Mais guerras, menos paz, discernimento e entendimento
- By Herculano
- 27 Comentários
- Convidados
ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCIII
Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
Sussurros
Posts Recentes
NESTA TERÇA-FEIRA VAI SE CONHECER O TAMANHO DO ERRO DE KLEBER EM RELAÇÃO A ARENA MULTIUSO. TJSC DIRÁ SE VALEM OU NÃO, R$14,8 MILHÕES OS 436 MIL M2 DELA E ARBITRADOS EM 2019. EM 2022, O PREFEITO COMPROU DA FURB, SOB POLÊMICA, 40 MIL M2 POR EXATOS R$14 MILHÕES EM. A ÁREA CONTINUA ABANDONADA E O CAIXA “FURADO”
Leia mais »Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
27 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCIII”
. . .”é necessário pôr um fim definitivo no instituto da reeleição para todos os cargos públicos, bem como nos cargos vitalícios, na blindagem e proteção de autoridades, e em muitas outras regalias frontalmente contrárias ao espírito republicano.”. . .
“Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar”
(Circe Cunha, Coluna Visto, lido e ouvido, Correio Braziliense, 14/10/23)
No atual estágio de maturação de nossa democracia, os brasileiros ainda não aprenderam a dar um tratamento mais racional ao ato de votar, usando dessa preciosa prerrogativa não só para mudar os rumos da política, mas, sobretudo para mudar os rumos do país.
A sentença de que cada povo tem o governo que bem merece só faz sentido para aqueles que não dão a devida importância ao voto e seguem a crença de que nada irá mudar, seja esse ou aquele o novo inquilino do Palácio do Planalto. A obrigação pedagógica para que cada cidadão vote, apenas tem feito com que as pessoas compareçam forçosamente as sessões eleitorais para cumprir uma tarefa e escapem das penalidades cívicas. Mais importante do que obrigar as pessoas a comparecer nas sessões de votação é ensinar a elas o quão fundamental para todos é o voto consciente de cada um.
Para tanto seria necessário em primeiro lugar que os tribunais, inclusive o eleitoral, fizessem uma espécie de pente fino rigoroso, para tirar do páreo todos aqueles candidatos com pendências judiciais, varrendo para longe conhecidos postulantes que acumulam processos que se arrastam sine die. Infelizmente a Lei da Ficha Limpa, nascida da iniciativa popular, ou seja, da vontade dos eleitores foi desidratada no próprio Congresso, Casa dos representantes do povo.
Pelo desenrolar dos acontecimentos, parece que não será ainda na próxima eleição que os cidadãos poderão experimentar uma renovação geral dos quadros políticos. Os muitos grotões miseráveis do país continuarão a ser explorados por oportunistas e populistas de todo o tipo, prometendo quinquilharias em troca de voto o que demonstra, não o poderio eleitoral mas o desdém com que muitos brasileiros ainda tratam o voto.
Como primeiro passo, nessa longa jornada que se exige para a construção de um conjunto de leis verdadeiramente cidadãs e que coloquem todos os brasileiros na mesma planície, acabando com privilégios de todo o tipo, é necessário pôr um fim definitivo no instituto da reeleição para todos os cargos públicos, bem como nos cargos vitalícios, na blindagem e proteção de autoridades, e em muitas outras regalias frontalmente contrárias ao espírito republicano.
Na esfera federal ou mesmo aqui na capital, desde a emancipação política, tem sido prática comum, com a proximidade das eleições, a realização de seguidas reuniões, após o fim do expediente, de todos os detentores de cargos de chefia, para traçar estratégias com vistas à campanha eleitoral do chefe do Executivo e de sua bancada de apoio.
Nesses encontros, os ocupantes da máquina pública indicados pelo governante são instados a “colaborar” ao máximo com as campanhas, inclusive convocando subordinados seus para essas tarefas. Fatos desse tipo ocorrem com mais frequência ainda nas Administrações Regionais, onde os todos os ocupantes de cargos de confiança são muitas vezes obrigatoriamente recrutados para trabalhar, “discretamente” nas campanhas de seus padrinhos. Com promessas de vir a continuar nesses postos, em caso de eleição de seus protetores, muitos desses servidores passam a trabalhar como cabos eleitorais, na esperança de permanecerem na folha de pagamento do GDF.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2023/10/14/interna_opiniao,390737/visto-lido-e-ouvido.shtml)
A colunista, para ilustrar, cita o caso no GDF. Mas, tal situação, é vista à olhos nus em todos os lugares!
Não sou seguidor do São Tomé, nada contra. Porém, em se tratando de seleção brasileira “preciso ver para crer”!
