O senso do atraso. PT fala em democracia, mas impõe. Defende a natureza, mas quer explorar energias fósseis, como um fóssil fosse em relação ao futuro
- By Herculano
- 40 Comentários
- Convidados
ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCLXIII
Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
Sussurros
Posts Recentes
BATEU O DESESPERO PARA FECHAR AS CONTAS DE KLEBER E MARCELO NA PREFEITURA DE GASPAR. SÓ NA SEMANA PASSADA A CÂMARA APROVOU TRÊS PROJETOS DE ANULA E SUPLEMENTA AO ORÇAMENTO E FEZ UMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APENAS DOIS DIAS DEPOIS DE DOIS PROJETOS DE RENAMEJAMENTOS DE RECURSOS DAREM ENTRADA NA CASA EM REGIME DE URGÊNCIA.
Leia mais »NESTA TERÇA-FEIRA VAI SE CONHECER O TAMANHO DO ERRO DE KLEBER EM RELAÇÃO A ARENA MULTIUSO. TJSC DIRÁ SE VALEM OU NÃO, R$14,8 MILHÕES OS 436 MIL M2 DELA E ARBITRADOS EM 2019. EM 2022, O PREFEITO COMPROU DA FURB, SOB POLÊMICA, 40 MIL M2 POR EXATOS R$14 MILHÕES EM. A ÁREA CONTINUA ABANDONADA E O CAIXA “FURADO”
Leia mais »Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
40 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCLXIII”
Pra não dizer que não falei da janja!
. . .”Lula tem sido pródigo em declarações e ações desastrosas. A nomeação de Paulo Pimenta como Ministro-chefe da Secretaria de Reconstrução do RS sugere hiperpolitização e instrumentalização da tragédia.”. . .
“A política da culpa: da pandemia às inundações no RS”
(Marcus André Melo, FSP, 19/05/24)
Desastres naturais afetam a popularidade de governantes: o sentimento negativo gerado contamina sua avaliação como argumentei aqui. Logo após o evento, surge uma onda de solidariedade com as autoridades (no jargão, o rally round the flag), ao que se segue certa fadiga e insatisfação.
Os desastres criam uma janela de atenção sobre quem está no poder que é muito arriscada. O comportamento oportunista em contextos de comoção gera custos e qualquer vacilo ou frase mal-empregada terá efeitos cataclísmicos. Muitos presidentes, ex. George W. Bush após o furacão Katrina, naufragam. Mas há alguns casos de desempenho heroico que alavancam a popularidade.
Lula tem sido pródigo em declarações e ações desastrosas. A nomeação de Paulo Pimenta como Ministro-chefe da Secretaria de Reconstrução do RS sugere hiperpolitização e instrumentalização da tragédia.
A polarização potencializa os efeitos citados que as pesquisas identificaram para tempos normais: ela encurta, mas não elimina a onda de solidariedade. Nos grupos polarizados o viés de confirmação é alto: enxerga-se o desempenho em função das preferências políticas.
O paralelo com a pandemia de Covid-19 é ilustrativo. Vimos a onda de solidariedade na sua primeira fase, mas Bolsonaro foi um dos poucos governantes que não se beneficiou dela por suas declarações estapafúrdias (“é uma gripezinha”, “não sou coveiro”).
A janela de atenção que se abriu expôs também sua inépcia e a de auxiliares mas permitiu que os custos fossem parcialmente mitigados com a inflação de auxílios oportunistas (Auxílio Brasil, Taxista etc). Assim o saldo da pandemia foi negativo. Sim, os governantes mais eficientes perderam eleições (Piñera, Johnson, Bibi).
As relações federativas foram diferentes. Antes da invenção da vacina, tínhamos 27 pandemias: a responsabilização política estava fragmentada nos estados e municípios.
Nesta fase os governantes do Nordeste e Norte eram culpados (pela corrupção e baixa capacidade institucional) pelo impacto devastador na região, enquanto o Sul ainda não havia sido alcançado. A invenção da vacina (e sua aquisição pelo governo federal) mudou a dinâmica, federalizando a responsabilização.
Na calamidade gaúcha o impacto não se estende a outros estados e a responsabilização permanecerá em maior grau no próprio estado. Os beneficiários estão concentrados no estado. Sim, a magnitude fiscal colossal da tragédia nacionaliza a responsabilização. Os custos serão difusos para o país: de onde virão os recursos? A solidariedade tende a arrefecer paulatinamente. E a tensão entre governador e presidente (e seu interventor local). Provavelmente ambos perderão.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcus-melo/2024/05/a-politica-da-culpa-da-pandemia-as-inundacoes-no-rs.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
E a janja?
Nas cheias do RS, janja é a âncora da canoa furada do governo lula!
Efeito bumerangue? O feitiço virou contra o feiticeiro? Ou como se dizia nas antigas: a língua é chicote do corpo?
