O salvador da democracia brasileira pede julgamentos com votos e justificativas secretas próprio das ditaduras
- By Herculano
- 44 Comentários
- Convidados
ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CLXLVII
Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
Sussurros
Posts Recentes
NESTA TERÇA-FEIRA VAI SE CONHECER O TAMANHO DO ERRO DE KLEBER EM RELAÇÃO A ARENA MULTIUSO. TJSC DIRÁ SE VALEM OU NÃO, R$14,8 MILHÕES OS 436 MIL M2 DELA E ARBITRADOS EM 2019. EM 2022, O PREFEITO COMPROU DA FURB, SOB POLÊMICA, 40 MIL M2 POR EXATOS R$14 MILHÕES EM. A ÁREA CONTINUA ABANDONADA E O CAIXA “FURADO”
Leia mais »Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
44 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CLXLVII”
Barbaridade, tchê! Então os dinocéfalos não são maranhenses?
. . .”Esses animais pertenciam ao grupo dos dinocefálios, que eram grandes animais carnívoros e herbívoros de médio a grande porte, com crânios espessos.”. . .
“Descoberto no pampa gaúcho crânio completo do mais antigo predador terrestre na América do Sul”
(José Souza, portal Terra, 13/09/23)
Pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) surpreenderam o mundo da paleontologia ao apresentar, esta semana, a descoberta do crânio completo e partes do esqueleto do mais antigo grande predador terrestre da América do Sul. A revelação foi feita em São Gabriel, em colaboração com cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
. . .
O Pampaphoneus viveu na época anterior à maior extinção que a Terra já testemunhou, ocorrida há cerca de 250 milhões de anos, quando quase 90% da vida no planeta foi dizimada. Esses animais pertenciam ao grupo dos dinocefálios, que eram grandes animais carnívoros e herbívoros de médio a grande porte, com crânios espessos.
. . .
(+em: https://www.terra.com.br/noticias/descoberto-no-pampa-gaucho-cranio-completo-do-mais-antigo-predador-terrestre-na-america-do-sul,61b7d4830b8c0e627ed6143ce5a8152a8bdf7abk.html?utm_source=clipboard)
Baitaca relembrando Teixeirinha e a clássica “Querência amada”:
https://www.youtube.com/watch?v=4tHGupPcp_A
Confundindo gratidão com submissão, periga o “recuão” arrumar confusão, hospedando o “capitão” no “Bandeirantão”!
“Bolsonaro deve se hospedar no Palácio dos Bandeirantes após alta”
. . .
Após a alta, Bolsonaro deve pernoitar no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, a convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
(+em: https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2023-09-13/apos-alta–bolsonaro-deve-se-hospedar-no-palacio-dos-bandeirantes.html)
Ninguém é de ferro!
“. . .mas já vai a Cuba, sexta-feira, por dois dias, e depois Nova York.”. . .
“Só problemas”
(Alexandre Garcia, CB, 13/09/23)
Lula chegou cansado da Índia e passou o dia de ontem na residência, o Palácio da Alvorada. Será que as viagens ao exterior dão um alívio a Lula? Ou ele fica remoendo como resolver problemas que cada vez ficam mais intrincados?
As dores no quadril não o deixam, nem no outro lado do mundo, e deve estar com poucas alegrias. No início do ano, havia a euforia de começar mais um governo. Agora tem problema até dentro do próprio Palácio do Planalto, com o ex-deputado Jean Willys trazido pela primeira-dama e lotado na Secom do ministro Paulo Pimenta. Previsível que não daria certo.
Agora ele chama seu chefe de mau caráter, critica o governador do Rio Grande do Sul, se refere a gado do PT e afirma que se não puder apontar os equívocos do próprio Lula, não quer ficar. Lula, ao tirar a petista Ana Moser, provocou queixa de Janja nas redes sociais. Vai ter que mexer com o ex-BBB ou desagrada Paulo Pimenta.
Na Esplanada, os problemas são semelhantes. Desagradou os socialistas ao tirar Márcio França do Ministério dos Portos e Aeroportos — vale dizer que mexeu também com o vice Alckmin, do mesmo partido. Botou lá um deputado do Republicanos, Silvio Costa Filho. Só que o Republicanos não acompanhou. Emitiu nota afirmando que não faz parte do governo, que é independente e que Sílvio está lá por motivos pessoais.
O caso de Juscelino Filho é diferente: está nas Comunicações porque o ministério foi dado ao União Brasil e Lula, que na primeira reunião ministerial prometeu que “quem estiver errado só tem um jeito, ser convidado a sair”, nada faz diante do bloqueio de bens em razão de emenda em favor da irmã prefeita, além dos casos conhecidos do asfalto, do leilão de cavalos e do uso de jatinho da FAB. Mas o Ministério é do União Brasil.
O Progressistas não se satisfez com o ministério que era de Ana Moser, e exige ampliação para apostas esportivas, também está de olho na Fundação da Saúde e na Caixa Econômica.
Putin e o TPI
Lula vai para o exterior para ficar longe desses problemas? Mas, distante, parece saudoso deles e cria mais alguns. Disse que vai convidar Putin e não vai prendê-lo, mas depois alguém avisou que a ordem é de um tribunal do qual o Brasil é estado-membro.
Aí, ele se justifica e piora: primeiro diz que nem sabia da existência do Tribunal Penal Internacional, mesmo tendo citado expressamente o tribunal em seu discurso de posse, em 2003, e mesmo tendo indicado uma juíza para aquele tribunal. E ainda piora: pergunta por que os Estados Unidos, China e Rússia não fazem parte do órgão internacional de justiça, e afirma que fazem parte do TPI “só bagrinhos”. Que são 123 países, inclusive França, Itália, Alemanha e latino-americanos.
Que trabalhão vai ter o Itamaraty. O presidente, se tivesse lido a Constituição, encontraria o Tribunal citado no parágrafo 4º do artigo 5º.