“O pupilo do senhor reitor”
(Marcos Paulo Lima, Correio Braziliense, 14/10/23)
O jornalismo esportivo teve ajuda dos universitários nesta semana na pergunta final do Show do Milhão. O reitor da Universidade de Parma, na Itália, dedurou o pupilo Carlo Michelangelo Ancelotti Cavaliere ao homenageá-lo e encerrou o jogo de esconde: “Em 2024, Carlo Ancelotti tem uma aventura extraordinária que seria apenas um sonho para muitos técnicos: treinar o Brasil. É o primeiro estrangeiro nos últimos 60 anos que dirigirá a Seleção. O quarto na história”, discursou, referindo-se ao uruguaio Ramon Platero (1925); ao português Jorge de Lima, o Joreca (1944); e ao argentino Filpo Núñez (1965). Game over.
Há quem considere Carlo Ancelotti tradicional, conservador, convencional, preso dentro da caixinha para comandar a Seleção a partir de junho de 2024. Ou seja, na contramão do ousado Fernando Diniz. Vou dar cinco exemplos da capacidade do senhor de 64 anos, tetra e recordista da Champions League e campeão nacional na Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França de transformar jogadores e até tomar decisões impopulares no badalado Real Madrid.
Ancelotti perdeu Karim Benzema nesta temporada. Não houve reposição à altura para o ex-melhor do mundo. Vinicius Junior e Rodrygo não entregam a quantidade de gols do especialista francês. Porém, o técnico teve sensibilidade para perceber a intimidade do excelente meia inglês Jude Bellingham com as redes. O prodígio contratado por 103 milhões de euros virou “todocampista” na prancheta de Carletto. É volante, meia, atacante, centroavante, o artilheiro — e dono — do time na temporada com 10 gols e três assistências em 10 jogos. “Sou 10 vezes mais jogador do que na temporada passada (pelo Borussia Dortmund)”, testemunha o craque de 20 anos.
Vinicius Junior evoluiu porque, um dia, Ancelotti decidiu ser impopular. Hazard chegou para suceder Cristiano Ronaldo. O técnico respeitou a hierarquia. Escalou o belga como titular até respeitar o pedido de passagem de Vini. O brasileiro trabalhou, tomou a posição, fez o italiano mandar Hazard para o banco e foi recompensado com o gol do título da Champions, em 2022, contra o Liverpool. Vini mudou de patamar. Entregou 45 gols e 41 assistências nas últimas duas temporadas sob a batuta de Carletto. O “case” de Hazard sinaliza possibilidade de Neymar deixar de ser intocável.
Adversário do Brasil na próxima terça-feira pelas Eliminatórias, o meia Ernesto Valverde desabrochou com Ancelotti. O italiano o reinventou na função de falso ponta-direita ao lado de Benzema e Vinicius Junior no ataque campeão da Champions League. Deu certo.
Mais dois exemplos da capacidade do pupilo do senhor reitor para sair da caixinha na Seleção. O volante francês Camavinga vira lateral-esquerdo com Ancelotti em jogos grandes. E o Di María? Em 2014, não havia espaço para o argentino nas pontas do Real. O ataque tinha Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema. O italiano extraiu o melhor dele como meia. Enganche. Bingo! Ganhou a Champions com os quatro juntos.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/opiniao/2023/10/14/interna_opiniao,390732/marcos-paulo-lima.shtml)
Matutando bem. . .
Assim como jogo é jogo e treino é treino, copa do mundo é copa do mundo e campeonatos são campeonatos!
E o Bedelhildo:
O Renato Gaúcho nunca foi técnico de futebol. Mas é excelente em manter unido um grupo de boleiros. Bem no estilo do Flautista de Hamelin, poderá conduzir o grupo à conquista da copa. Principalmente no caso da selecinha da corruPTa CBF, em que os jogadores são impostos pelos patrocinadores e, portanto, as convocações passam ao largo do técnico.
Ganhou, mané!
“Barroso justifica ações do STF e ouve sugestão de Sarkozy para disputar Presidência do Brasil”
(Amanda Pessoa, FSP, 13/10/23)
‘Isso não passa pela minha cabeça’, diz presidente da corte após comentário de ex-presidente da França
. . .
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/10/barroso-justifica-acoes-do-stf-e-ouve-sugestao-de-sarkozy-para-disputar-presidencia-do-brasil.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha)
Matutando bem. . .
Contra a dupla lule/janje, “se-vota-se” em qualquer cocôzinho!
E se a estrutura não suportar?
“Barragem de José Boiteux chega ao limite e começa a verter pela 1ª vez na história.”
