Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXXI

Um político de bastidores bem plugado a qualquer circunstância. Da esquerda para a direita o governador paulista Tarcísio Gomes de Freitas, Republicanos; o seu articulador no governo e presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT. A charge é de Cláudio, no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

23 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXXI”

  1. Miguel José Teixeira

    Prestes a perder também a crista, “pavãozinho suro” tenta encontrar a cauda perdida!

    “. . .Randolfe Rodrigues declara ser “dever de todo democrata condenar qualquer ditadura” após chavista assumir 3º mandato.”. . .

    “Posse de Maduro é ilegítima e farsante, diz líder do Governo Lula”
    (Poder360, 10/01/25)

    O líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), chamou a posse do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), nesta 6ª feira (10.jan.2025) de “ilegítima e farsante”. O chavista assumiu para um 3º mandato. A eleição foi marcada por acusações de fraude.

    Em seu perfil no X (antigo Twitter), o congressista declarou que “é dever de todo democrata, onde quer que esteja, condenar qualquer ditadura”, seja “de direita ou de esquerda”.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/posse-de-maduro-e-ilegitima-e-farsante-diz-lider-do-governo/)

    Só pra PenTelhar. . .
    Periga os “cumpanhêrus” de quadrilha enquadrá-lo!

  2. Miguel José Teixeira

    O problema está no chapéu panamá!

    “. . .Percentual oscilou para cima dentro da margem de erro em relação a novembro, quando aprovação e desaprovação empatavam em 47,3%.”. . .

    “AtlasIntel: desaprovação de Lula chega a 49,8%, a maior do mandato”
    (Poder360, 10/01/25)

    Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta 6ª feira (10.jan.2025) mostra que a desaprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 49,8% no fim de 2024. É o maior percentual registrado durante os 2 anos de governo do petista.

    Segundo o levantamento, 47,8% dos entrevistados aprovam o Lula 3. Outros 2,4% não souberam responder. Os percentuais negativos ao presidente oscilaram para cima dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. E vem em tendência de alta desde abril –à época, o petista era mal avaliado por 43,4% dos brasileiros.

    Em outro recorte, os que avaliam o desempenho do governo como “ruim” ou “péssimo” são 44,6%. Outros 40,8% disseram ser “ótimo”ou “bom”, e 13,3% consideraram a gestão “regular”.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-pesquisas/atlasintel-desaprovacao-de-lula-chega-a-498-a-maior-do-mandato/)

  3. Miguel José Teixeira

    Síntese: lula calado é um menestrel!

    “. . .Quem diria que o maior problema do governo seria na área em que Lula é tido como o melhor de todos.”. . .

    “O mito do comunicador imbatível”
    (Dora Kramer, FSP, 09/01/25)

    A troca de comando na comunicação oficial já nos primeiros dias do ano dá a medida da urgência que o assunto tem para o Palácio do Planalto.

    O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) deu-se conta finalmente, com dois anos de atraso, de que seus atributos de palanque não conseguem segurar a onda de um governo de repetições. Retalhos dispersos sem marca específica.

    Quem diria que justamente o quesito no qual é considerado imbatível seja apontado como o responsável por um terceiro mandato com popularidade relativa, muito aquém do habitual. E até do esperado, a julgar pela avaliação que o governo faz de si.

    Lula saiu tão bem do segundo mandato —mais de 80% de aprovação, em patamar inédito— que na campanha de 2022 não se preocupou em “vender” novidade. Ao contrário. Disse que faria “mais”, mas daquele mesmo de antes. Assim fez e não deu certo.

    Com todos os defeitos e inadequações para o cargo de ministro da Comunicação que Paulo Pimenta (PT) possa ter, é injusto sair como culpado-mor pelo problema.

    Foi uma escolha do presidente que tampouco deu atenção devida à área quando permitiu a pulverização de comandos e de influências.