“Lula tem deficit quase igual ao da covid, mesmo sem pandemia”
(Hamilton Ferrari, Poder360, 19/05/24)
. . .
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem deficit nominal quase igual ao registrado na situação mais crítica da pandemia de covid-19.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/economia/lula-tem-deficit-quase-igual-ao-da-covid-mesmo-sem-pandemia/)
Só pra PenTelhar. . .
Durante a pandemia, lula agradeceu a natureza por ter criado o vírus que ceifou a vida de milhares de brasileiros, e que isso, atrapalharia o governo bolsonaro.
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/economia/lula-tem-deficit-quase-igual-ao-da-covid-mesmo-sem-pandemia/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/economia/lula-tem-deficit-quase-igual-ao-da-covid-mesmo-sem-pandemia/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/economia/lula-tem-deficit-quase-igual-ao-da-covid-mesmo-sem-pandemia/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
Um trio arrepio para afastar o arredio!
. . .”Ministro é o chefe do governo federal na reconstrução do RS; interino foi indicado, mas, na prática, Janja, Stuckert e Chrispiniano ampliarão influência na comunicação de Lula.”. . .
“Com Pimenta fora, atritos na Secom tendem a se acirrar”
(Mariana Haubert e Anna Júlia Lopes, Poder360, 19/05/24)
. . .
O trio que atuará na prática na comunicação do governo terá dificuldade em lidar com a queda de popularidade de Lula, já que há divergências….
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/governo/com-pimenta-fora-atritos-na-secom-tendem-a-se-acirrar/#:~:text=O%20trio%20que%20atuar%C3%A1%20na%20pr%C3%A1tica%20na%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20do%20governo%20ter%C3%A1%20dificuldade%20em%20lidar%20com%20a%20queda%20de%20popularidade%20de%20Lula%2C%20j%C3%A1%20que%20h%C3%A1%20diverg%C3%AAncias.)
Só pra PenTelhar. . .
Nada está tão ruim que a corja vermelha não possa piorar!
It’s good fake news, people!
. . .”Palácio do Planalto sacou a alegação da desinformação para se proteger das críticas pela reação à tragédia do Rio Grande do Sul, mas os próprios lulistas espalham suas mentiras e meias verdades em meio às inundações.”. . .
“E as fake news do governo Lula na enchente do RS?”
(Rodolfo Borges, O Antagonista, 19/05/24)
O governo Lula (em reunião com prefeitos gaúchos na foto) elegeu o combate às fake news entre as prioridades da reação federal à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. A Advocacia Geral da União (AGU) notificou plataformas de rede social para demandar a retirada de conteúdo e se reuniu com representantes das empresas para agilizar esse procedimento. Até agora, contudo, a AGU de Jorge Messias não mencionou a desinformação disseminada pelo próprio governo Lula.
A BBC Brasil expôs que o Palácio do Planalto infla os números de sua ajuda ao Rio Grande do Sul, contando auxílios duas vezes, implicando que a antecipação de benefícios já contratados seriam números novos e transformando subsídios para linhas de crédito em “investimentos federais”. Tudo isso resultou no anúncio de 50,9 bilhões de reais em ajuda federal.
Quer dizer, enquanto aponta o dedo para os opositores, o governo Lula semeia suas próprias desinformações na tentativa de melhorar a imagem de um presidente que parece colocar a política acima de tudo nos esforços para ajudar as vítimas da enchente.
Fake news em construção
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na quarta-feira, 15, durante um evento que se transformou em palanque político, “a transferência, nas suas contas, via Pix, de 5,1 mil reais” para “todas as pessoas que perderam seus objetos”. Por que o ministro, que destacou o repasse como uma “determinação do presidente Lula”, mencionou o Pix?
O Pix é um símbolo de agilidade para as 200 mil famílias potencialmente beneficiadas pelo “auxílio reconstrução”, mas, como o próprio ministro mencionou, há um processo burocrático que precisa ser respeitado para identificar quem se encaixa nos critérios para receber uma parcela do valor estimado em 1,2 bilhão de reais.
Na velocidade do Pix?
As prefeituras precisam atestar que as casas dos solicitantes foram de fato inundadas. E isso não se faz na velocidade de um Pix, alardeada por Costa, principalmente numa situação de calamidade, na qual as próprias prefeituras foram inundadas.
Esse tipo de anúncio se presta, portanto, mais para tentar aliviar a barra do próprio governo do que para solucionar os problemas dos desabrigados pelas enchentes, que só vão poder contar com esse dinheiro em um tempo bem mais demorado do que aquele gasto para dar um clique.
Prefeituras
No discurso político que fez minutos depois do anúncio de Costa, Lula deixou claro sobre as costas de quem a responsabilidade pela esperada e compreensível demora para o repasse da ajuda anunciada irá recair.
“E aqui um apelo aos companheiros prefeitos, pelo amor de Deus. É a agilidade de vocês de apresentar propostas e projetos que vai mostrar para a gente se a Caixa Econômica está morosa ou não. Se tem burocracia ou não. Os projetos têm que ser imediatos”, discursou, relembrando a enchente no Vale do Taquari em setembro do ano passado.