Agora está de volta, mas já vai a Cuba, sexta-feira, por dois dias, e depois Nova York. Pouco tempo em Brasília para encontrar soluções para problemas que não precisariam existir, e que tomam espaço de questões mais concretas, como o excesso de gastos e a queda na arrecadação, num país em que a insegurança jurídica se avoluma tanto quanto as despesas do Estado.
E ainda há a gigantesca tragédia no vale gaúcho do rio Antas-Taquari, que lembra Brumadinho, no primeiro mês de mandato do presidente anterior.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/brasil/2023/09/13/interna_brasil,389414/so-problemas.shtml)
O trêsoitão do lula!
“Lula cria 38º ministério e abrigará Márcio França; pasta é voltada a micro e pequenas empresas.”
(Caio Spechoto, portal Terra, 13/09/23)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criou nesta quarta-feira, 13, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que será entregue ao pessebista Márcio França. Será o 38º ministério do governo.
(+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/lula-cria-38-ministerio-e-abrigara-marcio-franca-pasta-e-voltada-a-micro-e-pequenas-empresas,372aa162193c52dc08e78418e98b80d6leccmopi.html?utm_source=clipboard)
Só pra fufucar. . .
O importante é o título e as benesses de estar ministro.
O resto “se-ajusta-se” com o andar da “caravana do retrocesso”.
“Tamu juntu cumpanhêru”!
“Juntos na luta contra o imperialismo, diz Kim ao lado de Putin…”
(+em: https://www.poder360.com.br/internacional/juntos-na-luta-contra-o-imperialismo-diz-kim-ao-lado-de-putin/?utm_source=terra_capa&utm_medium=referral)
Huuummm. . .”marionete de PuTin”, “estafeta de Pequim” e “bibelô de kim”?
Enquanto isso. . .na república da toga!
Ato I:
PTeroDino rasga a toga:
“Fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política”. (*)
Ato II:
PTeroDino remenda a toga:
No Brasil, não há lei específica que puna a criação e o compartilhamento de fake news. (*)
Gran finale almejada:
Lula nomeia PTeroDino para o STF!
(*) Extraído da Coluna do CH, no DP, 13/09/23
No Brasil, o notório saber é definido pelo grau de parlaPaTice do notório da vez!
A meta da corja vermelha é 50% para 0,5%
“Alta concentração”
O Global Weatlh Report 2023 do banco suíço UBS, que mede a riqueza global, aponta o Brasil como o país com a maior concentração de renda do mundo: 48,4% da riqueza é controlada por 1% da população.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/palacio-voador-de-lula-custara-mais-que-projetos-para-amazonia)
O ideal vermelho é 100% para 0,1%. . .
Corda em casa de enforcado!
“PT sumiu”
Foi instalada nesta terça (12) a Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção. São 194 deputados federais e 4 senadores. Mesmo com quase 200 parlamentares, a Frente não tem nenhum petista.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/palacio-voador-de-lula-custara-mais-que-projetos-para-amazonia)
Há muito que o PT já comanda a frente em prol da corrupção!
Power point, não!
“Gazeteiro”
Deltan Dallagnol viu que foi bloqueado por Janja nas redes sociais e tirou sarro da primeira-dama, “Já que está viajando o mundo com o meu dinheiro, o mínimo que você poderia fazer era me deixar assistir, né?”.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/palacio-voador-de-lula-custara-mais-que-projetos-para-amazonia)
Ô Deltan! Tente assistí-la na TVLula!
Capital nacional do chuchu fica pra depois!
“Goiaba de mesa”
Geraldo Alckmin garantiu o nome na História: em sua decisão mais relevante como presidente em exercício, sancionou a lei que atribui a Carlópolis (PR) o título de “capital nacional da goiaba de mesa”.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/palacio-voador-de-lula-custara-mais-que-projetos-para-amazonia)
Matutando bem. . .
Mais vale goiaba na mesa do que goiaba no palanque!
Salve 13 de setembro!
Todo dia é seu dia. Mas hoje, é o “Dia Nacional da Cachaça”!
Deguste-a!
No mais. . .
https://www.facebook.com/benitodipaula/videos/eu-bebo-sim-benito-di-paula-e-elizeth-cardoso/546809250261304/
Se pequenos partidos são grandes negócios, imaginem um “grande” partido!!!
“Investigado pela PF, Braga Netto recebe R$ 26 mil por mês do PL.”
Sem comentários. . .
“Partido de Bolsonaro apresentou prestação de contas incorretas em 2022 ao TSE, diz jornal”
(+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/partido-de-bolsonaro-apresentou-prestacao-de-contas-incorretas-em-2022-ao-tse-diz-jornal,805a9aaf8d66a1a98c1d1ef99e2cff011fdf9z5q.html)
E sabem qual é o partido do bolsonaro?
Pois é. . .o PL, que paga fortunas para certos figurões, quase todos envolvidos em investigações. . .
“Recuão” quer transformar o “Bandeirantão” na casa do capitão”!
“Tarcísio convida Bolsonaro a se hospedar no Palácio dos Bandeirantes após alta hospitalar”
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a se hospedar no Palácio dos Bandeirantes assim que receber alta do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde realizou duas cirurgias nesta terça-feira, 12. O convite foi confirmado pelo governo de São Paulo. Contudo, o assessor de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou ao Estadão que a hospedagem na residência oficial do governador ainda não está definida. Mesmo a data de alta de Bolsonaro ainda não foi confirmada.
(+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/tarcisio-convida-bolsonaro-a-se-hospedar-no-palacio-dos-bandeirantes-apos-alta-hospitalar,28df6a193874efe9e64f51db967d5cb9bu9xnff0.html?utm_source=clipboard)
Essa gente adora fazer na vida pública o que faz na privada!