    Pelo jeito, Lula confiou que suas qualidades de comunicador de escol dariam conta do recado. A melhor maneira, talvez a única, de resolver um problema é reconhecer com franqueza a razão do enrosco. E este em boa parte dos primeiros dois anos esteve nas maneiras e nas palavras do comandante do show.

    Foi o presidente quem optou por passar o primeiro ano de governo atacando Jair Bolsonaro a fim de se sobressair na comparação. Só aí a promessa de união e pacificação já teria ficado pelo caminho.

    Também foi escolha dele deixar o Congresso entregue aos ditames do centrão para sair pelo mundo apresentando-se para mediar conflitos da Europa ao Oriente Médio.

    Não resolveu nenhum, produziu atritos diplomáticos e criou constrangimentos ao bater continência para ditaduras amigas que, aliás, deram-lhe as costas. Ainda bem.

    O diagnóstico de que as coisas caminharão bem uma vez azeitada a comunicação é compartilhado pela equipe presidencial. Embora não seja uma avaliação totalmente aceita internamente (muito menos entre políticos mais experientes), a orientação é abraçar a tese. Ninguém, no entanto, ousa dizer em voz alta o nome do maior responsável.

    De modo enviesado, o ministro da Fazenda chegou perto disso nesta semana numa entrevista à Globonews. Reconheceu como erro “grave” de comunicação a divulgação do pacote fiscal junto com o anúncio do fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000. E de quem foi a ideia de colocá-lo naquela fria? Pois é.

    Profissional do ramo da publicidade, Sidônio Palmeira assume o posto de Pimenta com o desafio de não acabar pagando uma conta que não é dele.

    O novo ministro pediu autonomia e deu as duas linhas mestras de atuação: unidade interna e redução dos conflitos externos. Pareceu também uma referência à briga com o mercado financeiro criada sabemos por quem.

    Palmeira em sua primeira manifestação fugiu do figurino de mero ministro da propaganda. Disse que é preciso aliar os seguintes fatores: expectativa (o que a população espera do governo), gestão (o que o governo faz) e percepção (como as ações chegam na população).

    Na fala, um bom começo, com noção de conjunto e cabeça na realidade de que só se ganha o debate com um projeto bem definido que convença o público. E, sobretudo, enquadre o presidente aos preceitos de uma comunicação atualizada.

    Se Lula não colaborar, não há perigo de dar certo.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/dora-kramer/2025/01/o-mito-do-comunicador-imbativel.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

    O piNçador Matutildo, piNçou:
    “Se Lula não colaborar, não há perigo de dar certo.”
    E o Bedelhildo, despachou:
    E se a enxerida janja não parar de enxerir, idem!

    1. Assim começou o governo conservador de Gaspar, que usou Bolsonaro como escudo: derrapando feio na comunicação, na transparência e nos resultados para provar que pegou uma bucha. Ou então mentiu muito no palanque. E ai sim, terá um grande problema para administrar

  4. Miguel José Teixeira

    Lá, o “homem do Idaho” vota em Trump. Aqui, seu semelhante vota em pulhas, por falta de opção!

    . . .”Os americanos que amamos não são os EUA. Os EUA são pessoas que não conhecemos e que votam em Trump.”. . .

    “Sem noção de sua importância ao votar”
    (Ruy Castro, FSP, 09/01/25)

    Na virada de 1999, vários órgãos nos EUA foram convidados a listar os americanos mais admirados, influentes ou importantes do século 20. Saíram centenas de nomes, famosos ou nem tanto, todos dignos de admiração. Mas houve unanimidades, pessoas sobre as quais não restava a menor dúvida, representantes do que de melhor o povo americano poderia produzir. Eis algumas.

