Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXCII

Começou a campanha eleitoral no rádio e televisão. Aqui e alhures. E os eleitores e eleitoras continuam como antigamente: ouvindo atentamente e errando profundamente, mesmo vendo quem está no palanque. O candidato lobo (com seu staff) falando para a plateia de cordeiros, como se fosse um deles (Herculano|)

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

34 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCXCII”

  1. Miguel José Teixeira

    E. . . lamentavelmente, um deles será o chefe do poder executivo da maior e mais poderosa cidade da América Latina!

    “‘Boules’, ‘ladrãozinho de creche’, ‘tchutchuca do PCC’, ‘chatabata’, ‘bananinha’; veja frases do debate”

    O debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, promovido pela TV Gazeta e pelo canal MyNews, neste domingo (1º), foi marcado por ataques e troca de apelidos ofensivos entre os postulantes.

    Os cinco candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto compareceram ao evento: Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB).

    Pablo Marçal chamou, por várias vezes ao longo do programa, Guilherme Boulos de “Boules”, em alusão ao Hino Nacional com linguagem neutra que foi cantado em um evento de campanha do deputado do PSOL, na semana passada.

    Boulos afirmou que iria responder ao “ladrãozinho de creche” durante resposta a um questionamento de Ricardo Nunes, que por sua vez passou o debate usando o termo “invasor” para se referir ao deputado federal.

    Nunes e Marçal também trocaram ofensas. O influenciador chamou por várias vezes o atual prefeito de São Paulo de “bananinha”, enquanto o candidato do MDB disse que Marçal era a “tchutchuca do PCC”.

    Tabata Amaral, ao longo do debate afirmou que Nunes “tenta falar bonito” para fazer o eleitor de bobo e, em outro momento, foi chamada de “chatabata” por Marçal.

    Veja algumas frases dos candidatos no debate.

    “Eu não converso com criminoso, por isso não vou falar com você”
    (Guilherme Boulos em referência a Pablo Marçal)

    “Ontem teve mais um apagão. Eles querem fazer a Enel da água”
    (Guilherme Boulos sobre privatização da Sabesp)

    “Vou responder o ladrãozinho de creche”
    (Guilherme Boulos se dirigindo a Ricardo Nunes)

    “Bananinha foi o que você comeu na cadeia. Bananinha foi o lanchinho que os policiais da Polícia Federal te deram de lanchinho lá, tchuchuca do PCC”
    (Ricardo Nunes em resposta a Pablo Marçal)

    “Você não vai reverter nada porque eu não vou deixar você chegar na prefeitura, invasor de propriedade”
    (Ricardo Nunes sobre Guilherme Boulos)

    “Deixa te explicar uma coisa. Esse aqui não é um jogo para ver quem tem melhor proposta. É para ver quem aguenta mais essa encheção de saco”
    (Pablo Marçal em embate com Tabata)

    “Eu queria ser educado, mas eu sou alguém da extrema riqueza que já foi da pobreza. Eu gosto de baixaria, eu gosto do que vocês estão fazendo aqui, vocês estão mexendo com a pessoa errada.”
    (Pablo Marçal em direito de resposta)

    “A ‘chatabata’ está aqui para ver se coloca ‘uns oito’ deputados federais na próxima eleição”
    (Pablo Marçal sobre Tabata)

    “Pablo está todo machão, como ele se apresenta, com exceção de que é contra uma mulher, deve ter uma questão no subconsciente”
    (Tabata Amaral sobre Pablo Marçal)

    “Nunes tenta falar bonito porque acha que as pessoas são bobas”
    (Tabata Amaral sobre Ricardo Nunes)

    “A grande pergunta é quem financia, a quem interessa a candidatura do Pablo”
    (Tabata Amaral sobre Pablo Marçal)

    “Me chamou de gagá, desrespeitando pessoas que tem problemas físicos. Eu gagá e gago cheguei a ser um dos maiores apresentadores do Brasil”
    (Datena em resposta a Ricardo Nunes)

    “Um bandidinho virtual, de internet, como esse Pablo Marçal que desvirtuou os debates. Me chamou de fujão. Fujão é ele que teve que dar no pé para os EUA para não cumprir mais tempo de cadeia”
    (Datena sobre Pablo Marçal)

    “É um mentiroso, falando de um condenado, falando de um possível condenado, se o que pesa sobre ele na realidade se confirmar. Ele disse que eu não tenho coragem de falar na cara. Eu falo na sua cara, picareta”
    (Datena sobre Ricardo Nunes)

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/09/boules-ladraozinho-de-creche-tchutchuca-do-pcc-chatabata-bananinha-veja-frases-do-debate.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha)

    Só pra TriSuElar. . .
    E nós, burros de cargas/eleitores/”contribuintes”, bancando esse verdadeiro teatro de horrores, versão PeTezuelana!

  2. Miguel José Teixeira

    O Amigo da Onça! (*)

    “Medo do alto”

    Afonso Arinos de Melo Franco exercia o pior cargo para quem tinha pavor de avião: ministro das Relações Exteriores de João Goulart. Certa vez, ao concluir uma visita a Portugal, ele foi despedir-se do presidente anfitrião, Américo Tomás, que logo tocou no ponto fraco:
    “O senhor gosta de avião?”
    Ele admitiu: “Não muito, excelência.”
    Ao invés de tranquilizar o chanceler brasileiro, Américo Tomás fez um comentário que o atormentaria durante todo o percurso de volta:
    “É, enquanto eles voam lá em cima, as oficinas continuam cá em baixo…”

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 02/09/24)

    (*) https://www.youtube.com/watch?v=jSdbod0eFHE

  3. Miguel José Teixeira

    Gozando com a genitáli alheia!

    “Paraná decola”
    O governador Ratinho Junior (PSD) celebrou os bons números do mercado de trabalho do Paraná, 120 mil novas vagas entre janeiro e julho deste ano. É o melhor saldo desde 2021.
    (Coluna CH, DP, 02/09/24)

    Só pra inticar. . .
    Será que as 120mil vagas de trabalho foram abertas no setor público estadual?
    Não. As vagas abertas foram no setor privado!
    Então. . .fica comprovado que basta o poder público não atrapalhar, que a engrenagem gira!
    Essa é mais uma das manias nacionais: medíocres chefes do poder executivo, comemorarem, como se o feito fosse dêles, a abertura de vagas para trablho no setor privado, né lula?

  4. Miguel José Teixeira

    A “tacada de mestre” do supremo “alê momo”!