“Viemos aqui em novembro e fizemos um acordo com o Ministério das Cidades para a gente reconstruir casa. Até hoje não saiu (sic) as casas. O que que implica isso? Se for a burocracia, nós temos que desmontar essa burocracia”, seguiu Lula, expondo o que deve ocorrer quando os solicitantes do auxílio reconstrução não receberem o benefício na velocidade do Pix:
“As coisas têm que funcionar, porque, senão, a gente perde credibilidade. Porque senão as pessoas passam a desacreditar nas instituições, na democracia, nos governantes.”
“Eu estou vendo isso“
Pois bem, já há governistas falando em má vontade dos “prefeitos bolsonaristas”. Um apresentador de programa da TV Brasil disse o seguinte em entrevista um site amigo do governo (o conteúdo foi destacado nas redes sociais do site):
“Tem prefeito retardando o pedido de dinheiro para deixar a coisa pior, mesmo que você morra, para depois colocar a culpa no Lula. Isso está acontecendo aqui agora, eu estou vendo isso. Tem prefeitura que está atrasando o pedido de dinheiro, para retardar a reconstrução da estrada, para dizer que só tem dois tratores. E aí, quando a população vai reclamar, ele estão falando: ‘É o governo federal que não está mandando’.”
A alegação de má fé dos prefeitos se baseia no baixo número de prefeituras que solicitaram ajuda formalmente. Mas os prefeitos não solicitaram porque não quiseram ou porque não conseguiram?
Para quem tem lado na tragédia, vale o que beneficiar seu próprio grupo político. Ou o governo combate todas as fake news — inclusive as suas — ou não combate nenhuma.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/e-as-fake-news-do-governo-lula-na-enchente-do-rs/)
Pensando bem…
(Coluna CH, DP, 19/05/24)
…o nível das águas começa a baixar, já a cara-de-pau de certos políticos…
Matutando bem…
(Matutildo, aqui e agora)
. . .e vamos enxergando que nossos “representantes” estão nadando nus!
Isso ocorre quando o enganoso propagador encara a verdade!
“A gente não sabe nem para que lado se mexer”
Paulo Pimenta, espécie de “governador paralelo do RS, confessando-se perdido
(Coluna CH, DP, 19/05/24)
Revisitando Oswaldo Montenegro:
. . .
Se fosse resolver iria te dizer foi minha agonia
Se eu tentasse entender
Por mais que eu me esforçasse eu não conseguiria
. . .
https://www.youtube.com/watch?v=6NeRnmODP5M
Só não falou de qual república?
“Boa memória”
“Cabe a todos os senadores atender as expectativas da sociedade em casos evidentes de abusos e usurpação de poder”, lembrou o senador Plínio Valério (PSDB-AM).
(Coluna CH, DP, 19/05/24)
Aqui na república PeTezuelana o senado foi aniquilado!
Enquanto janja surfa na solidariedade do povo brasileiro, lula faz cortesia com
“Chapéu alheio”
Tanto quanto bancos, Lula “socorre” o RS por meio de “linhas de crédito”, endividando quem está financeiramente vulnerável ou quebrado.
“FGTS tem dono”
Lula também anunciou “benefícios” com dinheiro alheio e das próprias vítimas, como saque-calamidade do FGTS, que é do trabalhador.
“Dinheiro ‘velho’”
Também está na lista de “benefícios” a antecipação de bolsa-família, de novo, dinheiro “velho”, que já estava previsto para os beneficiados.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/prates-na-petrobras-era-dor-de-cabeca-ate-para-o-pt-do-rn)
Matutando bem. . .
Lula & janja: a junção do nada com porra nenhuma!
Quando lula anunicar a o divóricio com Janja, e distância de Gleisi, Amorim, Ruiu Costa, Alexandre Padilha, Alexandre Silveira e Pimenta, a avaliação dele vai melhorar nas pesquisas
E. . .se lula der um tiro na cabeça será a pedra no sapato do satanás!
Pois é. . .depois de canonizarem sarney, ícone das oligarquias, a corja vermelha “se-prepara-se” para beatificar outro oligarca nordestino!
“Prates na Petrobras era dor de cabeça até para o PT do RN”
(Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 19/05/24)
Não é pequena a fatia do PT potiguar aliviada com a demissão de Jean Paul Prates da Petrobras. Ex-parlamentar sem voto, Prates aproveitava a visibilidade na Petrobras e assanhava candidatura para suceder a Fátima Bezerra (PT), sua madrinha política de quem herdou cadeira no Senado, no governo do Rio Grande do Norte. Só que Fátima e o PT têm outros planos: apoiar o vice Walter Alves (MDB) ao governo. Fátima deve tentar voltar ao Senado. Em todos os cenários, Prates era tido como problema.
