Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCLCXIX

A charge é de Cláudio, no jornal Folha de S. Paulo. Os ex-deputados Wadih Damous (autor), PT; Valdemar da Costa Neto e Jair Messias Bolsonaro, ambos PL, mais uma vez unidos, levam a pizza que anula as delações de presos. A intenção é livrar políticos que confessaram e implicaram os esquemas de corrupção. Mas, na verdade, se aprovada pelos representantes do povo e sancionada pelo presidente Lula, a medida FAVORECE diretamente o crime organizado e cada vez mais, os narcos traficantes. Quem explica isso é o senador Sérgio Moro, União Brasil, no twitter: “Proibir delação premiada de réu preso é uma regra digna do estatuto da Cosa Nostra ou do PCC, mas jamais do código de leis de um país civilizado. Acordos pretéritos não seriam atingidos se é este o objetivo. Só o PCC e o CV ganhariam hoje com o esvaziamento do instituto“.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

43 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCLCXIX”

  1. Miguel José Teixeira

    O “deles” é de ódio. O “nosso” é de amor, né benhêêê!!!

    “Qual é o verdadeiro Gabinete do Ódio: de Lula ou o de Bolsonaro?”
    (Madeleine Lacsko, O antagonista, 13/06/24)

    Caiu a máscara: nem o governo nem o PT estão interessados em combater fake news. Se estivessem, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, não teria saído em defesa de uma usina de fake news, o militante petista Thiago Reis, dono do canal Plantão Brasil, bem no meio do escândalo sobre o tal “gabinete da ousadia”.

    Segundo o Estadão, ele fatura US$ 110 mil por mês com visualizações. Produz conteúdos bastante criativos. Por exemplo, anunciou a morte de Bolsonaro, o flagra de Michelle beijando outro homem e noticiou que Pablo Marçal encomendou a morte de Lula. Mesmo assim, foi defendido por Gleisi Hoffmann no Twitter.

    A maioria das pessoas vai focar no conteúdo dito e em como desmentir. É mais fácil, mais gostoso, mais apaixonante. Também é possível se iludir e achar que só os adversários fazem coisas do tipo. Seria mais inteligente focar no contexto: hoje, todas as forças políticas organizam suas tropas digitais. A questão crucial é: quais são os limites éticos, morais e legais que nós, cidadãos, exigiremos dessas tropas digitais?

    Essas tropas digitais operam em múltiplas plataformas, não apenas nas redes sociais públicas, mas também em grupos privados de WhatsApp, Telegram e Facebook. São campanhas organizadas, não reflexões espontâneas. Todos os partidos fazem isso, e não apenas no Brasil.

    No entanto, comparar o gabinete do ódio bolsonarista com o gabinete do amor petista, ou como é chamado, gabinete da ousadia, é um erro. Eles são diferentes em natureza, interferem na sociedade de maneiras distintas e têm consequências diferentes.

    Um gabinete formado pelo PT tem uma configuração que parte do institucional para tentar ganhar o popular. Jornalistas e militantes alinhados ao PT são recrutados e treinados para agir em ambientes virtuais. Já no caso do bolsonarismo, o movimento é oposto: começa no popular e espontâneo, em gente que acredita na causa e depois essas pessoas são absorvidas pelos gabinetes.

    As consequências para os alvos desses dois sistemas são distintas. Quem é alvo do sistema petista pode enfrentar problemas com emprego, ser vetado em mídias ou perder patrocínios. Já os alvos do sistema bolsonarista enfrentam ameaças mais diretas e pessoais, como perseguições, ameaças à família e tentativas de intimidação na vida cotidiana.

    Como vivemos uma era de busca pela pureza e apoteose da superficialidade, existe a tentação de moralizar e apontar que só um lado faz uso dessas táticas. A realidade é que exércitos e batalhas digitais são uma realidade suprapartidária da política. A pergunta que fica é: quando o eleitorado brasileiro vai se dar conta disso e focar no que realmente importa, que é estabelecer critérios e limites éticos e morais para esse tipo de atuação?

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/opiniao/qual-e-o-verdadeiro-gabinete-do-odio-de-lula-ou-o-de-bolsonaro/)

  2. Miguel José Teixeira

    Na PeTezuela, periga a o governo “L” “se-entregar-se” de vez ao CUmunismo!

    . . .”A saída para o atual governo, caso não queira se isolar ainda mais do mundo democrático, é a busca guarida junto ao velho Centrão,”. . .

    “A nova realpolitik imposta pela direita”
    (Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade, Visto, lido e ouvido, blog do Ari Cunha, CB, 13/06/24))

    Com a quase certa eleição do conservador Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, e, agora, com o avanço esmagador da direita nas eleições para o Parlamento Europeu, tudo isso sem contar com a vitória do também direitista Javier Milei, na Argentina, o governo brasileiro terá obrigatoriamente que reorientar suas ações, caso queira manter uma relação política mais saudável com o restante do continente, com os Estados Unidos e com a Europa.

    As mudanças no matiz ideológico em muitos países já levam os analistas políticos a admitirem que o mundo vive uma onda global rumo à direita, sendo que esse verdadeiro maremoto está apenas em sua fase inicial. Isso significa que essas mudanças trarão, entre outras coisas, um novo modelo de relação entre os países.

    Talvez, a mais significativa alteração aconteça nas relações econômicas, com o retorno do pragmatismo do Laissez-Faire ou do Liberalismo, com todas as suas vertentes. De imediato, a renovação do Parlamento Europeu poderá, em médio prazo, provocar impactos significativos nos mercados internacionais, embora que, nesse momento, as relações com a América Latina e o Brasil não serão afetadas ainda. Mais uma coisa é certa: os resultados da eleição na Europa afetarão, sem dúvida alguma, o modo como o Mercado Comum Europeu interage com o continente latino-americano. Em síntese, o que se espera é que essa nova configuração política do Parlamento Europeu, juntamente com as eleições americanas vindouras, traga bons frutos para nosso país.

    A saída para o atual governo, caso não queira se isolar ainda mais do mundo democrático, é a busca guarida junto ao velho Centrão, deixando de lado os arroubos ideológicos. O que se descortina no mundo Ocidental nesses tempos é o retorno triunfal da velha e conhecida realpolitik, ou seja a diplomacia política alicerçada em considerações de cunho prático, ou seja no verdadeiro interesse nacional. A verdade é que no plano internacional a mudança que vem ocorrendo a cada eleição para o Parlamento Europeu, trará mudanças sobretudo nas relações do velho continente com a emergente China. É nesse polo que estarão, talvez, as mais importantes mudanças de rumo. Com a economia chinesa montada sobre os trilhos da ideologia do Partido Comunista Chinês, com suas já sabidas pretensões de abocanhar o mundo através da chamada Rota da Seda, as relações da Europa com o Oriente devem ser repensadas. Para os que estão hoje confortavelmente instalados no poder, todo e qualquer movimento feito pela direita é logo taxado de extremista. Assim é que a chegada dessa força política ao Parlamento Europeu foi logo atribuída à extrema direita.

    O que está em jogo, com essa reviravolta que, diga-se de passagem, vem da vontade popular livre e soberana é o começo do fim das esquerdas no poder em boa parte do mundo civilizado. O que resta agora dessa ideologia no controle de alguns países se resume a governos nitidamente ditatoriais, opressores e sem rumos claros para a concretização de metas simples como o Índice de Desenvolvimento Humano. Todos os países controlados hoje por forças de esquerda mantêm suas populações na pobreza, pois servem-se dessa condição para perpetuarem-se no poder. Uma coisa é o que a realidade imposta pela vontade popular quer de fato. Outra coisa é o que se apressam em analisar aqueles que já estão com saudades dessas mudanças e com medo do que ela trará.

    Com a possível eleição de Trump e guinada à direita do braço legislativo do principal bloco econômico do planeta, os embates entre China e Ocidente podem ser ainda mais acirrados, o que, de forma indireta pode favorecer também ao agronegócio brasileiro, também principal protagonista dos superávits do país. O que se sabe até agora é que os superávits surpreendentes nas finanças da Argentina, algo até pouco tempo inconcebível, é obra da direita no poder e isso é motivo de ciumeira por parte do atual governo de nosso país, principalmente quando se sabe que a economia do Brasil está rumando para o abismo fiscal com uma dívida interna podendo facilmente ultrapassar a casa dos R$ 7 trilhões de reais.

    Com a guinada da direita em muitos países, vai ficando cada vez mais difícil ao governo brasileiro seguir com a manobra de isolar a direita em nosso país. As previsões, caso as eleições transcorram na paz e na ética, são que o próximo Legislativo nacional seja majoritariamente conservador. Em nosso caso, é preciso observar ainda que a construção de pontes entre o Executivo e o Legislativo vai ficando cada vem mais difícil, obrigando o Palácio do Planalto a ter que recorrer ao Judiciário onde parece contar com uma insólita maioria a seu favor.

