Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXCIII

Qualquer semelhança com o governico de Lula, Janja e democratas a$$ociado$ é mera coincidência. Sob a suprema toga, eles “se julgam-se” refratários. Mas, ao fim e ao cabo, todos sairemos chamuscados (Miguel José Teixeira). Charge de Marília Marz, no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

49 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXCIII”

  1. Miguel José Teixeira

    . . .”Há acusações que pesam mais que outras?”. . .

    Almeida x Juscelino: o critério de Lula para demitir ministros
    (Felipe Moura Brasil, O Antagonista, 06/09/24)

    Depois que a primeira-blogueira Janja postou foto de beijo na testa da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), uma das alegadas vítimas do ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) em casos de assédio sexual apontados pela ONG Me Too Brasil, Lula disse nesta sexta-feira, 6 de setembro, que quem pratica assédio não pode ficar no governo.

    Mas isso já vale para quem é acusado?

    No caso do ministro Juscelino Filho (Comunicações), indiciado em 11 de junho de 2024 pela Polícia Federal por corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa, Lula alegou que o indiciamento ainda tinha “que ser aceito ou pelo Alexandre de Moraes ou pelo procurador-geral da República”, Paulo Gonet.

    Moraes se acertou com Lula depois que o presidente indicou, em maio de 2023, dois aliados do ministro do STF para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonet, ex-sócio do ministro Gilmar Mendes, do Supremo, foi indicado pelo próprio Lula, em gratidão pela atuação de Gilmar no esvaziamento da Lava Jato, a começar pela mudança decisiva de voto que levou à soltura do petista, com a derrubada da prisão em segunda instância. Em três meses desde o indiciamento da PF, a PGR ainda não denunciou Juscelino ao STF. Com isso, Lula mantém o Centrão contemplado com espaço no governo, em troca de potenciais votos no Congresso.

    Já Silvio Almeida, que ainda será investigado pela PF, não foi sequer indiciado, mas a pressão aumenta para que ele seja exonerado do cargo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo, ele publicou livros sobre “Racismo Estrutural” e pensadores como Jean-Paul Sartre e Georg Lukács, além de ter apresentado um programa que recebia cantores, atores e comunicadores esquerdistas, de modo que sua nomeação contemplou a esquerda acadêmica, artística e midiática.

    O suposto critério de Lula para a demissão de ministros envolvidos em escândalos vai ser mantido? Ou há acusados mais culpados que outros, a depender dos alegados crimes, das alegadas vítimas, das amizades da primeira-dama e da quantidade de votos de parlamentares que eles podem trazer?

    As reações giratórias de Almeida, apontando campanha de racismo, fogo amigo no governo e retaliação de ONG, além do caso de coação de servidores para saírem em sua defesa, podem exercer, claro, um peso político a mais para a sua demissão. Inocente ou culpado, ele já deveria saber o óbvio: no país da corrupção relativa, o assédio não é tão relativo assim.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/almeida-x-juscelino-o-criterio-de-lula-para-demitir-ministros/)

    Só pra PenTelhar. . .
    “Se-locupletar-se pode! Assediar, não!

  2. Miguel José Teixeira

    Espera-se que não seja o primeiro e único à cair!

    Escândalo sexual derruba ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida
    (Mael Vale, Diário do Poder, 06/09/24)

    O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido do cargo nesta sexta-feira (6) após a série de escândalos envolvendo denúncias de assédio sexual contra funcionárias e até contra a colega de Esplanada Anielle Franco (Igualdade Racial).

    Nesta manhã, o presidente Lula (PT) admitiu que tinha conhecimento das denúncia de assédio envolvendo Almeida e que não aceita no governo dele quem prática esses atos criminosos.

    “Alguém que pratica assédio não vai ficar no governo. Eu só tenho que ter o bom senso de que é preciso que a gente permita o direito à defesa, a presunção de inocência. Ele tem direito de se defender. […] Porque, veja, eu tô numa briga danada contra a violência contra as mulheres. Meu governo tem prioridade em fazer com que as mulheres se transformem, definitivamente em uma parte importante da política nacional. Então, eu não posso permitir que tenha assédio. Nós vamos apurar corretamente, mas acho que não é possível a continuidade [de Almeida] no governo, porque o governo não vai fazer jus ao seu discurso, à defesa das mulheres, à defesa inclusive dos direitos humanos, com alguém que seja acusado de assédio”, declarou Lula em entrevista à Rádio Difusora, de Goiânia.

    Professora diz que Almeida a violentou sexualmente
    Como noticiou o Diário do Poder, a professora Isabel Rodrigues narrou uma situação e denunciou o ministro do governo Lula de abuso sexual. A situação teria ocorrido em 2019.

    Isabel conta que Silvio era um amigo e que eles almoçaram por diversas vezes, mas que em um dos encontros ele levantou a saia dela e “colocou a mão com vontade”.

    “Fiquei estarrecida e com vergonha. Demorou para eu entender que eu estava sendo vítima de violência sexual”, conta a professora.

    Isabel afirmou que o ato mexeu muito com ela e que teve até que fazer terapia.

    “A violência sexual sofrida há cinco anos foi tema em sessões de terapia. Foi tema de conversas com minhas irmãs e amigos mais próximas. Pensei muitas vezes em denunciar. Não o fiz por vários motivos, e o motivo maior, foi o medo disso voltar contra mim. Silvio tem o conhecimento da lei e poderia facilmente fazer as coisas mudarem de rumo. O ministro diz não ter materialidade as acusações contra ele. As sessões de terapia. O retorno de minha família, de meus amigos ontem e hoje, ao saber das acusações contra ele materializam a violência que sofri. Ela é objetiva. Aconteceu”, afirmou.

    Estudantes relatam abusos sexuais também
    Estudantes da universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde o ministro foi docente, relatam propostas de encontros sexuais em troca de melhora na nota de alunas que corriam risco de reprovação.

    Os casos teriam ocorrido ao menos entre 2007 e 2012.

    Veja a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência sobre a demissão de Silvio Almeida

    Nota à Imprensa

    Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início da noite desta sexta-feira (6), o presidente Lula decidiu pela demissão do titular da Pasta de Direitos Humanos e Cidadania.

    O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual.

    A Polícia Federal abriu de ofício um protocolo inicial de investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

    O Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada.

    (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e01-brasil/escandalo-sexual-derruba-ministro-dos-direitos-humanos-silvio-almeida)

  3. Miguel José Teixeira

    Descobriu-se que o supremo didi tótó, sob à toga, está nú!

    “STF reverte decisão de Toffoli que livrou Marcelo Odebrecht”
    (Mael Vale, Diário do Poder, 06/09/24)

    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu nesta sexta-feira (6) a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou os atos da Lava Jato contra o empresário Marcelo Odebrecht. O julgamento corre no plenário virtual.

    Gilmar Mendes votou de acordo com o entendimento de Toffoli. Os ministros Edson Fachin e André Mendonça abriram divergência. O placar virou com o voto de Kássio Nunes Marques.

    “Reconhecida a validade do acordo de colaboração premiada, não vejo como afastar a sua aptidão para produzir efeitos perante juízo criminal competente e imparcial. Assim, embora reconhecida a nulidade dos atos processuais praticados pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, o acordo de colaboração premiada continua a ostentar eficácia, em consequência de sua validade”, declarou Marques.

    Em maio deste ano, Toffoli atendendo um pedido da defesa de Marcelo, anulou os atos e encerrou todos os inquéritos envolvendo o empresário enrolado em processos da Lava Jato, maior operação de combate à corrupção do país.

    Ao todo, o magistrado é responsável por 128 canetadas que reverteram a situação de réus na operação.

    Toffoli anulou ainda, o pedido do Ministério Público Federal (MPF) sobre informações de contas da Novonor (antiga Odebrecht) em Andorra, na Europa.

    O pedido, feito pelo procurador Walter José Mathias Júnior, buscava esclarecer os objetivos das contas no país relacionadas a duas offshores, Lodore Foundation e Klienfeld Services.

    PGR
    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou em junho que o STF revisasse a decisão de Toffoli que anulou todos os atos da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) contra Marcelo Odebrecht.

    O chefe da PGR ressaltou na ocasião a obviedade dos fatos ignorada pelo ministro, ao lembrar que o próprio STF atuou na supervisão final dos acordos firmados junto à cúpula do MPF, longe do poder decisório do conluio atribuído ao ex-juiz da Lava Jato e atualmente senador Sérgio Moro (União-PR), e à Força Tarefa da Lava Jato, em Curitiba.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e01-brasil/stf-reverte-decisao-de-toffoli-que-livrou-marcelo-odebrecht)

    Só pra SuTriFar. . .
    Estaria o STF voltando à sua real finalidade?

  4. Miguel José Teixeira

    Todos concordam! Exceto “êles”, os “democratas a$$ociado$. . .

    . . .”Bloqueio ao X e Vaza Toga mostram que é preciso pôr um fim ao estado de exceção criado por Alexandre de Moraes.”. . .

    Crusoé: Ele foi longe demais
    (Redação O Antagonista, 06/09/24)

    Faz uma semana que 22 milhões de brasileiros foram proibidos de acessar a rede social X. Não é apenas que a plataforma tenha sido bloqueada por ordem judicial. A sentença do ministro Alexandre de Moraes, do STF, também submeteu qualquer cidadão que a visite, usando recursos tecnológicos como uma VPN, ao risco de ser castigado com a pesada multa de 50 mil reais.

    Quem defende a decisão diz que a culpa é de Elon Musk, o bilionário dono do X, notoriamente simpático a populistas de direita como Donald Trump e Jair Bolsonaro. Musk desafiou a justiça brasileira, negando-se não apenas a retirar de circulação conteúdos e perfis apontados como “perigosos para a democracia”, mas também a nomear um representante local da plataforma, como pedem as leis nacionais. Com isso, teria tornado inevitável a medida drástica do bloqueio. Nenhum país pode deixar passar em branco o descumprimento de ordens judiciais. Se a moda pega, instala-se o caos.