    “Escafedeu”
    Tanto quanto o escândalo denunciado pela Folha sobre os métodos de Alexandre de Moraes na investigação dos seus alvos, também sumiu do noticiário a reviravolta no barraco do aeroporto de Roma.
    (Coluna CH, DP, 02/09/24)

    Só pra entogar. . .
    Uma mão lava a outra e a suprema toga encobre as duas. . .

  5. Miguel José Teixeira

    Oremos!

    “Planalto acredita em avanço de pacote contra STF com votos governistas”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 02/09/24)

    A avaliação dentro do governo Lula é de que o pacote com propostas que limitam os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF) tem tudo para avançar na Câmara e, mais do que isso, com votos da base governista. Este já era o diagnóstico após a decisão do ministro Flávio Dino que pressionou o governo federal ao estipular 15 dias para que os ministros de Lula se virem e combatam os incêndios que destroem parte do País. Decisão de Alexandre de Moraes sobre o “X” agravou o quadro.

    Por pouco
    Na proposta sobre decisões monocráticas, tramitando na Câmara, só aos 45 do segundo tempo o governo conseguiu vista. Rejeição, impossível.

    Sai pra lá
    No caso de Dino, a expectativa era que o ministro empurrasse o abacaxi para os executivos estaduais, mas sobrou mesmo para o governo Lula.

    Chove no molhado
    Além do desgaste ao governo Lula, pouco muda. Boa parte do fogo está em área que não é da União e o pedido por Dino já estava sendo feito.

    Interesse em alta
    Outra proposta que ganhou atenção nos últimos dias é o fim do foro privilegiado, que retira do STF o julgamento dos parlamentares federais.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/planalto-acredita-em-avanco-de-pacote-contra-stf-com-votos-governistas)

    Só pra entogar. . .
    Se, o Santo Ivo de Kermartin é o Padroeiro dos Advogados, quem será o padroeiro dos “pacientes” da suprema toga?

  6. Miguel José Teixeira

    Estranhamente, estranho!

    Em Porto Alegre, no retorno do Imortal à sua Arena, teve o Clássico da Gerdau.
    E quem venceu?
    Os mineiros, uai!

    Só pra futebolear. . .
    Será que a virada do Atlético Mineiro, nos acréscimos, tem algo a ver com as duas minas que a patrocinadora mantem em operação lá nas Gerais?

  7. Miguel José Teixeira

    Os fatos que os PeTralhas lula, janja & “democratas” a$$ociado$ ignoram!

    “Até 26 de agosto havia 1.780 presos políticos na Venezuela, segundo a ONG Foro Penal”

    “Os números do “terrorismo de Estado” na Venezuela”
    (Redação O Antagonista, 01/096/24)

    Pouco mais de um mês depois das eleições presidenciais na Venezuela, com mais de 25 pessoas assassinadas em meio a protestos contra a fraude eleitoral de Nicolás Maduro, e mais de 2.400 detidos arbitrariamente, a ONG de defesa dos direitos humanos Provea afirmou que o país está atolado em um “terrorismo de Estado”.

    Até 26 de agosto havia 1.780 presos políticos no país, dos quais 1.581 estavam detidos desde 29 de julho, um dia depois da fraude eleitoral do ditador chavista. Esses dados são da ONG Foro Penal.

    Desses detidos, 1.624 são civis e 156 são militares. Ainda segundo o Foro Penal, 114 são adolescentes.

    “A situação pós-eleitoral inclui prisões de pessoas que só saíram para protestar”, disse Alfredo Romero, advogado de direitos humanos e diretor da ONG Foro Penal, ao canal NTN 24.

    Romero já havia afirmado há alguns dias que a organização registrou “o maior número de presos políticos na história da Venezuela no século XXI”.

    A ditadura de Maduro também prendeu 22 dirigentes partidários. Como mostramos, o ex-deputado venezuelano Biagio Pilieri e seu filho Jesús Pilieri foram sequestrados por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), responsável por perseguir os inimigos do ditador Nicolás Maduro.

    Segundo o Observatório Venezuelano de Prisões (OVP), mais de 700 pessoas detidas após a fraude eleitoral foram transferidas para duas prisões de segurança máxima na última semana.

    Segundo a entidade, as transferências ocorreram em 25, 27 e 30 de agosto e “foram realizadas com muitas irregularidades, inclusive alguns sob engano, pois não avisaram a seus familiares. Muitos deles souberam quando foram levar a comida às delegacias policiais”.

    Maduro amplia caçada humana “Tun Tun”
    A ditadura ampliou a caçada humana a opositores e defensores de direitos humanos após o Conselho Eleitoral da Venezuela, controlado pelo chavismo, declarar a “vitória” de Nicolás Maduro.

    O método utilizado é o “tun tun“, que remete ao barulho de uma mão batendo na porta — como o “tok tok”, em português. O termo foi criado pelo número dois do chavismo, Diosdado Cabello, em 2014.

    O “tun tun” ocorre quando oficiais do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) e da Direção Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM) batem nas portas das pessoas procuradas sem nenhum mandado ou acusação.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/mundo/os-numeros-do-terrorismo-de-estado-na-venezuela/)

  8. Miguel José Teixeira

    Pela cor da toga, o resultado é previsível!

    . . .”Julgamento no plenário virtual vai até as 23h59 desta segunda; também integram a 1ª Turma os ministros Fux, Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.”. . .

    1ª Turma do STF julga decisão de Moraes de suspender X
    (Redação O Antagonista, 01/09/24)

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta segunda-feira, 2 de setembro, se confirma a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o X no Brasil.

    O julgamento, no plenário virtual, vai até as 23h59 do mesmo dia. Também integram a Primeira Turma os ministros Luiz Fux, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

    Moraes determinou na sexta-feira, 30 de agosto, a derrubada “imediata, completa e integral” do funcionamento do X no Brasil. A decisão vale até que todas as ordens judiciais proferidas pelo ministro relacionadas à ferramenta sejam cumpridas.

    O ministro determinou a derrubada da rede social após a empresa de Elon Musk não ter indicado um representante legal no Brasil. Esse prazo havia se encerrado na noite de quinta-feira.

    Ele também estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar o bloqueio ao X por meio de VPN. Inicialmente, o magistrado havia determinado que a Apple e o Google impusessem “obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar” o acesso ao X, mas ele recuou desse trecho da decisão.

    Em sua decisão, Moraes afirmou que Elon Musk demonstrou “total desrespeito à soberania brasileira e ao Poder Judiciário” ao não cumprir ordens determinadas pelo magistrado.

    “Não é a primeira vez que isso ocorre, pois, em outras oportunidades, o maior acionista da Twitter Internacional Unlimited Company, Elon Musk, demonstrou seu total desrespeito à Soberania brasileira e, em especial, ao Poder Judiciário, colocando-se como verdadeiro ente supranacional e imune às legislações de cada país”, disse Moraes.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/1a-turma-do-stf-julga-decisao-de-moraes-de-suspender-x/)

  9. Miguel José Teixeira

    O que se passa sob à toga?