(+em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/barragem-de-jose-boiteux-chega-ao-limite-e-comeca-a-verter-pela-1a-vez-na-historia-video?utm_source=Pushnews&utm_medium=link&utm_campaign=Pushnews)
Com a palavra, os doutos!
Você é do ramo (engenharia).
Primeiro a Barragem Norte de Ibirama, por engenheiros, foi feita para resistir.
Segundo. Finalmente, ela está sendo testada. Então, espera-se que ela esteja sendo monitorada, avaliada e que tenha um plano de contigência para qualquer sinal de anomalia estrutural ou de vazamento que possa conter as barreiras naturais. É de fato, um teste real.
Espera-se também, que como nunca a deixaram funcionar direito, não se perca esta oportunidade de criar protocolos e afastá-la das dúvidas técnicas que permeia as mentes vazias e descrentes.
Os que são do contra, os esquerdistas, os indígenas orientados por brancos, por enquanto estão vencendo, mais uma vez, a batalha da desinformação, via ss redes sociais e aplicativos de mensagens, com terror, colocando em dúvida, a segurança da barragem, ou até uma proposital sabotagem.
E por fim, às 8h deste sábado, Blumenau, chegou ao mínimo desta terceira enchente: 8 metros que é a cota oficial do estado de enchente no Centro da cidade de Blumenau. O estouro da barragem de Ibirama, nestes informes irresponsáveis desde ontem, virá não inundar Blumenau, mas para devastá-la. Incrível. Até estudos sobre isto apareceu. E são verdadeiros. Naturais e deviam ser feitos para alertar o que deveria ser feito se isto acontecesse. Só existe o estudo. A contingência, com tempos e providências, das autoridades, não.
A barragem está vertendo. Chegou à acumulação máxima. O rio está baixando. O que deveria estar se discutindo? Como prepará-la para diminuir a pressão sobre a estrutura em teste p, mais uma vez, a função de reguladora sobre os níveis do Rio em cidades como Ibirama, Timbó, Benedito, Indaial, Apiúna, Blumenau, Gaspar e até Ilhota, livrando entre dois metros e dois metros e meio da alta do nível do Rio em Blumenau, por exemplo.
Fufucando terroristas com vara curta!
“Fufuca é único ministro de Lula a chamar Hamas expressamente de terrorista nas redes sociais”
(Pedro Augusto Figueiredo, Samuel Lima e Natália Santos, portal Terra, 13/10/23)
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA) foi o único integrante do primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a classificar o Hamas diretamente como terrorista nas redes sociais. O próprio presidente e alguns outros ministros usaram expressões como “ataques terroristas” e “atos terroristas”, mas sem associá-las expressamente à organização responsável pelos ataques com assassinatos e sequestros de civis, incluindo crianças, em Israel nos últimos dias.
. . .
(+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/fufuca-e-unico-ministro-de-lula-a-chamar-hamas-expressamente-de-terrorista-nas-redes-sociais,85e3cf376c4d9779991def254d972a86o7cr1xww.html?utm_source=clipboard)
Alo, lira! Bota alguém do centrão no aquecimento!
Quem mesmo, atualmente, preside o Conselho de Segurança da ONU?
“Putin propõe na ONU cessar-fogo em Gaza, mas Conselho termina sem acordo.”
. . .
O documento de apenas poucas linhas pede ainda a criação de um corredor humanitário.
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/10/13/putin-propoe-resolucao-na-onu-por-cessar-fogo-em-gaza.htm)
Huuummm. . .
Parece até que o marionete de PuTin está manipulando-o. . .
E o cessar fogo na Ucrânia, nada?
Nada! Então, lula continua sendo manipulado!
Só pra PenTelhar:
Dizem os maledicentes de plantão que, a “janja boca de garoupa” está pronta para arregaçar as mangas!
Nada tão grave que os novos aliados do “estafeta de Pequim/marionete de PuTin/capacho de kim”, não possam solucioná-lo!
“Inflação alta nos EUA causará impactos no Brasil”
(Amauri Segalla, Mercado S/A., Correio Braziliense, 13/10/23)
A inflação ao consumidor dos Estados Unidos veio acima do esperado e isso poderá servir de combustível para o Fed, o Banco Central americano, aumentar os juros na reunião de dezembro.
Não é uma boa notícia para os investidores da Bolsa brasileira.
Com juros altos, os títulos públicos americanos remuneram melhor os investidores e é natural que eles retirem dinheiro de países emergentes como o Brasil para levá-lo aos EUA. A saída de capital estrangeiro também pode desvalorizar o real.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/economia/2023/10/13/interna_economia,390688/mercado-s-a.shtml)
Na prática a teoria é outra (II)
“Acabou o encanto com o home office?”