    O problema dessa argumentação é que ela resume um filme de longa-metragem a uns poucos fotogramas. Nessa redução, perde-se de vista algo essencial: há mais de cinco anos, teve início um processo de concentração de poderes nas mãos, sim, de Alexandre de Moraes, mas com absoluto respaldo de seus colegas de toga. Nesse período, o STF teve mais de uma oportunidade para interromper a escalada, ou ao menos moderá-la. Sempre optou por legitimar as escolhas de Moraes, fazendo de conta, em alguns momentos, que o absurdo é trivial. Chegou-se agora ao ponto em que se busca normalizar a interferência nos direitos e no cotidiano de milhões de usuários do X, tratados como meras vítimas colaterais de uma guerra santa em nome da democracia. A história foi longe demais (1), diz a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Carlos Graieb e Wilson Lima.

    Eleições, Orçamento e Venezuela
    A matéria “A política dos ‘cortes’” (2), assinada por Wilson Lima, mostra como a campanha eleitoral deste ano, que já teve até candidato com lança-chamas, tem prescindido das discussões sérias, limitando-se à pirotecnia dos embates de caráter pessoal, das palhaçadas e dos slogans ideológicos vazios. A personificação deste movimento está no ex-coach e influenciador digital Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo.

    Na reportagem “Covardia de Lula empurra o Brasil para o desastre” (3), Rodrigo Oliveira diz que a apresentação do Orçamento 2025 confirmou a previsão dos críticos das ideias da equipe econômica do governo Lula: o novo regime fiscal está estrangulando as contas públicas e, se não for resolvido urgentemente, pode deixar um passivo trágico para o futuro.

    Em “Avança a repressão na Venezuela” (4), Caio Mattos aborda a ampliação da perseguição política na Venezuela, que resultou na ordem de prisão do principal adversário do ditador Nicolás Maduro no pleito de 28 de outubro, o opositor Edmundo González.

    Colunistas (5)
    Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Ivan Sant’Anna, Josias Teófilo, Rodolfo Borges, Jerônimo Teixeira, Leonardo Barreto e Orlando Tosetto Júnior.

    (+em: https://crusoe.com.br/#edicao)
    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/crusoe-ele-foi-longe-demais/#goog_rewarded)

    (1) https://crusoe.com.br/edicoes/331/ele-foi-longe-demais/

    (2) https://crusoe.com.br/secao/reportagem/a-politica-dos-cortes/

    (3) https://crusoe.com.br/edicoes/331/covardia-de-lula-empurra-o-brasil-para-o-desastre/

    (4) https://crusoe.com.br/edicoes/331/avanca-a-repressao-na-venezuela/

    (5.1) Ivan Sant’Anna: https://crusoe.com.br/edicoes/331/para-onde-vao-o-copom-e-o-fomc/
    (5.2) Josias Teófilo: https://crusoe.com.br/edicoes/331/o-cineasta-integral/
    (5.3) Rodolfo Borges: https://crusoe.com.br/edicoes/331/o-clube-da-luta-organizada/
    (5.4) Jerônimo Teixeira: https://crusoe.com.br/edicoes/331/o-x-nao-tem-a-cara-de-elon-musk/
    (5.5) Leonardo Barreto: https://crusoe.com.br/edicoes/331/o-stf-e-o-direito-de-desobediencia/
    (5.6) Orlando Tosetto Júnior: https://crusoe.com.br/cronica/ser-amigo-do-rei/

    Só para lembrar. . .
    Esclareça suas dúvidas ou multiplique-as!

  5. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Coluna CH, DP, 06/09/24)

    …o eleitorado na Câmara é outro.

    Matutando bem…
    Porém, o método de cooPTação é o me$mo!

  6. Miguel José Teixeira

    Será que o Novo assediava a “cumpanhêra”?

    “Mistério Novo”
    Um mistério intriga Brasília: sempre tão agressivo na oposição, o partido Novo se recusou a criticar as relações de Lula (PT) com Deolane Bezerra, “influencer” presa no Recife. Viralizaram na internet as fotos carinhosas de Lula e Janja sorridentes com a acusada de tantos crimes.
    (Coluna CH, DP, 06/09/24)

  7. Miguel José Teixeira

    Assédio do bem?

    “Mão boba”
    Entre os atos grosseiros do ministro Silvo Almeida (Direitos Humanos) contra mulheres, registrados na ONG Me Too Brasil, estão mão boba nas pernas, beijos inapropriados, palavras chulas de cunho sexual etc.

    “Diz aí, Anielle”
    Espera-se da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), que seria vítima de Silvio Almeida, a dignidade de denunciar o assédio, e que Janja e Lula deixem claro se o governo continuará a agasalhar assediador.

    (Coluna CH, DP, 06/09/24)

  8. Miguel José Teixeira

    Lula está feliz: sua ausência foi notada!

    “Há 14 anos Lula enrola e deixa Goiás fora da agenda”

    Se não cancelar de última hora, como já fez por outras três vezes neste mandato, o presidente Lula (PT) tem a chance nesta sexta-feira (6) de visitar Goiás, onde seu partido é fraquinho. O petista pode inclusive aproveitar a ausência do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que está em férias na Grécia com a esposa, entre os convidados do cantor sertanejo Gusttavo Lima. O desprezo de Lula é recíproco, já que 58,71% dos eleitores preferiram Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições.

    Esfarrapada
    Em junho de 2023, sua visita a Rio Verde foi cancelada sob alegado “mau tempo para pouso”, segundo desculpa do Planalto, à época.

    Europa é bom
    A propaganda de Lula divulgou que ele reduziria as luxuosas viagens ao exterior para viajar pelo Brasil, mas não foi bem assim…

    Tô fora
    Lula não esteve em 11 Estados, este ano, maior o desprezo por Acre, Rondônia e Tocantins: ainda não os visitou desde a posse.

    (Coluna CH, DP, 06/09/24)

  9. Miguel José Teixeira

    Essa faceta da “política” brasileira, já entendemos!

    “. . .disputa envolve dossiês, notas plantadas e assassinato de reputações.”. . .

    “O vale tudo pela presidência da Câmara dos Deputados”
    (Wilson Lima, O Antagonisgta, 05/09/24)

    Há aproximadamente um mês, nove em cada dez deputados federais indicavam que a disputa pela presidência da Câmara seria resolvida ‘de cima para baixo’ no instante em que Arthur Lira (PP-AL) sacramentasse seu apoio ao líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA).

    A campanha explícita de Lira, obviamente, incomodou outros partidos que não foram ouvidos previamente sobre a candidatura de Elmar. O deputado baiano nunca foi o queridinho de seus colegas. Seu jeito arrogante e truculento em determinadas situações dificultava qualquer tentativa de acordo.

    O medo dos parlamentares – acreditem – era que Elmar Nascimento se tornasse uma espécie de Lira 2.0 assim que assumisse a presidência da Câmara: fiel no cumprimento de acordos, mas extremamente ríspido no trato com alguns parlamentares diante de determinadas contrariedades. Em resumo: Lira hoje é mais ‘aturado’ que respeitado. E as decisões do STF sobre o orçamento secreto dinamitaram ainda mais a influência do parlamentar junto aos seus colegas.

    A questão é que os outros candidatos também não eram lá os mais populares entre seus colegas. Marcos Pereira (Republicanos) e Antonio Britto (PSD) nunca foram uma unanimidade. Tanto pelas figuras em si quanto pelos seus partidos. O primeiro – embora bispo da Igreja Universal – era visto com ressalvas até mesmo pela Frente Parlamentar Evangélica; o segundo sempre foi apontado por deputados como um congressista sem pulso e personalidade para enfrentar certos ditames do Palácio do Planalto.

    O que está em jogo na disputa pela Presidência da Câmara?
    Neste contexto, aparece Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta também não é o mais popular entre os demais colegas, mas ele é cria da “escola Eduardo Cunha” da qual também saíram nomes como o próprio Arthur Lira e o ministro dos Esportes, André Fufuca. Em resumo: alto poder de negociação com o governo federal, mas sem ser necessariamente submisso a ele.

    Após o lançamento da candidatura de Motta, começou uma intensa guerra de bastidores para minar a capacidade de articulação do deputado paraibano. Notas na imprensa, denúncias sobre suas ligações suspeitas, dossiês… toda aquela baixaria típica das eleições municipais. A disputa pela cadeira mais importante do parlamento virou uma luta de vale tudo.

    Nesta semana, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente do União Brasil, Antoio Rueda, iniciaram uma frente para dinamitar a candidatura de Motta. No próprio PL, a bancada bolsonarista rejeita o parlamentar, mas dificilmente iria contra os ditames de Valdemar Costa Neto.

    O fato é que se Arthur Lira imaginava que haveria consenso entre os deputados, esse consenso – ao menos neste início de setembro – e algo praticamente impossível.

    Mas como se fala normalmente em Brasília: tudo pode acontecer. Inclusive nada.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/o-vale-tudo-pela-presidencia-da-camara-dos-deputados/)

    Só pra leleiar. . .
    Atentem para o poder do bispo macedo, dono da Igreja Universal: já tem até “encoleirado” como forte candidato à presidência da Câmara!

  10. Miguel José Teixeira

    Pedigree ela já o tem!

    . . .”O brasileiro é atraído por esses símbolos de luxo e sucesso, especialmente quando transmitidos por alguém com quem ele se identifica. Diferente de figuras tradicionais, como Luiz Barsi, o maior investidor pessoa física na Bolsa de Valores brasileira, que vive modestamente apesar de seus ganhos milionários diários, influencers como Deolane Bezerra mostram uma vida de luxo que muitos desejam.”. . .

    “E se Deolane Bezerra decidir um dia entrar na política?”
    (Madeleine Lacsko, O Antagonista, 06/09/24)

    Já imaginou a política sendo ocupada por influencers de ostentação com milhões de seguidores leais? É um cenário que parece cada vez mais possível, especialmente quando olhamos para figuras como Deolane Bezerra. Atualmente, ela enfrenta problemas legais, incluindo acusações de lavagem de dinheiro que a levaram à prisão, e tem um patrimônio bastante expressivo. Mas ter riqueza não é o ponto. Ostentar é um valor que, para muitos, gera confiança, seguidores leais e, quem sabe, votos.