    . . .”Reportagem do Estadão mostra o funcionamento da indústria de palestras de juízes de instâncias superiores.”. . .

    “Ministros recebem por palestras de políticos com processos nos tribunais superiores”
    (Redação O Antagonista, 01/09/24)

    Reportagem publicada neste domingo, 1º de setembro, no Estadão, mostra o funcionamento da indústria de palestras de juízes de instâncias superiores, com destaque a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que participaram de eventos organizados por entidades e pessoas envolvidas em processos criminais que eles próprios relataram.

    O jornal mapeou os cachês recebidos por dez magistrados em 17 eventos, de junho de 2021 a agosto deste ano. Os valores, pagos por órgãos públicos e entidades empresariais, chegam a até R$ 50 mil por uma hora de palestra.

    No caso do STJ, a reportagem cita os ministros Paulo Dias de Moura Ribeiro e Antonio Saldanha Palheiro. Ambos foram convidados a palestrar para servidores da Assembleia Legislativa do Estado, a ALMT, pelo deputado estadual Max Joel Russi (PSB). Os cachês, de R$ 15 mil, foram pagos com dinheiro público e recebidos pelos magistrados por meio de suas empresas de palestras.

    Até junho de 2022, Palheiro relatou no STJ um processo criminal movido contra Russi. O político era acusado da suposta prática de fraude à licitação quando era prefeito de Jaciara, no Mato Grosso. Já Moura Ribeiro relatou, entre janeiro de 2022 e junho passado, um processo de cobrança de dívidas movido pelo Banco do Brasil.

    No caso do STF, o jornal cita o caso do ministro Luiz Fux, que é convidado frequente de eventos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade figura como parte ou como amicus curiae em várias ações no Supremo.

    Em setembro de 2022, Fux esteve em Fortaleza para proferir a palestra “Segurança Jurídica e o Risco Brasil” em evento da entidade. A palestra foi organizada pelo Instituto Justiça e Cidadania (IJC) e contou com apoio financeiro da CNI,

    A CNI disse ter investido R$ 145 mil na realização do evento, mas afirmou que não houve pagamento “por parte da CNI” a Fux. Em março daquele ano, o ministro já havia palestrado em outra conferência da entidade.

    No caso do TST, os ministros Guilherme Caputo Bastos e Douglas Alencar fizeram parte da comissão organizadora do “II Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho”, promovido pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) em Foz do Iguaçu (PR).

    A ABFP é uma das empresas mais importantes do ramo de palestras de ministros de tribunais superiores e tem patrocínio de empresas privadas como a OGMO Santos e a Brasil Terminal Portuário.

    “Na segunda-feira depois do evento, o órgão especial do TST, do qual faz parte Caputo Bastos, votou uma ação movida pelo Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários de São Paulo contra a Companhia de Docas do Guarujá, a Terminal de Granéis do Guarujá e outras empresas do setor, por supostas contratações irregulares de funcionários. Kanitz, que trabalha com Caputo Bastos na ABDPM, atuou como advogado no julgamento, que terminou com vitória das empresas”, diz a reportagem do Estadão.

    Lewandowski contra a transparência dos cachês
    Uma resolução do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), assinada pelo então presidente do STF Ricardo Lewandowski, em junho de 2016, deixou de exigir a necessidade de detalhamento dos valores recebidos por magistrados por suas palestras.

    Lewandowski equiparou a realização de palestras à atividade de professor, abrindo uma brecha para a escalada dessa atividade. Também não há qualquer tipo de limite para o recebimento desse tipo de honorário.

    Ao argumentar pelo sigilo dos valores das palestras, o então presidente do STF recorreu à questão da segurança dos magistrados:

    “A preocupação aqui é só resguardar a privacidade, a intimidade e a própria segurança. Porque hoje, quando nós divulgamos valores econômicos, nós estamos sujeitos, num país em crise, num país onde infelizmente a nossa segurança pública ainda não atingiu os níveis desejados… Então é preciso resguardar todos esses aspectos.”

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/ministros-recebem-por-palestras-de-politicos-com-processos-nos-tribunais-superiores/)

  10. Miguel José Teixeira

    . . .”Querer definir liberdade, conferindo-lhe outros significados de acordo com uma espécie de voluntarismo subjetivo, é negar-lhe seu real significado, distorcendo a Lei Maior, como alguém que pretendesse instalar dois braços postiços à Vênus de Milo.”. . .

    “Próximo por favor!”
    (Circe Cunha, Visto, lido e ouvido, Blog do Ari Cunha, CB, 01/09/24)

    Parafraseando o pequeno e famoso texto do pastor luterano Martin Niemöller (1892-1984), podemos, com toda honestidade, trazê-lo para o presente e inseri-lo no atual contexto de nosso país, substituindo alguns substantivos originários por outros inerentes a realidade que estamos vivenciando. “Primeiro eles vieram buscar os conservadores e a turma da direita, e eu fiquei calado. Eu não pertencia à esses grupos. Então, vieram buscar os liberais, e eu fiquei calado. Também não era um liberal. Em seguida, vieram buscar os patriotas, e eu , mais uma vez, fiquei calado- porque não era patriota. Foi então que eles vieram me buscar, e já não havia ninguém para me defender.” Se esse pequeno texto não é capaz de fazer com que você reflita sobre o atual momento político atravessado por nosso país, é porque você já pode ser o próximo da lista a ser “buscado” pelo sistema.

    A história tem nos ensinado que a liberdade é um valor infinitamente mais elevado do que quaisquer partidos e ideologias políticas. Sem essa condição, intrinsicamente humana, você é apenas um peão isolado no tabuleiro. Sem liberdade não há salvação possível, nem a direita, nem a esquerda. Utopias políticas são possíveis. Outra coisa diametralmente oposta é a utopia de liberdade. Desse modo a liberdade não pode ser ofertada por ideologias. A liberdade é o que é e não necessita de outros atravessadores.

    É em nosso caso e em muitos outros países pelo mundo, o que está delineado nas Constituições. Querer definir liberdade, conferindo-lhe outros significados de acordo com uma espécie de voluntarismo subjetivo, é negar-lhe seu real significado, distorcendo a Lei Maior, como alguém que pretendesse instalar dois braços postiços à Vênus de Milo.

    A questão com fechamentos políticos, é que eles nunca se dão por completo ou satisfeitos, por isso mesmo é preciso ir mais além, ter sempre alguém em mira, buscando a todos, até que não reste ninguém mais a ser levado. Se não é um produto a ser ofertado por partidos políticos, a liberdade também não necessita de tutelas, pois ela não pertence a um indivíduo apenas, mas a todos igualmente.