(Amauri Segalla, Mercado S/A., Correio Braziliense, 13/10/23)
O home office está sob ataque — e a artilharia parte de quem manda nas empresas. São cada vez mais raros os presidentes que aceitam o trabalho remoto permanente e até a jornada híbrida, na qual os funcionários dividem a rotina entre o escritório e o lar, é questionada.
O fenômeno é mundial.
No mais completo estudo sobre o tema, a consultoria KPMG descobriu que, entre 1,3 mil CEOS de diversos países, 90% consideram premiar os subordinados que optarem por trabalhar o tempo todo no escritório.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/economia/2023/10/13/interna_economia,390688/mercado-s-a.shtml)
Eis um exemplo da célebre frase: “na prática a teoria é outra”
“Fontes renováveis estão longe de ameaçar combustíveis fósseis”
(Amauri Segalla, Mercado S/A., Correio Braziliense, 13/10/23)
Apesar do apelo dos ativistas ambientais, a Petrobras pretende ampliar seus investimentos na exploração de petróleo. Segundo o presidente da empresa, Jean Paul Prates, o poço na costa do Amapá, na região conhecida como Margem Equatorial, começará a ser perfurado no primeiro semestre de 2024.
Prates também confirmou que a petrolífera foi autorizada a operar dois blocos da Bacia Potiguar, na costa do Rio Grande do Norte.
A transição energética é urgente e necessária, mas ela esbarra num dilema incontornável: é muito mais caro e, portanto, menos lucrativo, investir em fontes renováveis.
Enquanto essa lógica funcionar, os combustíveis fósseis continuarão a ser a prioridade número 1 das companhias de energia — seja a Petrobras, seja qualquer outra.
Nos relatórios de sustentabilidade, a defesa do meio ambiente costuma aparecer como um valor inegociável.
Na realidade do dia a dia, contudo, a história pode ser bem diferente.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/economia/2023/10/13/interna_economia,390688/mercado-s-a.shtml)
. . .”Especialistas preveem mudanças crescentes em procedimentos médicos, comunicações e segurança cibernética.”. . .
“IA avança rápido na saúde e na indústria”
(Caderno Economia, Correio Braziliense, 13/10/23)
A tecnologia espantou o mundo em 2023, com a explosão da inteligência artificial. E tudo indica que os avanços continuarão acelerados em 2024, com impactos em diversos setores da economia.
Segundo especialistas do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a Inteligência Artificial (IA) na saúde, avanços na comunicação da corrida espacial, e cibersegurança estão entre as maiores tendências tecnológicas no ano que vem. O IEEE foi uma das instituições participantes da Futurecom 2023, realizada em São Paulo no início do mês.
Da saúde à indústria, a IA está transformando a forma como vivemos e trabalhamos. Segundo Cristiane Pimentel, Membro Sênior do IEEE, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a ferramenta tende a ser cada vez mais aplicada.
“Em 2023, tivemos um boom da IA, que cada vez mais vai fazer parte do nosso dia a dia. Essa tecnologia pode realizar atividades repetitivas e deve se tornar quase que uma necessidade, uma habilidade necessária aos profissionais no mercado de trabalho”, disse Pimentel.
De acordo com a professora, nos hospitais há um receio de que a Inteligência Artificial vai acabar com as profissões. Mas, segundo Pimentel, o IA não deve acabar com o emprego, mas sim aperfeiçoar e criar outros. “As profissões não necessariamente vão deixar de existir. O que vai acontecer é que eles vão deixar de fazer atividades repetitivas, e vão passar a analisar os dados de uma forma mais complexa”, pontuou.
Cristiane Pimentel também destacou que o uso da tecnologia de realidade virtual para treinamentos tem crescido tanto em instituições de ensino, quanto nas empresas e na indústria. “A partir do próximo ano, por exemplo, veremos cada vez mais médicos sendo treinados e utilizando a realidade virtual antes da realização das cirurgias, e isto deve impactar a saúde preventiva. A tendência é que esta tecnologia seja usada para treinar as pessoas e desenvolver habilidades, sem que necessariamente você precise de um ambiente físico”, afirmou.
Corrida espacial
A Inteligência Artificial também avança no segmento industrial. Segundo Vicente Lucena, Membro Sênior do IEEE, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), as tecnologias de maior impacto em 2024 serão relacionadas à digitalização da indústria, com a aplicação de algoritmos de automação e de inteligência artificial nas ações relacionadas à indústria de manufatura. “Assim, teremos um avanço considerável da produção, com um processo cada vez mais barato, mais eficiente, gerando cada vez mais empregos”, observou.