    Pablo Marçal, por exemplo, é um caso em questão. Ele utiliza seus bens de luxo, como aviões e helicópteros, para proporcionar experiências exclusivas a seus stakeholders, reforçando a imagem de sucesso e conquista. Deolane tem uma atuação um pouco diferente, ostenta marcas de luxo em suas redes, gerando um tipo de relacionamento que vai além do mero seguidor — ela cria uma base de admiradores fiéis. Ela cria o mito de que “a favela venceu” e reduz todos os que desconfiam dela a invejosos.

    Essa dinâmica não é novidade no mundo dos negócios, mas está ganhando terreno na política. O brasileiro é atraído por esses símbolos de luxo e sucesso, especialmente quando transmitidos por alguém com quem ele se identifica. Diferente de figuras tradicionais, como Luiz Barsi, o maior investidor pessoa física na Bolsa de Valores brasileira, que vive modestamente apesar de seus ganhos milionários diários, influencers como Deolane Bezerra mostram uma vida de luxo que muitos desejam. Isso tem um apelo significativo.

    Com o enfraquecimento do Twitter, essas figuras ganham ainda mais espaço nas redes. O Twitter sempre foi uma plataforma dominada por jornalistas, políticos tradicionais e figuras públicas que, muitas vezes, validavam uns aos outros, moldando a narrativa pública. No entanto, com a plataforma perdendo relevância, surge uma nova oportunidade para os influencers expandirem seu domínio.

    Em contraste, redes como Instagram e YouTube, onde o alcance desses influencers é massivo, continuam crescendo. Nessas plataformas, quem já tem um funil de vendas pronto — um sistema de atrair, engajar e converter seguidores em clientes ou, potencialmente, eleitores — está na frente. E é aí que figuras como Pablo Marçal e Deolane Bezerra brilham.

    A pergunta que fica é: quantos influencers com milhões de seguidores estão à espreita, prontos para transformar sua influência digital em poder político? Deolane já mencionou convites para ingressar na política.

    Quantas outras “Deolanes” existem por aí, prontas para decidir o futuro do país?

    E, mais importante, estamos preparados para um cenário onde a política é dominada por quem sabe jogar o jogo da ostentação e da influência digital?

    A resposta a essas questões pode moldar o futuro da política brasileira de maneiras que ainda estamos começando a entender.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/opiniao/e-se-deolane-bezerra-decidir-um-dia-entrar-na-politica/)

    Matutando bem. . .
    E será que um dia entenderemos a “política” brasileira?

  11. Miguel José Teixeira

    Prooonto! Trump acabou de ganhar um poderoso aliado!

    “Putin diz apoiar Kamala Harris nas eleições dos EUA”
    (Poder360, 05/09/24)(

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, manifestou nesta 5ª feira (5.set.2024) apoio à candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, nas eleições presidenciais dos EUA.

    “Primeiramente, [Joe] Biden recomendou que todos os seus apoiadores apoiassem a senhora Harris. Aqui, vamos fazer isso também, vamos apoiá-la”, afirmou em declarações no Fórum Econômico Oriental, realizado na cidade russa de Vladivostok.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/putin-diz-apoiar-kamala-harris-nas-eleicoes-dos-eua/)

    Só pra PenTelhar. . .
    Seguramente, jamais votaria num candidato apoioado pelo PuTin!

    1. Trata-se de um xiste de alguém que não possui apreço e respeito por democracias, principalmente quando ela é poderosa

      Mas Kamala, poderia aceitar propondo o término imediato da guerra da Rússia contra a Ucrânia, a retirada da Rússia na Ucrânia, incluindo a Crimeia bem como não impor qualquer sansão e objeção à adesão da Ucrânia na Otan

      E a recuperação das cicatrizes físicas e econômicas da guerra que deveriam ser feitas pelos russos, se obtidos o que está no parágrafo anterior ? O ocidente faria isso

  12. Miguel José Teixeira

    . . .”Se há, para alguns, justificativa legal – e até mesmo moral – que socorra o STF e o ministro Moraes, não há, lado oposto, qualquer argumento que legitime a falta de acesso de mais de 20 milhões de brasileiros aos próprios conteúdos, ou de terceiros, à margem da querela jurídica.”. . .

    “Com o X bloqueado, Brasil olha o mundo com óculos rachados”
    (Ricardo Kertzman, O Antagonista, 05/09/24)

    Para o bem ou para o mal, como indivíduos ou sociedade, só tomamos real ciência dos impactos de um evento importante – ou mesmo de uma catástrofe – com o passar dos dias, meses e anos após o acontecimento ou início dos fatos.

    A morte de um ente querido, por exemplo, representa tal conceito como nada neste mundo. O período compreendido entre o passamento de um afeto e a aceitação (compreensão) da perda, chamado de luto, nos traz a exata dimensão da dor e das consequências.

    A recente tragédia mundial, que foi a pandemia do coronavírus, até hoje nos apresenta a salgada conta da disrupção socioeconômica experimentada por cerca de um ano e meio. Talvez ainda leve mais tempo até podermos olhar para trás e finalmente “passar a régua”.

    Pesos e medidas
    A despeito de quaisquer questões jurídicas e políticas, ainda que obviamente devam ser levadas em conta, o bloqueio do X, no Brasil, começa, aos poucos, a apresentar o tamanho do estrago, independentemente do debate sobre censura e liberdade de expressão.

    Os prejuízos materiais, causados pela ordem de bloqueio da plataforma, são literalmente incalculáveis, assim como o impacto às comunidades científica, jornalística, política e tantas outras que dependem, em grande medida, do acesso à rede para simplesmente trabalhar.

    Se há, para alguns, justificativa legal – e até mesmo moral – que socorra o STF e o ministro Moraes, não há, lado oposto, qualquer argumento que legitime a falta de acesso de mais de 20 milhões de brasileiros aos próprios conteúdos, ou de terceiros, à margem da querela jurídica.

    Justiça ou justiçamento
    É comum, entre os operadores do Direito, a estrita observância da proporcionalidade e dos impactos dos pedidos e das decisões judiciais. Os riscos e as consequências devem ser sempre levados em conta, já que o prejuízo não pode ser maior que o benefício.

    Uma ação por danos, por exemplo, que peça um determinado valor como reparação, deve levar em conta tanto o correto cálculo do prejuízo apurado como os riscos sucumbenciais em caso de insucesso. Não adianta pedir o mundo, levar uma ilha e ter de pagar um continente.

    A gravidade da decisão de Xandão extrapola seu benefício, e isso é indiscutível. O orgulho pessoal do magistrado e questões ideológicas não podem se sobrepor às questões de ordem prática, real, que afetam dezenas de milhões de brasileiros, sob pena do mais crasso justiçamento, prática diametralmente oposta aos princípios da nossa Constituição. Aliás, ela ainda existe?

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/com-o-x-bloqueado-brasil-olha-o-mundo-com-oculos-rachados/)

    O piNçador Matutildo, piNçou:
    “. . .prática diametralmente oposta aos princípios da nossa Constituição. Aliás, ela ainda existe?”

    E o Bedelhildo, entogou:
    Existir ela existe! Porém, somente na versão criativa sob as 11 supremas togas!

  13. Miguel José Teixeira

    Se a dupla não consegue persuadir seus pares por aqui, o que farão lá?

    “Van Hattem e Girão vão aos EUA denunciar “ditadura” do STF ”
    (Poder360, 05/09/24)

    O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE) vão conversar com parlamentares norte-americanos sobre a “escalada antidemocrática” no Brasil. Os congressistas embarcaram para os Estados Unidos na madrugada desta 5ª feira (5.set.2024). Eles pedem o impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

    “Saímos há pouco do Congresso e já estamos embarcando rumo aos EUA! Vamos atualizar parlamentares americanos sobre a escalada antidemocrática no Brasil”, declarou van Hattem e Girão em publicação no perfil do Instagram de ambos. Os congressistas ainda afirmaram: “Chega de ditadura. Basta de censura!”
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/van-hattem-e-girao-vao-aos-eua-denunciar-ditadura-do-stf/)

    Só pra intisicar. .
    The Dumb & Dumber (debi & loide) estão à inaugurar o “Voa Brasil International ParasiTeClass”.
    Vão se lavar seus catinguentos!

  14. Miguel José Teixeira

    Eles não conhecem a máxima do (blaaaargh) delfim netto!

    “Esquerda francesa reage à nomeação de primeiro-ministro”
    (Redação O antagonista, 05/09/24)

    Após recusar o nome de Lucie Castets sugerido o pela coalizão de esquerda NFP e testar vários nomes em dias intermináveis de articulação política, Emmanuel Macron nomeou um experiente político de direita como primeiro-ministro. A esquerda reagiu com indignação

    Patrick Kanner, presidente do grupo socialista no Senado, reagiu no X à nomeação de Michel Barnier: “Vamos opor-nos à continuidade da política de Emmanuel Macron”, reagiu “Senhor Primeiro Ministro, você vai revogar a reforma previdenciária? Estabelecer uma ISF climática? Fortalecer nossos serviços públicos? Provavelmente não. Um presidente de direita nomeia um primeiro-ministro de direita.”

    Partido socialista anuncia que vai censurar Michel Barnier

    Num comunicado de imprensa, o Partido Socialista anunciou que os 66 representantes eleitos do seu grupo parlamentar na Assembleia Nacional irão censurar o novo Primeiro-Ministro. “Michel Barnier não tem legitimidade política nem legitimidade republicana. Esta situação gravíssima não é aceitável para os democratas que somos”, justifica o partido de esquerda.

    Esta posição não é uma surpresa. O presidente do grupo Socialistas e Aliados da Assembleia Nacional, Boris Vallaud, avisou que qualquer primeiro-ministro de direita seria censurado.

    Descriminalização da homossexualidade
    O extremista de esquerda, Jean-Luc Mélenchon (LFI), na sua reação contundente à nomeação de Michel Barnier para cargo de primeiro-ministro, não deixou de salientar que o novo primeiro-ministro votou em 1981 contra a descriminalização da homossexualidade.

    “Qual o significado de tal mensagem?”, perguntou retoricamente ao seu séquito nas redes sociais, que agora o ajudam a divulgar este voto de há mais de 40 anos.

    Mesmo que seja antiga, tal posição constitui um casus belli para a esquerda. “Michel Barnier é tão velho que pôde votar a descriminalização da homossexualidade. Adivinha em que ele votou? Contra”, diz um executivo comunista no X, por exemplo.

