Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CLXVIII

50 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CLXVIII”

  1. Miguel José Teixeira

    “Existem dois tipos de textos – o literário e o não literário. Ambos começam com letra maiúscula e terminam com ponto. A diferença está no recheio. O primeiro esbanja talento. O segundo, informação.” (Antonio Sales)

    Dicas de português, por Dad Squarisi, CB, 18/06/23

    É festa, senhores!
    São João ou são-joão?
    Oba! Junho é mês de muitos santos. Santo Antônio, São João e São Pedro recebem homenagens e ganham festas. A mais legal é a de são-joão. Adultos e crianças se vestem de caipira e caem na farra: dançam a quadrilha, pulam a fogueira, participam do casamento na roça, pescam surpresas, comem delícias. Ali, a gula não é pecado.
    Ninguém precisa resistir à tentação de canjicas, pipocas, churrasquinhos, paçocas, pamonhas, cachorros-quentes, pés de moleque & cia. prazerosa. Na faceirice geral, uma restrição se impõe. Trata-se de respeitar a grafia nota 10. O nome do santo é substantivo próprio. Escreve-se São João. O da festa é substantivo comum. Grafa-se são-joão.

    Analogia
    As festas juninas são tão boas que avançam no mês de julho. Aí ganham outro nome. São julinas.

    Pé de moleque
    O que é presença obrigatória na festa junina? Muitas coisas. A mais importante: pé de moleque. Olho vivo! A reforma ortográfica cassou o hífen do docinho gostoso. Ele nem ligou. Livre e solto, continua reinando Brasil afora.
    Companhia

    A reforma ortográfica eliminou o tracinho dos compostos por três ou mais palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam outro vocábulo. É o caso de pé de moleque. Pé designa parte do corpo. Moleque, menino sapeca. A preposição de os junta. O trio dá nome ao doce que deixa pra lá o pecado da gula.
    Exemplos não faltam. Eis alguns: mão de obra, dia a dia, dor de cotovelo, folha de flandres, testa de ferro, leão de chácara, faz de conta, quarto e sala, mula sem cabeça, tomara que caia.

    Sem vacilos
    A reforma não atingiu todas as palavras assim compostas. As que designam bicho ou planta conservam o tracinho. Mantêm-se como dantes no quartel de Abrantes: cana-de-açúcar, ipê-do-cerrado, pimenta-do-reino, castanha-do-pará, joão-de-barro, bem-te-vi, bem-me-quer, porco-da-índia, canário-da-terra. E por aí vai.

    Plural
    O plural de pé de moleque? É pés de moleque.

    Arraial
    Festas juninas são as comemorações mais animadas do Nordeste. Campina Grande, Caruaru e tantas outras cidades passam o ano inteiro organizando os festejos. No vaivém, uma palavra ganha destaque. É arraial. Você sabe de onde veio a criatura tão animada?
    Se você adivinhar, ganha um saco de pipoca. Levará pra casa umas branquinhas saltitantes, quentinhas e cheirosas. Quer saborear a delícia? Então marque a resposta certa:
    1. Arraial veio de rei.
    2. Arraial veio de areia.
    3. Arraial veio de arraia.
    4. Arraial veio de raio.
    E daí?

    Marcou a letra a? Acertou. Arraial é meio camaleão. Às vezes quer dizer acampamento militar. Outras, lugar de festas populares. Outras, ainda, um pequenino lugar do interior, um lugarejo.
    Antes de chegar à forma de agora, arraial teve outras caras. Uma delas é arreal. Ficou fácil, não? Tudo indica que arraial veio de real. Real vem de rei. No começo, arraial era o acampamento do rei. É, pois, coisa de Sua Majestade.

    Leitor pergunta
    Tenho dúvidas sobre a conjugação do verbo reaver. Pode me ajudar? (Clarice Souza, Porto Alegre)

    Louco pelos prazeres da carne, o verbo haver é do tempo em que não havia camisinha nem pílula anticoncepcional. Resultado: teve filhos. Um deles é reaver. O garoto quer dizer haver de novo (recuperar).
    Muitos lhe confundem a paternidade. Escrevem reavejo, reaviu como se o verbo fosse derivado de ver. Bobeiam. Ele só se conjuga nas formas em que aparece o v do paizão: houve (reouve), haveria (reaveria), haverão (reaverão).

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/06/18/interna_cidades,385526/dicas-de-portugues.shtml)

  2. Miguel José Teixeira

    Utilidade Pública!

    1) Aprenda Mais
    O Ministério Educação tem uma plataforma de formação continuada gratuita chamada Aprenda Mais e recentemente, a plataforma lançou mais de 200 cursos novos, todos à distância e assíncronos. Os cursos variam entre áreas como ambiente e saúde, informação e comunicação, ciências exatas entre outras áreas. Tanto as certificações como as elaborações dos conteúdos dos cursos são desenvolvidas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento pelo site.
    Acesse: https://aprendamais.mec.gov.br/

    2) Capacitação para empreendedores
    O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequeno Empresas (Sebrae), oferece 350 cursos de capacitação on-line, para diversas áreas de conhecimento e de formação. Há cursos que ensinam desde como gerir micro-empreendimentos, até como se atualizar a respeito de legislação audiovisual e criação de peças publicitárias e matérias de comunicação. Não existem pré-requisitos básicos para inscrição nos cursos, mas é preciso se atentar, pois cada um tem seu próprio tempo de conclusão, ainda ministrados de forma on-line.
    Acesse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/06/18/interna_cidades,385536/tome-nota.shtml)

  3. Miguel José Teixeira

    . . .”O Uol noticiou que um dos líderes de uma organização criminosa comprou 6 igrejas evangélicas para lavar dinheiro.”. . .

    “As omissões da Justiça”
    (Severino Francisco, Crônica da Cidade, CB, 18/06/23)

    Mirem e vejam uma cena do teatro do absurdo em que se transformou a Justiça no Brasil: um homem ameaçou a deputada Tábata Amaral de atacá-la com um taco de beisebol, ela foi condenada e compelida a pagar R$ 5 mil de custas ao advogado do autor da bravata. Recordemos o que dizia a mensagem dirigida a Tábata que motivou a ação: “Sugestão, temos que dar a ela o tratamento de beleza mais efetivo do mundo, o taco de basebol na cara. Tão eficiente que nem a mãe dela vai reconhecer depois”.

    Os meritíssimos do Tribunal de Justiça de São Paulo justificaram a decisão de recusar a ação sob o argumento de que as postagens configuram “ausência de indícios de autoria e ausência de justa causa”. Alô, Corregedoria de São Paulo, os senhores concordam com essa deliberação? E, no caso de não concordarem, por que não fizeram nada?

    Indignada, Tábata recorreu ao STF, o pedido foi analisado pela ministra Rosa Weber, mas ela avaliou que os fatos não poderiam ser analisados em recurso extraordinário e manteve a decisão do TJSP. Tábata terá que pagar R$ 5 mil ao advogado do agressor.

    E, infelizmente, não é um fato isolado. O pastor Anderson Silva, da igreja Vivo Por Ti, de Brasília, pediu aos fiéis que orem a Deus para arrebentar a mandíbula do presidente Lula e para que os ministros do STF quedassem enfermos na cama. A degradação de algumas igrejas evangélicas parece não ter limites.

    Muitas delas se tornaram redutos de propagação obscurantista do ódio. Mas algumas se transformaram, literalmente, em territórios do crime. O Uol noticiou que um dos líderes de uma organização criminosa comprou 6 igrejas evangélicas para lavar dinheiro. Eles usam o santo nome de Deus como escudo para atividades escusas.