“Por que a Petrobras deverá manter dividendos elevados”
Após a vitória de Lula na eleição presidencial, muitos analistas disseram que os tempos de dividendos gordos da Petrobras tinham chegado ao fim. Será? Em relatório, o banco americano Bank of Americna (BofA) afirmou que a petrolífera brasileira deverá manter a remuneração dos acionistas em patamares elevados, acima de suas rivais no exterior, como Exxon e Chevron. Uma das razões apontados pelo BofA é o fato de o governo brasileiro depender dos dividendos da Petrobras para zerar o deficit fiscal. (Mercado S/A., CB, 12/09/23)
“. . .Lula atravessou o Atlântico e o Índico para escorregar no tombadilho.”. . .
“Lula escorregou na Carreira das Índias”
(Luiz Carlos Azedo, Nas entrelinhas, CB, 12/09/23)
A Carreira das Índias foi uma rota marítima anual entre Lisboa e Goa estabelecida pela Armada portuguesa, após a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, de 1500 até a abertura do Canal do Suez, no século XIX, com escalas regulares em Moçambique e Açores. Foi a cabeça de ponte para os portugueses chegarem a Macau, na China, e Okinawa, no Japão. A outra rota era a triangulação entre Lisboa, Angola e Brasil, para o tráfico de escravos e a exploração comercial da cana de açúcar, do ouro, de pedras preciosas e de especiarias.
De certa forma, a projeção de nossas relações diplomáticas no chamado Sul Global tem raízes históricas. A parceria com a Índia é estratégica. País de cultura milenar, estrutura social perversamente organizada em castas, vítima de um colonialismo muito mais longevo do que o nosso, hoje é o fenômeno mais importante de desenvolvimento da atualidade. O pouso de sua nave espacial na Lua é emblemático e resume sua importância científica e tecnológica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria se debruçar sobre o que está acontecendo na Índia, o país mais populoso do mundo, com um desafio alimentar enorme, miséria secular e que avança em termos econômico e sociais. Com o 5º PIB do mundo, a Índia deve se tornar a terceira economia do planeta até o final desta década.
Seu segredo foi abandonar o modelo autárquico no começo dos anos 90 e persistir no caminho de integração à economia mundial, o que começamos a fazer na mesma época, mas não demos prosseguimento. Agora, a Índia é uma potência tecnológica, que exporta produtos com alto valor agregado. Está inserida no processo de reestruturação das cadeias globais de valor, porque sabe tirar partido da disputa comercial entre a China e os Estados Unidos.
Tendo por pano de fundo essa disputa, a reunião do G20, na Índia, razão da viagem do presidente Lula, foi pautada por divergência entre os participantes em relação à guerra da Ucrânia, com a China e a Rússia alinhadas. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pretendia transformar o evento num momento de projeção de seu país na cena mundial, na esteira das comemorações do pouso da nave indiana na Lua. Mas não conseguiu evitar que a declaração final do encontro fosse mais um documento sem grande repercussão.
Direitos humanos
Brasil e África do Sul também foram protagonistas do encontro, mas foi aí que o presidente Lula atravessou o Atlântico e o Índico para escorregar no tombadilho. Em entrevista, disse que poderia rever a adesão do Brasil ao Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, como uma alternativa para evitar uma possível prisão de Vladimir Putin, caso ele aceite o convite para participar de uma reunião de cúpula do G20 em 2024 no Rio de Janeiro. E admitiu que sequer sabia do Tratado.
O Brasil participa da Corte Internacional desde 2002. O então presidente Fernando Henrique Cardoso foi um dos 123 signatários do Estatuto de Roma, que criou a Corte, adesão devidamente ratificada pelo Congresso Nacional. Putin foi condenado em março passado pela Corte, acusado de deportação forçada de centenas de crianças da Ucrânia para a Rússia.
A Rússia abandonou o Estatuto de Roma em 2016, sob alegação de não reconhecer a jurisdição do tribunal. Putin deixou de viajar para os países signatários do estatuto, razão pela qual não foi à reunião dos Brics, na África do Sul, e do G20, no último fim de semana, na Índia.
O presidente Ramaphosa até tentou viabilizar a participação de Putin na reunião dos Brics, mas foi demovido pelas pressões da oposição. A Aliança Democrática, adversária do Congresso Nacional Africano (CNA), partido no poder desde a eleição de Mandela, chegou a recorrer à Justiça. “Prender Putin seria uma declaração de guerra à Rússia”, disse Ramaphosa ao informar sobre o cancelamento da viagem.
O governo de Jacob Zuma, aquele negacionista que não acreditava na existência da Aids, em 2015, já havia recebido o ditador do Sudão, Omar al-Bashir, apesar dos mandados de captura expedidos por crimes contra a humanidade em Darfur. Seu convidado, porém, teve que fugir do país, porque um tribunal local decidiu sobre a sua prisão.
Lula flertou com a ilegalidade ao questionar a participação do Brasil no Tratado de Roma, pois isso está previsto na Constituição e até já indicamos uma jurista brasileira para Corte, a desembargadora Sylvia Steiner, de 2003 a 2016. Para recuar, disse que a vinda de Putin era um assunto para a Justiça brasileira resolver. Mas fez carga contra a Corte, porque os Estados Unidos, a Rússia e a China não a reconhecem.
O Tribunal Penal Internacional é órgão de jurisdição de caráter supra-estatal, que tem por competência o julgamento de pessoas por violações e práticas de crimes de maior gravidade e alcance internacional: crimes de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crimes de agressão. Entretanto, estamos em mora e inadimplentes com o tribunal.
No Congresso Nacional, há mais de 10 anos, ainda que em regime de urgência, está engavetado o Projeto de Lei nº 301/2007, que tem por objetivo definir o que configuraria violação do direito internacional humanitário e demais infrações conexas. Nele, está apensado o Projeto de Lei 4.038/2008 que dispõe sobre o crime de genocídio, define os crimes contra a humanidade e os crimes de guerra.