    O jurista Oliver Wendell Holmes (1841-1935), o advogado Clarence Darrow (1857-1938), o educador John Dewey (1859-1952), o arquiteto Frank Lloyd Wright (1867-1959), a conferencista Helen Keller (1880-1968), o presidente Franklin Roosevelt (1882-1945), o fundador do A.A., Bill W. (1895-71), o dançarino Fred Astaire (1899-1987), o inventor da vacina contra a pólio Jonas Salk (1914-95), o jazzista Louis Armstrong (1901-71), a antropóloga Margaret Mead (1901-78), o pediatra Benjamin Spock (1903-98), a atriz Bette Davis (1908-89), a ativista Rosa Parks (1913-2005), o compositor Stephen Sondheim (1930-2021), o boxeur Muhammad Ali (1942-2016). Sim, eu sei, faltou este ou aquele, favor completar.

    São pessoas que nos acostumamos a amar e a identificar com os EUA, e nos fazem perguntar como um país que produziu gente dessa qualidade pode ser tão cruel em política externa, primitivo em relações raciais e dado a metralhar inocentes em escolas. Como se explica? A resposta é: talvez eles não sejam os EUA. Mas, se eles não são, quem será? Uma amiga que, em jovem, morou durante um ano com uma família do Idaho, num programa de intercâmbio, me forneceu a descrição.

    Os EUA são exatamente esse homem do Idaho, 40 anos, branco, casado com mulher “do lar”, quatro filhos, casa própria, três carros. Planta, compra ou vende batatas, que é o negócio da região. Sai para caçar no sábado e vai com a família à igreja aos domingos. Não lê nada, só vê esportes na TV e às vezes toma cerveja com os amigos. Admite negros ou latinos, mas só na sua lavoura. Nunca saiu do Idaho, exceto para os vizinhos Utah e Wyoming. Não tem a menor ideia de que seu voto para presidente pode afetar o equilíbrio do mundo.

    Vota em Donald Trump.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/01/sem-nocao-de-sua-importancia-ao-votar.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

    Matutando bem. . .
    . . .”casa própria, três carros.”. . .Duvido que um semelhante do “homem do Idaho” aqui na PeTezuela, votaria em lula!

  5. Miguel José Teixeira

    MERCAmente, DANTEmente!

    “. . .Um dia após o presidente do BNDES dizer que “a inflação não voltou”, IBGE divulga que IPCA subiu 0,52% em dezembro e fechou 2024 em 4,83%.”. . .

    “A inflação estourou o teto da meta, Mercadante”
    (Redação O Antagonista, 10/01/25)

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou (1) nesta sexta-feira, 10, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,52% em dezembro e fechou o ano com alta acumulada de 4,83%, fora do teto da meta de inflação, que é 4,5%.

    “À exceção do grupo Habitação (-0,56%), os demais grupos de produtos e serviços tiveram alta em dezembro. A maior variação (1,18%) e o maior impacto (0,25 p.p.) vieram do grupo Alimentação e bebidas, seguido por Transportes, com alta de 0,67% e 0,14 p.p. O grupo Vestuário (1,14%) teve a segunda maior variação em dezembro, após o recuar 0,12% em novembro”, informou o IBGE.

    O estouro da meta já era esperado e sua confirmação ocorre um dia depois de o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (foto), publicar artigo para defender os gastos do governo Lula, que impulsionam a alta nos preços, e garantir que “a inflação não voltou”.

    O esforço do Banco Central
    “A inflação, apesar da campanha de pânico introduzida pelos interessados no rentismo imoderado, está sob controle. O IPCA deve ser de 4,9% em 2024 e cair, segundo as projeções do Banco Central, para 4,5% em 2025. A inflação não voltou, apesar do impacto das inundações no sul e da seca histórica no Centro-Oeste e no Norte”, disse Mercadante.

    O que o presidente do BNDES não disse é que, para controlar a inflação e projetar um crescimento menor ao longo de 2025, o Banco Central teve de elevar a taxa básica de juros em um ponto percentual na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e contratar mais duas altas da mesma intensidade nas duas primeiras reuniões deste ano.