    Acordo com Le Penn?
    Clémence Guetté, outro deputado do partido extremista La França Insoumise (LFI), acusou Macron de se coligar com Le Penn:

    “O presidente nomeia Michel Barnier com autorização do RN. O macronismo entra numa coligação de fato com Marine Le Pen. Este é um ponto de viragem sem precedentes na história deste país!”, escreveu o deputado em seu perfil no X

    A secretária nacional dos Ecologistas, Marine Tondelier, também reagiu à nomeação num longo vídeo. “Não só o rumo não vai mudar, mas com o senhor Barnier, o principal risco é que esse rumo se intensifique”, continuou ela. A ecologista evoca “uma situação extremamente preocupante”

    Sai Attal, entra Barnier
    O ex-primeiro-ministro Gabriel Attal publicou um vídeo no X para agradecer aos franceses. “Sou movido por uma única paixão: servir, ser útil ao meu país”, afirma. “O vínculo que temos é a coisa mais preciosa que tenho. Conte comigo para continuar tecendo-o”, finaliza.

    A transferência de poder entre Gabriel Attal, primeiro-ministro renunciante, e Michel Barnier será realizada em Matignon. Tradicionalmente, um discurso é então proferido.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/mundo/esquerda-francesa-reage-a-nomeacao-de-primeiro-ministro/)

  15. Miguel José Teixeira

    Presidente francês revisita a máxima do (blaaaargh) delfim netto. . .

    “Macron nomeia político de direita como primeiro-ministro
    (Redação O Antagonista, 05/09/24)

    Sessenta dias depois da segunda volta das eleições legislativas, e após duas semanas de laboriosas consultas formais e informais, o Chefe de Estado francês fez finalmente, esta quinta-feira, 5 de setembro, a sua escolha: o novo primeiro-ministro é Michel Barnier.

    Trata-se de um experiente político de direita, de herança gaulista, de 73 anos e que se torna, agora, o primeiro-ministro mais velho da Quinta República.

    Seu currículo político é longo: deputado, quatro vezes ministro, duas vezes Comissário europeu e, finalmente, negociador-chefe da União Europeia para o Brexit.

    Barnier apresentou-se em 2021 no congresso republicano para indicar o candidato presidencial de direita, fracassando no primeiro turno, com 23% dos votos. O seu nome também foi mencionado, durante algum tempo, para assumir a liderança da lista do LR nas eleições europeias de 9 de junho.

    Emmanuel Macron encarregou Michel Barnier “de formar um governo unificador a serviço do país e dos franceses”, indica o Palácio do Eliseu num comunicado de imprensa.

    “Esta nomeação surge após um ciclo de consultas sem precedentes durante o qual, de acordo com o seu dever constitucional, o Presidente garantiu que o Primeiro-Ministro e o futuro governo reuniriam as condições para serem o mais estáveis possíveis e darem a si próprios a oportunidade de reunir tão amplamente quanto possível”, acrescenta a presidência no comunicado, justificando, de alguma forma, a interminável novela que levou a esta decisão.

    O secretário-geral do Eliseu, Alexis Kohler, que atuou como intermediário entre Emmanuel Macron e Michel Barnier, vinha promovendo o nome deste último desde o início do verão.

    Sem moção de censura
    A opção Barnier voltou às discussões no início da semana, quando Emmanuel Macron tomou nota do fato de Xavier Bertrand, tal como Bernard Cazeneuve, arriscarem uma moção de censura imediata na Assembleia Nacional.

    A partir de quarta-feira, o Chefe de Estado consultou os líderes republicanos para testar esta via, a começar pelo presidente do Senado, Gérard Larcher, que não foi hostil a esta escolha. Ele também fez uma nova rodada de telefonemas para líderes de partidos e grupos políticos na Assembleia Nacional para garantir a “não censura” do novo primeiro-ministro, o critério essencial apresentado no Eliseu durante semanas.

    A questão colocou-se essencialmente a Marine Le Pen. Na quinta-feira, 5, os representantes eleitos do Rassemblement Nacional (RN) foram menos categóricos sobre Michel Barnier.

    Seu perfil “não faz ninguém sonhar”, mas “estou esperando para ver”, declarou o deputado do RN Sébastien Chenu à BFMTV. O RN, portanto, não censuraria “imediatamente” um primeiro-ministro que se mostra proporcional, que combate a imigração, atua sobre segurança, preocupa-se com o poder de compra dos franceses e que “respeita o RN como primeira força política”, esclareceu.

    O seu colega Jean-Philippe Tanguy, por sua vez, chamou Michel Barnier de “fóssil” no France Inter, mas sem fazer planos para uma censura imediata. Foi o suficiente para abrir caminho ao novo Primeiro-Ministro.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/mundo/macron-nomeia-politico-de-direita-como-primeiro-ministro/)

    . . .”o poder, assim como o violino, se pega com a esquerda e se toca com a direita. “!

  16. Miguel José Teixeira

    Lula é mesmo um exímio alquimista!

    “Otácvio Guedes diz que conceder honraria de mérito à primeira-dama é “coisa de República de Bananas’”. . .

    “Comentarista critica medalha a Janja e colegas riem de palavrão: “Tudo vira b…”
    (Jeff Benício, portal Terra, 04/09/24)

    A última pauta do ‘GloboNews Mais’ desta quarta-feira (4) foi a repercussão da medalha do mérito Oswaldo Cruz dada pelo presidente Lula a sua mulher, Rosângela da Silva, a Janja. 

    Tradicional, a homenagem geralmente condecora profissionais com relevante contribuição à saúde da população brasileira. A inclusão da socióloga na lista causou questionamentos.

    O comentarista de política Octávio Guedes, famoso pela falta de filtro, recorreu ao verso de uma música composta por Moacyr Franco e popularizada na voz de Rita Lee para ilustrar a importância da medalha. 

    “Depois da morte, ‘tudo vira bosta’”, disse. A âncora Júlia Duailibi e o outro comentarista, Joel Pinheiro da Fonseca, não conheciam a canção. Então o veterano leu um trecho.

    “O ovo frito, o caviar e o cozido 
    A buchada e o cabrito 
    O cinzento e o colorido 
    A ditadura e o oprimido 
    O prometido e não cumprido 
    E o programa do partido 
    Tudo vira bosta”

    De perfil discreto e elegante, Júlia caiu no riso pelo uso do palavrão ao vivo. Joel também achou graça. “Ele estava louco para falar… Rompendo paradigmas em cadeia nacional”, disse a jornalista. “Te conheço, meu caro, você estava querendo chegar neste ponto.” 

    Depois do inesperado momento de humor, a apresentadora avisou que iria “embora correndo” e encerrou o telejornal.

    (Fonte: https://www.terra.com.br/diversao/tv/comentarista-critica-medalha-a-janja-e-colegas-riem-de-palavrao-tudo-vira-b,e0ce145c2a93b7623338d2e90635fe04f74t0qbf.html)

    Rita Lee e “Tudo vira bosta”:
    https://www.youtube.com/watch?v=e06USsgta7I

    Parabéns ao Jornalista Octávio Guedes pela excelente analogia!

  17. Miguel José Teixeira

    Depreciando a láurea!

    “Pobre Oswaldo Cruz”
    Sem justificativa, Lula concedeu a Medalha Oswaldo Cruz, por “serviços à saúde”, à própria mulher, à eleitora Xuxa, à empresária cambaleante Luiza Trajano e um deputado do PT. O cientista se revira no túmulo.
    (Coluna CH, DP, 05/09/24)

    Só pra PenTelhar. . .

    Art. 1º A Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, criada pelo Decreto nº 66.988, de 31 de julho de 1970, destina-se a galardoar pessoas nacionais e estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas, relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, se hajam distinguido de forma notável ou relevante e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. (Redação dada pelo Decreto nº 76.038, de 1975).

    Portanto, você decide!

  18. Miguel José Teixeira

    Traíra chamuscada pelos incêndios no Pantanal.

    “Missão difícil”
    (Denise Rothenburg, Blog da Denise, CB, 05/09/24)

    A ministra da Planejamento, Simone Tebet, vai ficar rouca de tanto defender a proposta orçamentária encaminhada ao Congresso. Porém, se depender dos senadores, a perspectiva de aprovação de aumento de impostos é nula. Nos bastidores, não há quem defenda aumento de Juros sobre Capital Próprio (JCP) e de contribuição sobre o lucro.

    Roda presa refuta traíra do Pantanal!

    “Preservado”
    (Denise Rothenburg, Blog da Denise, CB, 05/09/24)

    Do alto de quem comanda um Poder, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não recebeu a ministra Simone Tebet, segundo seus colegas de Casa, justamente para ficar fora dessa discussão. Neste momento, Pacheco precisa se recolher para, mais à frente, entrar no papel de pacificador entre os senadores e o governo.

    Matutando bem. . .
    A traíra do Pantanal e o roda presa do senado “se-merecem-se”!
    Não valem o cocô que fazem!

  19. Miguel José Teixeira

    Pra não dizerem que é apenas uma encenação!

    “Padilha cria problema para sabatina de Galípolo”
    (Coluna CH, Diário do Poder, 05/09/24)

    O Planalto correu para tentar livrar Alexandre Padilha (Relações Institucionais) de mais uma desmoralização, mas não deu. Enrolado na tramoia de Lula para esvaziar a presidência e até antecipar a saída de Roberto Campos Neto do Banco Central, o ministro seguiu ordens do chefe e plantou que seria no dia 10 a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para o lugar de Campos Neto, atropelando a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e anunciou Jaques Wagner (PT-BA) relator.

    Senadores escanteados
    Presidente da CAE, Vanderlan Cardoso, a quem cabe indicar o relator, avalia também os baianos Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD).

    Motivo da pressa
    Dia 10 não dá: norma do BC obriga Galípolo ao “período de silêncio”, no período de sete dias antes a sete depois da reunião do Copom, dia 17.

    Questão de interpretação
    No governo havia até plano para viabilizar sabatina em sessão secreta para driblar o “período de silêncio”. Sem previsão legal, não colou.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/senado-avalia-submeter-ao-plenario-atos-de-moraes-contra-marcos-do-val)

  20. Miguel José Teixeira

    Criando dificuldades para exigir facilidades!