Para um governo comprometido com os direitos humanos, a declaração de Lula é um desastre. E mais uma afronta ao consenso nacional sobre a política externa.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2023/09/12/interna_politica,389372/nas-entrelinhas.shtml)
“Tive o privilégio de viver os Anos Dourados. Tínhamos que correr atrás do Brasil. O presidente JK, com sua energia e sua ousadia, conseguiu substituir o hábito do sofrimento pela pedagogia do prazer. O brasileiro passou a ter autoestima”. (Cacá Diegues)
“Há 121 anos nascia o estadista que deu autoestima aos brasileiros”
(Silvestre Gorgulho, Jornalista e ex-Secretário de Estado de Comunicação e de Cultura de Brasília, CB, 12/09/23)
O sabor da vida depende de quem a tempere. O mantra vale para o simples cidadão, no seu dia-a-dia, e para as maiores autoridades da política do País. Hoje é dia de relembrar um político que soube temperar suas ações como cidadão e como político: Juscelino Kubitschek de Oliveira, o 21º Presidente da República do Brasil. Há 121 anos nascia Juscelino Kubitschek, em Diamantina.
Há 67 anos, em 31 de de janeiro de 1956, o médico-tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, ex-prefeito, deputado e governador de Minas Gerais, tomava posse como Presidente da República. E cumpria sua primeira promessa de campanha: em 18 de abril assinava a “Mensagem de Anápolis”, enviando ao Congresso o projeto de lei, prometendo mudar, em 21 de abril de 1960, a capital federal do litoral para o Planalto Central.
Há 67 anos, JK iniciava a construção da nova capital. Há 63 anos, depois de 1.112 dias de obras, inaugurava Brasília.
Abraçadas nas comemorações dos 121 anos de JK, Diamantina e Brasília entram no túnel do tempo para bendizer e celebrar a História de um governante que mexeu com as entranhas geopolíticas e culturais do Brasil.
De Diamantina, o menino Juscelino enfrentou todas dificuldades para estudar. Ele pegou estradas, saltou montanhas, cruzou fronteiras, ganhou o mundo, sorriu e chorou para, enfim, repousar sua História de vida e de maior estadista brasileiro em um Memorial no Eixo Monumental de Brasília.
Uma História rica em brasilidade e pioneirismo. Em coragem e magnanimidade. O ex-presidente JK foi um construtor de sonhos. No poder, JK foi exemplo de empreendedorismo e de generosidade. Fora do poder, foi exemplo de luta pela Democracia. E, no exílio, foi um brasileiro que só pensava em Brasil, usando seu prestígio internacional para exaltar e trazer investimentos para seu País.
A construção de Brasília fez o Brasil colher um novo País do Centro-Oeste, do Cerrado e da Amazônia. Nos tempos de JK, o Brasil colheu efervescência cultural. O Brasil colheu a primeira Copa do Mundo, colheu Bossa Nova e colheu alegria. O povo brasileiro colheu o sentimento de que é capaz de construir o que parece impossível.
JK plantou Democracia. E o Brasil colheu Paz!
A Era JK terminou, tragicamente, há 47 anos, numa curva da rodovia Presidente Dutra. O presidente JK tinha 73 anos, a 21 dias de completar 74.
Em 22 de agosto de 1976, o Brasil dormiu um domingo triste. Acordou em sobressaltos. A notícia de que um Opala metálico, atravessou a pista e bateu de frente com uma carreta com placa de Orleans-SC, pegou os brasileiros de surpresa. Um pesadelo. Entre os ferros retorcidos estavam os corpos do ex-presidente e de seu fiel motorista Geraldo Ribeiro.
Se os brasileiros lamentaram sua partida, quando ainda tinha muito a oferecer ao Brasil, neste 12 de setembro de 2023 há que celebrar uma data de vida: os 121 anos de nascimento do ex-presidente. Seu legado é o maior da História.
Antes de Brasília, o Centro-Oeste não produzia nem um grão de soja. Hoje é responsável por 49,2% da produção nacional. A soja avançou sobre novas fronteiras e levou junto a cultura do milho. A produção de milho na região – antes de Brasília – era inferior a 10%. Atualmente representa 55,30% da safra nacional. Essas duas culturas levaram uma promissora cultura empreendedora em outros setores: pecuária, frutas, café, algodão, arroz, feijão, trigo. Centenas de pequenos povoados nasceram no vazio do Cerrado e transformaram-se, nestes últimos anos, em cidades de pequeno, médio e grande porte com excelentes índices de IDH.
Carlos Lacerda, o grande líder a UDN, quando soube da morte de JK fez uma declaração enfática: “Fiz muitos discursos contra Brasília e contra JK. Celebram-no hoje por ter feito Brasília. Mas há que celebrá-lo muito mais por ter demonstrado aos brasileiros que a Democracia é possível. E, desde que possível, indispensável. Ele disse, certa vez, que Deus o privara do sentimento do medo. Poderia ter acrescentado que também o privou da capacidade de invejar e de odiar”.
Sorridente, festeiro, magnânimo, realizador, generoso e cumpridor de todas as 31 metas que prometeu na sua campanha política, o exemplo está aí. Foi ousado, não teve medo de nada e deixou uma lição para quem quiser seguir seus passos: não invejar e não odiar.
Obrigado, JK!
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2023/09/12/interna_opiniao,389332/ha-121-anos-nascia-o-estadista-que-deu-autoestima-aos-brasileiros.shtml)
https://www.youtube.com/watch?v=cXUxjFIa4X4
+ 1 golaço do Gorgulho!