    Democracias do tipo tuteladas são aquelas que satisfazem apenas aos desejos de uma elite no poder. A liberdade impõe que você seja escravo apenas de si mesmo e não de governos, responsabilizando-se inteiramente por seus atos.

    Sobre nossa Constituição o que almejam aqueles que a reduzem a sincretismos indecifráveis é que ela, como poderia ter dito Millôr, tendo nascida pura e original, deverá morrer como um plagio de si mesma.

    De fato, só existe uma liberdade que é aquela expressa pelo pensamento. As grandes migrações humanas, em todo o tempo e lugar, sempre foram feitas no sentido e em direção a liberdade e nunca ao contrário. Em todas as ditaduras sempre existiram aqueles que por meio de palavras afiadas como espada desafiaram o regime. É o caso aqui do músico e poeta português Sérgio Godinho: “Não me digas que não me compreendes/ quando os dias se tornam azedos/ não me digas que nunca sentistes/ uma força a crescer-te nos dedos/ e uma raiva a nascer-te nos dentes/ Não me digas que não me compreendes”.

    A frase que foi pronunciada:
    “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente.” (Sir Acton)(*)

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/proximo-por-favor/)

    (*) John Emerich Edward Dalberg-Acton
    (+em: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dalberg-Acton)

    Só pra refletir. . .
    E na PeTezuela. . .”se-corrompe-se” para tomar o poder para poder corromper!

  11. Miguel José Teixeira

    Periga virar linguiça!

    “Empresa de estimação do governo deixa ministro Silveira mal na foto”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 01/09/24)

    O enroladíssimo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) tenta se livrar do emaranhado em que se meteu com os irmãos Joesley e Wesley Batista, dizendo agora que o governo “não tem empresa de estimação”. Virou motivo de piada: por 17 vezes, ele próprio ou prepostos receberam a holding J&F, na gestação de medida provisória (MP) que favoreceu a compra da Amazonas Energia pela Âmbar, pertencente à dupla. A MP malandra neutralizou uma dívida bilionária e possibilitou a transação.

    De pai para filho
    A empresa de estimação ganha a Amazonas pelo custo (do consumidor otário) de R$15,8 bilhões na Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

    Quem paga a compra
    Assim, o cliente abestado é obrigado pela MP de Lula a pagar na conta de luz, por 15 anos, o negócio envolvendo a Amazonas Energia.

    Metade do dobro
    Para se ter ideia da jogada, a Amazonas precisava apenas de R$8 bilhões (cerca de metade do valor de “compra”) para equilibrar as contas.

    Até o TCU se mexeu
    Esse negócio exala odores tão ruins que até o Tribunal de Contas da União, francamente governista, recomendou sua anulação.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/empresa-de-estimacao-deixa-ministro-mal-na-foto)

    E nós, burros de cargas, entraremos defumados no embutido!

  12. Miguel José Teixeira

    Veja os resultados das pesquisas Quaest para prefeito em 22 capitais:
    . . .
    Florianópolis
    – Topázio Neto (PSD): 40%
    – Dario Berger (PSDB): 16%
    – Marquito (PSOL): 13%
    – Lela (PT): 6%
    – Pedrão (PP): 6%
    – Brunno Dias (PCO): 0%
    – Carlos Muller (PSTU): 0%
    – Mateus Souza (PMB): 0%
    – Portanova (Avante): 0%
    – Indecisos: 10%
    – Brancos/nulos/não responderam: 9%

    Contratada pela NC Comunicações SA, a Quaest ouviu 852 eleitores de 24 a 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número SC-08197/2024.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/08/28/pesquisas-quaest-consolidado-27-de-agosto.htm)

    Em “Curitchiba”, a volta da “maria louca”?

    Nos resultados apresentados na matéria impressiona a pesquisa feita na capital paranaense:

    Curitiba
    Eduardo Pimentel (PSD): 19%
    Roberto Requião (Mobiliza): 18%
    Luciano Ducci (PSB): 18%
    Ney Leprevost (União): 14%
    Cristina Graeml (PMB): 5%
    Maria Victoria (PP): 4%
    Luizão Goulart (Solidariedade): 4%
    Professora Andrea Caldas (PSOL): 2%
    Samuel de Mattos (PSTU): 1%
    Felipe Bombardelli (PCO): 0%
    Indecisos: 6%
    Branco/nulo/não irão votar: 9%

    A pesquisa Quaest em Curitiba ouviu 900 eleitores. A sondagem foi contratada pela TV Globo. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TSE é PR-06447/2024.

    (+em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/08/28/pesquisas-quaest-consolidado-27-de-agosto.htm)

    E em Porto Alegre, a PeTralha maria do rosario, vulga forjadora de agressões, segue firme em 2º lugar na pista, procurando incautos à serem agredidos “se eleita for” . . .

  13. Miguel José Teixeira

    E. . .como será que o supremo “alê momo” veria isso?

    . . .”Hoje o Procon veria nisso publicidade enganosa. Os filmes continuariam maravilhosos do mesmo jeito.”. . .

    “Vamos ao cinema?”
    (Ruy Castro, FSP, 31/08/24)

    Nem foi há muito tempo. Quando as pessoas ainda saíam de casa para ir ao cinema, escolhia-se o filme pelos anúncios no segundo caderno. Eram minipeças de propaganda que já vinham prontas dos estúdios com textos para torná-los imperdíveis, mas tão exagerados que mal tinham a ver com os filmes. Há dias, herdei uma coleção deles, de filmes dos anos 1940 a 1960. Algumas amostras:

    “Sobre seu corpo divino, a renda negra estendia tentações e perigos! Mesmo nos braços do seu amado, ela sentia pairar sobre sua cabeça a terrível ameaça daquela voz macia e sádica! ‘A Teia da Renda Negra’, com Doris Day”. “Ele desejava a noiva e a fortuna do amigo… e para possuí-las teria que cometer um crime perfeito!… ‘O Sol por Testemunha’, com Alain Delon”. “Sabotado! Censurado! Vetado! Explode agora nas telas brasileiras uma das mais belas histórias de amor! ‘A Aventura’, de Michelangelo Antonioni”.

    “Diferente de tudo que você já viu! O filme que fará você tremer na poltrona e exclamar: ‘Mas… que mundo cão!’ Mulheres lavando homens em banhos públicos japoneses! Porcos mais valiosos que bebês, amamentados por mulheres! Hetairas que desfilam seus encantos à luz do dia! ‘Mondo Cane’!”. “Que espécie de monstro ele se tornou ao ingerir o Coquetel Drácula? Jerry Lewis é ’O Professor Aloprado’”.