    Esse esforço foi e é feito sob os protestos dos petistas (2), que enxergam na elevação da Selic um entrave para o crescimento da economia brasileira e interpretam o aumento nos juros apenas como um fator para o aumento do custo da dívida pública (3), desconsiderando seu efeito para conter a alta nos preços.

    Contrafilé
    Mercadante garantiu, também, que “não há gastança nem descontrole” no governo Lula, o que é desmentido pelo fato de que o próprio governo tenta, sem sucesso, cortar gastos, para cumprir as promessas de responsabilidade fiscal feitas com a aprovação de um arcabouço fiscal cujos limites Lula não consegue respeitar.

    Segundo o IBGE, “o grupo Alimentação e bebidas teve seu quarto aumento consecutivo (1,18%) em dezembro”.

    “A alimentação no domicílio subiu 1,17%, influenciada pelas altas das carnes (5,26%), com destaque para costela (6,15%), alcatra (5,74%) e contrafilé (5,49%), além do óleo de soja (5,12%) e do café moído (4,99%). Já as quedas em destaque foram limão (-29,82%), batata-inglesa (-18,69%) e leite longa vida (-2,53%)”, diz o instituto em nota.

    Para quem quer ouvir uma mensagem de esperança, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que espera o Brasil “até comendo filé mignon“ (4) em 2026.

    (1) “IPCA vai a 0,52% em dezembro e fecha o ano em 4,83%”
    (+em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/42414-ipca-vai-a-0-52-em-dezembro-e-fecha-o-ano-em-4-83)

    (2) “Gleisi Hoffmann não desiste”
    (+em: https://oantagonista.com.br/economia/gleisi-hoffmann-nao-desiste/)

    (3) “Lula vai quebrar as pernas do Banco Central?”
    (+em: https://oantagonista.com.br/economia/lula-vai-quebrar-as-pernas-do-banco-central/#goog_rewarded)

    (4) “Haddad espera Brasil “comendo até filé mignon” em 2026”
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/haddad-espera-brasil-comendo-ate-file-mignon-em-2026/)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/economia/a-inflacao-estourou-o-teto-da-meta-mercadante/)

  6. Miguel José Teixeira

    Penso que o parlamentar desperdiçou excelente oportunidade de pautar o esquecido projeto de lei exigindo a inspeção periódica em obras da construção civil!

    “Explica aí”
    O senador Wellington Fagundes (PL-MT) cobrou do ministro Renan Filho (Transportes), explicações sobre a situação de pontes, viadutos, túneis, passarelas etc., que estão sob responsabilidade do DNIT.
    (Coluna CH, DP, 10/01/25)

    Mas, ainda há tempo!

  7. Miguel José Teixeira

    Se maduro aparecer usando chapéu panamá. . .

    “Amante”
    Sérgio Moro (União-PR) acusou o governo Lula de apoiar o regime criminoso do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. “Lula é o amante secreto de Maduro”, provocou o senador.
    (Coluna CH, DP, 10/01/25)

  8. Miguel José Teixeira

    Uma boa e hilária noite para todos!

    “Lula visita galeria dos ex-presidentes no Planalto e critica Bolsonaro: ‘Foi eleito por mentiras'”

    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/lula-visita-galeria-dos-ex-presidentes-no-planalto-e-critica-bolsonaro-foi-eleito-por-mentiras,c1bda11cb86ca90a490ce2ccd970af07h2ie7e6v.html#google_vignette)

    . . .
    Acabou-se a inflação
    Barato é o marido da barata
    Amazônia preza a sua mata
    . . .
    Pega na mentira, pega na mentira
    . . .
    O Saudoso Tremendão: https://www.youtube.com/watch?v=FvPOt-v4bGQ

    1. Miguel José Teixeira

      Isso significa que, se
      a) você fez a “arminha”, é um mentiroso!
      b) você fez o “L” não o é!
      Então. . .a maioria que não fez nem o “L” e nem a “arminha”, são o quê cara pau?

  9. Miguel José Teixeira

    “MeuBomJe, pra que isso?