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/a-nova-realpolitik-imposta-pela-direita/)

    E o piNçado Matutildo, piNçou:

    “Todos os países controlados hoje por forças de esquerda mantêm suas populações na pobreza, pois servem-se dessa condição para perpetuarem-se no poder.”

    E do mesmo blog:

    A frase que foi pronunciada:
    “A escuridão é covarde. Acenda uma pequena luz e ela fugirá apavorada.” (Provérbio Judaico)

    Por aqui, se alguém ousar acender uma pequena luz é apagado pela toga!

  3. Miguel José Teixeira

    Na PeTezuerla, o governo “L” faz sempre a Lesma Lerda!

    “Quanto mais Lula reza, mais assombrações aparecem”
    (Nas entrelinhas, blog do Luiz Carlos Azedo, Correio Braziliense, 13/06/24)

    O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), foi indiciado ontem pela Polícia Federal (PF), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. A denúncia é mais uma dor de cabeça para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mal o governo acabou de anular um leilão para compra emergencial de estoques de arroz por suspeitas de fraude. É mais uma assombração que aparece.

    Maranhense, Juscelino Filho tem 40 anos e assumiu o cargo desde o início do governo Lula, como parte do acordo com o União Brasil. Responde pela política de telecomunicações, radiodifusão e serviços postais do governo (Correios). É deputado federal desde 2014, tendo sido reeleito em 2018 e 2022.

    Juscelino é acusado de desviar emendas parlamentares quando era deputado federal, destinadas ao município de Vitorino Freire (MA), cuja prefeita é Luanna Rezende, sua irmã — seu pai, Juscelino Rezende, foi prefeito local por duas vezes. O dinheiro teria sido enviado por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a pavimentação de ruas. A empresa pública é a preferida dos deputados do Nordeste para destinação de verbas federais, devido à grande capilaridade e facilidade para contratação de obras e serviços nos municípios.

    Segundo relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), em mais um exemplo de patrimonialismo oligárquico, 80% da estrada custeada pela emenda beneficiaram propriedades de Juscelino e de seus parentes na região. A obra foi executada pela empresa Construservice, que tinha como sócio oculto o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como “Eduardo DP”. As investigações foram realizadas no âmbito da Operação Odoacro, iniciada em julho de 2022, para investigar fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em contratos da Codevasf no Maranhão.

    Desde quando foi indicado ministro, diversas denúncias contra Juscelino foram ignoradas por Lula, que ainda não se manifestou sobre mais este caso. Supostamente, o ministro já foi acusado de esconder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 2 milhões em cavalos de raça; de apresentar à Justiça Eleitoral, na campanha de 2022, dados falsos sobre viagens de helicóptero; de usar um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e diárias para ir a leilão de cavalos de raça; de empregar um piloto particular de aeronaves e o gerente do haras da família como funcionários da Câmara, no gabinete de seu suplente, Dr. Benjamim (União-MA) — ambos foram demitidos.

    Outras não conformidades também comprometem a imagem do ministro: ceder seu gabinete no ministério para o sogro despachar; utilizar fotógrafo oficial em eventos privados; favorecer aliado na distribuição de retransmissora de tevê; e beneficiar prefeituras comandadas por sua irmã e um primo com doação de computadores, via programa do ministério. Em todas essas denúncias, o parlamentar se justificou, adotou medidas saneadoras ou simplesmente deixou o assunto sair do noticiário.

    Capivara

    Um velho ditado do antigo político maranhense Vitorino Freire, que fez carreira em Minas e empresta o nome ao município comandado pela família de Juscelino, é que jabuti não sobe em árvore — alguém o pôs lá. Juscelino é uma espécie de capivara em cima da árvore. Está no cargo de ministro por indicação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que deve voltar a presidir o Congresso em 2023, com amplo apoio. Não à toa o União Brasil saiu em defesa de seu ministro: “Suspeitas são suspeitas”.

    A legenda alega que Juscelino sofre perseguição política da PF e deve ter respeitado seu amplo direito de defesa: “O União Brasil reforça seu total apoio ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, diante do indiciamento por parte da Polícia Federal. Suspeitas são apenas suspeitas, e o partido não vai admitir pré-julgamentos ou condenações antecipadas sobre o ministro. Indiciamento não deve significar culpa. O princípio da presunção de inocência e o devido processo legal devem ser rigorosamente respeitados”, diz a nota, assinada pelo presidente nacional da legenda, Antônio Rueda.

    Em sua própria defesa, o ministro disse: “A investigação, que deveria ser um instrumento para descobrir a verdade, parece ter se desviado de seu propósito original. Em vez disso, concentrou-se em criar uma narrativa de culpabilidade perante a opinião pública, com vazamentos seletivos, sem considerar os fatos objetivos. O indiciamento é uma ação política e previsível, que parte de uma apuração que distorceu premissas, ignorou fatos e sequer ouviu a defesa sobre o escopo do inquérito”.

    Segundo Juscelino, “não há nada, absolutamente nada, que envolva minha atuação no Ministério das Comunicações, pautada sempre pela transparência, pela ética e defesa do interesse público”. Como acontece na maioria das vezes, o ministro não pretende renunciar ou se licenciar do cargo para se defender, o que deixa Lula numa saia justa com os aliados do União Brasil, de um lado, e a opinião pública, de outro.

    Denuncias de malfeitos no governo Lula são corrosivas, devido à memória de escândalos nos mandatos anteriores, como os do “mensalão” e do “petrolão”.

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/azedo/quanto-mais-lula-reza-mais-assombracoes-aparecem/)

  4. Miguel José Teixeira

    Datena detona o detonado e depenado tucanato paulista!

    “PSDB lança pré-candidatura de Datena à Prefeitura de SP: ‘Vou até o fim'”
    (Ana Paula Bimbati, UOL, São Paulo, 13/06/24)
    (+em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/06/13/datena-lanca-pre-candidatura-prefeitura-psdb.htm)

    “Aloysio Nunes e mãe de Bruno Covas deixam PSDB após Datena sair candidato”
    (Saulo Pereira Guimarães, UOL, São Paulo, 13/06/24)
    (+em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/06/13/renata-covas-aloysio-nunes-saidas-psdb-apoio-ricardo-nunes-eleicoes-2024.htm)

    Só pra atucanar. . .
    Vão acabar entregando de mão beijada a prefeitura da maior cidade da América Latina para o terrorista boulos!

  5. Miguel José Teixeira

    Se, PF significa Prato Feito, como o chamávamos nas antigas, então. . .

    “PF vai investigar suspeitas de falcatruas em leilão do governo Lula para importar arroz”
    (+em: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/pf-vai-investigar-suspeitas-de-falcatruas-em-leilao-do-governo-lula-para-importar-arroz)

    . . .periga os orizicultores gaúchos serem indiciados, por. . .conseguirem abastecer o mercado interno, atrapalhando a negociação do “arroz tio ladrão”!

    Churrasco, bom chimarrão, arroz tio ladrão. . .

    https://www.youtube.com/watch?v=kf5ZN9peSfY

  6. Miguel José Teixeira

    No problem, né benhêêê! Nóis vai adotá uma mueda di um país mais democráticu, memu!

    . . .”Moeda americana fechou no maior patamar desde janeiro do ano passado, após fala do presidente Lula sobre usar arrecadação e juro menor para manter contas públicas em ordem.”. . .

    “Crise de confiança no mercado: dólar vai a R$ 5,40 com avaliação de que falta compromisso do governo com equilíbrio fiscal”
    (Luana Reis, Bernardo Mello, Eliane Oliveira, Thaís Barcellos e Renata Agostini, Rio e Brasília, O globo, 13/06/24)

    A percepção de que o governo federal não está comprometido com o equilíbrio fiscal ganhou força nesta quarta-feira depois de declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Planejamento, Simone Tebet. Lula disse que o déficit será reduzido pelo “aumento da arrecadação e queda na taxa de juros.” Isso levou o dólar comercial à máxima do dia: R$ 5,42. A moeda encerrou o dia em alta de 0,86%, a R$ 5,4066 — a maior cotação desde 4 de janeiro de 2023, quando fechou em R$ 5,45. A Bolsa fechou na mínima do ano. A preocupação do mercado é que o governo não mostra estar disposto a cortar gastos para alcançar a meta fiscal, mesmo diante de sinais de esgotamento do ajuste apenas pelo lado das receitas.
    . . .
    (+em: https://oglobo.globo.com/economia/financas/noticia/2024/06/13/crise-de-confianca-no-mercado-dolar-vai-a-r-540-com-avaliacao-de-que-falta-compromisso-do-governo-com-equilibrio-fiscal.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)

  7. Miguel José Teixeira

    E a qualidade do “phutebol”, óh! Já estamos tremendo até diante de um amontoado de jogadores do Tio Sam, cujos esportes preferidos são bem outros!