    Sou filho de um pastor presbiteriano, cresci lendo a Bíblia e ouvindo sermões. A minha mãe era uma evangélica fervorosa em palavras, preces e atos de compaixão. Ela frequentava uma igreja. Certa vez, foi ao culto e passaram um chapéu para recolher doações. Minha mãe disse que só tinha o dinheiro do ônibus. O pastor respondeu: “Vá a pé”.
    Ela contra-argumentou: “Mas estou com problema no joelho, ando de bengala”. O dirigente retrucou: “Vá assim mesmo, senão não receberá as bençãos de Deus”. Minha mãe pensou: “eles não são de Deus”. Nunca mais voltou, e procurou outra igreja evangélica para cumprir a devoção. Encontrou uma que não exigia nenhum dinheiro, onde só jejuavam e oravam pelos outros.

    Se Cristo voltasse à Terra, com certeza ele expulsaria muitos vendilhões do templo, os sepulcros caiados, que invocam o seu santo nome em vão. A mensagem de Cristo era amai-vos uns aos outros, e não armai-vos uns aos outros. Além de ser anticristão, ameaçar com agressões é criminoso e tem de ser tratado como tal pela Justiça. Existe algo de errado quando a vítima é compelida a pagar ao agressor.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/06/18/interna_cidades,385531/cronica-da-cidade.shtml)

  4. Miguel José Teixeira

    COCs 1 (X) 0 PEPs

    Mandou bem
    “Quem não quiser ser criticado, não assuma o risco, não vá para as urnas disputar eleição! O povo tem direito de criticar os políticos e eu vou defender isso até o fim! Sou contra e vou atuar para essa vergonha não passar no Senado!”
    Damares Alves (Republicanos), senadora

    Mandou mal
    “Políticos, magistrados, parentes e até pessoas ligadas à autoridade não podem sofrer discriminação porque respondem a processo ou investigação, seja por corrupção, improbidade ou demais apurações”
    Claudio Cajado (PP), deputado

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/06/18/interna_cidades,385529/eixo-capital.shtml)

    Matutando bem. . .

    Nesse embate, o Cláudio levou uma cajadada da Damares!

    Dizem as más línguas que o cajado da Damares foi feito com galho daquela famosa goiabeira. Lembram?

  5. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Cláudio Humberto, DP, 18/06/23)

    …boa vida é passar 20% do mandato viajando por conta da Viúva.

    Matutando bem…
    (Matutildo aqui e agora)

    Melhor viajando do que roubando.

  6. Miguel José Teixeira

    Assim sendo, é melhor revogarem a 3ª Lei de Newton: “a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto.”

    “Perda de relevância”
    Em queda desde janeiro, após picos no ano passado, o interesse por Lula e Jair Bolsonaro tem caído na internet, apontam dados do Google Trends. Numa escala de 0 a 100, Lula registra três e Bolsonaro, dois.
    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/zanin-ja-contabiliza-52-votos-no-senado-para-ser-ministro-do-stf)

  7. Miguel José Teixeira

    Saqueou e estuprou a Argentina e agora quer levar uma “beiradinha” do nosso suor!

    Xô, caloteiro
    Doze deputados do PL estão de olho na esperteza de Alberto Fernández, que, depois de quebrar a Argentina, agora quer o BNDES financiando obras no seu país e/ou que o Brasil dê aval a um empréstimo de US$7 bilhões no Banco do Brics. A Argentina já aplicou 9 calotes no Brasil.
    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/zanin-ja-contabiliza-52-votos-no-senado-para-ser-ministro-do-stf)

  8. Miguel José Teixeira

    O PEP está virando POP e a COC está PUT!

    . . .”Uma ode à corrupção, à lavagem de dinheiro, aos laranjas, ao descontrole geral.”. . .

    Politicamente exposta, pessoa?
    (Marli Gonçalves, Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. (Na Editora e na Amazon), DP, 17/06/23)

    Pessoa exposta politicamente, politicamente sensível? Pronto, era o que faltava criarem uma categoria a mais para ser privilegiada, uma casta superior de milhares de pessoas que poderiam, assim, tudo, inclusive obrigar bancos a sem resistências lhes conceder empréstimos; fora acessarem vagas de trabalho em órgãos públicos, seja como for. E ainda querem ser protegidos de críticas!

    Politicamente sensíveis e expostos – e à flor da pele – ficamos nós com tanta sacanagem sendo produzida lá no Congresso, na calada da noite e votada com desnecessária pressa e cabulosa urgência, ao som da lira. No mínimo combina, e não por menos arrumaram até uma sigla esquisita para tornar esse Projeto de Lei, na verdade um gigantesco insulto às leis, mais palatável e oculto: PEP. Mas não haverá para nós nenhum comprimido de PrEP (profilaxia pré-exposição) que permita ao nosso organismo se preparar contra mais essa infecção vinda da preocupante política nacional, no caso, o Legislativo. Quando achávamos que uma legislatura dificilmente poderia piorar, esta atual está mesmo surpreendente.

    Mas como a contaminação parece geral nos Poderes, um surto, precisaremos ainda ficar muito atentos ao Senado Federal, onde essa loucura e ataque ao bom senso ainda poderá ser detida.

    Se você, acaso, perdeu essa, vou tentar resumir. A deputada Dani Cunha (União Brasil – RJ), filhote do cassado e execrado Eduardo Cunha, ex-tudo, ex-deputado e ex-presidente da Câmara, apresentou no último 22 de maio, vejam só, essa indecorosa proposta, e que foi aprovada agora na Câmara, em regime de urgência, sem ter passado por nenhuma comissão, em duas horas, entre o início da discussão e a conclusão do mérito. Tanta coisa importante na fila durante anos e eles sentados em cima.

    O relator da proposta, deputado Claudio Cajado (PP-BA), muito bonzinho, até tirou dali do texto umas lascas, para fazer parecer que a coisa era séria. Não está na versão aprovada pelo plenário o artigo que – acredite – punia com pena de dois a quatro anos e multa “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou decoro, somente em razão da condição de pessoa politicamente exposta ou que figure na posição de parte ré de processo judicial em curso ou por ter decisão de condenação sem trânsito em julgado proferida em seu desfavor“. Ou seja, eu não poderia criticá-los como faço agora– poderia pegar uma cana. Ainda bem que o pensamento ainda é livre.

    Nada impede o que ficou de ser uma barbaridade. De acordo com o tal projeto, que recebeu 252 votos, com apoio de 80% do PT, entre outros santinhos, do total de 513 deputados, quem “discriminar” as pessoas politicamente expostas e seus apêndices pode até ser preso por um período que varia de dois a quatro anos. Definem como discriminação a recusa dos bancos ou instituições financeiras em abrir contas para as tais pessoas politicamente expostas, políticos denunciados ou condenados em primeira e segunda instância cujos processos não tenham transitado em julgado. E suas gerações.

    Ah, você quer saber quem são todas essas sensíveis pessoas? Além de sócios dos próprios, a tal lei define: políticos de todas as esferas, ministros do Poder Judiciário, nomeados para cargos comissionados, procurador-geral da República, integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros, veja bem.
    O projeto também alcança pessoas jurídicas das quais participam pessoas politicamente expostas, além de familiares e “estreitos colaboradores”. Ou seja, os sócios, familiares, os parentes, na linha direta, até o segundo grau, o cônjuge, o companheiro, a companheira, o enteado e a enteada”. Nove mil pessoas mais milhares de agregados, conforme os cálculos.

    Uma ode à corrupção, à lavagem de dinheiro, aos laranjas, ao descontrole geral. Já viram bancos serem presos? E pagarem multas? Em caso de negativa ao grupo de belezinhas, as instituições financeiras deverão, em cinco dias úteis, enviar um documento ao solicitante do serviço explicando os motivos de ter negado o pedido de abertura e manutenção de conta ou concessão de crédito, sob pena de multa diária de R$ 10 mil e pena de 2 a 4 anos. Já pensaram no texto desta cartinha? “Você foi vetado porque é _________________. Aguardamos ser presos. Atenciosamente”.