O jornalista Silvestre Gorgulho, autor do livro De casaca e chuteiras – a era dos grandes dribles na política, cultura e história faz um registro em nome da justiça no futebol. Ele, que escreveu uma obra sobre a correlação das histórias de JK e Pelé, desmente a versão de que Neymar superou o rei de futebol e se tornou o maior artilheiro da seleção brasileira. Neymar fez 79 gols e Pelé, 77. Mas a comparação não é justa porque o jogador do Barcelona usou a camisa da seleção em 125 jogos, enquanto Pelé atuou em apenas 91 partidas. Média de gols para Neymar de 0,62 e de 0,84 para o rei. Com esse critério, outros craques também superam Neymar: Romário (0,79), Zico (0,68) e Ronaldo (0,63). “Sempre é bom, salutar e justo fazer as contas bem direitinho em relação a quem é o melhor”, afirma Gorgulho. (Eixo Capital, CB, 12/05/23)
A suprema toga vai levanto a eito!
“Visão desformada”
A visão deformada sobre “função social da terra” no STF, ameaçando agora até propriedades produtivas, fortalece a insegurança jurídica, o desrespeito ao trabalho, a incerteza no campo e o boicote à economia, sustentou ontem do Grupo Bandeirantes em vigoroso editorial.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/capanga-do-mst-diz-ter-apoio-de-deputado-do-pt-e-cpi-investiga)
Matutando bem. . .
Os poderes executivo e legislativo estão se tornando obsoletos.
Ooops. . .levando. . .
Fufucaram a vistosa prótese da cauda do “pavãozinho suro”!
“Randolfe em baixa”
O líder de Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido), mostrou nesta segunda (11) que está com a bola murcha. O governo Lula não enviou um só representante para a sessão em homenagem ao Amapá, seu Estado. A Mesa foi composta por locais para fazer número.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/capanga-do-mst-diz-ter-apoio-de-deputado-do-pt-e-cpi-investiga)
Aqui em breve teremos o “aeroLuJa”. Lá, na “maravilha vermelha”, tem o “ferroKim”!
“Kim Jong-un chega à Rússia em trem blindado para encontro com Putin”
. . .
Kim partiu no domingo (10) de Pyongyang em seu trem privado verde e dourado, acompanhado por uma grande comitiva de oficiais militares, segundo as imagens divulgadas pela imprensa estatal da primeira viagem do governante ao exterior desde 2019.
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/09/12/kim-jong-un-chega-a-russia-em-trem-blindado-para-encontro-com-putin.htm)
Janja, a q não manja, mas esbanja já está c a inveja do trem
Vem aí. . .o aeroLuJa!
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Lula e a primeira-dama Janja buscam uma nova aeronave com cama de casal, banheiro com chuveiro, gabinete de trabalho privativo, sala de reuniões e cerca de 100 poltronas semi-leito.
Modestamente, modesto!
Janja não exigiu um “atelier de couture” e um “studio de coiffure” à bordo!
Janja,a que esbanja
E lula, submisso à marmanja!
Desculpe, São Dias Toffoli errou!
“Admissão”
Voltou a circular o comunicado da empreiteira Odebrecht, atual Novonor, à época que fechou o acordo de leniência pelos crimes identificados pela operação Lava Jato. Começa com “Desculpe, a Odebrecht errou”…
“Conivência”
“O que mais importa é que reconhecemos nosso envolvimento, fomos coniventes com tais práticas [impróprias] e não as combatemos como deveríamos”, dizia a nota oficial da Odebrecht de dezembro de 2016.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/governo-lula-ja-torrou-r775-milhoes-em-viagens)
Mude o disco antes que ele fure!
“Escanteados, bolsonaristas querem centrão na presidência do Senado”
Insatisfeitos com o pouco espaço conquistado com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na presidência da Casa, parlamentares da oposição já discutem estratégias para emplacar um aliado no posto. A avaliação é que o nome deve ser competitivo e transitar bem também entre governistas, o que leva a um perfil de alguém do centrão que seja “independente”.
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/09/11/escanteados-bolsonaristas-querem-centrao-na-presidencia-do-senado.htm)
Enquanto os parlamentares que não foram atrelados à “caravana do retrocesso” aceitarem a pecha de “bolsonaristas”, a oposição não terá credibilidade junto à opinião pública!
Haaaja sacão!
“Globo muda contrato de Galvão Bueno e narrador vai apresentar reality show em 2024”
(+em: https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2023/09/globo-muda-contrato-de-galvao-bueno-e-narrador-vai-apresentar-reality-show-em-2024.shtml)
Sim! Sim! Claro!
Sei que todos os controles remotos de TVs possuem seletor de canais. Felizmente.
Mas o duro é aguentar no trabalho, os colegas comentando. . .
E se você não entrar no jogo é um alienado.
Já ouvi até alguém dizer que, o BBB é cultura inútil!
Cultura inútil. . .
Mais vale uma “marionete de PuTin” “siborrada”, do que um “estafeta de Pequim” “impichado”!
“Lula recua e diz que Justiça decidirá se Putin será preso se vier ao Brasil”
. . .
“Eu não sei se o tribunal, não sei se a Justiça brasileira vai prender. Isso quem decide é a Justiça, não é o governo [brasileiro], nem o Parlamento. É importante. Eu inclusive quero muito estudar essa questão desse Tribunal Penal [Internacional] porque os Estados Unidos não são signatário dele, a Rússia não é signatária dele também. Então, eu quero saber por que o Brasil é signatário de um tribunal que os EUA não aceitam. Por que somos inferiores e temos que aceitar uma coisa?”
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/09/11/lula-putin-brasil.htm)
Para quem já rasgou a Constituição Federal, mandar o TPI para as cucuias é mole, mole!