    Sobre os 3 PeTardos (abaixo replicados) do TCU contra o governico do esbanjador lula, esbanjatriz janja & “democratas” a$$ociado$ cabe uma pergunta:
    será que os tutorados do TriConUni estão fazendo o mesmo jogo do SuTriFe?

    Vai saber. . .
    “Essa gente são fogo”!!!

  21. Miguel José Teixeira

    Xiii. . .fedeu!

    “TCU investiga se governo do PT favoreceu Starlink, de Musk, em licitações”
    (Redação O Antagonista, 04/09/24)

    A Starlink, empresa de internet por satélite do bilionário Elon Musk, é alvo de dois processos no Tribunal de Contas da União (TCU), que investigam um possível direcionamento em licitações do programa de conectividade de escolas, tocado pelos ministérios das Comunicações e da Educação, e do Exército.

    Nos dois casos, a licitação traria requisitos técnicos que apenas a Starlink seria capaz de cumprir.

    O programa de conectividade de escolas é parrudo – um dos maiores do mundo. Em 2023, teve início um processo de contratação para entrega de internet a 28 mil pontos de acesso, dividido em dois lotes. O Lote 2, relativo a 5 mil pontos de acesso, fez soar os alertas: ele exigia velocidade de 60 megabits para download de dados, algo que somente a Starlink estava apta a oferecer. Os ganhos estimados para a empresa de Musk poderiam chegar a 1,8 bilhão de reais em 60 meses.

    A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados realizou duas audiências públicas com representantes do governo para tratar do assunto, em 2023. Em abril deste ano, o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) enviou ao TCU um pedido de auditoria da licitação. O processo está sob relatoria do ministro Jhonatan de Jesus.

    A licitação aberta pelo Comando Militar da Amazônia tem valores mais modestos, de 5,1 milhões de reais, mas lida com informações estratégicas. Pretende selecionar um provedor de internet que atenda necessidades do Exército “na região amazônica e na faixa de fronteira, tais como aplicações de vídeo para acompanhamento de operações em lugares remotos, telefonia IP, videoconferência, acesso a sistemas corporativos administrativos e operacionais”.

    Mais uma vez, foram estabelecidos padrões bastante exigentes: velocidade mínima de 80 megabits de download, 20 megabits de upload e latência (velocidade de envio de pacotes de dados) não superior a 100 milissegundos. Há empresas brasileiras que operam sistemas de satélite semelhantes ao da Starlink e conseguiriam atender os requisitos de velocidade para download e upload, mas não os de latência.

    O relator é o ministro Aroldo Cedraz. Os…
    (+em: https://crusoe.com.br/diario/tcu-investiga-se-governo-do-pt-favoreceu-starlink-de-musk-em-licitacoes/)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/crusoe-tcu-investiga-se-governo-do-pt-favoreceu-starlink-de-musk-em-licitacoes/)

  22. Miguel José Teixeira

    Será que é à vera ou é à brinca?

    “TCU vai apurar as ações do governo no combate a seca”
    (Eric Napoli, Poder360, 04/09/24)

    O plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou nesta 4ª feira (4.set.2024) a realização de um levantamento em caráter urgente das ações do governo federal para combater os efeitos das secas e as consequências para o sistema elétrico do país.

    A partir dessa deliberação, o corpo técnico da Corte de Contas vai se debruçar sobre o planejamento do Ministério de Minas e Energia, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do ONS (Operador Nacional do Sistema) para mitigar os efeitos da estiagem na operação das hidrelétricas, que correspondem por cerca de 60% da produção de energia elétrica no país.

    A sugestão foi do ministro Benjamin Zymler e endossada pelo presidente da Corte de Contas, ministro Bruno Dantas. O levantamento, que poderá evoluir para uma auditoria, será realizado pela AudEletrica (Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear).
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-energia/tcu-vai-apurar-as-acoes-do-governo-no-combate-a-seca/)

  23. Miguel José Teixeira

    Vale a pena ver de novo?

    “TCU identifica sobrepreço e propina em obra de Abreu e Lima”
    (Geraldo Campos Jr., Poder360, 04/09/24)

    O TCU (Tribunal de Contas da União) identificou que houve sobrepreço e pagamento de propina em obras para construção de tubovias na Rnest (Refinaria Abreu e Lima), em Ipojuca (PE). A corte condenou ex-gestores da Petrobras e empreiteiras ao ressarcimento de prejuízo aos cofres públicos por irregularidades nos contratos.

    O processo votado nesta 4ª feira (4.set.2024) é um desdobramento da Operação Lava Jato. Se arrastava na Corte de Contas desde 2016. Encontrou irregularidades como sobrepreço de R$ 412 milhões em valores históricos, o que dá cerca de R$ 650 milhões com a correção monetária.

    Segundo o Tribunal, esse valor extra teria sido apurado com a mão de obra, aquisição de equipamentos e de subempreiteiras paras as obras de Abreu e Lima, beneficiando as construtoras envolvidas. Também foi comprovado no processo o pagamento de propinas que atingiram o valor de R$ 18 milhões, sendo R$ 6 milhões para agentes públicos ligados à cúpula da Petrobras na época.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-infra/tcu-identifica-sobrepreco-e-propina-em-obra-de-abreu-e-lima/)

    Só pra SuTriFar. . .
    Muita calma nessa hora, senhores “pacientes”. A suprema toga do didi tótó está pronta para ampará-los!

  24. Miguel José Teixeira

    Pelas fortes ligações com o casal de esbanjadores, lula & janja, periga já, já surgir um indulto presidencial!

    “Deolane Bezerra tem habeas corpus negado e chega a penitenciária em PE”
    (+em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/09/04/deolane-bezerra-habeas-corpus.htm)

    E sabem do que a “célebre influencer” é acusada?
    Deolane Bezerra foi presa no Recife-PE, durante uma operação contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

  25. Miguel José Teixeira

    …”Pensadas para aumentar a eficiência do tribunal, Turmas acabaram ganhando outra finalidade: sonegar certas questões do debate de todo o colegiado.”…

    Crusoé: O “desvio de finalidade” das Turmas do STF
    (Carlos Graieb, O Antagonista, 04/09/24)

    Depois de suspender o acesso de 22 milhões de usuários ao X, o ministro Alexandre de Moraes tinha duas alternativas: enviar sua decisão para o plenário da Corte, onde seria analisada por todo o colegiado, ou para o plenário da Primeira Turma, composta por outros quatro colegas, além dele.

    Moraes optou pela segunda alternativa. Dessa forma, conseguiu que sua decisão fosse ratificada por unanimidade, com um único reparo do ministro Luiz Fux, que achou draconiano demais o dispositivo que impõe multa de 50 mil reais a quem usar recursos como a VPN para acessar a plataforma de mensagens no Brasil.

    Se Moraes tivesse enviado o processo para o plenário da Corte, é certo que teria alcançado o mesmo resultado – a confirmação de sua sentença – mas talvez alguns ministros, como André Mendonça e Nunes Marques, abrissem uma dissidência mais enfática. Talvez o próprio Fux se alongasse mais nas suas discordâncias, em vez de redigir um único parágrafo, como fez.

    Pensadas como uma ferramenta para ampliar a eficiência do STF, reduzindo o tempo e multiplicando o número de julgamentos, as Turmas acabaram ganhando outra finalidade: sonegar certas questões de um debate amplo e manufaturar um consenso ou uma “maioria” que nem sempre reflete a verdade da Corte, ou seja, a visão de todo o colegiado.

    Diversos debates de enorme impacto político sobre o petrolão, por exemplo, foram resolvidos na 2a. Turma e jamais submetidos ao plenário. Por exemplo, a anulação das provas do acordo de leniência da Odebrecht, decretada por Ricardo Lewandowski quando era ministro de Lula no STF e não ministro da Justiça do governo Lula. Jamais saberemos o que a Corte como um todo pensa dessa medida.

    Isso é algo que deveria entrar na mira do Congresso, que atualmente debate um projeto para reduzir o poder excessivo que as decisões monocráticas conferem aos ministros. Embora seja um poder secundário, essa liberdade que eles têm de escolher para qual plenário vão enviar suas decisões distorce a lógica da colegialidade que deveria nortear todo o trabalho do STF.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/crusoe-o-desvio-de-finalidade-das-turmas-do-stf/)

    O piNçador Matutildo, piNçou:
    “Isso é algo que deveria entrar na mira do Congresso, que atualmente debate um projeto para reduzir o poder excessivo que as decisões monocráticas conferem aos ministros.”

    E o Bedelhildo, cutucou:
    Quem não tem probidade, vive à sombra da suprema toga!

  26. Miguel José Teixeira

    Reparem a “produção” do poder executivo federal para contribuir com o PIB!

    “As diárias no governo Lula”
    (Camila Mattoso, Diretora da Folha em Brasília, Brasília Hoje)

    O governo Lula (PT) mantém em seus quadros centenas de policiais emprestados das forças estaduais recebendo diárias que podem superar os salários deles.

    A prática ganhou força com Jair Bolsonaro (PL), que multiplicou o número de agentes cedidos ao Executivo federal em relação aos anos anteriores.

    O ex-presidente usava a possibilidade para prestigiar as forças com postos no Executivo federal e compensar baixas remunerações.

    Agora, o atual Ministério da Justiça aumentou o recurso destinado às diárias desses servidores em 7,5%. Com isso, o valor alcança neste ano o recorde de R$ 65 milhões para esse propósito.

    Hoje, 80% do quadro da secretaria de segurança pública do governo é formada assim. Por meio de nota, o MJ disse que a seleção dos profissionais é feita por meio de análise curricular e da experiência do profissional.

    Três links para saber as novidades da novela da sucessão na Câmara:

    1) A conversa de Lula e Kassab
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/09/kassab-vai-ao-planalto-reafirma-candidatura-do-psd-e-frustra-plano-de-lula-para-sucessao-na-camara.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb

    2) O esforço por consenso
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/08/disputa-por-comando-da-camara-tem-ofensiva-contra-elmar-e-suspense-por-indicacao-de-lira.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb

    3) O que está em jogo na disputa
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/02/sucessao-de-lira-na-camara-passa-por-cargos-na-caixa-e-caravana-no-carnaval.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb

    (Texto recebido pelo correio eletrônico)

  27. Miguel José Teixeira

    “Pergunta na autoridade”
    (Coluna CH, DP, 04/09/24)

    Sabatina no Senado virou carimbo?