Especialistas veem avanços significativos também na tecnologia espacial. O desenvolvimento de veículos e soluções para explorar e estudar o espaço é uma tendência em forte expansão. Renato Borges, membro sênior do IEEE e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), afirma que o Brasil vive “uma nova era espacial”, na qual o setor privado assume um papel de protagonismo, com o uso extensivo de pequenos satélites. O especialista acredita que, em 2024, a tecnologia espacial trará benefícios para a conectividade e a comunicação.
“Estamos na era dos grandes dados, caracterizados pela alta conectividade entre homens, máquinas e dispositivos. Mas, para que tudo isso funcione de forma harmoniosa e se transforme em qualidade no serviço e nas informações a serem obtidas, é necessário um trabalho coletivo. E a tecnologia espacial representa uma peça chave nos novos paradigmas que têm sido propostos para o futuro das comunicações”, afirmou Borges.
Cibersegurança
Os especialistas do IEEE preveem ainda, para 2024, o aprimoramento da segurança cibernética. Jéferson Nobre, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alerta para “os ataques de engenharia social”. Trata-se de golpes, “centrados nas pessoas, com o uso de tecnologias como a IA”, para obter informação privada das pessoas ou dados sigilosos das organizações.
Já Marcos Simplicio, membro do IEEE e professor da Universidade de São Paulo (USP) acredita que a IA será utilizada para ataques a setores específicos, incluindo ataques na cadeia de suprimentos. Para vencer estes desafios, Simplicio recomenda que as empresas e organizações sigam o conceito de confiança zero — uma abordagem de segurança cibernética que se baseia na premissa de que não se deve confiar automaticamente em qualquer usuário, dispositivo ou rede, mesmo que estejam dentro do perímetro de uma organização.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/cadernos/economia/capa_economia/)
Como já dizia o saudoso HB: só pra inticar!
Dizem os maledicentes que, a FURBone está usando a IA para elaborar um plano visando manter pelo menos 25% da vagas disponíveis, ocupadas!
Arrudão,
mega ladrão
sangrando no coração.
E nos olhos, o cifrão!
“Coração de carne”
O ex-governador José Roberto Arruda, leitor voraz, postou ontem nas redes sociais uma citação do escritor português José Saramago: “Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne e sangra todos os dias”. (Ana Maria Campos, Eixo Capital, Correio Braziliense, 13/10/23)
É muito bom que o satanás saiba que seu coração é de carne e ainda sangra!
Atentem para o vídeo em que o “leitor voraz”, parece naturalmente recebendo propina, quando governava o Distrito Federal:
https://www.youtube.com/watch?v=NAr7K0UM5Sk
. . .”Na caminhada, passei pelo Nicolândia, pelo Ana Lídia, pelo quiosque do atleta, vi a galera praticando futevôlei sob o sol escaldante, explorei o castelinho, cruzei o pavilhão de exposições, a escola de equitação, o bosque dos pinheiros…”
“E a vontade crescia como tinha de ser”
(Patrick Selvatti, Crônica da Cidade, Correio Braziliense, 13/10/23)
Quando ouvi pela primeira vez sobre o encontro de Eduardo e Mônica no Parque da Cidade, eu não fazia a mais remota ideia de que local era esse descrito nos versos da canção da Legião Urbana. No fim dos anos 80, eu era ainda uma criança do Sul de Minas. Em inocente infância, acreditava que o jovem casal estava namorando em uma roda-gigante. Dividindo uma maçã do amor.
Só anos mais tarde, adulto, eu vim a saber que se tratava de uma enorme área urbana localizada no coração de Brasília que não tinha nada a ver com um parque de diversões — ainda que seja sede de um. Foi justamente quando pude conhecer pessoalmente e compreender a magnitude do espaço que leva o nome de dona Sarah Kubitschek. E o título de maior do gênero na América Latina.
Cheguei à capital federal há 20 anos e um dos primeiros locais que conheci foi o Parque da Cidade. Curiosamente, não como turista. Recém-formado, eu recorria aos anúncios de emprego publicados no Correio Braziliense para garimpar uma oportunidade de trabalho. De cara, duas vagas me chamaram a atenção e eu decidi apostar nelas. Imprimi meus currículos e saí de onde eu estava hospedado, no final da Asa Norte, em direção aos endereços assinalados para entrega dos hoje datados papéis impressos.
O primeiro ficava na W3 Sul. Então, eu embarquei em um Grande Circular até o escritório localizado em frente ao shopping onde os emos se reuniam. “Recebido, a gente entra em contato”, avisou a recepcionista do conglomerado de salas de uma famosa rede de alimentação. Dei meia volta e segui, rumo à próxima parada: uma agência no Sudoeste. Eu sabia que o bairro ficava do outro lado do parque e, com o dinheirinho contado, pensei: “É logo ali” — esquecendo-me de que eu próprio era um mineiro acostumado com essa falaciosa expressão. E, assim como grande parte dos visitantes desavisados que se iludem com as distâncias brasilienses, me pus, a pé, em uma aventura que parecia sem fim.