    “O mais lindo animal do mundo! Em certa ocasião, Maria pareceu-me uma dama esquisita. Agora vejo que tem o corpo de um animal… Vive como um animal… É um animal!… Ava Gardner é ‘A Condessa Descalça’”. “Nunca houve um homem como meu Johnny! Homem como todos os homens… Atirador com o demônio em seus olhos… Mas quando ele tomava-me em seus braços… Joan Crawford em ‘Johnny Guitar’”. “Casablanca… Ninho de intrigas… antro de maldade… Onde cada beijo poderia ser o último e onde muito se amava e muito se pecava porque a vida pouco valia… Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, em ‘Casablanca’”.

    Hoje o Procon veria nisso publicidade enganosa. Os filmes continuariam maravilhosos do mesmo jeito.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2024/08/vamos-ao-cinema.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

  14. Miguel José Teixeira

    Você sabia. . .

    Que em Santa Catarina existem 34 ultraricos?
    Atrás apenas de São Paulo, 97 e Rio de Janeiro 36?
    O bilionário, jovem há mais tempo, é o gaúcho João Jacob Vontobel, do Grupo Vonpar, com 95 anos?
    A bilionária, mais jovem do mundo, é a Catarinense Lívia Voigt, 19 anos, herdeira do W da WEG?

    +em:

    1) https://www.terra.com.br/economia/quase-um-seculo-de-vida-saiba-quem-e-o-bilionario-mais-velho-do-brasil,121c3d03dc7537f08b49ced9db3b0492foqjxzlp.html#

    2) https://www.terra.com.br/economia/livia-voigt-brasileira-e-bilionaria-mais-jovem-do-mundo-diz-forbes,54d8b95ca0847cf159f2a5a54576d00f4d3o4e9i.html

    Pink Floyd – Money:
    https://www.youtube.com/watch?v=nTeRBjgJSsk

    E eu vou alí soborear um arroz com ovo frito e tomate e já volto!

  15. Miguel José Teixeira

    Na verdade, a esbanjatriz janja, ex boca de garoupa (fez harmonização facial, provavelmente com recursos públicos) errou mesmo foi seu devido lugar!

    “Janja erra nome do STJ em posse de juízes federais”
    (Poder360, 31/08/24)

    A primeira-dama, Janja Lula da Silva, cometeu duas gafes ao discursar na cerimônia de posse de novos juízes federais do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Ao cumprimentar os colegas de mesa, ela disse que o ministro Herman Benjamin integrava o STF (Supremo Tribunal Federal), mas ele é parte do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Corte que preside. Na sequência, referiu-se ao STJ como “Supremo Tribunal de Justiça”.

    A cerimônia foi realizada na 6ª feira (30.ago.2024). Além de Janja e Benjamin, estiveram presentes, entre outros, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e os ministros do STF André Mendonça e Dias Toffoli.

    Enquanto cumprimentava os presentes, Janja disse: “Meu querido ministro Herman Benjamin, do STF. Infelizmente, não pude estar na sua posse [como presidente do STJ, em 22 de agosto], mas desejo uma excelente condução do Supremo Tribunal de Justiça”.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-gente/janja-gafe-stj-trf3/)

    Só pra PenTelhar. . .
    Ofélia ou Magda? Você decide. . .
    https://www.poder360.com.br/poder-gente/janja-gafe-stj-trf3/
    https://www.facebook.com/canalnostalgia/videos/sai-de-baixo/794188681412326/

  16. Miguel José Teixeira

    Não por acaso, rotulamos esse governico de lula, janja & “democratas” a$$ociado$ de “caravana do retrocesso!

    . . .”PT paga o preço da falta de renovação, atrelado à visão passadista de Lula.”. . .

    “Discurso caduco”
    (Dora Kramer, Jornalista e comentarista de política, FSP, 30/08/24)

    A interdição ao crescimento de novas lideranças com obediência cega e longeva aos ditames de um só líder cobram um preço alto ao PT. Atrelado a uma visão passadista de seu comandante, tem dificuldade de dialogar com o novo tempo.

    As pesquisas indicam que o partido se arrisca na presente campanha municipal a repetir o fracasso de 2020, quando não conseguiu eleger ninguém nas capitais e se viu reduzido a 183 prefeituras no país, numa desidratação e tanto para quem já teve 638. Isso foi há 12 anos.

    Pode ganhar em São Paulo? Pode, mas para se tornar competitivo precisou recorrer a alguém de fora de seus quadros, porque é Guilherme Boulos (PSOL) e não um petista, o candidato em condição de colocar a esquerda na disputa.

    Luiz Inácio da Silva já não é a usina de votos que durante as últimas três décadas justificaram a submissão do PT a ele. Ganhou em 2022 por um triz e só não perdeu devido a ajuda do centro, cujas demandas ignora no governo.

    Lula prefere se apegar a uma retórica envelhecida que, além de não fazer sentido _ nem para os jovens nem aos mais velhos _, nega avanços e escancara a predileção dele por meios e modos de governar, hoje inaceitáveis.

    O presidente não disfarça seu instinto cesarista, sua insatisfação com autonomias que retiraram do Executivo poder de influência e barganha.

    Revisita sua antiga birra com as agências reguladoras, que tentou sem sucesso esvaziar no primeiro governo. Compara uma das maiores empresas brasileiras a um “cachorro sem dono” pela frustração de não ter emplacado um afeiçoado na presidência da mineradora Vale, privatizada há 27 anos.

    Lula tem saudade das teles que tantos cabides fornecia aos políticos, mas mantinha os brasileiros na pré-história da telefonia. Lugar onde talvez ainda estivéssemos hoje se prevalecessem as ideias do atual presidente, que precisa deixar seu partido tenha a opção de se atualizar.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/dora-kramer/2024/08/discurso-caduco.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

    Como alguém já pronunciou:
    Não “se-assustem-se”! Eles sempre acham um alçapão antes de chegarmos ao fundo do poço!

  17. Miguel José Teixeira

    . . .
    “Você que ouve e não fala
    Você que olha e não vê
    Eu vou lhe dar uma pala
    Você vai ter que aprender
    . . .
    Você que lê e não sabe
    Você que reza e não crê
    Você que entra e não cabe
    Você vai ter que viver”
    . . .
    E agora? Como o SuTriFe vai intimar (ou seria intimidar) seus “pacientes”?

    “STF posta no X a ordem de suspender o próprio X e gera ataques e piadas”
    (Carlos Madeiro, Colunista do UOL, 30/08/24)

    O STF (Supremo Tribunal Federal) usou sua conta oficial no X na tarde desta sexta-feira (30) para anunciar a suspensão dessa rede social no Brasil.