    “Clubes batem recorde de investimento em elenco em 2023”
    (Rodrigo Mattos, Colunista do UOL, 13/06/24)

    Os clubes do Brasileiro da Série A atingiram um recorde de investimento em elenco em 2023: um total de R$ 1,640 bilhão. O crescimento do gasto com contratações foi de R$ 274 milhões. É o que revela o relatório da consultoria Convocados, feito com a empresa de Galapagos Capital e Outfield, em cima dos balanços dos times.

    O número é bem próximo da venda de atletas dos clubes no ano passado: R$ 1,620 bilhão. Ou seja, os times brasileiros têm gasto em média o que arrecadam com transferência, o que faz sentido em uma organização saudável de um clube de futebol.

    Mas os valores de investimentos são bem diversificados e nem sempre sustentáveis se analisarmos os casos individualmente.
    . . .
    (+em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rodrigo-mattos/2024/06/13/clubes-batem-recorde-de-investimento-em-elenco-em-2023-veja-maiores-gastos.htm)

  8. Miguel José Teixeira

    A corja vermelha, profissionalizando o então “gabinete do ódio” do general gaga heleno e do vereador federal carlixo bolsonaro!

    “Senador denuncia quadrilha digital agindo no Planalto”
    (Deborah Sena, Diário do Poder, 13/06/24)

    O líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), apresentou uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria Geral da República (PGR), solicitando a investigação e suspensão das atividades de um núcleo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, apelidado de “gabinete da ousadia” ou “gabinete do ódio”. O setor é suspeito de promover desinformação e atacar adversários políticos do governo federal.

    A denúncia aponta para a elaboração de ‘dossiês’ sobre pessoas com base em suas opiniões políticas, crenças, e práticas cívicas, o que caracteriza abuso de poder. O documento assinado pelo senador acusa o governo federal de desvio de finalidade nas atividades da Secretaria de Comunicação. Marinho destacou a existência de indícios sobre a coordenação de campanhas de fake news e realizar monitoramento digital, o que contraria os princípios de integridade e transparência da administração pública.

    O senador alertou que o “Gabinete da Ousadia” representa um grande risco para a população e para a democracia brasileira, especialmente com a iminente conclusão da megalicitação da Secom para contratação de serviços digitais e também menciona as relações duvidosas entre ministros do governo e empresários selecionados para atuar com a publicidade do governo.

    Rogério Marinho, que também apresentou denúncia ao TCU e à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre essa licitação, destacou que essas empresas poderiam ser usadas para criar “dossiês” sobre cidadãos brasileiros, baseados em suas opiniões políticas, crenças, e práticas cívicas, caracterizando desvio de finalidade e abuso de poder.

    “O grande risco para a população e para a democracia brasileira ainda não foi materializado. O Gabinete da Ousadia atingirá seu ápice de eficiência quando a megalicitação da Secom de serviços digitais for concluída e os contratos com as quatro empresas ‘amigas’ do Partido dos Trabalhadores forem celebrados para produzir e compartilhar informações sobre a vida pessoal, as escolhas pessoais e políticas, as práticas cívicas de cidadãos brasileiros que navegam nas redes sociais”, alerta o senador na representação ao TCU.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/senador-denuncia-guerrilha-digital-do-planalto-em-representacao-ao-tcu)

    Só pra enfezar. . .
    Louvável iniciativa. Porém, como temos “visto, lido e ouvido”, tanto o TCU quanto a PGR estão sob à tutela do palácio do Planalto, sede do “gabinete da ousadia”!

  9. Miguel José Teixeira

    Lula e Janja nel Paese delle Meraviglie!

    “Hotel de Lula e Janja na Itália tem diária de R$ 71 mil. Veja fotos do luxo”
    (Rodrigo Vilela, DP, 13/06/24)

    A viagem internacional que Lula e Janja embarcam nesta quinta-feira (13) segue rigorosamente o padrão de alto luxo de todas as outras 18 que o casal presidencial desfrutou no terceiro mandato do petista. Na Itália para participar de um encontro do G7, grupo que o Brasil nem mesmo faz parte, o casal esbanja, como foram apelidados em Brasília graças aos gastos sem limites, vai se hospedar no Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa. A diária passa dos R$71 mil.

    Espaço de sobra
    A “Casa Meravigliosa” tem 250 m², jardim privado com pátio de fazer inveja; terraço, cobertura e piscina com tamanho a partir de 15m x 7m.

    Bico e taco
    Há aperitivos liberados no badalado Bar del Portico, além de o hotel conceder acesso do hóspede a uma partida de golfe, claro.

    De molho
    Também está na conta do casal (?) o famoso banho romano: 50 minutos em que Lula e Janja podem alternar em piscinas com temperaturas variadas.

    Comparativo
    Para Madonna reservar todas as sete suítes presidenciais de um andar no Copacabana Palace, o pacote ficou em cerca de R$84 mil a diária.

    (+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/hotel-de-lula-e-janja-na-italia-tem-diaria-de-r71-mil-veja-fotos-do-luxo)

    Só para lembrar:
    (?) Quem paga a “conta do casal” somos nós, burros de cargas/contribuintes!

  10. Miguel José Teixeira

    . . .”Obra do vate (*) lusitano é editada sob luxuosa organização de Alexei Bueno.”. . .

    “‘Os Lusíadas’, de Camões, resgata a glória nos 500 anos de seu nascimento”
    (Tom Farias, Jornalista e escritor, é autor de “Carolina, uma Biografia” e do romance “Toda Fúria”, FSP, 12/06/24)

    Este é o ano do quinto centenário do nascimento do poeta português Luís de Camões, nascido em 1524 (1). Jamais imaginei, na minha vida, que estaria hoje, na cidade de Coimbra –cumpro duas semanas de residência literária camoniana, a convite da Casa da Cidadania da Língua e da Cidade de Coimbra–, para os festejos de tão importante efeméride.

    Vim a Portugal para finalizar a escrita de “O Manuscrito”, pequena novela sobre as aventuras do vate lusitano e seu clássico “Os Lusíadas” (2). Na história, contada a partir do Rio de Janeiro, um artefato, à semelhança de uma garrafa, dessas que só se encontra em antiquários, aparece boiando do nada na praia Vermelha, tendo no seu interior rolos de papéis onde se verifica os misteriosos manuscritos com os versos do poeta, oriundos do naufrágio no qual estima-se que ele perdeu parte do seu poema épico. É a parte perdida desses escritos que aparece na praia carioca.

    A novela gira em torno do personagem Alfredo Leal, que encontra a relíquia acidentalmente em um momento de reflexão na praia localizada no bairro da Urca – onde buscava consolo de seu desenlace amoroso. A partir daí, a história se desenvolve, com ingredientes de ação policial, perseguição por quadrilhas de colecionadores, eletrizantes sequestros e muitos tiros, ingredientes próprios de narrativas misteriosas e policialescas. A ver.

    Tudo isto tem me levado a reler a obra de Camões (2), a saber mais sobre sua vida de aventuras literárias e marítimas. Hoje, por glória e graça do destino, estou exatamente na cidade habitada por ele, em meio a prédios e monumentos históricos, alguns datados de 1132 anos, como o Convento de Santa Cruz, gerido pelo prior D. Bento de Camões, tio do poeta, ou a Universidade de Coimbra, onde este foi reitor. Estamos falando dos idos de 1500.

    Sou leitor do poeta português desde a juventude. Sabia de cor parte do seu poema épico –e alguns de seus sonetos. E por atravessar esses tempos camonianos, quero recomendar dois livros essenciais do poeta quinhentista para se conhecer melhor a sua lírica: “Os Lusíadas”, em impecável edição organizada e anotada e “Sonetos”, com organização e prefácio, ambos sob a luxuosa competência de Alexei Bueno, publicados pela editora Nova Fronteira no ano passado.

    Retomar a leitura dos textos de Luís de Camões (3), especialmente agora, quando se completam 500 de sua existência, é fazer uma digressão saborosa no tempo e na produção de um poeta que marcou gerações (4).

    Por exemplo, nessa nova edição de “Os Lusíadas” de Camões, Alexei Bueno faz profundas marcações na obra, através de notas explicativas, apontando momentos importantes da narrativa épica, contada pelo poeta nos dez cantos do longo poema, publicado originalmente em 1572.