    Nunca imaginei que um dia sairia em defesa de bancos. Até nisso a política nacional inova.

    Você aí, que não é politicamente sensível, só mais um brasileiro exposto à realidade, já deve ter precisado pedir algo, como um empréstimo. Nem me diga. Faltou baixar as calças para conseguir? Montanha de documentos e avais, pesquisas de seu nome até no fundo do poço, escarafuncham sua existência. Se não paga hipotecam sua alma. Às vezes nem resposta recebe.

    Ah, amigo, amiga, vai ser político na vida!

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/opiniao/politicamente-exposta-pessoa)

    Matutando bem. . .

    O bicho homem é um político nato. Difícil é conquistar um cargo eletivo. E agora, com todas as mordomias, benesses & outros que tais que os detentores de mandatos eletivos gozam, ficou praticamente impossível alguém de fora do sistema eleger-se.

  9. Miguel José Teixeira

    O Bedelhildo entra na disputa das gigantes pepsi e coca!

    No lugar de BUCs – Burros de Cargas Explorados, já que é PEPs – Pessoas Politicamente Expostas, ele entende que o correto seria COCs – Contribuintes Compulsórios Explorados.

    Com pepsi ou com coca, desce uma caninha branca de cabeça!

  10. Miguel José Teixeira

    Filho de PEPs, PEPssinho é!

    “Empresa de filho de Lira negocia publicidade com órgãos do governo”

    A empresa Omnia 360, criada por Arthur Lira Filho, 23 anos, filho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), negociou acordos de publicidade com a Secom (Secretaria de Comunicação Social) e com os Ministérios da Saúde e da Educação, além dos bancos públicos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

    Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada na 6ª feira (16.jun.2023), os veículos de mídia OPL Digital e a RZK Digital, representados pela empresa do filho de Lira, receberam pagamentos para distribuir campanhas dos órgãos do governo e das instituições financeiras.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/brasil/empresa-de-filho-de-lira-negocia-publicidade-com-orgaos-do-governo/?utm_source=terra_capa&utm_medium=referral)

  11. Miguel José Teixeira

    Muito além das narrativas!

    . . .”O dilema para Lula, o assessor especial Celso Amorim e o chanceler Mauro Vieira é pesar os prós e contras de comparecer ou declinar do convite”.

    “Charada para Lula na Ucrânia”
    (Silvio Queiroz, Caderno Mundo, CB, 17/06/23)

    O convite não tem ainda data nem local, mas já apresenta um punhado de incógnitas para o Planalto e o Itamaraty na questão encarada como chave para a inserção do Brasil na primeira linha da política internacional. O governo da Ucrânia convidou oficialmente o presidente Lula a participar de uma cúpula na qual pretende reunir países de diferentes regiões para discutir sua proposta de solução pacífica para a guerra com a Rússia.

    De saída, a ausência do governo russo entre os convidados coloca em questão os impactos práticos potenciais desse encontro. Somada a esse elemento, a pauta assentada sobre a agenda de paz desenhada em Kiev inspira cuidados quanto ao risco de que a presença do presidente sirva apenas para encorpar um evento destinado basicamente a fortalecer a posição do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

    O dilema para Lula, o assessor especial Celso Amorim e o chanceler Mauro Vieira é pesar os prós e contras de comparecer ou declinar do convite. A ausência do Brasil em um foro que reúna um número significativo de governos pode resultar na perda de espaço para atuar como interlocutor com trânsito entre ambas as partes em conflito e facilitador de um diálogo direto entre elas.

    Desde já, os envolvidos na concepção e no planejamento da política externa se debruçam sobre a charada ucraniana em busca da melhor resposta, do ponto de vista da diplomacia brasileira.

    Brics em jogo
    Em círculos da base governista, a iniciativa de Zelensky é vista sob a suspeita de configurar uma manobra do eixo EUA-Europa-Otan para abrir uma cunha no Brics. Paralelamente ao gesto de Kiev em direção ao Brasil, a Casa Branca faz movimentos na direção da Índia. Joe Biden deve levar à reunião de cúpula com o premiê Narendra Modi, na semana que entra, a oferta de drones de uso militar produzidos pela indústria bélica americana.

    Até o momento, o governo indiano se mantém estritamente neutro na guerra da Ucrânia. Ao contrário do Brasil, que votou a favor de uma resolução pela qual a Assembleia-Geral da ONU condenou a Rússia e exigiu a retirada de suas tropas, a Índia se absteve, acompanhando a posição de China e África do Sul, que completam o Brics.

    O quinteto emergente terá em agosto uma reunião de cúpula presencial na África do Sul. Embora estejam no centro da pauta a ação do bloco no continente africano e pedidos de ingresso feitos por cerca de 20 países, a guerra que envolve um dos fundadores terá seguramente lugar central.

    Corre por fora
    Coincidência ou não, a África faz uma iniciativa paralela na direção de favorecer a abertura de conversações diretas entre Kiev e Moscou. Chefiada pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, uma delegação de sete líderes do continente faz, desde ontem, a ponte entre a capital ucraniana e a cidade russa de São Petersburgo. Lá, tem encontro previsto com o presidente Vladimir Putin, à margem de um fórum econômico multilateral.

    Pelo número de assentos que ocupa na ONU — são 54 — a África tem sido cortejada em diferentes ocasiões. Entre outros fatores, pela capacidade da União Africana de concatenar a votação em bloco nas decisões mais importantes da Assembleia-Geral. Foi com esse apoio maciço, por exemplo, que o Brasil garantiu, no primeiro período presidencial de Lula, a direção da agência para agricultura e alimentação, a FAO.

    Agenda dividida
    A Ucrânia dividirá com a questão ambiental, sobretudo as mudanças climáticas, a pauta da próxima investida da diplomacia presidencial de Lula. Na semana que se inicia, ele visitará o papa Francisco e seguirá para Paris, ao encontro do colega Emmanuel Macron. No Vaticano, a guerra deverá ocupar espaço privilegiado, embora o pontífice venha enfatizando sua preocupação com os impactos do aquecimento global, sobretudo para os países mais pobres.

    Na França, o presidente brasileiro terá oportunidade para afinar com o anfitrião posições sobre o caminho para abreviar o conflito na Ucrânia. Embora alinhado com os parceiros no eixo EUA-UE-Otan, Macron tem acenado com alguma abertura para iniciativas como a proposta feita pelo presidente chinês, Xi Jinping. Lula, no entanto, terá de gastar as habilidades de negociador em um terreno que tem intersecções com a agenda climática.

    O presidente francês está entre os entusiastas do retorno ao Planalto de um governo comprometido com a discussão multilateral sobre o tema e comprometido com o Acordo de Paris sobre o clima, Mas, igualmente, tem sido no âmbito da UE o líder mais firme na exigência de cláusulas ambientais como condição para a ratificação do acordo comercial com o Mercosul.

    O tema esteve à mesa durante a visita a Brasília da presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen. Ela ouviu críticas a sanções previstas unilateralmente na legislação da UE, à margem do texto negociado com o bloco sul-americano.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/mundo/2023/06/17/interna_mundo,385505/conexao-diplomatica.shtml)

  12. Miguel José Teixeira

    Os PEPs comemoraram como se fosse um gol do Brasil em Copa do Mundo. Porém, o Jornalista Marcos Paulo Lima, flagrou o “ofsside”!

    “Lei Geral do Esporte veta repasse de 5% dos direitos de arena aos jogadores de futebol”

    Um veto quase despercebido no primeiro parágrafo do artigo 160 da Lei Geral do Esporte pode virar combustível para polêmica e provocar uma rebelião entre os jogadores profissionais de futebol.