    “Novas ameaças de morte a Lula e Moraes são investigadas pela PF e pela Polícia do DF”
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/novas-ameacas-de-morte-a-lula-e-moraes-sao-investigadas-pela-pf-e-pela-policia-do-df,24e6bd67e49dd14708ac9f446a943bb5fbzazrx3.html#google_vignette)

    Só pra instigar. . .
    1) Lula já está morto (politicamente). Mas, ainda não foi enterrado!
    2) Moraes entrou no labirinto de Creta e não tem apoio do Teseu!

  10. Miguel José Teixeira

    O ser humano é separatista nato, sim! Ora. . .normalmente, após 9 meses de gestação, já deixa o conforto do ventre da mamãe!

    “O que querem os movimentos separatistas do Brasil?”
    (Rodrigo Tavares, Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017, FSP, 08/01/25)

    Escrevo com a Basílica dos Santos Justo e Pastor em Barcelona à minha frente. Há cerca de um século, foi aqui que um senhorzinho de 71 anos foi espancado e preso pela polícia por insistir em falar a língua catalã apesar do banimento imposto pelo governo central de Madri. Vivíamos um dos picos do nacionalismo catalão.

    A agenda do separatismo também existe no Brasil (1). Sempre existiu. O século 19 foi marcado por dezenas de guerras, revoltas, movimentos, conjurações e conspirações que pregavam a autonomização de comunidades locais e a oposição ao governo colonial, imperial ou republicano. Os pernambucanos tiveram a Revolução dos Padres (1817), os sulistas a Guerra dos Farrapos (1835-1845) (2) e a Guerra do Contestado (1912-1916), os mineiros batizaram a sua Conjuração com o seu gentílico (1789), os baianos lideraram as revoltas dos Guanais (1832) e a Sabinada (1837-1838). Foi só com a constituição democrática de 1988 que o país adotou uma estrutura federalista “indissolúvel” que engloba tanto estados quanto municípios e o DF. Frearam-se as ousadias independentistas.

    Mas continuam existindo movimentos separatistas no Brasil. Contatei por email sete destes grupos –Movimento O Rio é o Meu País, São Paulo Livre, República de São Paulo, Movimento Amazônia Independente, São Paulo Independente, Nordeste Independente e O Sul é o Meu País. Apenas dois responderam. Entre dezenas destas agremiações, algumas são projetos personalistas de caudilhos de bairro, enquanto outras existem porque um grupo de amigos jura lealdade a uma bandeira utópica após um churrasco. Há também as que vieram à tona porque um amargurado soube criar um website reivindicador que não desativou depois de ter conseguido um emprego.

    Há, porém, iniciativas que merecem atenção. Em resposta por email, Ivan Sérgio Feloniuk, presidente do movimento O Sul É o Meu País (3), afirmou que uma aliança de “movimentos autonomistas e independentistas do Brasil” planeja, em 2025, uma “grande coleta de assinaturas” para protocolar um PEC para “reduzir os poderes de Brasília, transferindo-os para os estados e municípios, esvaziando, assim, o poder central”. Este movimento está capilarizado em mais de 900 dos 1.191 municípios da região Sul, possui mais de 5.000 líderes e conta com o apoio de cerca de 95% da população, de acordo com duas consultas populares realizadas em 2016 e 2017, que contaram com a participação de 968 mil participantes, afirma Feloniuk.

    A Norte, o Movimento Amazônia Independente defende a “fundação da República dos Povos da Amazônia”. Buscam a formação de uma nação amazônica, “diante de um contexto de fragmentação cultural e alienação histórica”. A língua nheengatu, ou antiga Língua Geral Amazônica, uma mistura de tupi, português e de várias línguas indígenas, é um elemento central na cultura local.