Sangue azul
O pai de Walter Alves é Garibaldi Alves Filho, ex-ministro da Previdência de Dilma, ex-governador e ex-senador potiguar e respeitado até no PT.
Aos leões
Prates se filiou ao PT para disputar como suplente de Fátima, em 2013. Por não ser considerado petista “genuíno” o desejo nem foi considerado.
Só negócios
O PT topou Prates, empresário, na suplência de Fátima de olho na grana que ele, com boa circulação entre os ricaços, injetaria na campanha.
Consolação
O raquítico apoio de Prates no PT tenta cavar candidatura para prefeitura de Natal, de chance quase nula. Lula quer a deputada Natália Bonavides.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/prates-na-petrobras-era-dor-de-cabeca-ate-para-o-pt-do-rn)
Sempre os mesmos e as mesmas estratégias! Uns choram lágrimas de crocodilos e outros se apoiam no flagelo para se promoverem!
. . .”Seus acertos, entretanto, só lhe dão ares de estadista por contraste com a perversidade de Bolsonaro e sua matilha. Bajuladores de plantão pintam-no como um santo, quando a folha corrida ambiental do líder petista não se presta à hagiografia.”. . .
“Lula, Dilma e Mangabeira abortaram adaptação à mudança climática”
(Marcelo Leite, Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo), FSP. 18/05/24)
Um velho dito reza que, quando a maré baixa, dá para ver quem está nadando nu. Nas ondas da enchente perene do Rio Grande do Sul, agora, surfam oportunistas fantasiados de verde, como se não houvesse amanhã.
Nem é o caso de perder tempo com a crueldade bolsonarista, que aproveita a tragédia para propagar informações fraudulentas negacionistas sobre aquecimento global. Não vale a pena gastar tinta com quem se iguala a essa corja negando o óbvio e sabotando esforços de salvamento pelo poder público.
O governo federal reagiu ao desastre tomando medidas certas quase sempre no tempo devido. Errou aqui e ali, de modo mais crasso quando Lula nomeou um pré-candidato ao governo gaúcho para coordenar pasta extraordinária de reconstrução do estado devastado.
Seus acertos, entretanto, só lhe dão ares de estadista por contraste com a perversidade de Bolsonaro e sua matilha. Bajuladores de plantão pintam-no como um santo, quando a folha corrida ambiental do líder petista não se presta à hagiografia.
Andaram endeusando até Dilma Rousseff, por destinar ao Rio Grande do Sul US$ 1,1 bilhão do banco que preside. Como se ela e Lula não tivessem se lambuzado com o óleo da Petrobras, combustível fóssil na origem do aquecimento global –além de defenestrar a ministra que derrubou as taxas de desmatamento.
Verdade que Marina Silva está de volta à Esplanada, mas o gesto de Lula não garante que sua contrição tenha profundidade maior que a de um cálculo político sagaz. Ele já forçou a demissão da figura icônica em 2008, e talvez volte a fazê-lo.
Lula enfiou goela abaixo de Marina as hidrelétricas do rio Madeira, Santo Antônio e Jirau, meninas dos olhos de Dilma, que deixara a pasta de Minas e Energia para tornar-se mandachuva da Casa Civil. Depois, tirou a acreana da coordenação do Plano Amazônia Sustentável para entregá-la a Roberto Mangabeira Unger – a gota d’água.
Já no governo Dilma, Mangabeira foi pivô de outra guinada antiambiental petista. Ele reassumira como ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, no lugar de Marcelo Neri, e abortou o estudo Brasil 2040, demitindo aos poucos toda a equipe.
Eram vários os estudos chefiados pelo economista Sérgio Margulis. A proposta previa regionalizar projeções do Inpe para a mudança climática no Brasil e, a partir delas, formatar um embrião de plano nacional de adaptação a eventos extremos clima –da qual as inundações gaúchas dão hoje exemplo lúgubre.
Uma década atrás, os modelos já apontavam intensificação de chuvas no Sul do país. O Brasil 2040 traçava, ainda, cenários desconfortáveis para setores influentes no Planalto, empreiteiras e agronegócio, como riscos pluviométricos para a usina de Belo Monte –outra ideia fixa de Dilma– e certas áreas de plantio de soja.
Equipe desbaratada e estudos enterrados, o Brasil perdeu uma década em que poderia ter deslanchado ambiciosos planos de adaptação climática. O Rio Grande do Sul, por exemplo, não dispõe nem mesmo de sistemas de monitoramento em tempo real do nível de afluentes dos rios que ora inundam áreas flageladas.
Com a discussão pública sobre o desmantelamento do Brasil 2040, Dilma veio a público para defender sua gestão e negar que o estudo tenha sido engavetado. Diz agora que o trabalho deu subsídios para o Plano Nacional de Adaptação para Mudança Climática, de maio de 2016, e o Plano Plurianual.