    O texto sancionado na última quarta-feira pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) veta o repasse do direito de arena ao sindicato dos atletas para posterior divisão do valor entre os participantes do jogo. Direito de arena é a receita de 5% proveniente de exploração de direitos de difusão de imagens de eventos esportivos.
    . . .
    (+em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/dribledecorpo/lei-geral-do-esporte-veta-repasse-de-5-dos-direitos-de-arena-aos-jogadores-de-futebol/)

    Aguardemos pois, o VAR!

    Xiii. . .o VAR é comandado pelos PEPs!

    Então é hora dos BUCs entrar em campo!

  13. Miguel José Teixeira

    Da série interminável: “gestão vingança”! Para que jamais, alguém ouse tentar combater os corruPTos de Pindorama!

    “Salomão em Curitiba”
    Os integrantes da definhada Operação Lava-Jato estão de orelha em pé com a visita do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, à 13ª Vara Federal de Curitiba — onde se concentram os processos referentes à força-tarefa. Ontem, o magistrado desembarcou na cidade para inspecionar os trabalhos do órgão. Uma auditoria também foi determinada na 8ª turma do TRF-4. No entanto, nesse caso, o magistrado ainda não tem planos de ir a Porto Alegre para fiscalizar.

    “Moro preocupado”
    Nesta semana, o ministro Dias Toffoli, do STF, determinou o compartilhamento das provas colhidas por meio da Operação Spoofing e do acordo de leniência firmado entre o Ministério Público Federal e a Odebrecht com o CNJ. À época, em 2019, o então ministro da Justiça Sergio Moro (União-PR) queria que as provas fossem destruídas. Em Curitiba, virou voz corrente que o mandato do senador estaria por um fio. Aguardemos.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2023/06/17/interna_politica,385516/brasilia-df.shtml)

  14. Miguel José Teixeira

    O “narrativadô-mó” ataca de novo. Novamente!

    “Lula faz mea-culpa sobre ferrovia Norte-Sul e agradece Sarney por iniciar obra”
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer um mea-culpa por ter criticado o projeto da ferrovia Norte-Sul quando era deputado federal constituinte, na década de 80. Em vídeo publicado nas redes sociais ao lado do ex-presidente José Sarney, Lula agradece ao também ex-senador por ter dado início à obra em 1987, enquanto titular do Palácio do Planalto.
    . . .
    (+em: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/lula-faz-mea-culpa-sobre-ferrovia-norte-sul-e-agradece-sarney-por-iniciar-obra/)

    Não estranhem se o belzebu de Garanhuns determinar ao Papa a canonização do Sarney!!!

  15. Miguel José Teixeira

    À brinca ou à vera? Se for mesmo à vera, os BUCs vão comemorar e os PEPs vão choramingar!

    “TCU fará auditoria em gastos do governo Lula com cartão corporativo a pedido da Câmara”
    (Mônica Bergamo, FSP, 16/06/23)

    A Câmara dos Deputados determinou que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma auditoria nos gastos do governo Lula com cartão corporativo.

    O requerimento com o pedido para que a Corte passe um pente fino nos gastos é de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), e foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, presidida pela deputada Bia Kicis (PL-DF), aliada de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Mesma hora
    Órgão auxiliar do Congresso, o TCU tem que dar preferência a pedidos de parlamentares, e a auditoria deve começar em breve.

    Tudo junto
    Em fevereiro, o tribunal aprovou a abertura de uma apuração sobre a legalidade dos gastos do governo de Bolsonaro utilizando os mesmos cartões entre outubro e dezembro de 2022.

    Mesmo saco
    O pedido inicial para uma devassa nos cartões do ex-presidente também foi apresentado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, a partir de um balanço divulgado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO).

    Limite
    No documento, o parlamentar afirmou ter identificado um aumento de 108% nos gastos dos cartões no período indicado, segundo cálculo com base em dados do Portal da Transparência.

    Segundo ele, houve uma “explosão de gastos no período eleitoral”.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2023/06/tcu-fara-auditoria-em-gastos-do-governo-lula-com-cartao-corporativo-a-pedido-da-camara.shtml)

  16. Miguel José Teixeira

    Entre as 10 é a 6ª. . .

    “Líder do ranking”
    Levantamento do Paraná Pesquisas aponta Raquel Lyra (PSDB), que enxotou o PSB após quase duas décadas no comando de Pernambuco, como a melhor governadora do Nordeste. No ranking nacional, é a sexta.
    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/bc-desmente-discriminacao-a-politicos-em-instituicoes-financeiras

    Eis os 10. . .

    1º) Ratinho Jr. (PSD), Curitchiba
    2º) Helder Barbalho (MDB), Belém (huuummm. . .)
    3º) Romeu Zema (Novo), BH
    4º) Eduardo Leite (PSDB), Porto Alegre
    5º) Tarcísio de Freitas (Rep), SP
    6º) Raquel Lyra (PSDB), Recife
    7º) Elmano de Freitas (PT), Fortaleza
    8º) Jerônimo Rodrigues (PT), Salvador
    9º) Wilson Lima (União), Manaus
    10) Cláudio Castro (PL), RJ

    (Fonte: https://www.paranapesquisas.com.br/pesquisas/parana-pesquisa-divulga-ranking-da-aprovacao-dosas-governadoresas-nas-10-maiores-capitais-do-brasil-junho-2023/)

    Os depenados tucanos tem 2 governadores entre os 10. Evidentemente, por méritos próprios!

    1. Qdo escrevo que Jorginho Mello, PL, tem, até agora e era previsível antes de outubro do ano passado, para ser o pior governador de Santa Catarina, ficam nervosos

      A prematura pesquisa adverte que esta percepção particular é algo coletivo

  17. Miguel José Teixeira

    Em compensação. . .a estrutura de Belém do Pará para um evento dessa magnitude é quase zero!

    “Sede da COP, Pará soma 34% do total desmatado”
    (Couna CH, DP, 17/06/23)

    Escolhida por Lula (PT) como a sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Belém é a capital do estado que mais desmata a Amazônia. Dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) do INPE, que mantém informações desde 1988, o Pará é responsável por 34,1% de todo o desmatamento acumulado da Amazônia Legal: 166,8 mil quilômetros quadrados.

    Números chocam
    O Prodes revela que o Pará ainda lidera o desmatamento no Brasil: 4,2 mil km2 de mata foram destruídos em 2022, quase 36% do total nacional.

    Triste liderança
    Entre os anos 1980 e 1990, o Pará rivalizou com o Mato Grosso como maior desmatador. Assumiu a “liderança” em 2006, mantida até hoje.

    Amazonas: 6,9%
    O Amazonas, com a maior parte das florestas, desmatou 6,9% do total histórico, segundo o Prodes. É o 4º maior resultado entre os estados.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/bc-desmente-discriminacao-a-politicos-em-instituicoes-financeiras)

    Qualquer semelhança com a Copa do 7 a 1 não é mera coincidência!

    O que realmente importa é a dinheirama pública que será movimentada. . .

    1. E p aonde vai a montanha dos pesados impostos recolhidos no sul e sudeste para esta finalidade no norte e nordeste que os gulosos políticos de lá levam, segundo eles, para dar condições mínimas de vida digna ao seu povo eleitor?

    2. Miguel José Teixeira

      Penso que os “açeçore$” do belzebu de Garanhuns andam lendo o blog do Herculano!