Nesse dia, eu soube o porquê de bicicletas por aqui serem chamadas de camelo. No auge da seca, era como se eu estivesse atravessando o deserto por 40 anos. Na caminhada, passei pelo Nicolândia, pelo Ana Lídia, pelo quiosque do atleta, vi a galera praticando futevôlei sob o sol escaldante, explorei o castelinho, cruzei o pavilhão de exposições, a escola de equitação, o bosque dos pinheiros… Duas horas depois, ufa!, encontrei uma saída que me levou ao local desejado.
Ainda que aqui eu romantize uma experiência dura que não se converteu em uma contratação e quase resultou em insolação e desidratação, esse episódio ilustra aquela velha máxima: “Não devemos mirar apenas no destino, mas curtir a viagem”. A travessia a pé forçada por parte do Parque da Cidade me permitiu conhecer alguns pontos do local e despertar o desejo de explorá-lo melhor.
Ao longo dos anos que se seguiram, “a vontade crescia, como tinha de ser”. Agora motorizado, sempre que posso, é para lá que eu fujo. Morando no Cruzeiro por 14 anos, adquiri com o Parque da Cidade a mais afetiva das relações: a de extensão do lar. E é até curioso que esse gostoso laço emocional tenha se firmado após a experiência traumática do encontro inicial. Para mim, é a parte mais charmosa, múltipla e democrática de Brasília. Circular pela pista de caminhada — como fazia religiosamente aos domingos com minha “filhota” Pérola — sintetiza a etiqueta que a capital federal ostenta de uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo.
Mas é ali, nas proximidades do laguinho do estacionamento 11, exatamente onde hoje há um tributo a Renato Russo (que nos deixou há exatos 27 anos), que encontrei o meu oásis. Vai ver porque, assim como ocorreu com Eduardo e Mônica, algumas histórias de amor tenham se iniciado por ali. Minhas, e talvez suas também.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/10/12/interna_cidades,390651/cronica-da-cidade.shtml)
Recordar é viver!
Quando aqui cheguei, em 2000, o que mais “me-chamou-me” a atenção no Parque da Cidade, além da sua beleza, foram as canchas de bochas!
Nunca via alguém utilizando-as.
Já se fossem na “terrinha”. . .
Uma noitada inesquecível de bochas, foi no Lira, na Vila Nova, cujo quarteto era: José Tafner, Mário Wisintainer, Jayme Floriani e esse que vos tecla.
Bons tempos!
E a música?
https://www.google.com/search?q=musica+eduardo+e+monica&sca_esv=573286985&sxsrf=AM9HkKl1cUQUJJ2iM0R1f2omrM3x4jjrwQ%3A1697237702478&source=hp&ei=xsopZeLTGv7J1sQPst2-2As&iflsig=AO6bgOgAAAAAZSnY1s8m-VZOuEH-VROAk1lu-wMFutCK&ved=0ahUKEwjizumSj_SBAxX-pJUCHbKuD7sQ4dUDCAo&uact=5&oq=musica+eduardo+e+monica&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhdtdXNpY2EgZWR1YXJkbyBlIG1vbmljYTIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQABiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQLhiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgYQABgWGB4yBhAAGBYYHkjmOFAAWK43cAJ4AJABAJgB4AGgAfEcqgEGMC4yNC4xuAEDyAEA-AEBwgIHECMYigUYJ8ICBBAjGCfCAhEQLhiABBixAxiDARjHARjRA8ICCxAAGIAEGLEDGIMBwgIREC4YgwEYxwEYsQMY0QMYgATCAggQABiABBixA8ICERAuGIoFGLEDGIMBGMcBGK8BwgIEEAAYA8ICCxAuGIAEGLEDGIMBwgILEC4YgAQYxwEYrwHCAggQLhiABBixA8ICBxAAGIAEGAo&sclient=gws-wiz#fpstate=ive&vld=cid:b1ace004,vid:-CEMNef58J0,st:0
. . .”O Parque da Cidade, cartão-postal de Brasília, comemora 45 anos com boas histórias e muita vida.”. . .
“O parque do coração da gente”
(Letícia Mouhamad, Correio Braziliense, 13/10/23)
Espaço de encontros, diversão e esporte, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek completou, ontem, 45 anos. Para muitos, o local mantém-se como um dos mais agradáveis cartões-postais de Brasília, seja pela arborização, seja pelas boas memórias que ali se construíram. Até em letra de música do Legião Urbana ele apareceu, tamanha popularidade.