    O livro, em capa dura, com 1200 notas que esclarecem aspectos linguísticos, históricos e literários do período, abre com estudo introdutório, que aborda a época, a vida, a obra e reproduz ilustrações, gravuras e vinhetas da edição original publicada no Porto, em 1880, na comemoração ao trigésimo centenário. Além desses detalhes, traz os fac-símiles do “alvará régio” e do parecer do censor do Santo Ofício que autoriza a sua publicação.

    Destacam-se ainda nessa edição, como apêndices, as “estâncias desprezadas e omitidas” por Camões, na impressão original da obra, que foram descobertas em dois manuscritos, por Manuel Faria e Sousa, organizador da obra do poeta e seu primeiro biógrafo.

    A edição realizada pelo poeta Alexei Bueno é caprichosa e convidativa à leitura, pois atualiza e explica termos da mitologia, situando os leitores para quando o livro foi escrito e publicado.

    Além dessa obra, Alexei Bueno também organizou os sonetos de Camões (5), numa edição também caprichada. Como se sabe, o vate português foi um dos mais importantes sonetistas ocidentais, apreciador e seguidor de Petrarca, considerado o criado da composição, composta de quatorze versos –duas quadras e dois tercetos.

    Nos “Sonetos”, destacam-se as mais belas composições líricas do poeta, nas quais foi mestre, em geral relacionadas ao tema do amor, como os dedicados à sua amada Dinameme, morta no mesmo naufrágio em que teria salvado a nado os originais de “Os Lusíadas”.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/tom-farias/2024/06/os-lusiadas-de-camoes-resgata-a-gloria-nos-500-anos-de-seu-nascimento.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

    (*) E o Bedelhildo. . .
    Significado de Vate. substantivo masculino Indivíduo que faz vaticínios, profecias; profeta, adivinho, vidente.[Por Extensão] Aquele que compõe poesias.
    (Dicio – Dicionário Online de Português)

    (1) https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2024/06/como-camoes-se-tornou-o-maior-nome-da-lingua-portuguesa.shtml
    (2) https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2024/06/retratos-de-camoes-espelham-um-pouco-de-cada-falante-de-portugues.shtml
    (3) https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2024/06/poesia-de-camoes-e-salvacao-contra-desconcerto-do-mundo.shtml
    (4) https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2024/06/camoes-sempre-encantou-brasileiros-e-marcou-poesia-de-machado.shtml
    (5) https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2024/06/camoes-virou-simbolo-para-direita-esquerda-e-ditadura.shtml

    Portanto, “se-delicie-se”, ora pois!

  11. Miguel José Teixeira

    . . .”E reinventa noções de conflito de interesses, ética judicial e segurança jurídica.”. . .

    “Barroso dá uma aula no Roda Viva”
    (Conrado Hübner Mendes, Professor de direito constitucional da USP, é doutor em direito e ciência política e membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade – SBPC, FSP, 12/06/24)

    Há eventos públicos pedagógicos. E há entrevistas de ministros do STF no Roda Viva. Acontecimento que ensina como a Justiça se enxerga e se defende, como juízes se gostam e se elogiam. Oportunidade rara de aprendizado.

    O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, foi ao programa para defender o tribunal de críticas recentes. Nessa aula de equívocos superlativos sobre deveres de juízes, preocupa mais a convicção com que os professa do que seu conteúdo. Quando a certeza triunfa sobre o argumento, o diálogo deixa de funcionar.

    Barroso adotou quatro tipos de resposta: o Supremo está certo, a crítica está errada, viciada na incompreensão e na implicância; o tribunal errou, mas eu acertei e não sei se você pergunta para a pessoa certa; aqui errou, mas foi um acidente; aqui errou, mas não diria que é um padrão.

    Confira. Não há resposta que não se encaixe numa dessas alternativas (em especial nas duas primeiras). E há a resposta xeque-mate para sacudir a poeira: “Há ênfase no negativo, sem percepção das coisas boas. Isso não define o Supremo”.

    Muitos aspectos de estilo e de conteúdo merecem discussão, mas vale prestar atenção em como reage a alguns temas em especial.

    Primeiro, a promiscuidade com empresários e políticos em eventos festivos por aí: “Há incompreensão, percepção equivocada de que ministros do Supremo sejam disponíveis a qualquer influência”.

    “Conversamos com comunidades indígenas, com estudantes, com jornalistas, com sindicalistas. Quando se conversa com empresário, há sempre repercussão negativa, como se tivesse coisa imprópria, o que revela preconceito contra empresários. Certa implicância.”

    “Não tem nada de errado acontecendo. Discordar de uma decisão não quer dizer que haja alguma coisa de irregular na decisão.” “Depois que eu penso qual é a solução correta, não tem pedido, não tem favor, não tem pressão econômica, eu faço o que tenho que fazer. Não defendo nada errado nessa vida. Se estiver errado, sou contra.”

    Barroso não só nega a existência de conflito de interesses, ele transforma esse dispositivo republicano e institucional numa avaliação de caráter do indivíduo. Sua honestidade e vocação para o bem, contudo, não importam aqui.

    Não basta fazer o certo, precisa parecer. Não temos o ônus de provar que houve ato de favorecimento ilícito. Para constatar conflito de interesses, não há que se provar nada além do fato objetivo de certas conexões pessoais: o parente, o empresário, o político. É um ilícito na conduta em si, e não depende do resultado.

    Também não estamos preocupados com a maneira como percebem a si mesmos. Interessa olhar para como a sociedade lhes percebe. Imparcialidade objetiva não se confunde com subjetiva. Barroso foi indagado sobre a primeira (a imagem). Fingiu que era sobre a segunda (o caráter). E prometeu que são todos honestos.

    Segundo, a falta de divulgação de agenda de alguns ministros: “Não há uma exigência nem regimental nem legal, de modo que é um critério de cada ministro”. “Eu até divulgo, mas estou viúvo. Não preciso divulgar com quem eu estou saindo se estiver saindo com alguém.” “Não há como você regular a vida privada de uma autoridade pública.”

    Aqui, mais que incompreensão, há falta de noção sobre regras elementares. A ética judicial não disciplina só comportamento público, mas alcança parte da vida privada. Só não alcança a vida íntima. Para ele, Toffoli num camarote da Champions League com empresários e políticos “não foi um evento institucional, foi privado, escolheu para a vida privada dele, pelos gostos dele”.

    A preocupação universal da ética pública sobre agentes estatais Barroso reduziu a uma questão de gosto privado. Mas, curiosamente, rejeitou a distinção entre vida pública e vida privada quando justificou gasto com segurança a ministros até mesmo em eventos não institucionais no exterior. E não aceitou a ideia de olhar para a natureza do evento.

    Quanto a advogados parentes de ministros em tribunais superiores cobrando pedágio, disse: “isso é uma lenda”. Outra “lenda” seria a crítica à insegurança jurídica do STF: “Insegurança jurídica teria se mudasse para trás. Ninguém mudou para trás, estão mudando para frente”.

    Segurança jurídica, para Barroso, não se refere à relação de coerência entre a decisão de ontem, de hoje e de amanhã. Basta que se decida “para frente”, sem retroagir. Mesmo que essa decisão seja diferente. Se a mensagem que o tribunal passa para cidadãos, agentes econômicos e autoridades públicas flutua, isso não seria insegurança. Se o tempo da decisão é lotérico e arbitrário, não seria insegurança.

    Alguém parecia não entender o que se passa. Esse alguém não é a sociedade.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/conrado-hubner-mendes/2024/06/barroso-da-uma-aula-no-roda-viva.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

    Só pra SuTriFar!
    . . .
    Meu boi barroso, meu boi pitanga
    O teu lugar, ai, é lá na canga
    . . .
    Kleiton e Kledir e o “Boi Barroso”;
    https://www.youtube.com/watch?v=OYqIyxzC-aM

  12. Miguel José Teixeira

    E. . .previsivelmente, previsível, lula já saiu em sua defesa!

    “Indiciado”
    (Julianna Sofia, Secretaria de Redação da Folha de S. Paulo em Brasília)

    O ministro Juscelino Filho (Comunicações) foi indiciado nesta quarta-feira (12) pela Polícia Federal por suspeita dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude em licitação.

    A PF investiga desvios de recursos de obras de pavimentação custeadas com dinheiro público da estatal federal Codevasf. As suspeitas envolvem irregularidades em obras executadas em Vitorino Freire (MA), cidade governada por Luanna Rezende, irmã do ministro, e bancadas por emendas parlamentares indicadas pelo ministro no período em que ele atuava como deputado federal.