    A postagem foi feita às 17h27 e menos de meia hora depois estava com mais de mil comentários de usuários, a maioria de ataques, mas também de pessoas que manifestaram apoio ou mesmo soltaram a piadas pela escolha da rede para publicação da retirada do ar do X.

    A conta do STF já tinha sido usada para notificar o X e o seu proprietário Elon Musk nesta quinta-feira (29) sobre a necessidade de indicar um nome como representante da empresa no Brasil em 24 horas —o que não foi cumprido.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2024/08/30/perfil-do-stf-no-x-posta-ordem-de-suspensao-do-x.htm)

    E. . .só porque hoje é sábado! (Revisitando a Rádio Blumenau, nos tempos áureos, sob o comando do Osmar Laschewitz)

    Suprimindo o “n”, estamos literalmente na “Toga da Mironga do Kabulete”
    https://www.youtube.com/watch?v=7vGw_xyFPJM

    Será que “Vou Morar no Ar”?
    https://www.youtube.com/watch?v=z5SiRKLYfwA

  18. Miguel José Teixeira

    “Um defunto decente”

    O senador gaúcho Pinheiro Machado marcou uma visita ao hotel onde estava o seu colega Bernardo Monteiro, no Rio de Janeiro. O anfitrião o recebeu vestindo ceroulas comuns e ele não conteve a observação:
    – Bernardo, você precisa estar preparado para morrer na rua. Vista-se de seda por baixo. Seja um cadáver decente.
    Pinheiro Machado seria assassinado alguns anos depois, no Hotel dos Estrangeiros, no Rio.
    Vestia ceroulas de seda.

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 31/08/24)

  19. Miguel José Teixeira

    A frase do dia:

    “Não é compatível com o regime de um país liberal e democrático”
    Senador Sergio Moro (União-PR) define o bloqueio do X pelo ministro Alexandre de Moraes
    (Coluna CH, DP, 31/08/24)

  20. Miguel José Teixeira

    Por aqui, a narraPTiva é outra!

    “Falou sem dizer”
    Apesar de emitir nota para dizer que não comenta assuntos internos de outro país, o Departamento de Estados dos EUA ressaltou: “a liberdade de expressão é pilar fundamental em uma democracia saudável”.
    (Coluna CH, DP, 31/08/24)

  21. Miguel José Teixeira

    Topetudo lustrando o supremo careca!

    “Desafio”
    O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) ficoiu indignadíssimo com a multa de R$50 mil a quem usar o VPN para acessar o X: “Vem me multar em R$ 50 mil por dia, Aexandre de Moraes. Vem? Covarde!”.
    (Coluna CH, DP, 31/08/24)

  22. Miguel José Teixeira

    Eis o X da questão!

    “Não se fala mais nisso”
    Pelo sim, pelo não, com o banimento da rede social X, o ministro Alexandre de Moraes conseguiu excluir do noticiário o que mais o incomodava: o escândalo sobre seus métodos contra adversários.
    (Coluna CH, DP, 31/08/24)

    Matutando bem. . .
    Usou a suprema toga como cortina de fumaça!

  23. Miguel José Teixeira

    E dá-lhe aumento de impostos (2)

    “Gastos trilionários do governo sinaliza desastre”
    (Coluna CH, DP, 31/08/24)

    É crítica a situação fiscal no Brasil, com o aumento leviano nos gastos do governo, que atingiu R$1 trilhão e 128 bilhões em 12 meses, até julho. O Banco Central anunciou leilão de US$1,5 bilhão para conter a alta do dólar esperada após a divulgação dos “resultados fiscais”, nesta sexta (30). Só em julho, o setor público, principalmente o governo Lula, torrou R$21,3 bilhões a mais do que arrecadou. O desânimo foi tão grande que o leilão (o terceiro, no atual governo) não fez nem cócegas no dólar.

    Quatro vezes mais
    A expectativa de economistas era que o rombo das contas do governo do PT, em julho, não ultrapassasse os R$5 bilhões. Ficou bem longe disso.

    Cenário catastrófico
    Experientes operadores do mercado jogavam a toalha, ontem, definindo como “catastrófico” o cenário fiscal no Brasil.

    Gastando o nosso
    Lula e sua turma elevaram a dívida pública do Brasil a 78,5% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas no País.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/moraes-tira-de-bolsonaro-mais-de-13-milhoes-de-seguidores-na-rede-social-x)

    E dá-lhe “otoridades” torrando recursos públicos! (2)

  24. Miguel José Teixeira

    E dá-lhe aumentar impostos!

    “Rombo fiscal atinge R$ 1,128 trilhão e bate recorde histórico”
    (Hamilton Ferrari, pODER360, 30/08/24)

    O setor público consolidado –formado por União, Estados, municípios e estatais– registrou um rombo de R$ 1,128 trilhão no acumulado de 12 meses até julho. O deficit nominal foi o maior registrado na série histórica, iniciada em 2001. O BC (Banco Central) divulgou o relatório “Estatísticas Fiscais” nesta 6ª feira (30.ago.2024).

    O saldo negativo aumentou R$ 19,6 bilhões em comparação com o resultado de julho, quando o deficit foi de R$ 1,108 trilhão. O resultado nominal do setor público consolidado é formado pelo saldo das receitas sob as despesas e inclui o pagamento dos juros da dívida pública.

    O rombo fiscal de R$ 1,128 trilhão corresponde a 10,02% do PIB (Produto Interno Bruto).
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-economia/rombo-fiscal-atinge-r-1128-trilhao-e-bate-recorde-historico/)

    E dá-lhe “otoridades” torrando recursos públicos!

  25. Miguel José Teixeira

    . . .”Desconheço político que não manipule e minta. Assim como, desconheço eleitor que não saiba que está sendo manipulado e enganado.”. . .
    (Ricardo Kertzman, O Antagonista, 30/08/24)

    “Você, eleitor, é um idiota!
    Quem disse?
    Pablo Marçal”

    É chocante a naturalidade – e talvez realidade – da fala de Pablo Marçal ao apresentador Igor Coelho, do Flow Podcast: “Num processo eleitoral, você me perdoe, você tem de ser idiota. Como eu vou gastar meu tempo? Infelizmente, nossa mentalidade gosta disso, por ser um povo que gosta disso, preciso produzir isso, tenho que ter um comportamento que chame a atenção, não é uma parada que eu me divirto”.