    Resposta sem “otoridade”
    (Matutildo, aqui e agora)

    Quando podem e devem agir os inúteis e caríssimos senadores “se-omitem-se”!

  28. Miguel José Teixeira

    Quanto mais lula “se-mexe-se” mais chafurda no lamaçal!

    “Carimbo e provocação”
    Lula convidou Alexandre de Moraes para, no Dia 7, a fim de “carimbar” o ministro como governista. De quebra, ainda provocará as famílias dos militares fazendo o MST substituir alunos de escolas públicas no desfile.
    (Coluna CH, DP, 04/09/24)

  29. Miguel José Teixeira

    “Cada um colhe o que planta”, o dito popular serve até mesmo para um oportunista que tem o péssimo hábito de tentar colher o que outros plantaram!

    Lula cai no descrédito, sem condenar ditadura infame
    (Coluna CH, DP, 04/09/24)

    O governo ainda tenta contornar a armadilha que Lula (PT) criou para ele mesmo, condicionando reconhecer a “reeleição” do ditador da Venezuela à apresentação das atas eleitorais comprovando o resultado das urnas. O erro foi impor condições que não controlava e, diante da recusa da ditadura de apresentar as atas, Lula desonra a própria palavra, evitando condenar seu amigo, meliante venezuelano. Preferiu se deixar mergulhar no descrédito mundial em autêntico “abraço de afogados”.

    Só Lula no muro
    Esvaziou o muro onde Lula se instalou a decisão do ditador Maduro de prender quem o derrotou nas urnas. A condenação internacional é ampla.

    Opção pelo vexame
    Após elogiar a “ditadura relativa” do Brasil, Lula prefere passar vergonha em nome das afinidades políticas e ideológicas com o ditador Maduro.

    Reunião envergonhada
    Lula até pediu “reunião secreta”, envergonhada, com os cúmplices que restam no vexame: Gustavo Petro (Colômbia) e López Obrador (México).

    Na foto, está explícito o desconforto do esbanjador da PeTezuela, adorador de ditadores e o ditador da Venezuela:
    https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lira-ministro-nunca-houve-essa-conversa-com-lula

  30. Miguel José Teixeira

    Enquanto isso. . .onde ainda existe liberdade de expressão, supremo alê momo foi “VePeeNizado”!

    “Telão na Times Square mostra Moraes incentivando uso de VPN”
    (Poder360, 04/09/24)

    Manifestantes contrários ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes alugaram um espaço em um telão na Times Square, em Nova York, para incentivar o uso do software VPN (Rede Privada Virtual). A imagem traz um homem careca, similar ao ministro, com a frase “VPN-SE”.

    A mensagem faz referência à decisão do ministro de suspender as atividades da rede social X (ex-Twitter) no Brasil, além de estipular uma multa de R$ 50.000 para quem utilizar serviços de VPN para acessar a plataforma. .
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-gente/telao-na-times-square-mostra-moraes/)

  31. Miguel José Teixeira

    Perigava o MST depredar o palanque oficial das “otoridades”!

    “Governo Lula desiste de ter MST em ato do 7 de Setembro”
    (Poder360, 04/09/24)

    O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de ter representantes do MST (Movimento Sem Terra) no desfile de 7 de Setembro em Brasília no sábado (7.set.2024). Segundo apurou o Poder360, a decisão foi tomada por dificuldade logística.

    O movimento participaria da cerimônia como parte de homenagem a grupos da sociedade civil envolvidos com ações solidárias durante as enchentes históricas do Rio Grande do Sul neste ano.

    Antes do recuo do governo, este jornal digital também apurou que a ida de integrantes do MST ao evento incomodou os militares responsáveis pelo cerimonial. A avaliação era de que fugiria do objetivo do ato, que é a celebração de uma data histórica – a da independência do Brasil.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/governo-lula-desiste-de-ter-mst-em-ato-do-7-de-setembro/)

    1. Dificuldades logísticas? Humm. Essa gente trabalha com pesquisas diárias. Tão logo saiu a informação, sabia que o que já está ruim se retratatando nas campanhas municipais contra o PT e a esquerda do atraso, ficaria ainda pior para a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, o único com capacidade de tentar continuar no metendo o Brasil nbo buraco e enfrentar os candidatos que farão discurso contra ele, contra mais e altos impostos, contra o descontrole das contas públicas, contra a censura terceirizada pela esquerda no STF….

  32. Miguel José Teixeira

    Já, já o esbanjador lula irá para a imprensa “gozar coma genitália alheia”!

    “PIB do Brasil cresce 1,4% no 2º trimestre e avança 3,3% em um ano”
    (Alexandre Novais Garcia, UOL, em São Paulo, 03/09/24)

    A economia brasileira cresceu 3,3% no segundo trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, mostram dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em relação aos primeiros três meses deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) nacional avançou 1,4%. Ambos os resultados superam as expectativas do mercado financeiro.

    O que diz o PIB

    – A soma de todos os bens e produtos finais da economia brasileira aumentou 3,3% em um ano. A variação do segundo trimestre considera uma comparação com o mesmo intervalo do ano passado. As expectativas do mercado financeiro apontavam para um avanço de 2,7% na base de comparação.

    – Resultado representa a 14ª alta do PIB na comparação com o mesmo período do ano anterior. A última queda na base de comparação foi registrada no quatro trimestre de 2020 (-0,3%). No período, a economia sofria com os impactos da pandemia do novo coronavírus.

    – Economia nacional cresceu pelo segundo trimestre seguido na comparação com os três meses anteriores. O PIB brasileiro avançou 1,3% entre abril e junho, ante a alta de 1% apurada nos primeiros três meses deste ano. O desempenho confirma uma retomada após uma estagnação apurada no segundo semestre do ano passado.

    – Indústria (+1,8) e serviços (+1%) estimulam o resultado positivo. Os setores foram os que mais contribuíram para a elevação do PIB acima da expectativa de alta de 0,9% ante os três meses anteriores. Por outro lado, a participação da agropecuária encolheu 2,3%.
    . . .
    (+em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/09/03/pib-2-trimestre-2024.htm)

    So para lembrar. . .
    PIB – Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período.

    Só pra PenTelhar. . .
    O que o poder executivo produz, além de despesas?

    1. Miguel José Teixeira

      Estava escrito nas estrelas!

      “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); disse que o crescimento do PIB se soma ao aumento de empregos e maior consumo da famílias”
      (Poder360, 03/09/24)

  33. Miguel José Teixeira

    “Menas, mister M, menas!”

    Marçal: “Quem votou no Lula deve ser idiota, só pode”
    (Redação O Antagonista, 03/09/024)
    . . .
    “Quem votou no Lula deve ser idiota, só pode. Porque tudo o que foi feito, roubo daquele, mais de R$ 1 trilhão, mais de dez processos, nove anos de condenação, três instâncias, 580 dias de cadeia, ele agora com dois anos, não vejo ninguém falando do rombo de R$ 1 trilhão fiscal, colocou dez novos impostos, só pode ser idiota para votar nele de novo”.
    . . .
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/marcal-quem-votou-no-lula-deve-ser-idiota-so-pode/)

    Incautos, sim!
    Foram iludidos por um forte esquema comandado pelos tais “democatas a$$ociado$”, que, como temos “visto, lido e ouvido”, com o claro objetivo de saquear a Nação, como nos tempos do mensalão, PeTrolão, e outros “ão” que nunca à tona virão!

  34. Miguel José Teixeira

    “Peraí, almíscar! Muito cuidado nessa hora! Lula é o o “pai dos pobres”. . .

    “Espero que Lula goste de voar em avião comercial”
    (Elon Musk, do X, sobre ação nos EUA para bloquear ativos do governo brasileiros)
    (Coluna CH, DP, 03/09/24)

    . . .mexeu com ele, mexeu com a janja!

    E quando mexem com o casal de esbanjadores da PeTezuela, o povo “se-revolta-se”!

  35. Miguel José Teixeira

    Desde que tomou um “carão” em público do gigi meme sobre a prisão em 2ª Instância, . . .

    “Só para esclarecer”
    Quando afirmou que “resguardar as liberdades” e impedir a censura são deveres da “Corte”, a ministra Cármen Lúcia se referia à Suprema Corte dos Estados Unidos?
    (Coluna CH, DP, 03/09/24)

    . . .a caca lulu perdeu a cor da toga!

  36. Miguel José Teixeira

    Cobrindo o circo com a desbotada toga!

    “Um, dois”
    Enquanto a 1ª Turma do STF bania a rede ‘X’ por unanimidade, a 2ª Turma suspendia a multa de R$1,5 milhão imposta no acordo de delação ao ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT, atual PRD), após a Lava Jato.
    (Coluna CH, DP, 03/09/24)

  37. Miguel José Teixeira

    Na PeTezuela também tem. . .

    “Jato milionário”
    Enquanto a população venezuelana sofre para conseguir o básico para subsistir, o jatinho particular do ditador Nicolás Maduro, apreendido pelos Estados Unidos nesta segunda (2), está avaliado em R$73 milhões.
    (Coluna CH, DP, 03/09/24)

    . . .além do “Voa Brasil – ParasiTeClass”!

  38. Miguel José Teixeira

    “Moraes põe a todos nós no hospício, como fez personagem de Machado de Assis”
    (Wálter Maierovitch, Colunista do UOL, 02/09/24)

    O Dr. Simão Bacamarte, personagem do conto O Alienista, de Machado de Assis, ficou descontrolado.

    Médico de Itaguaí (RJ), Bacamarte passou a adotar medidas desproporcionais e desequilibradas, como colocar todos os habitantes da cidade no hospício da Casa Verde.

    Como um Bacamarte de toga, o ministro Alexandre de Moraes passou a dirigir ao seu próprio arbítrio inquéritos apuratórios. E com atropelos à Constituição.

    A garantia constitucional do juiz natural — aquele preestabelecido em lei como a figura competente para julgar a causa — foi para a lata do lixo da Têmis, a deusa da Justiça.