    O ministro criticou o indiciamento e classificou o ato de “ação política e previsível”. “O inquérito devassou a minha vida e dos meus familiares, sem encontrar nada”, disse. Segundo ele, a apuração revirou fatos antigos que não são da responsabilidade dele.

    A União Brasil, partido de Juscelino, afirmou não aceitar “pré-julgamentos ou condenações antecipadas” e disse que ele não teve direito de defesa.

    Por ora, o governo avalia que o indiciamento aumenta a pressão sobre Juscelino Filho, mas vê como difícil uma mudança na pasta. Usará, no entanto, o fato para pressionar a legenda a entregar mais votos no Congresso.

    (Texto recebido no meu correio eletrônico)

    E o “capo di tutti capi” da corja vermelha & con$órcio de corruPTos/corruPTores:
    ‘Indiciado não significa que cometeu um erro’, diz Lula sobre Juscelino”
    (+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2024/06/13/lula-sobre-juscelino-indiciado-nao-significa-que-cometeu-um-erro.htm)

  13. Miguel José Teixeira

    Piada pronta ou inversamente proporcional à precisão de um relógio suíço?

    “Na Europa, Lula diz que democracias ‘correm risco’ e defende ação conjunta”
    (Jamil Chade, Colunista do UOL, em Genebra, 13/06/24)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, na Suíça, que as democracias correm risco e que é a hora de se preservar o sistema contra políticos que “vivem na base da construção de mentiras”.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2024/06/13/na-europa-lula-diz-que-democracias-correm-risco-e-defende-acao-conjunta.htm)

    Só pra PenTelhar. . .
    “Lula se encontrou com 13 ditadores ao longo de 2023”
    (+em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lula-se-encontrou-com-13-ditadores-ao-longo-de-2023/)

    Perguntar não ofende. . .
    Será que lula é um agente DD (Por fora é Democrata, por dentro Ditador)?

  14. Miguel José Teixeira

    . . .”Não foi a primeira vez, por exemplo, que o STF retirou do ar dados sobre viagens e diárias depois de a imprensa abordar esse tema e criar questionamentos sobre a moralidade dos gastos; o mesmo se deu em 2013.”. . .

    “Informações de interesse público à sombra de togas”
    (Marina Atoji, Especialista na Lei de Acesso à Informação brasileira, Poder360, 12/06/24)

    A expectativa de que o Judiciário cumpra leis cujo cumprimento impõe a outros, embora embebida de uma inocência sem lugar em um país como o Brasil, tem um tanto de lógica. Por isso, desapontam mas não surpreendem casos como ministros da Suprema Corte deixando de divulgar agendas e juízes paranaenses propondo esconder os valores dos benefícios que recebem.

    É inegável que, em termos gerais, a transparência em tribunais evoluiu neste período democrático mais recente, em especial a partir da entrada em vigor das Leis da Transparência e de Acesso à Informação. Quando tais avanços chegam às atividades e aos gastos realizados pelos integrantes das Cortes, porém, sofrem resistência e são constantemente ameaçados.

    Não foi a primeira vez, por exemplo, que o STF retirou do ar dados sobre viagens e diárias depois de a imprensa abordar esse tema e criar questionamentos sobre a moralidade dos gastos; o mesmo se deu em 2013. Quando se iniciou a divulgação de remunerações de juízes e magistrados, associações de classe exerceram profusamente seu jus sperniandi, invocando até o argumento de que tal transparência causaria “constrangimento”, pois ficaria claro que os magistrados não ganham tão bem quanto se pensa (à época, a remuneração líquida do desembargador que fez a declaração foi de R$ 33.200, em valor ão corrigido pela inflação).

    São práticas que definitivamente não contribuem para mitigar o que o ministro Roberto Barroso chamou, na 2ª feira (10.jun.2024), de “ódio” surgido recentemente contra integrantes do STF.

    Na melhor das hipóteses, reforça uma impressão histórica da sociedade sobre integrantes do Judiciário: a de que se consideram entes superiores ao restante, e, portanto, concedem a si mesmos mais direitos e privilégios –inclusive o de não prestar contas

    Saber o que juízes e magistrados fazem, ganham e como usam recursos colocados à sua disposição é obviamente essencial para o controle social, não só em termos de cifras. Há uma conexão direta com a efetivação do direito à justiça.

    Se não há clareza para todos sobre as relações, atividades e ganhos dos julgadores, limita-se a capacidade de a sociedade verificar se há condutas que podem ensejar suspeições e anulações, desigualdade no acesso das partes aos agentes públicos, e de identificar vínculos que podem ter reflexos sobre a justeza de suas decisões.

    Convém ressalvar que a transparência sozinha é insuficiente quando se tem uma regulação frouxa como a atual sobre os limites de atuação de juízes e magistrados, especialmente fora de sua atividade-fim e na relação com atores privados.

    Por mais crucial que tenha sido a atuação do Judiciário na defesa do regime democrático durante o recente momento de crise aguda, e na garantia do cumprimento de leis e exercício de direitos, seus integrantes não gozam de salvo-conduto para ocultar ou denegar informações de interesse público. Exigir esse tipo de transparência é mais do que mera “implicação”, a resistência em atender à demanda fragiliza a confiança que o Judiciário tanto diz buscar.

    (Fonte: https://www.poder360.com.br/opiniao/informacoes-de-interesse-publico-a-sombra-de-togas/)

  15. Miguel José Teixeira

    Huuummm. . .

    “Roupas e acessórios são os mais procurados no Dia dos Namorados”
    (Manchete no portal do Poder360, hoje, 12/06)

    . . .exceto para o casal imperial, que irá comemorá-lo, por conta do contribuinte, com uma uma esfriadinha na Suíça e depois na romântica Itália, pois ninguém é de ferro!

  16. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Coluna CH, DP, 12/06/24)

    …arroz de festa, no governo petista, tem outro significado.

    Matutando bem…
    (Matutildo, aqui e agora)

    Já para paulo teixeira, o ministrim infiltrado pelo MST no Desenvolvimento Agrário, “isso não interessa”.

  17. Miguel José Teixeira

    A flecha foi disparada. O alvo será pintado depois. . .

    “Projeto exige ‘ok’ indígena em licença ambiental”
    (Coluna CH, DP, 12/06/24)

    Na miúda, avança na Câmara projeto que burocratiza ainda mais a concessão de licença ambiental para empreendimentos e atividades em territórios ditos indígenas e quilombolas. O texto, esquecido desde 2018, ganhou suspeitíssima celeridade no governo Lula. O projeto escanteia a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e empodera indígenas, geralmente assistidos de perto por ONGs picaretas, e outros grupos com poder de veto à permissão. Negócios nestas áreas só com aval da turma.

    Trincheira
    Junio Amaral (PL-MG) tentou devolver à Funai a competência para ouvir e emitir parecer sobre os direitos indígenas. Foi negado pela relatora.

    Ongueiros festejam
    O projeto é relatado por Talíria Petrone (Psol-RJ), extremista que rejeitou também emenda para oitivas serem consultivas, sem poder de veto.

    Cacique manda
    Consultas assim seguem metodologia da Funai. Pelo novo texto, as comunidades é que vão definir data, idioma, local, votação, registro…

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/importar-arroz-era-ideia-fixa-de-lula-ha-mais-de-um-mes-e-sem-relacao-com-tragedia-no-rs)

    Só pra alertar. . .
    Tudo indica que o tema será resolvido pelo SuTriFe!
    E. . .quem está dando as tintas lá?

  18. Miguel José Teixeira

    Benhêêê. . .nóis formemu uma bela dupla di 3. . .

    “Eu sou o brasileiro que mais tem títulos Honoris Causa, mesmo não tendo um diploma de curso superior. E, de todos os títulos que já recebi, esta medalha honorária das Olimpíadas de Matemática, que recebi junto com a Janja, significa muito para mim”.
    (Lula em seu perfil no X (ex-Twitter), segundo o Poder360.

    E segue com o féretro que o precipício está se aproximando!

  19. Miguel José Teixeira

    Xiii. . .”se-entogou-se” de vez!

    “Gilmar diz não saber como juízes da Lava Jato passaram em concurso”
    (Bruna Aragão, Poder360, 11/06/24)

    Durante a sessão da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 3ª feira (11.jun.2024), o ministro Gilmar Mendes questionou como magistrados que integraram a operação Lava Jato passaram no concurso.

    A fala do ministro se deu durante o voto no julgamento que analisa decisão de sua relatoria que encerrou parte da ação de improbidade, em curso na Justiça Federal de Curitiba (PR), contra a construtora Queiroz Galvão, investigada na Lava Jato.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/justica/gilmar-diz-nao-saber-como-juizes-da-lava-jato-passaram-em-concurso/)

    Matutando bem. . .
    Supremos juízes também não passaram em concursos!