    Para os idiotas que não entenderam, eu traduzo: Pablo disse que suas barbaridades não o agradam, mas são planejadas e ditas para agradar vocês. Ou seja, além de condenado por furto e próximo de gente ligada ao crime organizado, o ex-coach é mentiroso, manipulador e considera seus eleitores verdadeiros idiotas. Eu não chegaria a tanto, pois considero legítimas, ainda que inadequadas, certas escolhas políticas.

    Desconheço político que não manipule e minta. Assim como, desconheço eleitor que, no fundo no fundo, não saiba que está sendo manipulado e enganado. O diabo é que, por alguma razão que não compreendo, muitos se permitem ao papel de trouxas. Pior. Brigam por aqueles que, sabidamente, os usam para interesses próprios. Há alguma conexão afetiva ou psicológica entre os agentes ativo e passivo da empulhação.

    Realidade paralela
    Talvez a grande sacada de gente como Marçal seja aparentar ser uma espécie de empregado – soldado me parece um termo melhor -, disposto a matar e morrer por seu líder, no caso, o eleitor. É como se acreditássemos que o político A ou B estivesse, na verdade, realizando, em nosso lugar, aquela tarefa que não temos tempo, paciência, coragem ou capacidade para executar. Acabamos acreditando que estamos no comando.

    Neste momento, ao menos nos corações e mentes dos idiotas manipulados, não é Marçal ou Lula ou Bolsonaro – e pouco importa o populista em questão – o beneficiado. Ao contrário. Ele (ou eles) seria apenas o instrumento. Os espertos seríamos nós, os poderosos eleitores que, através do voto, escolhemos quem irá nos representar. Dizem que o maior truque do diabo é nos convencer de que ele não existe. Ao que parece, funciona.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/voce-eleitor-e-um-idiota-quem-disse-pablo-marcal/#goog_rewarded)

  26. Miguel José Teixeira

    Aguardemos, pois!

    Com o início do mês de setembro, “se-inicia-se” também uma nova fase da Folha de S. Paulo.

    “Com o lançamento do novo formato da Folha neste domingo (1º), o berliner, o leitor terá maior oferta de conteúdo e suplementos diários. Entre as novidades estão Equilíbrio às quartas, Turismo às quintas, Guia Folha + Comida, como caderno à parte às sextas, e Folhinha aos sábados, em uma edição mensal.

    O berliner é um formato muito adotado entre os grandes jornais europeus, como o francês Le Monde, o britânico Guardian e o italiano Corriere della Sera. Seu tamanho é um intermediário entre os formatos standard (grande, como é a Folha hoje) e tabloide (pequeno). O objetivo é facilitar o manuseio para o leitor, a assimilação das informações e dar destaque aos cadernos, que recebem reforços em número de páginas, colunistas e seções.
    O suplemento de Turismo, por exemplo, ganhará mais estofo com a reforma gráfica e passará a contar com, no mínimo, quatro páginas semanais, sempre às quintas-feiras —com estreia marcada para o dia 5. Isso permitirá aprofundar a cobertura, com mais serviço e informação sobre destinos no Brasil e no mundo.

    Na próxima sexta (6), o Guia Folha volta a ser um caderno em formato inédito, que agora também incorpora a cobertura de gastronomia. Chamado Guia Folha + Comida, será publicado em formato berliner com no mínimo 12 páginas, sempre às sextas-feiras.

    Com isso, o caderno dá continuidade à sua vocação de apresentar, em um só espaço, dicas confiáveis de programação cultural de São Paulo em diferentes áreas, como shows, exposições, gastronomia, teatro e passeios.

    Destacável das outras páginas do jornal, o suplemento poderá ser levado dentro da bolsa, do carro, na fila do cinema –uma marca do caderno, que em seus 27 anos acumula um grupo fiel de leitores.

    Se a tradição continua a mesma, o Guia + Comida traz novidades com seções que são reeditadas ou fazem sua estreia. Representante do primeiro caso, o Guia Testa Delivery vai avaliar pratos que podem ser pedidos em diferentes plataformas e regiões da cidade.

    Outro destaque é a seção chamada Arredores, que traz passeios que podem ser feitos em viagens curtas, de um fim de semana, para aproveitar cidades que ficam a até 250 quilômetros da capital. Além disso, o É Grátis traz uma curadoria de atividades gratuitas na cidade, que ganham atenção especial na cobertura.

    Como diz o nome, Guia Folha + Comida amplia o número de páginas dedicadas à gastronomia, com colunas, lançamentos e reportagens. Com a mudança, o caderno vai centralizar colunas que tratam de café, cerveja, vinho e coquetéis e também de receitas.

    A edição impressa da Folhinha, encartada com a Folha, passará a ter circulação mensal, sempre aos primeiros sábados de cada mês, começando no sábado (7).

    Ela também será maior e contará com 16 páginas. Com a mudança, o suplemento infantojuvenil ganhará mais conteúdo, sempre num formato bastante ilustrado, e atividades interativas para as crianças. Será um produto para colecionar e presentear os pequenos leitores.

    Haverá novidades, entre elas a agenda de atrações culturais do mês, um painel de lançamento de livros e uma seção dedicada a explicar o funcionamento das coisas ou a história por trás de acontecimentos do passado. Também estreia a coluna de Bibi Bailas, psicopedagoga e PhD em física, que abordará temas científicos.

    O DNA do suplemento se mantém, traduzindo para as crianças os temas do noticiário e explorando os vários aspectos do universo infantil, sem deixar de prestar serviço aos pais. Criada em 1963, pelo desenhista Mauricio de Sousa e pela jornalista Tia Lenita, a Folhinha é uma das principais referências no jornalismo voltado a crianças.

    Às segundas-feiras, a Folha publica o FolhaInvest, caderno de finanças pessoais com informações sobre Bolsa, fundos, renda fixa, criptomoedas e outras formas de aplicar o seu dinheiro, além de reportagens sobre temas que interferem diretamente no bolso do leitor, como os impostos.

    Já o suplemento de Veículos será publicado às terças. Incluído em Mercado, o caderno trará reportagens sobre o setor, lançamentos e avaliações de desempenho e consumo de automóveis feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

    A cobertura de temas de bem-estar ganha peso no novo formato, com a retomada do suplemento Equilíbrio, que circulará com quatro páginas às quartas-feiras. O que já era oferecido ao leitor durante a semana será reunido em uma única seção, que terá ainda acréscimo de conteúdo. A colunista Mirian Goldenberg, que era publicada na Corrida, passa a integrar o suplemento. Já Joanna Moura e Bruno Gualano se tornam parte da edição impressa do jornal, assim como os blogs Não Tem Cabimento e Vida de Alcoólatra.