    Moraes recebeu inconstitucional poder inquisitorial por uma portaria de Dias Toffoli, então presidente do STF, referendada em sessão plenária do tribunal, com ilimitado prazo de validade.

    Moraes virou competente para tudo.

    E, agora, Moraes ameaça todos nós brasileiros com multa e aviso de prisão em flagrante por crime de desobediência, se ousarmos acessar o X em território nacional.

    O ministro colocou todos os cidadãos brasileiros no mesmo balaio de gatos onde está o bilionário Elon Musk, dono do X. De forma indeterminada e sem diferenciação — como fez Bacamarte ao mandar todos os cidadãos de Itaguaí para o hospício.

    Moraes, o Bacamarte de toga, nos enfiou, potencialmente, no inquérito das fake news e na apuração contra Musk por crimes de obstrução de Justiça, incitação ao crime e organização criminosa.

    Fomos atirados a um supremo hospício judiciário.

    Goleada enganosa em Elon Musk
    Moraes emplacou uma goleada de 5 x 0 no arrogante bilionário Elon Musk.

    Mas é uma goleada enganosa. Musk queria perder. Como se diz no jargão popular, entrou em campo com a camisa do Íbis, que nunca ganha.

    Por acordo intramuros, a decisão de Moraes — acertada — de suspender o X não foi enviada para análise do plenário do STF, em que votam todos os ministros. Acabou submetida à Primeira Turma, formada por cinco dos onze ministros, em sessão virtual.

    Isso porque a decisão de Moraes não se limitou a suspender o X. O restante da decisão está desequilibrada e desproporcional. Certamente, não teria respaldo fácil entre todos os ministros.

    Moraes bloqueou a rede Starlink, pessoa jurídica diversa da X, para garantir pagamento de multas que não são suas, mas do X.

    Pior ainda, ameaçou todos nós, cidadãos do Brasil que vivem aqui, se acessarmos o X.

    Daí, o ministro Fux, fez uma ressalva. Não acompanharia Moraes porque a decisão não poderia alcançar e submeter “pessoas naturais e jurídicas indiscriminadamente e que não tenham participado do processo”.

    Como se percebe, sem nenhum esforço, Moraes empolgou-se. Não quis ser contrariado por ninguém, num agir semelhante ao inquisidor da Igreja, o espanhol Tomás de Torquemada, de triste memória.

    Musk fatura com a decisão
    Ao perder de 5 X 0, Musk fatura com o seu discurso falso de baluarte de defesa da democracia.

    O bilionário e prepotente empresário, como bem mostrou o colunista Celso Rocha de Barros, é sabujo da ditadura chinesa.

    Na China, Musk aceita tudo, em nome dos lucros econômicos da Tesla, outra de suas empresas. Lá, não faz reprovação às desumanidades contra o povo uigure.

    Elon Musk trata-se, no particular, de um hipócrita.

    O polêmico Moraes chamou ao ringue o bilionário, que topou a briga e resolveu, como é sua especialidade, faturar promocionalmente.

    Moraes mordeu a isca jogada por Musk. As trapalhadas do ministro também são aproveitadas pelo golpista e antidemocrático Jair Bolsonaro.

    (Fonte: https://noticias.uol.com.br/colunas/walter-maierovitch/2024/09/02/moraes-poe-a-todos-nos-no-hospicio-como-fez-personagem-de-machado-de-assis.htm)

  39. Miguel José Teixeira

    A resposta está nas mãos dos eleitores paulistanos!

    “Marçal, Nunes, Boulos, Datena… O que será de São Paulo, pelo amor de Deus?”
    (Ricardo Kertzman, O Antagonista, 02/09/24)

    Chega a ser inacreditável ao que estamos assistindo desde o início da pré-campanha para a prefeitura de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul e uma das cidades mais importantes do mundo. Não sei se o limite, mas o ápice, seguramente, por ora, foi o “vale-tudo” – porque debate não foi – da TV Gazeta, realizado domingo, 1° de setembro, na capital paulista.

    O mais pessimista dos pessimistas, em seus piores pesadelos, não poderia imaginar que, um dia, a disputa eleitoral municipal se daria, segundo definição dos próprios candidatos, entre bandidos, usuários de cocaína, membros de quadrilhas organizadas, ladrões de creches, estelionatários e outros tipos de criminosos.

    E mais. Nenhum desses postulantes – e aqui poupo Tabata Amaral, sem fazer juízo de valor de suas propostas – se preocupa em apresentar qualquer plano factível para a melhoria e o desenvolvimento da cidade, que enfrenta problemas gigantescos, próprios de uma megalópole deste porte.

    Efeito Marçal
    A qualidade intelectual e política dos atuais candidatos é pra lá de questionável, para não dizer sofrível. Ao serem – os demais – dragados para o estilo “tiro, porrada e bomba” de Pablo Marçal, a disputa tornou-se um ringue de MMA sem regras. Isso mostra que “pernas de pau”, quando jogam bola com gente ainda mais grossa, transformam a pelada de várzea em algo tão bizarro, que inominável.

    Um sujeito preso e condenado por furto, investigado por lavagem de dinheiro e que tem seu entorno cercado pelo crime organizado, no caso, Pablo Marçal, não poderia nem sequer ser eleitoralmente viável, muito menos participar de debates. Porém, lá está, quebrando todas as mínimas regras de comportamento e decoro, ofendendo, fazendo gestos juvenis enquanto os outros falam, fugindo das perguntas dos jornalistas e adversários, enfim, comportando-se como um baderneiro sem limites.

    Ato contínuo, um senhor com quase 70 anos – Datena – banca um ginasial na hora do recreio e parte para o tête-à-tête de rua. Boulos, outro incendiário de baixíssimo nível, e Nunes que, treinado, luta para parecer melhor do que não é, diante da coragem de Tabata, tentam ser machões truculentos no enfrentamento a Marçal, e só pioram o que já é simplesmente deplorável.

    Qual a solução?
    O termo inglês “hooligan” ganhou notoriedade mundial a partir dos confrontos violentos entre gangues e/ou bárbaros isolados, geralmente bêbados e em estádios de futebol, sobretudo na Inglaterra, nos anos 1980. Uma briga entre hooligans, ocorrida na Bélgica em maio de 1985, durante a final da Liga dos Campeões da Europa (Liverpool x Juventus), no Estádio de Heysel, deixou mais de 600 feridos e 39 mortos.

    A tragédia determinou mudanças radicais que redefiniram o modelo e as regras de campeonatos e estádios, e regulamentaram o comportamento de torcidas e torcedores mundo afora, principalmente na Europa. Se ainda não há segurança absoluta nos estádios europeus – e nas ruas adjacentes -, ao menos conseguiu-se diminuir drasticamente o número de ocorrências e, o mais importante, de feridos graves e vítimas fatais.

    No Brasil, ainda estamos anos-luz distante desta realidade, em que pesem as regras da CBF e a arquitetura das novas arenas. E assim como no futebol, talvez precisemos de uma regulamentação ampla, geral e severa para as próximas campanhas eleitorais – incluindo debates e propaganda eleitoral -, sob pena de os hooligans da política prevalecerem e a selvageria fugir ao controle, alastrando-se indiscriminadamente pelos eleitores (lembrando que, em 2022, tivemos pelo menos 23 tentativas e 15 assassinatos por causa das eleições).

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/marcal-nunes-boulos-datena-o-que-sera-de-sao-paulo-pelo-amor-de-deus/)

    Só para lembrar. . .
    Haja dinheiro público para sustentar essa PaTifaria!

  40. Miguel José Teixeira

    Rosário fazendo “iscola”!

    “Candidato a vereador do PT no Ceará forjou próprio sequestro, diz PF”
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/candidato-a-vereador-do-pt-no-ceara-forjou-proprio-sequestro-diz-pf,6b4f346fdc1f81234da2e3662fd766c1sfoz3ik1.html#google_vignette)

    Só pra Pentelhar. . .
    A falta de criatividade no antro da corja vermelha é gritante!
    A maria do rosário, então dep. fed. (hoje candidata à prefeita de Porto Alegre), tentou forjar uma agressão.

    Felizmente, ambos foram pegos na encenação!

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/candidato-a-vereador-do-pt-no-ceara-forjou-proprio-sequestro-diz-pf,6b4f346fdc1f81234da2e3662fd766c1sfoz3ik1.html?utm_source=clipboard

  41. Miguel José Teixeira

    A taxa do mundo é nossa,
    com o taxad
    não há quem possa!

    “Haddad quer aumento de impostos para fechar 2025”
    (Rodrigo Oliveira, O Antagonista, 02/09/24)

    A semana começa com a apresentação do Ministério do Planejamento das explicações que tentarão convencer os investidores de que, desta vez, as contas do governo vão bater com a realidade.

    O texto enviado ao Congresso Nacional na sexta-feira, 30, prevê dois aumentos de tributos. O primeiro diz respeito à alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) que passaria de 15% para 16% sobre pessoas jurídicas de seguros privados, de capitalização e algumas instituições financeiras: de 15% para 16% e de 20% para 22% para bancos.

    O segundo aumenta a alíquota de Imposto de Renda sobre proventos distribuídos sob a forma de JCP (Juros sobre Capital Próprio) de 15% para 20%.

    Mão invisível do governo
    De acordo com as contas do governo, caso as medidas sejam aprovadas, a arrecadação deve ficar em 21 bilhões de reais. O problema, no entanto, está na disposição dos parlamentares pela continuidade do alargamento da mão invisível do governo no bolso do contribuintes.

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, em evento no dia seguinte ao envio do documento ao Legislativo, que as chances das medidas receberem o aval do Congresso Nacional é “quase impossível”, o que por si só comprometeria boa parte do equilíbrio na constas.

    Além dessa medidas, o governo passou a contar com 26 bilhões de reais das medidas de compensação da desoneração da folha de pagamentos que, de acordo com a própria equipe econômica a apenas algumas semanas, é insuficiente.

    Por que acreditar?
    A mudança na JCP e CSLL eram alternativas apresentadas pela equipe econômica para complementar a estratégia apresentada pelo Senado para as fontes de receita destinadas a cobrir o custo da prorrogação do benefício fiscal sobre a folha de pagamentos. No entanto, agora aparecem sozinhas para equilibrar as costas públicas do ano que vem.