“App inova em vendas on-line”
Inspirado em países como a China e Indonésia, o aplicativo Dubba Live Shop, criado no DF, foi lançado, ontem, durante a live do Brasil Shop Day, com 24 horas de promoções imperdíveis. O aplicativo quer se tornar uma revolução nas vendas on-line do Brasil, trazendo uma experiência humanizada, para os lojistas e clientes.
. . .
Dentro do aplicativo, o lojista pode vender de tudo. De eletrônicos a itens de casa, comerciantes de qualquer lugar do país e do mundo podem vender seus produtos, proporcionando ao cliente uma experiência humanizada. “Qualquer loja pode ter sua conta dentro do aplicativo. Vamos capacitar os lojistas para que eles possam anunciar seus produtos de uma maneira profissional, independentemente de onde estejam” . . .
“O pagamento, entrega, acompanhamento das compras. Tudo pelo aplicativo, de maneira fácil e bem intuitiva. Dá para fazer e anunciar de tudo”, explica. “É o momento de educar o comércio brasileiro com esse novo formato de vendas, que não é um bicho de sete cabeças”, pontuou a especialista em live shop.
Lojistas e compradores interessados em participar do Brasil Shop Day precisam fazer inscrição gratuita pelo site brasilshopday.com.br e baixar o aplicativo Dubba Live Shop, disponível na App Store e Play Store.
(+em: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/09/10/interna_cidades,389265/app-inova-em-vendas-on-line.shtml)
Manco balança na latrina com as calças na mão!
. . .
Escolhidos os ministérios para os novos aliados, o governo entra agora na fase do estica e puxa pelo segundo escalão. O primeiro desafio será o Sebrae — Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa. O PT não pretende abrir mão da entidade. Afinal, houve todo um esforço para levar Carlos Melles à renúncia, em março deste ano, do qual participou, inclusive, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamoto, que, antes de presidir o Instituto Lula, comandou o Sebrae.
Veja bem
Dois petistas comentaram com a coluna que esse esforço foi para não entregar essa joia da coroa ao PSB de Márcio França. Porém, a nova pasta da Pequena e Micro Empresa precisa ter o braço gestor, o Sebrae. A confusão está criada e Lula arbitrará essa disputa.
. . .
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/politica/2023/09/10/interna_politica,389276/brasilia-df.shtml)
Huuummm. . .
Pelo andar da carruagem, só falta o STF determinar a execução de um andor para que a imagem do Lula seja transportada em procissões e possa ser venerada pelos adeptos e seguidores, após a sua passagem pela vida terrena com destino aos Céus. Claro, sendo mais honesto que o papa não pode dar erro.
(Vilmar Oliva de Salles, Taguatinga, Sr. Redator, CB, 10/09/23)
. . .deus lula e os supremos santos de toga!
. . .”Métricas inovadoras, como a pegada material e o Índice de Efeito Cascata, têm o potencial de influenciar as políticas e práticas do Brasil em relação à sustentabilidade.”. . .
“A pegada material e seu papel na sustentabilidade”
(Maurício Antônio Lopes, Pesquisador da Embrapa Agroenergia, CB, 10/09/23)
A pegada material é uma medida da quantidade de recursos naturais usados por uma pessoa, organização ou país. É calculada pela soma de todos os recursos extraídos do ambiente, incluindo biomassa, combustíveis fósseis, minerais metálicos e minerais não metálicos, o que a torna ferramenta útil para medir o impacto ambiental de nossas atividades. A economia global tem se comportado como se os recursos materiais do planeta fossem ilimitados, e o aumento na pegada material é um alerta do consumo de recursos naturais de forma insustentável, o que ameaça a preservação dos ecossistemas essenciais à vida no planeta.
De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a pegada material global aumentou de 43 bilhões de toneladas em 1990 para 92 bilhões em 2017, e o ritmo da extração de recursos naturais tem acelerado desde 2000. Sem ações coordenadas a nível político, projeta-se que esse número alcance a marca de 190 bilhões de toneladas métricas até 2060. Outro alerta vem do fato da pegada material global estar aumentando mais rapidamente do que o crescimento populacional e a produção econômica.
São especialmente alarmantes a magnitude e as disparidades na pegada material per capita, conforme dados da ONU. Globalmente, a quantidade de recursos naturais necessários para satisfazer as necessidades de uma pessoa aumentou de 8,1 toneladas métricas em 1990 para 12,2 toneladas métricas em 2017. Em países ricos, esse número chega a cerca de 27 toneladas métricas por pessoa, 60% a mais do que países de renda média-alta (17 toneladas métricas por pessoa) e 13 vezes mais do que países de baixa renda (2 toneladas métricas por pessoa).
Um editorial recente da revista científica Nature destaca que as medidas convencionais de sustentabilidade podem ser enganosas, pois frequentemente ignoram os efeitos em cascata resultantes do uso de recursos materiais no planeta. A pegada material de países ricos muitas vezes depende de materiais de outros países, obtidos por meio de cadeias de abastecimento internacionais. A ONU estima que, em média per capita, os países de renda elevada dependem de 9,8 toneladas métricas de matérias-primas extraídas em outras partes do mundo.
Reflexo disso é que países como Finlândia, Suécia e Dinamarca, que estão no topo da classificação geral de progresso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ocupam as posições 128ª, 137ª e 139ª no Índice de Efeito Cascata, medido para 166 países pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN), ligada à ONU. Isso acontece porque este índice estima como as ações de cada país afetam a capacidade de outros países alcançar os ODS, levando em consideração impactos como emissões de carbono, produção de resíduos químicos e impacto nas florestas, que são também atribuídos ao país importador.
A realidade é que as métricas convencionais podem obscurecer os verdadeiros efeitos das atividades de consumo e produção, o que exige uma abordagem mais abrangente e global para avaliar a sustentabilidade. A introdução e consolidação de métricas não convencionais, como a pegada material e o Índice de Efeito Cascata, destacam os efeitos globais das atividades humanas e representam um passo fundamental na busca por uma avaliação mais inteligente, justa e eficaz do progresso em direção à sustentabilidade.