      “Lula compara COP com Copa e diz que Belém deveria ter sido sede em 2014.”
      O presidente Lula (PT) disse que Belém (PA) deveria ter sido sede de um dos estádios da Copa do Mundo de 2014 em vez de Manaus (AM). A declaração foi feita durante o evento que anunciou obras em Belém para a cidade sediar a COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) de 2025..
      . . .
      (+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/06/17/lula-para-cop-copa-do-mundo.htm)

  18. Miguel José Teixeira

    “BC desmente ‘discriminação’ a políticos em instituições financeiras”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 17/06/23)

    Manifestação do Banco Central (BC) enviada à coluna desmente a lorota contada pelo deputado Cláudio Cajado (PP-BA), relator do projeto que torna crime a suposta “discriminação” contra políticos. A alegação é que pessoas “politicamente expostas” (PEPs) são preteridas em instituições financeiras por serem pessoas envolvidas na política. O BC informou que, ao contrário do que afirma Cajado, “não há vedação regulatória para celebração de concessão de crédito como PEPs e relacionados”.

    Bancos e afins
    A autora do projeto original, deputada Dani Cunha (União-RJ), filha de Eduardo Cunha, disse que o projeto versa sobre instituições financeiras.

    Sem motivo
    “O projeto ressalva que não pode ser considerada idônea a motivação, pelo simples fato de a pessoa ser politicamente exposta”, diz a deputada.

    Blindagem
    O texto original endurecia a pena para quem, por exemplo, xingasse uma “pessoa politicamente exposta”: entre 2 e 4 anos de prisão. Não vingou.

    Nem se compara
    Caso aprovado como estava, a pena para quem xingasse político seria bem maior do que para o cidadão comum injuriado: entre 1 e 6 meses.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/bc-desmente-discriminacao-a-politicos-em-instituicoes-financeiras)

    Matutando bem. . .

    Se PEPs significa “Pessoas Politicamente Expostas”, nós burros de cargas que pagamos seus salários, mordomias, benesses & outros que tais, somos os BUCs – Burros de Cargas Explorados!!!

  19. Miguel José Teixeira

    O CEO do circo é ele. Os bobos da corte estavam em sua volta. Mas os palhaços somos nós!

    “Presidente faz piada gordofóbica, de novo”
    (Caderno Política, CB, 16/06/23)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer piada sobre a obesidade do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, mesmo após repercussão negativa em episódio anterior.

    Durante reunião ministerial, ontem, o petista afirmou que o almoço seria servido durante as falas dos participantes e que levariam “pouca comida” para Dino. A declaração do chefe do Executivo foi recebida pelos presentes em tom de brincadeira.

    “Essa reunião vai demorar, pelo menos, umas seis horas, ou um pouco mais. Não teremos almoço. O almoço será uma comida leve servida aqui na mesa, ninguém precisa se levantar. Enquanto um fala, os outros comem, e assim a gente vai revezando a nossa degustação na hora do almoço. O Flávio Dino também, mas nós vamos trazer pouca comida para ele”, disse o presidente. A fala de abertura do evento foi transmitida no canal dele no YouTube.

    Após o comentário de Lula, uma pessoa presente no encontro ressaltou, duas vezes ao fundo em voz alta, que a declaração era bullying. O chefe do Executivo não respondeu.

    Em março, Lula fez um comentário semelhante em discurso no lançamento do Pronasci II (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). “A obesidade causa tanto mal quanto a fome. É por isso que Flávio Dino está andando de bicicleta”, afirmou.

    Na época, o comentário do presidente resultou em uma repercussão negativa. No Twitter, internautas se dividiram em classificar a declaração do petista como brincadeira e grosseria, já que obesidade é uma doença crônica.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2023/06/16/interna_politica,385476/presidente-faz-piada-gordofobica-de-novo.shtml

  20. Miguel José Teixeira

    Serão ações do indesejável “El Niño”?

    “Ciclone no RS causa morte e alagamentos, bloqueia estradas e deixa 460 mil sem luz”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/06/ciclone-no-rs-causa-alagamentos-derruba-ponte-bloqueia-estradas-e-deixa-460-mil-sem-luz.shtml)

    “Terremoto é sentido por moradores do litoral paulista e Vale do Ribeira”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/06/tremor-de-terra-e-sentido-por-moradores-do-litoral-paulista-e-vale-do-ribeira.shtml)

  21. Miguel José Teixeira

    Drops da Brasília-DF, CB, por Carlos Alexandre, 16/06/23 e bedelhadas do. . .Bedelhildo!

    1) “Coragem e pureza para combater o trabalho escravo”
    A maranhense Pureza Lopes Loyola recebeu, ontem, em Washington, nos Estados Unidos, o prêmio Heróis no Combate ao Tráfico de Pessoas. A honraria, entregue pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, é o reconhecimento pela luta da brasileira no combate ao trabalho em condições análogas à escravidão.
    Em 1993, Pureza saiu de Bacabal (MA) à procura do filho, atraído pelo sonho de riqueza nos garimpos da Amazônia. Em sua busca, a mulher negra e pobre descobriu e colheu provas das violações em escala industrial na extração de minério. Esse trabalho arriscado motivou a criação do Grupo Especial de Mobilização Móvel, organização que libertou mais de 60 mil trabalhadores de 1995 a 2021.
    A coragem de Pureza inspira o combate ao trabalho escravo até hoje. Na última quarta-feira, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma campanha de combate contra o crime servil. De janeiro a maio de 2023, mais de 1,2 mil pessoas saíram dos grilhões do trabalho degradante. As indenizações às vítimas desses abusos já somam R$ 5 milhões.
    Obrigado, Pureza.

    B: Será que o ex governador do Maranhão e atual ministro da Justiça sabe disso?

    2) “Zema na área”
    Como tem sido praxe, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a disparar indiretas para criticar o governo federal. Em um evento promovido pela siderúrgica Gerdau na capital mineira, Zema aproveitou para criticar a política assistencialista — marcante no governo Bolsonaro durante a pandemia e ampliada no governo Lula.
    Auxílio e dependência
    Depois de mencionar o auxílio emergencial, Zema ponderou: “Não podemos cair na armadilha de que governo bom é governo que só dá assistência social”. E prosseguiu: “Governo bom, para mim, é governo que dá emprego, dá emprego para as pessoas, e não relação de dependência. Precisamos separar isso muito bem”.

    B: “Não dê o peixe, ensinar a pescar”, milenar provérbio chinês!

    3) “O povo quer saber”
    O Senado colocou no ar uma página interativa para a sabatina de Cristiano Zanin na Comissão de Constituição e Justiça, marcada para o dia 21. No espaço, qualquer cidadão poderá encaminhar perguntas ao advogado indicado pelo presidente Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Até o fechamento desta coluna, o interesse estava baixo. Havia menos de dez questionamentos.

    B: E se, num rasgo de notório saber e probidez o lacaio do lula arguisse sua suspeição para o cargo?

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2023/06/16/interna_politica,385495/brasilia-df.shtml)

  22. Miguel José Teixeira

    Extrato da “Nas entrelinhas”, por Luiz Carlos Azedo, CB, 16/06/23:

    . . .”Em Selva: Madeireiros, garimpeiros e corruptos na Amazônia sem lei, em coautoria com Manoela Sawitzki, Saraiva relata os bastidores de sua demissão e oferece uma radiografia da cadeia de relações escusas que sustentam o crime ambiental no país, com suas ramificações na política, na polícia e no Judiciário. “. . .

    “Selva”

    Ex-superintendente da Polícia Federal em Roraima, no Maranhão e no Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva participou, ontem, de uma roda de conversa na Universidade de Brasília (UnB) sobre crimes ambientais, na qual apresentou seu livro Selva: Madeireiros, garimpeiros e corruptos na Amazônia sem lei (Intrínsica). Saraiva liderou a operação responsável pela maior apreensão de madeira ilegal da história do país; depois, apresentou ao STF uma notícia-crime contra o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (PL-SP), hoje deputado federal.