    Isso tudo, após o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmar na sexta-feira, 30, que se a arrecadação continuar positiva é possível que as contas públicas encerrem o ano com déficit menor que 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) “com chance de cravar dentro da meta”, que tem limite de -0,25% do PIB.

    Em poucas palavras, mesmo se todos os devaneios matemágicos estiverem corretos há apenas “chance” de o déficit não ultrapassar o limite da meta fiscal. E para o ano que vem? Haddad defendeu que a equipe econômica está “muito confiante” em atingir a meta fiscal e está “muito confortável”.

    Esse é o mesmo ministro que falou que não haveria aumento de impostos e que o governo zeraria o déficit primário este ano. Por que não acreditar agora, não é mesmo?

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/haddad-quer-aumentos-de-impostos-para-fechar-2025/)

  42. Miguel José Teixeira

    Volto a insistir: o que ou quem esta por trás desse conflito?

    . . .”Musk pode brincar de agente desestabilizador onde quiser, mas não aqui. Xandão pode bancar o xerife da democracia, mas não assim.”. . .

    “Egocêntricos, autoritários e sem freios, Musk e Moraes prejudicam milhões de brasileiros”
    (Ricardo Kertzman, O Antagonista, 02/09/24)

    Uma das coisas mais difíceis para um colunista independente – desde que intelectualmente honesto e com capacidade analítica – é transformar seu entendimento sobre os fatos em palavras e textos os mais isentos de crenças e valores pessoais o possível. E se já é tão difícil para um colunista, imagine para um juiz em suas decisões.

    Alexandre de Moraes é um jurista preparado, e disso não se duvida. Igualmente obstinado, enfrentou o pior momento antidemocrático do país após a redemocratização. Porém, a despeito da importância que teve – e tem – no combate à desinformação e aos ataques à democracia, não é nada além de um servidor público do Poder Judiciário.

    Xandão não é herói, não é ídolo, não é Deus. Como ministro da Suprema Corte não está acima do bem e do mal, muito menos das leis e da Constituição Federal. E tão importante quanto, é não se sentir mais poderoso do que o cargo já lhe faculta ser. Isso, infelizmente, de forma cada vez mais frequente e clara, não vem acontecendo.

    Elon Musk
    O bloqueio do X – antigo Twitter – no Brasil, é o ápice de uma sucessão de arbitrariedades jurídicas que se iniciou com o tal inquérito das fake news, em 2019, ainda que em meio a tantos acertos providenciais. Porém, como uma espécie de micose não medicada, alastrou-se pelo corpo e ameaça fugir a qualquer forma de tratamento.

    Elon Musk é, sim, um arruaceiro institucional, a despeito de toda sua genialidade e méritos como empresário e empreendedor visionário. Ele atua como militante político em diversos países, a favor ou contra governos, a depender de seus interesses comerciais e suas predileções políticas. Acreditar que é um defensor da liberdade é patético.

    Sua companhia, o X, neste momento encontra-se irregular no país. Nem ela nem ele são melhores que eu, o leitor amigo, este site ou qualquer outra pessoa natural ou jurídica no Brasil. Se a lei determina sede ou representação legal local a uma empresa, que obedeça, do contrário, ou cai fora ou será devida e legalmente tratada pela Justiça.

    A César o que é de César
    Alegar perseguição, que existe; autoritarismo, que existe; arbitrariedade, que existe, e ilegalidade – ainda que exista um judiciário (tendencioso) para recorrer – como justificativa para o desrespeito à tal lei, não funciona nem pode imperar. Musk está errado, o X está errado e a Justiça brasileira, especificamente neste ponto, está correta.

    Errado, também, está quem culpa somente Alexandre de Moraes, pois Xandão decide monocraticamente porque assim seus pares permitem – e vêm referendando todas as suas decisões autoritárias. Assim como permitem os senadores da República, que não atuam para frear o absolutismo que se instalou no Supremo. Este desastre tem mais pais.

    Há todo um país, há milhões de usuários, há dezenas de milhares de negócios e profissionais que estão órfãos, não de postagens, tretas e fofocas na rede social ora bloqueada, mas de uma maneira eficaz e produtiva de se trabalhar e se informar, além, obviamente, de se debater sobre o que quiser, na hora em que quiser.

    Os (ir)responsáveis
    Dois autoritários nos modos e egocêntricos no comportamento, ambos atuando de maneira considerada por muitos irregular, Moraes e Musk esticaram a corda até que arrebentasse, como sempre, do lado mais fraco – a sociedade. Xandão continua sua vida, Musk continua sua vida, ambos continuam sua rinha. Mas nós, não.

    É imperativo um recuo. É imperativa uma solução. Quando Jair Bolsonaro, em 2021, na Avenida Paulista, em São Paulo, prometeu “não mais cumprir decisão judicial” (do Xandão), sob forte possibilidade de impeachment ou mesmo prisão, apelou a um interlocutor – Michel Temer – que, dentro do possível, restabeleceu a “normalidade”.

    O momento exige um interlocutor. Saída para essa presepada há. Moraes, senão seus pares, precisa encontrar uma tese que ampare revisão. Musk, com sua fortuna ilimitada, pode contratar os advogados que quiser, inclusive do tipo que frequenta o STF trajando bermudas e que tudo resolve. O Senado pode – e deve – ser o foro da conciliação.

    Chega dessa palhaçada
    Chilique de político, lacração de influencer, faniquito de jornalista, ameaça de empresário, manifestação popular, politicagem barata, patriotismo de araque, proselitismo ideológico não resolverão nada. Os adultos, que já deveriam estar na sala há muito tempo, precisam retirar os adolescentes da ribalta e assumir o comando.

    O Brasil não vai acabar se o X desaparecer, e a recíproca é muito mais que verdadeira. Alexandre de Moraes e Elon Musk não vão ficar mais ricos ou mais pobres, ou mais cabeludos ou mais carecas, aconteça o que acontecer. Ambos não são maiores, ainda que estejam agindo assim, que as instituições que representam.

    Essa página já é triste o suficiente na história do país. Não precisa ser definitiva e pode ser reescrita, ainda que não apague o ocorrido. Elon Musk pode ir brincar de agente desestabilizador onde quiser, mas não aqui. Alexandre de Moraes pode continuar bancando o “xerife da democracia”, mas não assim. O Brasil é um circo, é verdade. Cheio de palhaços. Mas por ora, já deu.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/egocentricos-autoritarios-e-sem-freios-musk-e-moraes-prejudicam-milhoes-de-brasileiros/)

    O piNçador Matutildo, piNçou:
    “Chilique de político, lacração de influencer, faniquito de jornalista, ameaça de empresário, manifestação popular, politicagem barata, patriotismo de araque, proselitismo ideológico não resolverão nada. Os adultos, que já deveriam estar na sala há muito tempo, precisam retirar os adolescentes da ribalta e assumir o comando.”

    O Bedelhildo, vociferou:
    “Os adultos, que já deveriam estar na sala há muito tempo” ou estão “se-locupletando-se” ou estão em intermináveis passeios no “Voa Brasil – ParasiTeClass”!

    E o Chatildo:
    Se continuarmos Ignorando o poder que temos com o VOTO, continuaremos à espera de um “salvador da Pátria”. . .

  43. Miguel José Teixeira

    “Democratas”, a$$ociado$, jamais serão trolados! “Democratas”, a$$ociado$, jamais serão trolados! “Democratas”, a$$ociado$, jamais serão trolados!

    “Democracia brasileira tem “dívida de gratidão” com Moraes, diz Alckmin”
    (Redação O Antagonista, 02/09/24)

    O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) voltou a defender seu ex-secretário de Segurança Pública no governo de São Paulo e ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira, 2.

    Além de atuar “fora do rito” para avançar o inquérito das fake news no STF, escândalo batizado por O Antagonista de Vaza Toga, Moraes ordenou na sexta, 30, a suspensão “imediata, completa e integral” da rede social X, do bilionário Elon Musk, no Brasil.

    Questionado sobre a decisão monocrática que bloqueou o X, do bilionário Elon Musk, Alckmin disse acreditar que a sentença não abrirá um precedente contra a liberdade de expressão.

    “Entendo que não. O ‘x’ da questão é que o Elon Musk precisa cumprir a lei. Não é porque é bilionário que não precisa cumprir a lei. A lei é civilizatória, estabelece regra para todos, bilionário, não bilionário. O que precisa é cumprir a legislação brasileira.”

    E a imagem do Brasil no exterior?
    Para Alckmin, o bloqueio do X “não impacta em nada” a imagem do país no exterior.

    “Só mostra que o Brasil é um país democrático e isso é importante para investimento, porque é nas democracias que você tem segurança jurídica. Aliás, o Brasil, no ano passado, foi o segundo receptor de investimentos no mundo.”

    “Dívida de gratidão” com Moraes
    Alckmin afirmou também que Moraes “salvou” a democracia brasileira, que tem uma “dívida de gratidão” com o ministro do STF.

    “Como ministro da Suprema Corte e presidindo o Tribunal Superior Eleitoral, enfrentou [os ataques às urnas eletrônicas]. É inacreditável questionar a urna eletrônica. Você tem um filho eleito vereador, o outro filho eleito deputado federal, o outro filho eleito senador, o pai eleito presidente da República, e a urna eletrônica não vale mais? É o contrário. Entendo que a democracia brasileira tem uma dívida de gratidão com o Poder Judiciário, especialmente com o ministro Alexandre de Moraes.“

    (https://oantagonista.com.br/brasil/democracia-brasileira-tem-divida-de-gratidao-com-moraes-diz-alckmin/)

    Só pra intisicar. . .
    Pois é. . .tropeçou no baraço de chuchu, caiu, bateu a caixa de merda que ostenta sobre o pescoço no solo e definitivamente perdeu a noção da realidade!

  44. Qual a semelhança entre o governico Lula com o congresso nacional e o governico MDB/PP e a bancada do AMÉM de Gaspar?
    O problema não é a sigla partidária, é a falta de ÉTICA, de COMPROMETIMENTO e RESPEITO com o COLETIVO, com aqueles que literalmente carregam os políticos em suas bolhas de OSTENTAÇÃO com sangue, suor e LÁGRIMAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.