  20. Miguel José Teixeira

    Agora, sim! PimenTa apenas “se-esqueceu-se”, involuntariamente é óbvio, de citar o mensalão, o PeTrolão e o janoninho. . .

    “Pimenta chama bolsonaristas de covardes, cita ‘rachadinha’ e é cobrado em comissão na Câmara”
    (Matheus Teixeira, FSP, 12/06/24)

    O ministro da Secretaria Extraordinária de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, participou da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara nesta terça-feira (11) e entrou em discussões com parlamentares bolsonaristas sobre a ação do governo Lula (PT) na crise que atingiu a população gaúcha.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/06/pimenta-chama-bolsonaristas-de-covardes-cita-rachadinha-e-e-cobrado-em-comissao-na-camara.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha)

    Revisitando a imortal Rita Lee:
    . . .
    Baby, baby
    Não adianta chamar
    Quando alguém está perdido
    Procurando se encontrar
    Baby, baby
    Não vale a pena esperar, oh, não
    Tire isso da cabeça
    E ponha o resto no lugar
    . . .
    https://www.youtube.com/watch?v=XyveLQfO9XA

  21. Miguel José Teixeira

    A Jornalista Camila Mattoso, Diretora da Folha de S. Paulo em Brasília, nos dá em rápidas pinceladas, a síntese do dia de ontem na PeTezuela:

    Cancelado
    Não foi uma boa terça-feira para o governo Lula (PT). Depois de pressões e críticas, duas notícias importantes aconteceram em Brasília hoje. A primeira foi a decisão do governo de cancelar o leilão de arroz. A decisão foi tomada após indícios de falta de capacidade técnica e irregularidades.

    Como mostrou a Folha, o leilão foi vencido por uma loja de queijos e um empresário que já confessou propina. Uma nova concorrência para a aquisição será aberta.

    Mais tarde, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) comunicou a devolução de parte da medida que levaria a aumento de pagamento de impostos por empresas, levando Fernando Haddad (Fazenda) a sofrer uma nova derrota no debate fiscal.

    Desde que ela foi enviada, a reação se formou de vários lados. Começou com pedidos de explicação de Arthur Lira (PP-AL) a Haddad. O presidente da Câmara disse que a proposta não foi negociada previamente com ele —e ele sequer sabia do teor.

    Nesta terça, o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, disse que Lula se comprometeu a encerrar a tramitação da MP. Associações que representam a indústria e o agronegócio já haviam publicado uma carta criticando as medidas do governo para compensar a desoneração da folha de pagamento para empresas de 17 setores e municípios.

    O presidente do Senado foi aplaudido por parte dos parlamentares após o anúncio —feito no início da sessão do plenário. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), estava sentado ao lado de Pacheco e posteriormente o elogiou.

    O fim dessa parte da novela desoneração/compensação é uma baita derrota para Fernando Haddad.

    (Texto recebido em meu endereço eletrônico)

    Só pra PenTelhar. . .
    O jaques wagner ficou conhecido pelo alcunha de “colecionador de réplicas de relógios de grife”. Já haddad, está conquistando o título de “colecionador de poiócas derrotadas”!
    Matutando bem. . .
    Já passou da hora de o haddad sair das páginas de sua tese de mestrado “O debate sobre o caráter socioeconômico do sistema soviético” e cair na real: “parem a caravana do retrocesso que eu quero descer!”
    O problema é que se o fizer, ficará sem eira nem beira. . .

  22. Miguel José Teixeira

    A suprema toga segundo um ex togadão!

    “O que temos visto no STF, nos casos que interessam aos poderosos, é um show de política e a morte do direito. E não há nada mais tirânico e perigoso para o Estado de Direito e para a democracia do que um Judiciário que decide politicamente, punindo inimigos e beneficiando aliados”.
    (Deltan Dallagnol (Novo-PR), no Poder360, hoje).

  23. Miguel José Teixeira

    A incomPeTência perde até para a pandemia!

    . . .”Mesmo sem pandemia, o atual governo não reduz o indicador à mínima da gestão de Bolsonaro, de 93 pontos, no início de 2020.”. . .

    “Incerteza fiscal empurra risco Brasil com Lula a 147 pontos ”
    (Hamilton Ferrari, Poder360, 11/06/24)

    O CDS (Credit Default Swap) de 5 anos, considerado como o indicador do risco Brasil, subiu para 147 pontos nesta 3ª feira (11.jun.2024). Mesmo não tendo enfrentado uma pandemia, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nunca conseguiu reduzir o indicador à mínima do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 93 pontos.

    O CDS subiu 14 pontos-base em 2024. Quanto maior a pontuação, maior é a percepção de risco na economia brasileira.

    (+em: https://www.poder360.com.br/economia/incerteza-fiscal-empurra-risco-brasil-com-lula-a-147-pontos/)

  24. Miguel José Teixeira

    Lulu baba passando à ferro a enxovalhada toga!

    . . .”Presidente do STF diz que “há uma certa incompreensão” sobre os encontros de ministros do tribunal com empresários, mas o difícil é compreender por que algumas dessas reuniões ocorrem em segredo.”. . .

    “Não é implicância, Barroso”
    (Rodolfo Borges, O Antagonista, 11/06/24)

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (foto), saiu em defesa dos colegas que estão sendo questionados por frequentar encontros fechados com empresários. Perguntado sobre o assunto no programa Roda Viva, da TV Cultura, transmitido na noite de segunda-feira, 10, Barroso disse que “há uma certa implicância” com as agendas dos ministros do STF.

    “Eu acho que há uma certa incompreensão, que tem sido muito explorada recentemente (…) Nós conversamos com comunidades indígenas, empresários do agronegócio, estudantes, jornalistas, sindicalistas e empresários. Portanto, o ministro não pode viver encastelado em um mundo próprio, a gente conversa com a sociedade”, disse o presidente do STF.

    O que os ministros do STF fazem fora do tribunal chama atenção com mais intensidade desde que três deles participaram, em abril, de um evento fechado em Londres. O evento foi organizado por empresários brasileiros e tudo o que se sabe sobre o “fórum jurídico” foi divulgado pelos próprios promotores do fórum, que não foi aberto para a imprensa, como costumam ser esses encontros.

    “Preconceito contra os empresários”
    “Quando a gente conversa com os outros segmentos, não há nenhuma repercussão negativa. Quando se conversa com empresários, há sempre uma repercussão negativa como se tivesse alguma coisa de impróprio”, seguiu Barroso em sua explicação no programa da TV Cultura, acrescentando que isso revelaria “um pouco do preconceito que há no Brasil contra os empresários em geral e contra a livre iniciativa”.

    Barroso, seguiu na resposta, dando exemplos que demonstrariam que o tribunal tem decidido processos contra os interesses do empresariado brasileiro, como se isso de alguma forma abonasse a conduta misteriosa de alguns de seus colegas. O presidente do STF lembrou que está entre os ministros que divulgam a própria agenda, mas destacou que “não há uma exigência legal, nem regimental” para fazê-lo, “de modo que é um critério de cada ministro”.

    Questionado diretamente sobre a presença do ministro Dias Toffoli no camarote de um empresário para assistir à final da Champions League entre Real Madrid e Borussia Dortmund, em Londres, Barroso disse que esse se tratou de um “evento privado”.

    Vida privada?
    “Ele [Toffoli] escolheu para a vida privada dele assistir a um jogo de futebol. É preciso saber se ele atendeu a algum interesse desse empresário. Acho que evidentemente não. Portanto, acho que há uma certa implicância”, respondeu o presidente do STF. Infelizmente, a questão não é tão simples assim.

    O STF pagou 39 mil reais pela segurança de Toffoli durante a viagem a Londres. Barroso justificou o gasto assim em nota divulgada na semana passada: “Até pouco tempo atrás, os ministros do Supremo Tribunal Federal circulavam em agendas pessoais e até institucionais inteiramente sós. Infelizmente, nos últimos anos, fomentou-se um tipo de agressividade e de hostilidade que passaram a exigir o reforço da segurança em todas as situações”.

    À altura
    O presidente do STF não mencionou na nota que os próprios ministros do tribunal colaboraram para esse cenário, com uma disposição suprema para o protagonismo nem sempre necessário ou aconselhável.

    Mas, mais o que isso, se os ministros do Supremo pretendem ocupar esse lugar de destaque na República brasileira, topando participar de toda e qualquer pendenga política para a qual são convidados — e, desde a abertura do inquérito das fake news, em 2019, mesmo para as quais não foram convidados —, eles precisam reconhecer a altura a que se elevaram e responder aos ônus desse protagonismo.