O parque recebe cerca de 19 mil pessoas por semana, e até 45 mil aos sábados e domingos, números que dobram quando há festivais, segundo dados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Da antiga piscina de ondas ao foguetinho, do Ana Lídia, não faltam histórias de frequentadores com o espaço.
Jiovane de Oliveira, 59, iniciou ontem o trabalho de segurança no Nicolândia, mas sua relação com o Parque da Cidade começou muito antes. Nos anos 1980, ele frequentava a piscina de ondas com a namorada que, há mais de 40 anos, tornou-se sua esposa. “Se o lugar voltasse a funcionar, eu certamente levaria os meus netos para se divertirem, como eu me diverti”, disse.
Apesar de gostar do espaço, em especial pela arborização, acredita que o parque precisa de mais atenção das autoridades. “A limpeza e a manutenção são aspectos que precisam melhorar”, pontuou.
O fotógrafo Gustavo Lucena, 36, visita o local desde criança. Na infância, viveu aventuras nas areias do parquinho Ana Lídia, cujo brinquedo favorito era, sem dúvidas, o foguetinho. À medida que foi crescendo, passou a participar de churrascos com os amigos e a família, no lugar onde ficavam os antigos pinheiros, e andar de bicicleta entre as árvores tornou-se uma atividade semanal.
Atualmente, Gustavo traz os três filhos, Geovana, Gabriel e Gael, para o parque sempre que pode. “É um lugar muito tranquilo e que me remete a boas lembranças. Quero que meus filhos possam desenvolver histórias aqui também”, contou. Além disso, quando precisa de belas paisagens para os seus ensaios fotográficos, o profissional logo se lembra do espaço.
“O parque é um respiro para mim, em meio a selva de pedra que é Brasília”, destacou a estudante Maria Eduarda Cardoso, 20 anos. Quando criança, frequentava o lugar com os pais para andar de bicicleta e curtir a natureza, momentos que se tornaram parte da sua memória afetiva. Hoje, ela pratica, todos os dias, futevôlei com os amigos.
Ademais, para a jovem, o local é sinônimo de saúde, pois contribui para as práticas esportivas dos frequentadores e é uma ótima escolha para desestressar. “Adora passear perto do lago e ficar observando os animais da região. Me acalma”, completou.
O militar e advogado Carlos Alberto de Souza, 73, pedala todos os dias no parque com o amigo de profissão. “Colocamos o papo em dia”, comentou. Há oito anos que ele segue essa rotina, além de reunir a família e os colegas, nos finais de semana, para piqueniques e churrascos. “Minha única decepção foi com a recente retirada dos pinheiros. Acredito ter sido uma decisão muito radical”, revelou.
(Fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2023/10/12/interna_cidades,390650/o-parque-do-coracao-da-gente.shtml)
Acordaram com o gemido da ema no “tronco do Juremá”!
“Governo se mobiliza para extremos no AM e em SC”
(Caderno Brasil, Correio Braziliense, 13/10/23)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, ontem, por videoconferência, com um grupo de ministros para tratar dos eventos climáticos extremos que castigam, desde o começo de outubro, Santa Catarina com fortes chuvas e Amazonas com uma seca histórica. No caso do estado da Região Norte, a situação foi agravada por queimadas irregulares promovidas por pecuaristas — que queimam a floresta a fim de que se torne pastagem.
“Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo”, afirmou Lula no X (antigo Twitter).
O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, anunciou, também pelas redes sociais, que enviará mais agentes da Força Nacional ao Amazonas. “Conversei com o governador Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, anunciou.
Desde quarta-feira, Manaus está tomada por uma imensa nuvem de fumaça, causada por incêndios que, segundo Joel Araújo, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado, estariam concentrados nos municípios de Careiro e Autazes, na região da BR-319. “Essa fumaça vem dessa região e é provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária, que se estendem para áreas de vegetação. O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada para Manaus”, explicou.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que Autazes é o quarto município que mais registra queimadas em toda a Amazônia Legal, em outubro. Nos 10 primeiros dias do mês, foram apurados 236 focos de calor na cidade. O estado contabilizou 9 mil pontos de incêndio, entre setembro e outubro, o que levou o Amazonas a decretar emergência ambiental.
Emergência
Já em Santa Catarina, 139 municípios registram ocorrências relacionadas às fortes chuvas e 111 cidades decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Na quarta, os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional), acompanhados do governador Jorginho Mello (PL), sobrevoaram a região do Vale do Itajaí, onde está Taió, cidade cujas ruas foram inundadas pelo aumento do nível do rio Itajaí do Oeste. O água chegou a ficar mais de 12m acima do normal.