    Todo dia um suplemento
    • 2ª feira: FolhaInvest
    • 3ª feira: Veículos
    • 4ª feira: Equilíbrio
    • 5ª feira: Turismo
    • 6ª feira: Guia Folha + Comida
    • sáb: Folhinha*
    • dom: Ilustríssima
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/08/guia-folha-volta-a-circular-em-formato-inedito-jornal-tera-mais-suplementos.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdicas)

  27. Miguel José Teixeira

    Perguntar não ofende!

    O que ou quem estará por trás desse conflito SuTriFe X Musk?

    Só pra SuTriFar. . .
    Na tradução livre para o inglês, musk significa almíscar
    E na Wikipédia, temos:
    Almíscar (do persa mushk, “testículo”, através do árabe almisk) é um perfume obtido a partir de uma substância de forte odor secretada por uma glândula do cervo-almiscarado, de outros animais e também de algumas plantas de odor similar.

  28. Miguel José Teixeira

    Quiçá, a democracia mais cara do mundo!

    “Propaganda eleitoral não é gratuita e custará R$ 566 mi em renúncia fiscal”
    (Paulo Passos, FSP, 29/08/24)

    A propaganda eleitoral que começa na sexta-feira (30) deve garantir R$ 566 milhões em renúncia fiscal às rádios e às televisões. É o que prevê a Receita Federal, que estima o quanto o governo deixará de arrecadar em Imposto de Renda para ressarcir as emissoras obrigadas a exibir o horário eleitoral e as inserções dos candidatos ao longo da programação.

    Concessões públicas, as emissoras de televisão e rádio são obrigadas a ceder 1 hora e 30 minutos por dia em espaço comercial que é usado pelas campanhas para prefeitura e para as câmaras de vereadores.

    O desconto em tributos por disponibilizar o tempo na grade está previsto em lei. A Receita deixou de cobrar mais de R$ 11 bilhões devido a essa renúncia fiscal concedida às emissoras desde 2020.

    O cálculo do desconto é feito levado em consideração o que cada emissora prevê que receberia de receita publicitária no tempo em que a propaganda política é veiculada. Elas precisam comprovar o faturamento que tiveram no horário nos meses anteriores.

    A maior parte do valor de isenção é obtida pelas emissoras de televisão, que são o principal destino da verba de publicidade comercial no país. O restante vai para as rádios.

    O investimento de mídia na TV aberta foi de R$ 25,1 bilhões, 47% do total gasto em publicidade no país em 2023, segundo uma projeção do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário e da Kantar Ibope Media.

    Segundo a Receita, “o cálculo da renúncia é feito utilizando-se a alíquota efetiva do Imposto de Renda Pessoa Jurídica multiplicada pelo valor declarado pelas emissoras”.

    O modo como o ressarcimento é feito atualmente não agrada as emissoras. A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) reivindica uma mudança na legislação para que o espaço cedido seja pago com dinheiro e não com compensação fiscal.

    A entidade alega que redes sociais podem vender anúncios para candidatos, o que não é permitido às emissoras de rádio e televisão, concessões públicas. No pleito de 2022, o Facebook arrecadou mais de R$ 123 milhões com anúncios de candidatos. O Google obteve R$ 125 milhões com a venda de palavras-chave em buscas e anúncios no YouTube.

    Entenda como é feita a distribuição do tempo da propaganda eleitoral
    Quem tem direito ao tempo no rádio e na televisão?
    Candidatos de partidos e federações partidárias com representantes na Câmara de Deputados que atingiram a cláusula de barreira.

    O que é a cláusula de barreira?
    Critério usado pelo TSE para comprovar a representatividade dos partidos no país. As siglas precisam ter 12 deputados federais ou terem atingido 2% dos votos válidos em pelo menos 9 unidades da federação na eleição de 2022.

    O que são federações?
    União de partidos por tempo mínimo de quatro anos. As siglas seguem com seu número e representantes, mas precisa estar juntas nas candidaturas no país durante este período. Usada por partidos para conseguir atingir a cláusula de barreira e ter tempo no horário eleitoral.

    Qual o tempo destinado para propaganda na TV e no rádio?
    O horário eleitoral é dividido em dois blocos de 10 minutos cada. Na TV, eles são veiculados às 13h e às 20h30. No rádio, às 7h e às 12h.

    As candidaturas dividem também 42 minutos em inserções no rádio e na televisão ao longo da programação.

    Como é definida a divisão do tempo?
    Primeiro, o tempo do horário eleitoral é dividido entre candidaturas para prefeito (60%) e para vereadores (40%). O mesmo vale para os 42 minutos das inserções.

    Depois, os tribunais eleitorais determinam o quanto de espaço cada candidatura terá. Para chegar a essa conta, usam o seguinte critério:

    10% é distribuído igualmente para os partidos que direito ao tempo;
    90% é dividido segundo a representatividade das siglas que compõem a chapa na Câmara de Deputados.

    Candidaturas com mais de um partido somam o tempo das siglas?
    Sim, mas há um limite. Em coligações com mais de seis partidos é somado apenas o tempo das seis siglas com maiores bancadas na Câmara de Deputados.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/08/propaganda-eleitoral-nao-e-gratuita-e-custara-r-566-mi-em-renuncia-fiscal.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdicas)

  29. Miguel José Teixeira

    A podre situação em que se encontra a PeTezuela é tão crítica que até uma simples medida de bom senso e ética profissional vira notícia:

    . . .
    “A CNN Brasil tomou uma atitude drástica nesta quinta-feira (29) e decidiu afastar a âncora Elisa Veeck , de 36 anos, das coberturas envolvendo Gabriel Galípolo , indicado na quarta-feira (28) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para comandar o Banco Central.

    O motivo seria porque Elisa e Gabriel possuem um relacionamento. De acordo com as informações da colunista Mônica Bergamo, a emissora “segue em conformidade com os padrões da matriz, a CNN Internacional, e asseguram a credibilidade de nosso jornalismo”.”
    . . .
    (+em: https://gente.ig.com.br/celebridades/2024-08-29/ancora-cnn-afastada-por-namorar-escolhido-lula-bc.html#google_vignette)
    . . .
    Eh, oh, oh, vida de gado
    Povo marcado, eh!
    Povo feliz!
    . . .
    “Admirável Gado Novo”, Zé Ramalho: https://www.youtube.com/watch?v=YwqoeKlaJQs

  30. Miguel José Teixeira

    Matutando sobre a charge. . .

    Embora nos dias atuais os lobos nem se disfarçam mais, ao contrário, usam o título de “otoridade” antes dos seus nomes, vale revisitar a “Bíblia Sagrada”:
    “Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (Mateus 7:15).
    E aos que lhe prometerem virar vegetarianos, tomate e repolho podre neles, ou seja: ignore-os nas urnas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.