    Apenas quatro dos 11 ministros do STF divulgam com assiduidade suas agendas, mas todos eles definem os rumos da nação quase que semanalmente — alguns com mais disposição que os outros, é preciso reconhecer. O mínimo que o país pode fazer diante disso é cobrá-los à altura.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/nao-e-implicancia-barroso/)

  25. Miguel José Teixeira

    Lula tal qual os prisioneiros da caverna (Platão)!

    “Com professores, fica claro que o problema de Lula não é o marketing, é a realidade”
    (Madeleine Lacsko, O Antagonista, 11/06/24)

    O recente conflito envolvendo professores das universidades federais é um exemplo claro de que o problema do governo Lula não é a comunicação, mas sim a realidade. Boa parte da base governista avalia, de maneira equivocada, que a propaganda é que não vai bem. A verdade é que, diante da realidade, nenhuma estratégia de marketing consegue subverter os fatos.

    Estamos diante de um governo que não consegue negociar nem com seus próprios aliados. O professorado, historicamente alinhado com Lula, está insatisfeito. No caso das federais, há uma particularidade interessante. Elas viraram o alvo central de uma campanha ideológica pesada do bolsonarismo. “Antes e depois fa federal”, lembram? Foram pintadas como antros de doutrinação, suruba e maconha, onde nada de útil se produzia.

    Essa campanha ideológica afetou profundamente o dia a dia dos professores. É difícil encontrar um professor de universidade federal que tenha apoiado Bolsonaro. A maioria estava, no mínimo, contra ele. No entanto, Lula conseguiu perder o apoio até desse público. O resultado? Uma greve que parece insolúvel e que foi tratada de maneira irresponsável desde o início. Aqui não falamos só de salários, mas até mesmo da precariedade das instalações universitárias, com tetos desabando, pisos desaparecendo e banheiros sem funcionamento.

    No meio dessa crise, Lula decidiu lançar o PAC da Educação e anunciar a construção de mais institutos federais. Isso ocorreu enquanto não há dinheiro para manutenção básica das universidades existentes, nem para a reposição salarial dos professores. A falta de recursos para manter as universidades funcionando adequadamente e para garantir salários justos contrasta fortemente com a promessa de criar novas instituições.

    Além disso governo escolheu algumas entidades representativas de professores para negociar, ignorando outras, o que gerou mais insatisfação. O judiciário acabou se envolvendo para tentar intermediar, mas isso só aumentou a confusão. No início do ano, Lula sinalizou que resolveria os problemas salariais, mas foi irresponsável ao dar essa esperança, sabendo da complexidade da situação. Agora, a realidade se impõe.

    A greve une muitos professores que nunca participaram de paralisações antes, e os alunos têm se mobilizado em apoio a eles, pedindo que os professores sejam ouvidos. Em resposta, o ministro da Educação criticou a greve, e Lula, ex-sindicalista, sugeriu que o sindicato precisa ter coragem tanto para iniciar quanto para terminar uma greve. Deixou no ar a ideia de que os professores sairão de mãos vazias.

    Diante dessa realidade, a propaganda do governo Lula de que a educação será um sucesso fica desafiada. Se tivesse negociado antes, talvez nem houvesse greve. O governo perde a mão na negociação e tenta convencer o Brasil de que tudo está indo bem, enquanto a realidade mostra o contrário. Não tem propaganda que dê jeito nisso.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/opiniao/com-professores-fica-claro-que-o-problema-de-lula-nao-e-o-marketing-e-a-realidade/)

    Só pra PenTelhar. . .

    Depois de 580 dias de xilindró, por corrupção ampla geral e irrestrita, apenas recebendo notícias externas de bajuladores e conspiradores que o visitaram, é óbvio que lula agora se comporte como os prisioneiros da caverna:

    “Eles não percebem que o que veem são sombras de objetos que passam atrás do fogo, muito menos que as coisas reais não são as sombras, mas os objetos reais fora da caverna.”

  26. Miguel José Teixeira

    O olhar 43 do mineiro!

    “Pesquisa: 43% da população de BH avalia o governo Lula como negativo”
    (Mael Vale, Diário do Poder, 11/06/24)

    Pesquisa Quaest encomendada pelo Diário do Poder e divulgada nesta terça-feira (11), aponta uma alta taxa de desaprovação da população de Belo Horizonte (MG) sobre o governo do presidente Lula (PT).
    Na pesquisa, 43% da população da capital mineira avalia o governo como “negativo”.
    A avaliação “regular” do governo do petista foi de 23%, e a positiva 32%. “Não souberam ou não responderam”: 2%.

    Em relação a gestão estadual, o governador Romeu Zema (Novo), teve maior avaliação positiva do que negativa.
    Na pesquisa, 37% da população de BH avalia como “positivo” a gestão do governador mineiro.
    A avaliação “regular” de Zema foi de 28% e a “negativa”, 31%. “Não souberam ou não responderam”: 4%.

    O levantamento Quaest/Diário do Poder também avaliou o desempenho do prefeito de BH, Fuad Noman (PSD).
    Para 32% dos entrevistados, o governo é positivo. Outros 38% acham que a gestão é regular.
    Os que avaliam a gestão como negativa somam 18%. Não sabem/não responderam, 12%.

    Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 5 e 8 de junho deste ano. Foram realizadas 1.200 entrevistas, com margem de erro estimada em 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

    O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob número MG-00125/2024.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/minas-gerais/pesquisa-43-da-populacao-de-bh-avalia-o-governo-lula-como-negativo)

  27. Miguel José Teixeira

    Ah, bão!!!

    “Gilmar Mendes sobre chamar Moro de ladrão de galinhas: ‘É uma expressão de MT'”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/06/gilmar-relata-no-stf-encontro-divertido-com-moro-em-que-o-acusou-de-roubar-galinhas-com-deltan.shtml)

    E como já cantarolava o genial Ney, também do MT:
    . . .
    Quando eu estava prá nascer
    De vez em quando eu ouvia
    Eu ouvia a mãe dizer
    Ai meu Deus como eu queria
    Que essa cabra fosse home’
    Cabra macho prá danar
    Ah! Mamãe aqui estou eu
    Mamãe aqui estou eu
    Sou homem com H
    E como sou
    . . .
    https://www.youtube.com/watch?v=Kw-6mm6Uu7c

  28. Miguel José Teixeira

    Arroz, leilão, marmelada e corrupção!

    Essa queima da palha do arroz, teria sido mais uma cortina de fumaça projetada pela corja vermelha?
    Mas. . .para camuflar o que?
    Aguardemos, pois mais um eletrizante capítulo dessa indigesta série “Arroz com L”

  29. Miguel José Teixeira

    Depois que o crime de corrupção passou a compensar, segundo supremas togas, a cobiça aumentou!

    . . .”Diligências em quatro cidades já resultaram em buscas, apreensões e na identificação de 12 suspeitos de apropriação indébita e associação criminosa com interesses políticos.”. . .

    “Tragédia no RS: MP investiga desvios de centenas de doações em esquemas para beneficiar ao menos seis pré-candidatos”
    (Arthur Leal, O globo, 11/06/24)
    . . .
    Promotores e policiais encontraram indícios de envolvimento de pelo menos seis políticos e pré-candidatos às próximas eleições municipais.
    . . .
    (+em: https://oglobo.globo.com/brasil/sos-rio-grande-do-sul/noticia/2024/06/11/tragedia-no-rs-mp-investiga-desvios-de-centenas-de-doacoes-em-esquemas-para-beneficiar-ao-menos-seis-pre-candidatos.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)

    Matutando bem. . .
    Depois do que fizeram com os corruPTos da lava jato, será que vale a pena continuar investigando mais essa PeTralhada?

  30. Miguel José Teixeira

    Começou a ouvir a “voz rouca das ruas”?

    “Após denúncias, governo anula leilão de arroz e secretário será exonerado”
    (Lucas Borges Teixeira e Carolina Nogueira, UOL, em Brasília, 11/06/24)

    O governo federal anulou nesta terça-feira (11) o leilão de compra internacional de arroz após denúncias de que as empresas vencedoras não eram do ramo e não tinham capacidade para realizar a importação.
    . . .
    (+em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/06/11/leilao-arroz-anulado-suspeita.htm)

    Matutando bem. . .
    O que se poderia esperar de um vadio que passou 580 dias na cadeia, ouvindo o que se passava pelo Brasil e pelo mundo apenas pelos puxa sacos que o visitaram?

    1. odete.fantoni@gmail.com

      Matutando, Fernandinho beira mar só está PRESO pq não entrou pra política…mas tem muitos ALIADOS no congresso nacional (com letra minúscula mesmo).

  31. Miguel José Teixeira

    O bicho homem é mesmo pródigo em cambar e descambar!