    Saraiva acusou Salles de obstruir a fiscalização. O ministro havia questionado o trabalho policial e exigido que a carga de 226 mil m3 fosse devolvida aos madeireiros investigados. A resistência de Saraiva resultou na sua exoneração do cargo de superintendente regional. Ele também passou a receber mais ameaças de morte. Em Selva: Madeireiros, garimpeiros e corruptos na Amazônia sem lei, em coautoria com Manoela Sawitzki, Saraiva relata os bastidores de sua demissão e oferece uma radiografia da cadeia de relações escusas que sustentam o crime ambiental no país, com suas ramificações na política, na polícia e no Judiciário.

    Saraiva é formado em direito pela Universidade Federal Fluminense, com doutorado em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Delegado da Polícia Federal há 19 anos, coordenou as operações Euterpe (RJ-2006), a Arquimedes (AM-2017) e a Handroanthus (PA-2020) — esta última responsável pela maior apreensão de madeira ilegal da história do Brasil.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2023/06/16/interna_politica,385475/nas-entrelinhas.shtml)

  23. Miguel José Teixeira

    . . .”Pensar que um oficial com essa patente e responsabilidade, tenha mentido e traído os brasileiros como ele, apenas para atender aos caprichos de um presidente que se sentia incomodado com as manifestações espontâneas em frente aos quartéis de todo o país, faz cair por terra, toda e qualquer comiseração por essa triste figura.”. . .

    “Perfídia. Decepção.”
    (Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade, Blog do Ari Cunha, 16/06/23)

    Depois do depoimento prestado Comandante Militar do Planalto, General Gustavo Dutra, junto a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa do DF sobre os acontecimentos de 8 de janeiro, o que ainda restava de prestígio e admiração pelo Exército, foi lançado na vala comum das torpezas humanas. A confissão explícita de um oficial general, que em momento algum se mostra constrangido com sua atitude, de que enganou milhares de cidadãos brasileiros que estavam acampados nas imediações do QG em Brasília, dizendo que o Exército iria protegê-los e que portanto não havia motivos para preocupações e que todos deveriam ir dormir sossegados , é daquelas peças que ficarão para sempre na memória de milhões de indivíduos como um exemplo acabado da vileza e covardia, que estrela nenhuma nos ombros é capaz de desfazer.

    Passada aquela noite que em muitos aspectos recorda os acontecimentos funestos do Capão da Traição de 1708, famílias inteiras, com crianças, idosos e até mesmo animais de estimação foram embarcados em ônibus enfileirados, depois de serem informados de que iriam em segurança para casa. Na verdade, esse comboio, à semelhança do que também ocorreu com os trens que transportavam judeus para os campos de concentração, foi direto para a sede do ginásio de esportes da Polícia Federal. Estavam todos presos e entregues à uma espécie de justiça que chocou os brasileiros, os juristas e o mundo todo por sua arbitrariedade e crueza.

    Pensar que um oficial com essa patente e responsabilidade, tenha mentido e traído os brasileiros como ele, apenas para atender aos caprichos de um presidente que se sentia incomodado com as manifestações espontâneas em frente aos quartéis de todo o país, faz cair por terra, toda e qualquer comiseração por essa triste figura.

    Não é por outra razão que os chineses, que hoje possuem o maior e mais armado exército do planeta, avaliam que nossas Forças Armadas integram hoje um dos piores Exércitos do mundo. Não é por razão também que um grupo de brasileiros indignado e diante do que ficou esclarecido, organizou um abaixo assinado nas redes sociais e que hoje supera mais de 20 mil assinaturas, onde pretende denunciar não só esse general como o próprio Exército junto à Organização dos Estados Americanos OEA.

    No documento, que vem recebendo adesões contínuas, os organizadores acusam o patético oficial do crime de perfídia e de cometimento de crimes contra a humanidade. Nesse documento é destacado que o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, promulgado em Decreto 4.388 de 25 de setembro de 2002, que define em seu Art. 6º, os Crimes Contra a Humanidade. Nesse ponto, os crimes contra a humanidade são considerados “quaisquer atos cometido no quadro de um ataque, generalizado ou sistemático, contra qualquer população civil, havendo conhecimento desse ataque: (…) e) Prisão ou outra forma de privação da liberdade física grave, em violação das normas fundamentais de direito internacional;” Lembra também os autores do abaixo assinado que a OEA, em 2002 considerou a admissibilidade para julgamento de seis casos apresentados pelos brasileiros , sendo que possibilidade de que esse caso venha a ser examinado pela Comissão de Direitos Humanos é bastante provável. “O Protocolo Adicional de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, define a perfídia como “atos apelando para a boa-fé de um adversário e com a intenção de atraiçoá-lo, deem a entender a este que tem direito à proteção, ou que está obrigado a concedê-la, em conformidade com as normas de Direito Internacional aplicáveis nos conflitos armados”, lembram os organizadores, para quem as confissões desse tipo de crime foram feitas e registradas abertamente durante as oitivas da CPI do 8 de janeiro, realizada pela CLDF.

    De toda a forma, mesmo que essa ação não venha a surtir os efeitos desejados pelos proponentes e pelos que assinaram o documento, a condenação do referido general no Tribunal das Consciências e da Ética já está lavrada e amanhã irá compor os rodapés dos livros de história no capítulo intitulado traição, covardia e perfídia.

    A frase que foi pronunciada:
    “A falsidade é suscetível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser.” (Jean-Jacques Rousseau)

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/perfidia-decepcao/)

    Revendo “lulô” e atualizando a frase do “Russô”:

    “A narrativa é suscetível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser.”

    Teclando “Russô”, lembrei-me do saudoso Demis Roussos:

    https://www.google.com/search?q=demis+russo&oq=demis+russo&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgAEAAYjwIyBwgAEAAYjwIyBwgBEC4YgAQyBwgCEAAYgAQyBwgDEAAYgAQyCQgEEAAYChiABDIHCAUQLhiABDIHCAYQLhiABDIJCAcQABgKGIAEMgkICBAuGAoYgAQyCQgJEAAYChiABNIBDjEzNzgzNzc5OGowajE1qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:c4d89ca4,vid:F28OwbH1aro

  24. Miguel José Teixeira

    E a Jornalista Cecília Flesch, hein?

    Não alugou sua boca para a “PeTêTeVê”, comercialmente conhecida por “globbbo(fake)news”!

    Seu nome e sobrenome, “me-remetem-me” ao início dos anos 70. Trabalhava comigo, entre outros, uma querida jovem senhora chamada Cecília. Certo dia, pediu-me para comprar um disco, que ela pretendia presentear um parente seu muito famoso. Onde se comprava discos naquela época? Ora, na Casa Flesch!
    E sabem qual disco comprei para ela? The Graduate, lançado em 1968. Era a trilha sonora do espetacular filme “A 1ª noite de um homem”. Basicamente as canções eram dos eternos Simon & Garfunkel. A partir de então, virei o consultor de discos da família.

    Até hoje, não consigo definir qual é a melhor música da inigualável dupla.

    Assista/ouça-os e tente definir qual a melhor canção:

    https://www.youtube.com/watch?v=gUHImtxGuuI

  25. Miguel José Teixeira

    Não me tragam propostas novas sem antes concluírem as anteriores!

    “Lula não é levado a sério”
    Os próprios ministros não levam Lula a sério. Ele voltou a decretar ontem que iniciativas são de governo e não de ministros. Recado a Marina Silva (Meio Ambiente) e outros que agem à revelia do Planalto. É a segunda vez que ele faz essa advertência. Eles não ligam e nada lhes acontece.
    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lula-anuncia-amanha-o-para-recordista-de-desmatamento-para-sediar-cop30)

    Dizem as más línguas que o “neoCUmunistchinha” alckmin, o picolé de chuchu, deixou seu veículo elétrico em casa e foi à reunião de “fusquinha”. E, durante, portava uma vistosa pena de ganso e um tinteiro em forma de “L” em substituição à caneta esferográfica!

