Num sentido, esta charge antiga de Amarildo é muito atual. Veja a surpresa desagradável, e até assustadora para os mercados, que a mutante do novo coronavírus fez ontem no mundo.
Por outro lado, não é verdade que os políticos não evoluem. Evoluem, e muito, mas ardilosamente.
Veja que no Brasil até Orçamento secreto com R$30 bilhões dos pesados impostos, vindos de uma maioria pobre, inclusive, conseguiu-se manipular. Mais que isso; os políticos que deveriam controlá-lo e dar transparência, não sabem quem pediu, quem recebeu, como foi usado, o que foi feito para o povo com todos esses recursos públicos, do povo.
Ao mesmo tempo, estes mesmo políticos lá em Brasília – mas se espalham nos estados e municípios – estão com o circo armado, para arrumar mais dinheiro com dívidas novas, “para dar esmolas oficiais aos pobres em ano eleitoral”. Evoluíram nos disfarces e na montanha de dinheiro que nos roubam para a farra do descontrole, dos desperdícios, da corrupção, da compra de votos, da permanência no poder a qualquer custo…. E muito disso em nome, ou com a benção de Deus. Wake up, Brazil! (texto Herculano Domício)