A implementação dessas métricas poderá ter implicações significativas para países como o Brasil, que possuem abundantes recursos naturais e desempenham um papel fundamental na produção e exportação de alimentos e recursos minerais. Métricas que considerem os impactos em toda a cadeia de suprimentos tendem a se consolidar, identificando áreas em que o país precisa melhorar a eficiência e reduzir os impactos negativos.
A aplicação de tais métricas pode levar o Brasil a ser responsabilizado não apenas pelo que ocorre dentro de suas fronteiras, mas também pelos efeitos de sua produção e exportações nas avaliações de sustentabilidade dos países com os quais mantém relações comerciais. Isso incentivará a busca por maneiras de reduzir o desperdício de recursos, melhorar a gestão ambiental e promover práticas mais sustentáveis na produção, no consumo e nas exportações.
Métricas inovadoras, como a pegada material e o Índice de Efeito Cascata, têm o potencial de influenciar as políticas e práticas do Brasil em relação à sustentabilidade. Embora apresentem desafios, também oferecem oportunidades para aprimorar a gestão de recursos naturais, promover a responsabilidade ambiental global e buscar caminhos mais sustentáveis para o desenvolvimento econômico do país.
Embora cruciais, tais métricas precisarão ser complementadas por mudanças de comportamento, tanto por parte dos produtores quanto dos consumidores. Além de uma compreensão mais profunda do papel das lideranças, dos formadores de opinião e da indústria publicitária, que influenciam as escolhas dos consumidores. É uma oportunidade para o Brasil valorizar mais o conhecimento científico, as boas práticas de produção e consumo, a comunicação responsável e as políticas que promovem a sustentabilidade de forma genuína e duradoura.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2023/09/10/interna_opiniao,389258/a-pegada-material-e-seu-papel-na-sustentabilidade.shtml)
. . .”Crises seguidas, projetos e programas políticos desastrados e uma espécie de institucionalização da corrupção em toda a máquina do Estado.”. . .
“A voz da democracia”
(Circe Cunha, Coluna Visto, lido e ouvido, CB, 10/09/23)
Muito fácil reconhecer, neste estranho país, que a cada governo entrante, corresponde uma ou mais crises específicas que, em última análise, acaba por definir e dar forma e caráter a ele. Essa é a trilha que escolhemos para seguir a jornada desde 1500. Talvez exista, nestas atribuladas governanças do homem branco, algum Oremú ou urucubaca lançada pelos primeiros habitantes dessa terra, traído e ameaçado, contra os invasores europeus. Parece que somente pelo viés das superstições é que se pode encontrar uma explicação inteligível para o fato desta sequência ininterrupta de governos e suas respectivas crises, sejam elas institucionais, políticas, econômicas, sociais ou de saúde; pública ou pessoal.
Há aqueles cidadãos que acreditam também numa revanche espiritual, vinda do além, da família imperial, usurpada do poder por um golpe de Estado, dado por meia dúzia de oficiais traidores, que na calada das três horas da madrugada de 15 de novembro de 1889, prendeu toda a família no Paço, mandando-a para o Velho Continente. Primeiro, a bordo do cruzador Parnaíba até a Ilha Grande, onde todos embarcaram, durante uma tempestade, no paquete avariado Alagoas rumo ao exílio forçado na Europa.
Com o advento da República, o que menos podemos afirmar é que o Brasil encontrou, finalmente, um período de estabilidade política. De lá para cá, o que se viu foi uma sucessão de trapalhadas e uma sequência insana de pequenos golpes intramuros que, ao fim ao cabo, definiu o que somos hoje.
Bom lembrar que, ao longo dessa jornada histórica trôpega, a participação dos militares nas empreitadas palacianas doidivanas serviria para garantir a baixa qualidade de nossa governança desde então.
A substituição brusca de um imperador culto e apaziguador por militares semialfabetizados e com ímpetos absolutistas de um monarca deu no que deu. Com uma movimentação institucional dessa natureza, nada podia dar certo. Sem mencionar o período após 1964, que, verdadeiramente, ajudaria o Brasil a se afastar da área de influência ideológica da União Soviética e, depois, tomaria outros rumos e descaminhos, o que acabaria alijando toda uma geração de brasileiros ilustres e providenciais, com expurgos e outras medidas desproporcionais. O que se viu, após o retorno da democracia, em 1985, fala por si.
Crises seguidas, projetos e programas políticos desastrados e uma espécie de institucionalização da corrupção em toda a máquina do Estado. A falta de cultura e de escolarização do povo e das autoridades, aliada à existência de um sem número de estatais e outras sinecuras sem razão de ser, além de fatores, como a cegueira providencial da Justiça em relação aos poderosos, conduziu-nos ao ponto nebuloso em que nos encontramos hoje.
Inútil falar em crescer com responsabilidade quando, como disse Heloísa Helena, há um balcão de negócios por trás de projetos. Impossível falar em mais obras para o futuro quando a propina é abafada com tapete de borracha. Infrutífero pregar a redução da desigualdade social quando, nas escolas, é permitido dar aulas no quadro da ideologia. Inapropriado falar em união dos brasileiros quando, repetidas vezes, troca-se a roupa e o corpo da verdadeira democracia. Não há participação popular em decisão alguma. Os desmandos provocam medo, que dizem não existir entre os homens e mulheres de bem do Brasil. Totalmente infrutífero conclamar a população para crescer com responsabilidade, com o aviltante esbanjamento do dinheiro suado do contribuinte.
Passados tantos séculos de estripulias e desavenças, o que vemos a partir de nossa janela, confirma que nada aprendemos ao longo desse tempo todo. Mergulhados no que talvez seja sua maior crise existencial pelo menos na área da ética. O silêncio carregou em si o maior protesto já registrado nesse país.