    Estes movimentos, se cristalizarem a expressão de alguma queimação genuína, precisam ser escutados. Mas estes grupos também precisam escutar as conquistas federalistas dos últimos 50 anos. Felizmente temos números, índices e estatísticas para desapaixonar a discussão. Segundo o Índice de Descentralização Fiscal (FMI) e um estudo quantitativo do Banco Mundial (4), o Brasil já é dos países do mundo com maior autonomia regional em nível fiscal, administrativo ou político.

    Por isso, se em Laguna (SC) ainda se celebra anualmente a participação da revolucionária Anita Garibaldi nas rebeliões provinciais que levaram à criação de governos independentes temporários, os sulistas, juntando-se a todos os outros povos regionais, poderiam também celebrar a memória do paulista Ulysses Guimarães e do baiano Ruy Barbosa, dois dos patronos da descentralização e do federalismo brasileiro, sem cismas.

    Os separatistas brasileiros ganhariam em ser pragmáticos. O velhinho catalão chamava-se Antoni Gaudí. Sim, ele mesmo. O seu trabalho arquitetônico de inspiração catalã só começou a ser devidamente preservado e reconhecido quando, em 1969, o Ministério da Cultura da Espanha decidiu declarar dezessete de suas obras Monumentos Artísticos/Históricos de Interesse Cultural. Anos mais tarde, chegou o reconhecimento da Unesco, também apadrinhado por Madri. O apoio do governo central nunca tornou Gaudí menos catalão.

    (1) “‘Muro já’: separatistas aplaudem falas de Zema sobre frente Sul-Sudeste”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/08/muro-ja-separatistas-aplaudem-falas-de-zema-sobre-frente-sul-sudeste.shtml)

    (2) “Nos 185 anos da Guerra dos Farrapos, gaúchos comemoram sem roda de chimarrão”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/09/nos-185-anos-da-guerra-dos-farrapos-gauchos-comemoram-sem-roda-de-chimarrao.shtml)

    (3) https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1924981-movimento-separatista-faz-plebiscito-informal-nos-tres-estados-do-sul.shtml

    (4) https://documents1.worldbank.org/curated/en/534401468340175192/pdf/WPS6138.pdf

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/rodrigo-tavares/2025/01/o-que-querem-os-movimentos-separatistas-do-brasil.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

    No mais. . .
    Como já dizia o “quirido” Cacau Menezes: “sorte rapeize!”

  11. Miguel José Teixeira

    Extremamente preocupante! Porém. . .

    A foto que ilustra a matéria da Mônica Bergamo na FSP, ontem
    (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/01/prefeitura-de-sp-realizou-315-atendimentos-por-dia-a-mulheres-vitimas-de-violencia-em-2024.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsm%C3%B4nica)
    cuja legenda é “Protesto de movimentos de mulheres em São Paulo no Dia da Mulher – Marlene Bergamo – 8.mar.20/Folhapress” destaca uma manifestante portando um cartaz com os dizeres: “A maior epidemia no Brasil é o feminicídio”.
    O alerta foi dado!

    . . .a maior epidemia no Brasil continua sendo a corrupção!

  12. Miguel José Teixeira

    E aí Bedelhildo, alguma novidade no UOL?
    – Nada!
    – É, novamente, mais do mesmo!

    “1ª privatização sob Milei: estatal argentina foi transferida a empresa de trumpista”

    O governo de Javier Milei anunciou na quarta-feira, 8, a primeira privatização de uma empresa sob o seu mandato, ao conceder participação majoritária de uma metalúrgica. Quem recebeu a estatal foi a ARC Energy, empresa dos EUA, cujo presidente, Jason Arceneaux, é venezuelano e financiador da campanha de Donald Trump.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/01/09/1-privatizacao-sob-milei-estatal-argentina-foi-transferida-a-empresa-de-trumpista.htm)

    Matutando bem. . .
    Se, na PeTezuela, nós carregamos a maldição da realização da 1ª missa em solo sagrado dos povos originários, qual a maldição que carregam “los hermanos”?