Uma defesa crível implicaria indicar em que medidas concretas tais subsídios redundaram. Ninguém viu. Com um pouco mais de honestidade, reconheceria e explicaria a demissão da equipe do Brasil 2040 antes do término do projeto.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2024/05/lula-dilma-e-mangabeira-abortaram-adaptacao-a-mudanca-climatica.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
Imaginem se a “joia da coroa” não sofresse intervenções de semi analfabetos, políticos & outros bicões”!
“Petrobras é a 6ª empresa com maior lucro entre as grandes petroleiras”
(Geraldo Campos Jr, Poder360, 18/05/24)
A Petrobras foi a 6ª petroleira com maior lucro líquido no 1º trimestre de 2024 dentre as grandes empresas globais do setor listadas em bolsa. A estatal brasileira reportou nesta semana resultado positivo de R$ 23,7 bilhões, ou US$ 4,6 bilhões na conversão atual. Eis a íntegra do balanço financeiro (PDF – 1 MB).
Em 2023, a Petrobras foi a 4ª petroleira mais lucrativa. A saudita Saudi Aramco continua a ser a líder, de forma isolada. A maior petroleira do mundo registrou lucro de US$ 27,2 bilhões no 1º trimestre. Também seguem no pódio a americana ExxonMobil, que lucrou US$ 8,2 bilhões, e a britânica Shell (US$ 7,4 bilhões).
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/economia/petrobras-e-a-6a-empresa-com-maior-lucro-entre-as-grandes-petroleiras/)
Apesar dos pesares. . .
. . .”Levantamento do IBGE foi divulgado nesta sexta-feira e revelou que Estado tem maior proporção de população alfabetizada no Brasil.”. . .
“SC tem 11 das 25 cidades com menores taxas de analfabetismo do país”
(Jean Laurindo, DC, 18/05/24)
. . .
Até 10 mil habitantes:
*** São João do Oeste (SC): 0,9%
Westfália (RS): 1,1%
*** Rio Fortuna (SC): 1,2%
Águas de São Pedro (SP): 1,2%
São Vendelino (RS): 1,3%
De 10 mil a 50 mil habitantes:
Bom Princípio (RS): 1,3%
Feliz (RS): 1,4%
*** Pomerode (SC): 1,4%
Dois Irmãos (RS): 1,4%
Teutônia (RS): 1,4%
De 50 mil a 100 mil habitantes:
*** São Bento do Sul (SC): 1,7%
Campo Bom (RS): 1,8%
*** Itapema (SC): 1,9%
Farroupilha (RS): 1,9%
*** Indaial (SC): 2%
De 100 mil a 500 mil habitantes:
São Caetano do Sul (SP): 1,2%
*** Balneário Camboriú (SC): 1,2%
*** Blumenau (SC): 1,4%
*** Jaraguá do Sul (SC): 1,4%
Santos (SP): 1,6%
Mais de 500 mil habitantes:
*** Florianópolis (SC): 1,4%
Curitiba (PR): 1,5%
*** Joinville (SC): 1,6%
Porto Alegre (RS): 1,7%
Santo André (SP): 2,%
. . .
(+em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/sc-tem-11-das-25-cidades-com-menores-taxas-de-analfabetismo-do-pais?utm_source=WhatsApp&utm_medium=link&utm_campaign=WhatsApp)
E isto é represe4ntativo. E a maior parte dos analfabetos são migrantes recentes. Isto se esconde. É agressivo, segundo os wokes
Atentem:
1º SC = 11
2º RS = 9
3º SP = 4
4º PR = 1
Isso explica e justifica muito. . .
“Governo Lula infla bilhões de reais ao divulgar recursos federais para socorro ao RS, dizem economistas”
(Mariana Schreiber, da BBC News Brasil em Brasília, 17/05/24)
. . .
Uma análise feita pela BBC News Brasil — e corroborada por especialistas em contas públicas ouvidos pela reportagem — identificou que conteúdos de canais oficiais, como o portal Gov.br e perfis de autoridades em redes sociais, superestimam o esforço federal no socorro ao Rio Grande do Sul.
. . .
A grande maioria desses valores corresponde, na verdade, a linhas de crédito (empréstimos a empresas e produtores rurais) e adiamento de impostos (que deverão ser pagos depois).
. . .
(+em: https://www.terra.com.br/economia/governo-lula-infla-bilhoes-de-reais-ao-divulgar-recursos-federais-para-socorro-ao-rs-dizem-economistas,2de76708e6acde9e1f19e447388919ccc1cna4k4.html)
“Como beber dessa bebida amarga?
Tragar a dor, engolir a labuta?
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta”
Chico Buarque & Milton Nascimento
https://www.youtube.com/watch?v=RzlniinsBeY
Então quem produz fake news? O PT substituiu o ministério das Comunicações pelo da Prropaganda e da Verdade. E mais do que isso, quer que s´´o ele tenha exclusividade sobre asw fake news, pois disso ele foi o inventor, conhece e é proputivo.