  26. Miguel José Teixeira

    E não me falem da falta de estrutura para evento desse porte. Concentrem-se apenas nos 5 BI!

    “Lula anuncia amanhã o Pará, recordista de desmatamento, para sediar COP30”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 16/06/23)

    O presidente Lula desembarca amanhã (17) em Belém (PA) e anuncia a cidade como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30). Um assunto espinhoso deve ser ignorado pelo petista: o Estado é campeão de desmatamento no Brasil, segundo a última edição do Relatório Anual de Desmatamento (RAD-2022), divulgado nesta semana pelo MapBiomas.

    Motosserra
    Os dados mostram que o Pará, sozinho, é responsável por 22,2% de todo desmatamento nacional. O Amazonas, em segundo, 13,33%.

    Ranking
    O RAD-2022 divulgou a lista dos 50 municípios que mais desmataram, 17 são paraenses. No topo, Lábrea (AM), seguido por Altamira (PA).

    Funil
    Os 10 municípios do topo do ranking respondem por 21,8% de tudo que foi desmatado no Brasil em 2022. Desta lista, quatro estão no Pará.

    Grana garantida
    Mesmo com sofrível combate ao desmatamento, o governador Helder Barbalho conseguiu R$5 bilhões do BNDES para viabilizar a COP30.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lula-anuncia-amanha-o-para-recordista-de-desmatamento-para-sediar-cop30)

    1. Miguel José Teixeira

      Matutando bem. . .
      Se considerarmos as “barraquinhas”, normalmente 2X3, de plástico e/ou sobras de construções, que vivem (pelo menos aqui em Brasília) a maioria dos Catadores de materiais recicláveis, já é uma melhora considerável.

  27. Miguel José Teixeira

    “Cinquecentoottanta”: narrativa ou golpe?

    . . .”Fica claro que a MP não estimula a produção, apenas ajuda a desovar estoques das montadoras.”. . .

    “MP é só para desovar estoques: GM suspenderá 1.200 contratos de trabalho.”
    (Cláudio Humberto, DP, 15/06/23)

    Poucos dias depois da assinatura da medida provisória do “carro popular”, a General Motors anunciou a intenção de suspender os contratos de 1.200 funcionários em sua unidade de São José dos Campos, mostrando que a intenção do governo era apenas ajudar as montadoras a desovar seus estoques e não a estimular a produção industrial, como fez parecer.

    A decisão da GM foi informada ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, nesta quarta-feira (14). Alegando queda nas vendas, a fabricante pretende suspender a produção por até dez meses a partir de 3 de julho próximo.

    “A GM informa que está negociando com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos medidas para ajustar a produção à atual demanda do mercado, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio. Neste sentido, a empresa propôs a realização de um layoff de cinco meses na fábrica de São José dos Campos, com início programado para o dia 3 de julho, podendo ser prorrogado por mais cinco meses”, disse a GM em nota, confirmando a medida.

    O layoff prevê que os trabalhadores fiquem em casa, façam cursos de requalificação e recebam parte dos salários com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), mediante aprovação de assembleia no sindicato.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/ttc-brasil/mp-e-so-para-desovar-estoques-gm-suspendera-1-200-contratos-de-trabalho)

  28. Miguel José Teixeira

    A toga em ação:

    Toffoli, considerou as provas contra Tacla Duran “imprestáveis” e determinou que elas fossem anuladas .

    Portanto, “se-aprecate-se”, Moro!

    Xandão, no dia do aniversário do senador Marcos do Val, “lhe-manda-lhe” um presentão: a PF no seu gabinete!

    Portanto, “se-aprecate-se”, do Val!

    Nessa toada da toga “nos-aprecatemo-nos”, pois!

  29. Miguel José Teixeira

    “Cumpanhêru” ortega, realiza o sonho da corja vermelha tupiniquim!

    “Nicarágua confisca escolas, interroga freiras e condena repórter que cobriu procissão de Páscoa”

    Em mais ato de repressão à imprensa na Nicarágua , o jornalista Victor Ticay, preso desde abril, foi condenado por ter feito a cobertura jornalística de uma procissão de Páscoa, atividade proibida pelo regime de Daniel Ortega como parte de um movimento de perseguição à Igreja Católica.

    O repórter foi enquadrado em duas acusações: crimes contra a integridade nacional e disseminação de notícias falsas — que podem render até seis e quatro anos de prisão, respectivamente.

    Ao mesmo tempo, o governo Ortega segue com a repressão direta sobre as atividades da Igreja, com o confisco de duas escolas religiosas e a detenção de freiras para interrogatório nas duas últimas semanas.

    (+em: https://mediatalks.uol.com.br/2023/06/15/nicaragua-condena-jornalista-que-cobriu-procissao-de-pascoa-confisca-escolas-religiosas-e-interroga-freiras/)

    Vem aí. . .a PeTêTeVê!!!

  30. Miguel José Teixeira

    A nova narrativa do “narrativador-mor”!

    “A rádios de GO, Lula diz que problema de parte do agro com ele é ideológico.”
    O presidente Lula (PT) afirmou hoje que o problema do agronegócio com governos petistas é ideológico, mas que sua preocupação é com o crescimento da capacidade produtiva do Brasil.
    (+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/06/15/lula-15-de-junho.htm)

    Perguntar não ofende. Portanto. . .

    1) Quem está por trás das invasões do MST?
    2) O MST invade o que?
    3) A presidANTA de que partido afirmou que o Agro não é pop?

  31. Miguel José Teixeira

    . . .”As eleições de novembro passado, transcorreram dentro desse clima de ódio e de antagonismos que opunha grande parte da nação contra um sistema que parecia organizado para fazer reviver os piores pesadelos do passado, trazendo de nova à baila e diretamente da cadeia, um presidente, que hoje sequer consegue pôr os pés nas ruas além de espectadores ínfimos em lives de última hora. Ninguém quer ouvir o presidente. O interesse nas ideias do líder é inexistente.”. . .

    “Além dos icebergs”
    (Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade, Blog do Ari Cunha, 15/06/23)

    Testada nos acontecimentos de 8 de janeiro, as Forças Armadas não decepcionaram o novo governo. Quem apostou até os últimos segundos que a caserna não aceitaria a entronização do país no mesmo barco furado que hoje afundam Venezuela, Nicarágua e outros, perdeu o lance. De fato, quem chutou o pau da barraca dos acampados em frente aos quartéis, foram os militares, para a surpresa de muitos e a frustração de outros tantos.

    Podem crer que no intrincado tabuleiro de xadrez do Estado, quem tem a palavra final e de fato são os militares, como foi visto os idos de 1964. Ocorre de lá para cá muita coisa mudou. A redemocratização não trouxe, como esperavam muitos, o devido amadurecimento político. O que se viu desde então, foi o retorno constante das crises institucionais e políticas, com uma sequência de escândalos, de impeachment e de denúncias de toda ordem contra a classe dirigente, que culminariam nos acontecimentos do Mensalão, do Petrolão, seguido de prisões em massa dos poderosos, graças à atuação destemidas do Procuradores da Lava Jato, segundados pelo então juiz Sérgio Moro.

    Pela primeira vez em nossa história, um presidente da República foi encarcerado sob acusações que passavam longe da atuação política e se aproximavam perigosamente de poderosos chefões. Ainda assim a classe política parece não ter aprendido nada e as crises se seguiram como antes. A própria Lava Jato, que poderia ter representado um ponto de inflexão na vida política do país, foi sendo, a exemplo do que aconteceu na Itália com a “Operação Mãos Limpas”, desmontada peça por peça por nossa corte suprema, ação que contaria com o apoio de instituições importantes mas impotentes no reorganizar da algazarra da malversação dos recursos públicos.