  13. Miguel José Teixeira

    “Óbcecado pelu pudê”

    “Perda sentida”

    O veterano deputado Wilson Braga (PFL-PB) estava desolado com sua derrota na disputa para o Senado em 2002. Até chorou, em uma entrevista na rádio.
    Seu colega Damião Feliciano (PMDB-PB) puxou conversa:
    – Como está se sentindo, Wilson, indo embora para casa?
    Tocou no ponto fraco de Braga, que comparou dores de perda:
    – Perder eleição é pior do que perder parente próximo!…

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 09/01/25)

  14. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Coluna CH, DP, 09/01/25)

    …no ato sobre o 8 de janeiro, com a primeira-dama discursando e Lula exaltando amante, Janja falou o que quis e ouviu o que não quis.

    Matutando bem…
    (Matutildo aqui e agora)

    Periga o repentino uso do chapéu Panamá dar asas a imaginação!

    1. Eu tenho duas camisas tipo polo amarelas. Estão mofando. Às vezes que arrisquei, assintosamente fui obervado – para o bem e para o mal, também – com bolsonarista, que não sou. Nem meu (bo ou mau) gosto posso exercer. Nem à supertição, de no dia primeiro de janeiro fazer aquela pose e depositar fé de que ainda vou ficar rico.

      Tenho dois chapéus panamás. Há anos. Para o me proteger do sol na orla, com um certo ar de distinção. Não posso, mais usá-los. Estou sendo confundido como apoiador do regime democrático malandro de exceção.

      Estou que nem naquela canção de Noel Rosa, “com que roupa?”

      Agora vou mudar minha conduta
      Eu vou pra luta
      Pois eu quero me aprumar
      Vou tratar você com a força bruta
      Pra poder me reabilitar
      Pois esta vida não tá sopa
      E eu pergunto com que roupa
      Com que roupa que eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Com que roupa eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Agora eu não ando mais fagueiro
      Pois o dinheiro
      Não é fácil de ganhar
      Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro
      Não consigo ter nem pra gastar
      Eu já corri de vento em popa
      Mas agora com que roupa
      Com que roupa que eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Com que roupa eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Eu hoje estou pulando como sapo
      Pra ver se escapo
      Desta praga de urubu
      Já estou coberto de farrapo
      Eu vou acabar ficando nu
      Meu terno já virou estopa
      E eu nem sei mais com que roupa
      Com que roupa que eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Com que roupa eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Vai de roupa velha e tutu, seu trouxa

  15. Miguel José Teixeira

    Chapa branca! (2)

    “Ministros de Lula deram 333 entrevistas Grupo Globo em 2024”
    (Giullia Colombo, Poder360, 09/01/25)

    Os ministros da Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concederam 333 entrevistas ao Grupo Globo em 2024. Levantamento do Poder360 considerou o período que vai de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024. Contabilizou as entrevistas ao jornal O Globo, Valor Econômico, GloboNews, Rádio CBN, g1, TV Globo e afiliadas.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/ministros-de-lula-deram-333-entrevistas-grupo-globo-em-2024/)

  16. Miguel José Teixeira

    Chapa branca!

    “Grupo Globo liderou em entrevistas com Lula em 2024”
    (Giullia Colombo, Poder360, 09/01/25)
    . . .
    Os veículos do Grupo Globo foram os que mais tiveram acesso com exclusividade ao presidente em 2024. Ao todo, Lula deu 8 entrevistas aos veículos da família Marinho, considerando a rádio CBN, o jornal O Globo, a GloboNews, a TV Globo e suas afiliadas.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/grupo-globo-liderou-em-entrevistas-com-lula-em-2024/)

    1. Miguel José Teixeira

      O Jornalista Cláudio Humberto, em sua coluna de hoje no Diário do Poder, deixou nas entrelinhas que o Kassab já bradou: “Vai pra casa, padilha!”
      Especula-se para o seu lugar, o pernambucano Silvio Costa Filho, do Republicanos, leia-se, “centrão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.