O menos “piorinho” igualando-se aos mais “piorinhos”!
“Haddad defende submissão na Petrobras: “Presidente da companhia é quase ministro””
(Redação O Antagonista, 17/02/24)
. . .
“O presidente da Petrobras, regra geral, é quase um ministro. É uma pessoa que tem que ter uma relação muito próxima com o presidente da República. [A Petrobras] É a maior companhia do país. Ela é estratégica por várias razões”, declarou Haddad.
. . .
(+em: https://oantagonista.com.br/economia/haddad-defende-submissao-na-petrobras-presidente-da-companhia-e-quase-ministro/)
Matutando bem. . .
Martelo batido: se você não é submisso ao lula, janja & corja vermelha então você é inimigo mortal!
Pensando bem…
(Coluna CH, DP, 18/05/24)
…ainda dirão que o uso eleitoral de tragédia “faz parte da democracia”.
Matutando bem…
Será que o TriSuEl, puxadinho do SuTriFe, ainda não o normatizou?
À pedido de Dona Lu, a afilhada deu-lhe uma chance?
“Saiu do molho”
O vice Geraldo Alckmin, que também ocupa o posto de ministro do Desenvolvimento e Indústria, Comércio e Serviço, finalmente conseguiu, na sexta (17) um despacho privado com Lula. O primeiro do ano.
(Coluna CH, DP, 18/05/24)
Devia nem ser recebido e se resignar ao traste que se tornou. Sabia que estava contribuindo para a vitória de quem não tinha votos e tinha sido descondenado por uma série de acusações que até hoje a Justiçanão limpou. É parte da trama e do resultado. Ele é a Simonete Tebet, MDB
Que dupla, hein? Picolé de chuchu & traíra do PanTanal!
Periga virar uma chapa à presidência. . .
Duas provas incontestes da inutilidade do Congresso Nacional!
“Congresso sem moral”
Para Domingos Sávio (PL-MG), parlamentares estão desmoralizados por uma decisão “feita por um juiz amigo do Lula, que não teve sequer um voto, vale mais e tem mais força que 513 deputados e 81 senadores”.
“Puxado obediente”
Após acordo de Rodrigo Pacheco com o governo sobre a desoneração da folha, Eduardo Girão (Novo-CE) define: “além de subserviente ao STF, o Senado virou de vez um puxadinho do governo Lula”.
(Coluna CH, DP, 18/05/24)
Com o seguinte agravante: o Senado é a casaque pode colocar freios e até cassar ministros do STF, por não se3guirem a lei e fazer o que fizeram, chantagear o parlamento para se meterem num acordo, naquilo que o próprio STF julgava inconstitucional.
Huuummm. . .sujo e imoral? É a cara do presimente da PeTezuela & corja vermelha!
“Usar tragédia é sujo e imoral, diz presidente do Novo”
O presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, classificou como “baixo, sujo e imoral” o aproveitamento político e eleitoral da tragédia no Rio Grande do Sul pelo governo Lula (PT), que indicou o pré-candidato ao governo gaúcho e ministro da Propaganda, Paulo Pimenta, que os gaúchos já chamam de “governador biônico”, como uma espécie de interventor “reconstruir o Estado”. Ao podcast do Diário do Poder, ele disse que o Novo irá expor a hipocrisia e insensibilidade do governo.
. . .
(+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lula-nao-cumpre-promessa-8-meses-apos-ciclone)
Só pra PenTelhar. . .
Periga a pimenta arder “nozóio” do PimenTa!
Ô, ô, ô, Cláudio Humberto! Conte-nos algo que ainda não saibamos!
“Lula não cumpre promessa 8 meses após ciclone”
O governo Lula (PT) é ruim de cumprir promessas, por isso o governo e prefeituras gaúchas receberam com ceticismo e desconfiança as juras para liberar dinheiro, em clima de comício eleitoral. O vice-governador Gabriel Souza, a quem coube coordenar iniciativas de reconstrução de cidades do Vale Taquari, disse que até hoje, oito meses depois, o governo federal não construiu uma só unidade residencial do Minha Casa Minha Vida devastadas pelo ciclone de setembro. Zero, nadica de nada.
. . .
(+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lula-nao-cumpre-promessa-8-meses-apos-ciclone)
Didi Totó esbanja que até parece a janja!
“25 diárias”
(Camila Mattoso, Diretora da Folha em Brasília)
Dias Toffoli, do STF, gastou R$ 99,6 mil de recursos públicos em diárias para um segurança que o acompanhou em viagens a Londres, no Reino Unido, e Madri, na Espanha; como revelou a repórter Constança Rezende. O ministro participou de eventos jurídicos nas cidades.
A quantia foi paga em abril ao servidor Marcelo Ribeiro Pires, segundo o portal da transparência do tribunal. De acordo com o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) do governo, a quantia corresponde ao pagamento de 25 diárias internacionais, de 23 de abril até esta sexta-feira (17).