Sem infiltrados, sem ataques, sem prejuízo ao patrimônio material. Uma forma inteligente de gritar calando. Assim não há como prender. Assim não há como condenar. Impossível perseguir. Em cada crise parece não haver gente preparada para enfrenta-la com a voz. Só com o silêncio.
Sorriem indo para a Índia, distribuindo adeus, enquanto a parte sul do país agoniza. Mais uma vez um evento esvaziado depois de dezenas de horas de viagem. São os encastelados nas mais importantes funções do Estado, tentando, às cegas, reduzir os danos de uma popularidade zero. Mesmo com tantos favores, tantos “amigos e amigas”.
Está na hora de acender uma vela para D. Pedro II, pedindo misericórdia, e para Nossa Senhora Aparecida, proteção.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2023/09/10/interna_opiniao,389261/visto-lido-e-ouvido.shtml)
“O momento não comporta mais discursos, exige ações concretas.”
(Extraído da Visão do Correio (Braziliense), CB, 10/09/23)
Em quantos momentos você já leu, viu ou ouviu a frase acima?
Lembro-me da primeira vez que eu a ouvi. Foi em 1961, após uma tromba d’água que caiu nas nascentes do Ribeirão Garcia e levou minha casa e 4 irmãos.
E desde então, à cada nova catástrofe, a mesma ladainha. . .
Ação concreta dos governantes a favor da sociedade só quando os cidadãos e cidadãs concretamente fragilizam o político. Enquanto ele for forte, nós seremos os fracos
Xiii. . .cortaram os barbantes da “marionete de PuTin”!
. . .
Ao anunciar no sábado que o Brasil não irá prender Vladimir Putin se ele viajar ao país para a cúpula do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva violaria o Estatuto de Roma, que cria o Tribunal Penal Internacional e a própria Constituição brasileira.
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/09/10/lula-violaria-haia-se-nao-prender-putin-e-caso-iria-a-conselho-de-seguranca.htm)
Bom. . .violar leis, tratados, normativos é com ele mesmo!
Recado do “estafeta de Pequim” ao mundo!
“Lula diz no G20 que Putin não será preso se vier ao Brasil para cúpula de 2024”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/09/lula-diz-no-g20-que-putin-nao-sera-preso-se-vier-ao-brasil-para-cupula-de-2024.shtml)
Tucano mete o bico e esquece o rabo!
“Sem povo”
Para o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), a falta de público nos desfiles de 7 de setembro em todo o País é “o triste reflexo da falta de confiança, credibilidade e conexão do governo com a sociedade”.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/cpi-do-mst-deve-indiciar-deputado-do-pt-e-invasor-de-terras-ze-rainha)
A ausência de povo excelência, é o reflexo da desconfiança do povo com todas as “otoridades”, principalmente parlamentares!
Como sempre, fufucando o erário!
“Ostentação em dia”
Janja desembarcou na Índia ostentando a luxuosa bolsa da grife francesa Celine. A peça, obrigatória para peruas em geral, só cabe no orçamento da burguesia: é vendida no site da marca por R$21,4 mil.
“Casal esbanja”
Chamados de “casal esbanja”, Lula e Janja empurraram ao pagador de impostos uma fortuna para bancar a hospedagem no luxuoso Taj Palace, na Índia. A ida ao G20 custou, só de hotel, R$1,7 milhão.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/cpi-do-mst-deve-indiciar-deputado-do-pt-e-invasor-de-terras-ze-rainha)
Parafraseando o Expedito Machado De Carvalho e Antonio Carlos Pereira, sua sua canção “A Grande Família”:
. . .
Fufuca pai, fufuca mãe, fufuca filha
Eu também sou da família, também quero fufucar
. . .
https://www.youtube.com/watch?v=xs0XzbC4zUI
Estamos fufucados
Fufuca no Esporte faz sentido. Pelo menos no futebol!
O Bruno Henrique tem muita intimidade com a fufuca (bola). Já o gabigol, vive na fufuca (banheira). O árbitro deu cartão amarelo para o Arrascaeta, estava fufucando (fazendo cera). No Brasileirão, 4 clubes estão na fufuca (zona de rebaixamento). Entre eles o time do Pelé e o time do Valthinho!
E na política?
Bom! A janja e o lula, como sempre, estão fufucando o erário!
Matutando bem. . .
Fufuca é sinônimo de panaceia!
E quando a insegura jurídica predomina, ocorre o quê mesmo?
“Depois da Lava-Jato, MP nunca mais será o mesmo”
(Ana Maria Campos, Eixo Capital, CB, 09/09/23)
Há um receio entre integrantes do Ministério Público de que o próximo comando na Procuradoria-geral da República assuma com um olhar de críticas e punições a todos os atos praticados pelas forças-tarefas da Operação Lava Jato, em Curitiba, no Rio e em Brasília.
Para chegar lá, o novo PGR ou a nova PGR terá de agradar o presidente Lula, que nunca escondeu a sede de vingança contra todos que contribuíram para os seus 580 dias de prisão.
Depois da decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de considerar o trabalho de procuradores ilegal e uma armação, ao invalidar provas obtidas a partir do acordo de leniência firmado pela Odebrecht, o caminho da vingança está aberto.
Tudo isso tem sido considerado para muitos uma forma de punir Sergio Moro e Deltan Dallagnol.
Mas, para chegar a esse objetivo, outros procuradores podem sofrer as consequências.
A primeira repercussão já é evidente: o receio de muitos integrantes do MP de realizar um trabalho firme contra os poderosos do colarinho branco, sob risco de ter de pagar com a própria carreira e com o patrimônio, caso haja algum tipo de contestação.
Não há dúvidas de que o Ministério Público nunca mais será o mesmo.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/09/09/interna_cidades,389224/eixo-capital.shtml)