    . . .”Indústria do entretenimento adulto também está embarcando na IA; entenda preocupações e argumentos favoráveis ao uso.”. . .

    “Primeiro ‘bordel cibernético’ com bonecas de IA traz preocupação com vício e defesa da ‘desumanização’ de trabalhos sexuais”
    (BBC News, 10/06/24)

    No final deste mês, adultos em Berlim poderão reservar uma hora com uma boneca sexualizada feita de inteligência artificial, quando o primeiro bordel cibernético do mundo lançará seu serviço após uma fase de testes.

    Os clientes poderão interagir verbal e fisicamente com personagens feitos de IA.

    “Muitas pessoas se sentem mais confortáveis em compartilhar assuntos privados com uma máquina, porque ela não julga”, defende Philipp Fussenegger, fundador e proprietário da Cybrothel.

    “Antes, havia um interesse significativo em bonecas com dubladoras, onde os usuários podiam apenas ouvir a voz e interagir com a boneca. Agora, há uma demanda ainda maior por interação com inteligência artificial.”

    Essa é apenas uma das muitas maneiras pelas quais a IA generativa está sendo usada pelo setor de entretenimento adulto.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/06/primeiro-bordel-cibernetico-com-bonecas-de-ia-traz-preocupacao-com-vicio-e-defesa-da-desumanizacao-de-trabalhos-sexuais.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha)

  32. Miguel José Teixeira

    “Boa vizinhança”

    A extradição dos investigados pelos ataques de 8 de janeiro que fugiram para a Argentina deve se prolongar por dois motivos, segundo especialistas, investigadores e pessoas com acesso à apuração.

    O primeiro é o fato de os brasileiros já terem feito pedidos de refúgio no país, o que aumenta o tempo de trâmite do processo. Integrantes do governo Lula (PT) estimam que cerca de 100 brasileiros tenham feito a solicitação.

    Além disso, os pedidos serão feitos por Alexandre de Moraes, do STF. O ministro tem sido acusado pelos bolsonaristas de perseguição política. E o tratado entre os países proíbe extradição em casos de crime considerados políticos “ou fato conexo deste delito”.

    O porta-voz da Argentina, Manuel Adorni, afirmou que a concessão do refúgio dependerá de critérios de legalidade e de “factibilidade”. Ele alegou não ser possível antecipar decisões e que o país fornecerá informações solicitadas ao Brasil.

    O país vizinho é comandando por Javier Milei, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    (Camila Mattoso, Diretora da folha de S. Paulo em Brasília,10/06/24)

    Matutando bem. . .
    Melhor a precaução do que na precipitação, como no caso dos atletas cubanos no Pan de 2007, que, ao abandonarem sua “democrática” delegação, foram prontamente devolvidos à CUba, pelo então ministrim tarso genro, o peremPTório!

  33. Miguel José Teixeira

    Demorou! Mas era o esperado de mais um desgoverno da corja vermelha & a$$ociado$!

    “Inflação sobe 0,46% em maio; taxa anual volta a ganhar força após 7 meses”
    (Alexandre Novais Garcia, UOL, São Paulo, 11/06/24)

    A inflação oficial do Brasil subiu 0,46% em maio, taxa acima do avanço de 0,38% registrado no mês anterior, mostram dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a variação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 3,93% nos últimos 12 meses. O avanço é superior à marca de 3,69% registrada até abril e corresponde à primeira aceleração anual do índice desde setembro do ano passado, quando a inflação acumulada saltou de 4,61% para 5,19%.

    (+em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/06/11/ipca-maio-2024.htm)

    Só pra PenTelhar. . .
    De hora em hora a PeTezuela desmonora!

  34. Miguel José Teixeira

    $ó o$ me$mo$ de $sempre: a janja & ele$!

    “Ninguém mais aguenta o Lula, nem sua própria base!”
    Deputado Messias Donato (Rep-ES) após estresse entre Lula e reitores grevistas, segundo a Coluna CH, DP, hoje).

  35. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (coluna CH, DP, 11/06/24)

    …arroz e queijo são ingredientes para o risoto de corrupção.

    Matutando bem…
    (Matutildo, aqui e agora)

    E. . .se adicionarmos agrotóxico$, vira pizza PeTezuelana!

  36. Miguel José Teixeira

    Cafonice, sim! Sem-vergonhice, idem!

    “Excursão jeca”
    Virou moda a cafonice de eventos no exterior para autoridades ansiosas por passeios “na faixa”. Com apoio do Ministério Público de Minas e da Escola de Magistratura de Pernambuco, um “Expojud” será realizado em agosto nos EUA. Em Orlando, perto da Disney, que ninguém é de ferro.
    (Coluna CH, DP, 11/06/24)

    Só pra PenTelhar. . .
    É a Embratur do “CUmunistchinha” freixo promovendo o potencial turístico da PeTezuela no exterior!

  37. Miguel José Teixeira

    Torçamos para uma decisão “lulônica”: décinho na presidência nacional dos PeTralhas!

    “Sucessão no PT contamina articulação de Lula”
    (Coluna CH, DP, 11/06/24)

    Na reunião com líderes e ministros, nesta segunda (10), Lula tinha claro o diagnóstico de que a sucessão de Gleisi Hoffmann (PR) na presidência do PT está contaminando a articulação do governo no Congresso. Ela fica no cargo até 2025. A candidatura de José Guimarães mexeu com facções do PT, que se uniram a Gleisi para resistir à liderança do deputado cearense na Câmara. Lula e Janja preferem o prefeito reeleito de Araraquara (SP), Edinho Silva, no lugar da deputada encrenqueira.

    Sabe o que diz
    Edinho é um crítico da área de comunicação do governo. Ele sabe o que diz: foi elogiado como chefe da Secom no governo Dilma Rousseff.

    Puxa o mapa
    Gleisi preside o PT dede 2017. Lula quer “subir” a visibilidade que o posto confere para alguém da região Sudeste ou Nordeste.

    Alternativa nordestina
    Poucos acreditam que Guimarães leve o posto. No Nordeste, o senador Humberto Costa (PE) é outro que pode pleitear a presidência petista.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lupion-equipara-arroz-importado-por-lula-a-lixo-na-mesa-do-brasileiro)

    Só pra PenTelhar. . .
    1) Já imaginaram que feito histórico? O “coveiro manquinho” dos PeTralhas catarinenses, enterrando de vez os PeTralhas brasileiros!
    2) Estou seriamente pensando em transferir meu título de eleitor para Blumenau, só para ter o prazer de não votar na “aspirante ao baixo clero”, ana lima, para prefeita!

  38. Miguel José Teixeira

    “. . .diz que o governo controla órgãos de investigação e atuaria em “consórcio” com o STF, mas o agro promete lutar para apurar tudo isso.”. . .

    “Lupion equipara arroz importado por Lula a lixo na mesa do brasileiro”
    (Cláudio Humberto, Coluna CHA, DP, 11/06/24)

    O deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente do Agronegócio na Câmara dos Deputados, afirmou nesta segunda (10) que o governo Lula (PT) atua “para colocar lixo no prato dos brasileiros”, ao se referir à má qualidade do arroz em vias de importação. Ele confirmou que o arroz está contaminado pelo uso excessivo de defensivos agrícolas em padrões proibidos no Brasil há décadas. Lupion garantiu também que a oposição exigirá investigação das suspeitas de corrupção nos leilões, durante entrevista ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirante e BandNews TV..

    Arroz garantido
    As suspeitas iniciaram após produtores gaúchos mostrarem que quase toda safra de arroz foi colhida e estocada antes mesmo das enchentes.

    Mentira de bilhões
    O governo divulgou fake news para justificar os leilões para importar arroz: “recomposição dos estoques”. Não há o que “recompor”.

    Se tem fumaça…
    As alegações de corrupção começaram com a revelação de que uma loja de queijos de Macapá (AP) havia vencido o “leilão” milionário de arroz.

    Difícil será investigar
    Lupion diz que o governo controla órgãos de investigação e atuaria em “consórcio” com o STF, mas o agro promete lutar para apurar tudo isso.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/lupion-equipara-arroz-importado-por-lula-a-lixo-na-mesa-do-brasileiro)

    Matutando bem. . .
    É realmente estranho o silêncio de presunçosos “órgãos comPeTentes” em relação ao arroz “L”!

  39. Miguel José Teixeira

    Matutando sobre a charge. . .

    Nas antigas, dizíamos:
    A união faz a força!
    Depois, veio:
    A união faz a. . .çucar!
    Atualmente, a união faz a pizza!

    Depois que o SuTriFe garantiu que o crime de corrupção compensa, nossas “otoridades” “se-unem-se” para ampliá-la!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.