Os ministros do STF estão sob pressão pela falta de transparência sobre as viagens para seminários na Europa, sobre as quais não divulgaram informações como custeio e período fora do Brasil.
Depois da reportagem da Folha, o Supremo tirou do ar todo o portal de transparência com informações à sociedade sobre gastos com passagens, diárias, funcionários, contratos e prestação de contas. O tribunal afirmou que a medida ocorreu para atualizações dos sistemas de dados.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/05/toffoli-gasta-r-100-mil-do-stf-com-diarias-de-um-seguranca-em-londres-e-madri.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
Perguntar não ofende. . .
O que estará por trás desses constantes, supremos e proeminentes eventos internacionais?
A quem pode interessar esse catastrófico quadro?
. . .”Para se ter uma ideia, o contingente de analfabetos é similar à população inteira da cidade de São Paulo, também na faixa de 11,4 milhões.”. . .
“Brasil ainda tem 11,4 milhões que não sabem ler e escrever”
(Leonardo Vieceli, FSP, 17/05/24)
Vale a pena ler a matéria em:
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/05/brasil-ainda-tem-114-milhoes-que-nao-sabem-ler-e-escrever.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdicas
“O Brasil vai sair da barbárie para a decadência, sem conhecer a civilização.”
(Claude Lévi-Strauss, lá em mil novecentos e antigamente)
. . .e a janja perderá seu bibelô de estimação!
“Pimenta fora do governo desfalca defesa de Lula, avaliam setores do PT”
(Mônica Bergamo, FSP, 16/05/24)
A saída de Paulo Pimenta do núcleo de ministros do Palácio do Planalto é vista com receio por setores do PT que avaliam que ele deixa um vazio político que dificilmente será preenchido por outros auxiliares de Lula (PT).
SALA VAZIA
Lideranças do partido entendem que Pimenta é um dos raros ministros que têm experiência, perfil e disposição para fazer o enfrentamento político e a defesa mais aguerrida do governo.
SALA 2
Mesmo críticos do desempenho de Pimenta na Secretaria de Comunicação do governo (Secom) analisam que a saída dele do Planalto cria uma dificuldade adicional para Lula —que perde uma voz relevante na defesa do governo.
SALA 3
A saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça já tinha desfalcado a linha de frente da defesa do governo.
SALA 4
De acordo com um ministro, outros auxiliares de Lula ou não têm o perfil apropriado para esse tipo de embate, ou estão em pastas que não comportam esse tipo de disputa.
SALA 5
Seria o caso, por exemplo, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que precisa ter postura mais conciliadora no cargo —e já cumpre a missão de defender as políticas econômicas do governo.
SALA 6
Haveria ainda os que ocupam ministérios, mas têm agenda própria e não se animam a defender nada além da política de suas próprias pastas.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/05/pimenta-fora-do-governo-desfalca-defesa-de-lula-avaliam-setores-do-pt.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsm%C3%B4nica)
Embolaram o embolado boulos!
“A tese de Boulos para livrar Janones”
(Camila Mattoso, FSP)
Candidato de Lula à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) deu uma ajuda e tanto ao também lulista André Janones (Avante-MG), que é alvo de inquérito no STF sob a suspeita de ter promovido rachadinha.
Boulos relata o caso no Conselho de Ética da Câmara e votou pelo arquivamento sobre o argumento de que só pode haver quebra de decoro se a infração for cometida no exercício do mandato. E, segundo sustentou, o aúdio em que Janones pede a auxiliares parte do salário de volta é de antes da posse.
Para isso, elencou dois elementos que tratou como provas irrefutáveis. O primeiro, a declaração do próprio investigado. O segundo, uma frase desconexa pinçada da decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou a instauração de inquérito para investigar o caso.
Como mostrou o repórter Ranier Bragon, porém, a íntegra da decisão do ministro Luiz Fux diz exatamente o contrário, que Janones teria sido gravado quando já era deputado.
O próprio áudio, que Boulos ignorou completamente em seu relatório, traz indicações claras de que ele já havia tomado posse. Questionado, o deputado do PSOL disse que seguiu rigorosamente o rito.
Houve pedido de vista e o conselho deve votar o relatório na próxima semana.
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/05/boulos-vota-para-arquivar-no-conselho-de-etica-suspeita-de-rachadinha-contra-janones.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
Matutando bem. . .
Afinal, era tese do boulos ou fezes?
Imaginem o que fará um PicareTa desses, comandando a prefeitura da maior cidade da América Latina!
Pensando bem…
(Coluna CH, DP, 17/05/24)
…afrouxar improbidade administrativa, pelo visto, “fortalece a democracia”.
Matutando bem…
(Matutildo, aqui e agora)
…e engorda a conta bancária dos apoiadores dessa “democracia”!
A ideia era colocar a marca do terrorista MST. . .
