaspar possui cinco vagas ocupadas dos 20 disponíveis e os 12 leitos clínicos para a Covid estão desocupados – e faz tempo – no Hospital de Gaspar.
Ainda este painel, se estiver atualizado e já motivo de marquetagem do governo Kleber Edson Wan Dall, MDB, que o considerava o melhor de Santa Catarina, na contramão da propaganda oficial, diz que a vacinação por aqui entre nós, é uma das mais baixas de Santa Catarina. Impressionante!
Em Gaspar foram aplicadas a segunda dose, até agora, 29,75% da população, contra 44,82% da população, segundo o vacinômetro do governo do estado. Meu Deus!
Já o boletim epidemiológico de terça-feira da secretaria estadual da Saúde registrou a 39ª morte de residente em Ilhota e decorrente das complicações da Covid-19.