    As eleições de novembro passado, transcorreram dentro desse clima de ódio e de antagonismos que opunha grande parte da nação contra um sistema que parecia organizado para fazer reviver os piores pesadelos do passado, trazendo de nova à baila e diretamente da cadeia, um presidente, que hoje sequer consegue pôr os pés nas ruas além de espectadores ínfimos em lives de última hora. Ninguém quer ouvir o presidente. O interesse nas ideias do líder é inexistente.

    No meio desse banzé, o governo Bolsonaro, pode ser interpretado como um parêntesis em nossa tumultuada história. Acuado pela imprensa e pelos partidos políticos que se sentiam alijados das boquinhas do Estado, Bolsonaro foi literalmente triturado pelo sistema e hoje corre risco de ser preso, assim como boa parte da oposição, simplesmente por ser de direita. As urnas eletrônicas, trouxeram antigas peças. A consequência é que agora o país está na rota de mais uma crise institucional, sendo que dessa vez não haverá solução de fácil reparo.

    Com a nação cada vez mais amordaçada e acuada por um conjunto de forças do Estado, seguimos agora o caminho que poderá nos leva ao beco sem saída, o mesmo onde hoje estão os países Latino Americanos submetidos ao desastre do Socialismo do século XXI.

    Pela primeira vez em nossa história caberá ao Poder Judiciário a tarefa de cuidar para que todos subam a bordo. Para tanto contam com o apoio e a mão amiga das Forças Armadas, que parecem coesas e prontas para conduzir noite adentro essa desventurada nau.

    A frase que foi pronunciada:
    “Conheça o Foro de São Paulo, o maior inimigo do Brasil.” (Felipe Moura Brasil, na revista VEJA)

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/alem-dos-icebergs/)

  32. Miguel José Teixeira

    Pois é. . .

    A Câmara aprovou, ontem à noite desta quarta-feira, o projeto de lei que tipifica a discriminação contra políticos, autoridades públicas e seus familiares.

    Portanto, mais privilegios!

    Nesse ritmo, os deuses do Olimpo sentir-se-ão inferiores!

    Com tantas mordomias, benesses, privilégios & cia., chegará um momento em que a candidatura de um novato será completa inviável!

    Essa é a democracia tupiniquim: todos podem candidatarem-se. Porém, só os que já detém mandatos, serão eleitos!

  33. Miguel José Teixeira

    E segue a lua de mel do casal imperial!

    “Lula completará 1 mês fora do País até o fim de junho.”
    (Coluna CH, DP, 15/06/23)

    Após “pit-stop” no País que o elegeu para governar, o presidente Lula já vai “pegar a estrada” a partir de terça (20). Em seis meses, desde a posse em 1º de janeiro, o político do PT chegará até o fim de junho a exatamente um mês fora do Brasil. Até agora são 26 dias; 20% do mandato. E o vice Geraldo Alckmin (PSB) completará um mês inteiro de efetivo exercício da presidência. O novo passeio de Lula começa por Roma e Vaticano, onde visitará o papa, seu camarada recém-operado.

    Hostilidade besta
    Lula será recebido pelo presidente italiano, sem ter muito a fazer, tentando cutucar a premiê conservadora Giorgia Meloni, popularíssima.

    Ninguém é de ferro
    Depois, o brasileiro pega o avião da FAB para desembarcar em Paris na véspera do fim de semana. Ninguém é de ferro.

    Com o inimigo
    Em Paris, Lula posará para fotos e trocará elogios com Emmanuel Macron, maior adversário do Brasil na União Europeia.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/cpi-investigara-viagem-de-lula-a-china-com-chefao-do-mst-na-comitiva)

  34. Miguel José Teixeira

    Já é um alento!

    “CPI investigará viagem de Lula à China com chefão do MST na comitiva.”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 15/06/23)

    A CPI do Movimento dos Sem-Terra (MST) aprovou, nesta quarta (14), dois requerimentos para investigar a viagem à China do presidente Lula (PT) e sua enorme comitiva, que contou com a participação do líder do MST, João Pedro Stédile. De autoria do deputado Coronel Assis (União-MT), os requerimentos são endereçados à Casa Civil e à Aeronáutica e exige informações detalhadas sobre custos, passageiros, manutenção, suporte de pessoal etc. associados ao grupo de cerca de 100 pessoas.

    Quem pagou o quê?
    A CPI quer esclarecimentos da Casa Civil de Lula sobre custos de viagem e estadia, apoios oficiais e contatos mantidos pela comitiva.

    Lista simples
    Ao comandante da Aeronáutica, a CPI requer os manifestos dos voos da FAB que levaram “todos os integrantes da comitiva” à China.

    Apoio farto
    A Aeronáutica também deve esclarecer o custo dos voos, além de outras despesas com pessoal e apoio aos membros da comitiva de Lula.

    Muito por vir
    A CPI aprovou pedido de Carol de Toni (PL-SC) que exige todos os dados, incluindo sigilosos, das quatro CPIs do MST de anos anteriores.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/cpi-investigara-viagem-de-lula-a-china-com-chefao-do-mst-na-comitiva)

  35. Miguel José Teixeira

    E eu, hein? Já estava pensando em comprar um “Cinquecentoottanta”!

    . . .”Em análise, banco de investimentos americano afirma que a melhora da nota de crédito do país é “inesperada” e elogia a política monetária, criticada pelo PT.”. . .

    “Goldman Sachs contesta aumento da nota do Brasil pela S&P”
    (Redação O Antagonista, 14/06/23)

    Em análise divulgada nesta quarta-feira (14), o banco de investimentos americano Goldman Sachs (foto) contesta a melhora na nota de crédito do Brasil anunciada hoje pela agência de classificação de risco S&P e elogia apenas a política monetária do país —comandada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alvo de críticas constantes de Lula, do PT e do próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

    Assinado pelo analista Alberto Ramos, o texto do Goldman Sachs afirma que a melhora no risco de crédito brasieiro é “algo inesperada, dado que o novo arcabouço fiscal ainda não foi aprovado e as perspectivas e o conteúdo final da reforma dos impostos indiretos ainda são incertos”.

    “Além disso, houve nos últimos meses uma clara deterioração das políticas microeconômicas e do ambiente regulatório”, prossegue o banco americano.

    O Goldman Sachs escreve ainda que, para o Brasil recuperar o chamado grau de investimento —“selo de bom pagador”, que dá segurança aos investidores— são necessárias “reformas decisivas e políticas macro, micro e regulatórias que apoiem o investimento, promovam o crescimento da produtividade (ou seja, elevem o atual modesto potencial de crescimento real do PIB) e estabilizem a dinâmica da dívida”.

    “Em nossa avaliação, excetuando a política monetária, o atual mix de políticas macro e micro e as perspectivas para reformas ainda estão significativamente aquém desse padrão”, acrescenta o banco de investimentos.

    (Fonte: https://oantagonista.uol.com.br/economia/goldman-sachs-contesta-aumento-da-nota-do-brasil-pela-sp/)

  36. Miguel José Teixeira

    Enquanto isso no MST. . .e vai rolar a festa!

    “Herança”
    O levantamento que Lula pediu ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, já está pronto há tempos. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) deixou um mapa de terras que podem ser utilizadas para novos assentamentos no país. São 90 milhões de hectares.

    “Veja bem”
    Para se ter uma ideia do que isso representa, as plantações de soja no Brasil, somadas, chegam a 42 milhões de hectares.

    (Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2023/06/14/interna_politica,385436/brasilia-df.shtml)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.