A força-tarefa do governo federal levou medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde para a região. De acordo com o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública da pasta, Márcio Henrique de Oliveira Garcia, o “kit calamidade” é suficiente para atender cerca de 15 mil pessoas por 30 dias.
(http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/brasil/2023/10/13/interna_brasil,390687/governo-se-mobiliza-para-extremos-no-am-e-em-sc.shtml)
Só pra PenTelhar!
Dizem as más linguas que a “janje” disse pro “lule”:
Benhêêê. . .purquê nóis num pega u excessu de águas du Sul e leva pru Amazonas?
Atenção “caravana do retrocesso: ele já defenestrou a dilmaracutaia!
“Quem já foi rei…não perde a majestade.”
O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (foto), tem reunido quase todas as semanas uma expressiva bancada suprapartidária no B Hotel, em Brasília. Pela mesa passa todo o Centrão, pega ainda o PL e um pedaço da esquerda. (Denise Rothenburg, Brasília-DF., Correio Braziliense, 13/10/23)
Portanto, marcação cerrada nele!
O sonho de quem derrota a cria é derrotar o seu criador!
O sonho da corja vermelha tupiniquim!
“Inflação na Argentina supera a da Venezuela, e juros chegam a 133% ao ano”
(+em: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/10/12/inflacao-sobe-127percent-na-argentina-em-setembro-e-banco-central-eleva-juros-a-133percent-ao-ano.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)
Todo cuidado é pouco!
A “caravana do retrocesso” liderada pela dupla lula/janja não dorme em serviço!
Alô! Bessias? O “quinzinho” está pronto?
“Dilma empresta US$ 1 bilhão do banco dos Brics para governo Lula”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2023/10/dilma-empresta-us-1-bilhao-do-banco-do-brics-para-governo-lula.shtml)
Será que vão compor uma comissão especial para acompanhamento dos gastos com esse empréstimo, como queria o PeTralha Magella com o fundo Constitucional do DF?
Será que tem ordens superiores?
“Justiça derruba condenação de Piquet por racismo e anula indenização milionária”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2023/10/condenacao-de-piquet-por-falas-sobre-hamilton-e-derrubada-por-tribunal.shtml)
Só pra PenTelhar. . .
Dizem as más línguas que, a primeira ministra “janja boca de garoupa”, quer por que quer o tri campeão mundial de F1 como chauffeur oficial!
Matutando bem. . .
Será que ordens superiores levaram a selecinha da corruPTa CBF a emPaTar com a selecinha do maduro?
Sei não. . .
O débito do ex presidiário lula com o ditador venezuelano é enorme!
Todos nós estamos cientes que “não existe almoço grátis”. . .
“Azul repatria”
A Azul confirmou à coluna haver colocado à disposição do Palácio do Planalto toda sua frota para levar até o destino final todos os brasileiros repatriados de Israel. Os voos serão de graça. (Coluna CH, diário do Poder, 13/10/23)
E o saudoso “Pilantra” Wilson Simonal, já recomendava:
. . .
“vesti azul minha sorte então mudou”
. . .
https://www.youtube.com/watch?v=9URt97ncJk8
Valha-nos, Nossa Senhora Aparecida!
Nos dois principais conflitos que temos notícias, todos estão envolvidos. . .
Em seus escritos, Nostradamus destacou: ‘Sete meses da Grande Guerra e pessoas mortas pela maldade”.
A indústria de guloseimas está vibrando. . .
Mas terá o seu lucro final!
Estão vendo?
“Globo defende jornalista que relacionou PT com Hamas e expõe lista de deputados a favor do grupo”
(+em: https://www.terra.com.br/diversao/gente/globo-defende-jornalista-que-relacionou-pt-com-hamas-e-expoe-lista-de-deputados-a-favor-do-grupo,4d7155602dd5266754ebaf165b546d17ow7skfh9.html)
Depois teclam por aqui, que essa gente está tão acomodada com os releases oriundos da corja vermelha, que não conseguem mais analisar. . .
“Se-emBOULOS-se” de vez. . .
“Boulos passa a criticar atuação do Hamas”
(+em: https://www.olhandoamare.com.br/convidados/anotacoes-de-miguel-teixeira-cciii/#comment-6161)
Adeus, nanocandidatura!
. . .
Hei, Al Capone
Vê se te emenda
Já sabem do teu furo, meu nego
No imposto de renda
. . .
https://www.youtube.com/watch?v=ZDfhFsfs_34
E no Vale do Itajaí:
Mais chuvas, mais água, mais enrolação é mais. . .do mesmo, até a próxima cheia!