“Oportunismo”
Mesmo com risco de desabastecimento descartado por produtores, o arroz importado pela Conab e preço tabelado terá um adendo: a logomarca do governo federal impressa na embalagem do grão.
(Coluna CH, DP, 17/05/24)
Portanto, escapamos de vexame maior “por pouco, pouco, muito pouco, pouco mesmo”!
O PT enxerga em tudo, um espaço de propaganda. Isto, nos dias de hoje, leva-o ao desgaste que ele detesta. O PT ainda não saiu do século 20 e se adaptou aos aos 20 do século 21, onde há internet, rede sociais e aplicativos de mensagens. Está no tempo do telégrado e dos poucos veículos de comunicação em massa, onde podiam intervir com ameaçadas e patrocínios
普利姆, 普利姆 (Plim, Plim em chinês tradicional)
“Oposição vê recado de Lira a Lula em ‘PL da Globo’”
(Coluna CH, DP, 17/05/24)
Lideranças da Câmara não acreditam que o presidente da Casa, Arthur Lira, jogou com o Planalto ao pautar uma fatia do que os deputados chamam de “PL da Censura”. O projeto taxa empresas de streaming, tipo Netflix, e até o Youtube, que já soma 18% da audiência no País, mas favorece produtoras como a Globoplay, daí a denominação “PL – projeto de lei da Globo”. Lira deixou o governo tentar aprovar, mas a jogada saiu da pauta por duas vezes esta semana. Por falta de acordo e de votos.
Bom pra quem?
“É uma tentativa ostensiva de inviabilizar as plataformas no Brasil”, afirma o deputado Delegado Palumbo (MDB-SP).
Outra história
Contrário ao texto, Darci de Matos (PSD-SC) diz que Lira tem mesmo que pautar, mas pondera: “Se a Câmara vai votar, aí é outra história”.
Lula sem votos
“[Governistas] Iriam levar uma surra, por isso retiraram”, avalia o deputado Mauricio Marcon (Pode-RS) após o texto ser retirado da pauta.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/operadoras-cancelam-planos-de-saude-unilateralmente-e-ans-silencia)
Só pra PenTelhar. . .
Mais uma tarefa hercúlea para a articuladora mor janja boca de garoupa, a rainha dos bastidores!
É próprio da esquerda do atraso que estacionou no século 20, e que não percebeu que estamos em meados do século 21. Com rótulos de democráticos querem o controle de opinião e para isso, usam as supostamente e as realmente fake news. Em todo lugar há imbecis. Tanto que o ex-ministro das Comunicações Sociais, o deputado gaúcho Paulo Pimenta, PT, formando em jornalismo, transformou o seu ministério, sob arrogância plenopoteciário, em Ministério da Propagada e da Verdade. Lá em meados do século 20, esta experiência, nada democrática, alimentou um regime bem autoritário, expansionista e que cometia crimes contra a humanidade.
E$colhidamente, e$scolhido?
“Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027”
(Poder360, 17/05/24)
País concorreu contra candidatura tripla de Alemanha, Holanda e Bélgica; evento será realizado na América do Sul pela 1ª vez.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/esportes/brasil-e-escolhido-para-sediar-a-copa-do-mundo-feminina-de-2027/)
Pelo histórico da entidade, todos nós conhecemos o significado de FIFAr. . .
Terrivelmente evangélico com nova cabeleira, velhos hábitos e toga manjada, agora também na suprema corte eleitoral!
“STF escolhe Mendonça para a vaga de Moraes no TSE”
(Natália Veloso e Bruna Aragão, Poder360, 16/05/24)
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) elegeram o ministro André Mendonça para ocupar o cargo efetivo da Corte no biênio 2024/2026 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele estará na bancada da Corte Eleitoral durante as eleições municipais em outubro deste ano.
. . .
O TSE, órgão responsável pela Justiça Eleitoral do país, é composto por 7 integrantes, sendo eles:
3 ministros do Supremo Tribunal Federal;
2 ministros do Superior Tribunal de Justiça; e
2 advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/justica/stf-escolhe-mendonca-para-a-vaga-de-moraes-no-tse/)
Matutando bem. . .
O TriSuEl é apenas um “puxadinho” do SuTriFe!
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/justica/stf-escolhe-mendonca-para-a-vaga-de-moraes-no-tse/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
Ignoradamente, ignorado pelos PeTralhas!
“Com raras exceções, nenhuma das principais figuras do partido se solidarizou com ele, embora Prates tenha exercido mandato de senador pelo Rio Grande do Norte e participado da campanha e da construção do programa de governo de Lula”
(FSP, segundo O Antagonista em 17/05/24)
Só pra PenTelhar. . .
A rádio treze treze informa que PraTes já planeja substituir a sigla do seu sobrenome!
Matutando sobre a charge. . .
Pelo que temos “visto, lido e ouvido” não só a PeTrobras é do lula!
O legislativo e o judiciário também!
Nossos mesmos, só os pesados impostos à pagar. . .