- By Herculano
- 43 Comentários
- Convidados
ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXX

Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
Sussurros
Posts Recentes
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
43 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXX”
“Nóis si mereci, né benhêêê!!!
Rescaldo do retumbante fracasso:
“O trecho da fala improvisada por Lula causou repercussão e desagradou à própria Janja, que lançou um olhar de indignação. Na ocasião, ele afirmou que “na maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”.
(+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/08/lula-governo-discurso-amante-mulher-janja-primeira-dama-machismo.htm)
Assim não há sidônio que aguente!
“Alô?
Alô, quem é que tá falando?
É o amante profissional
E como é que você é hein?”
. . .
https://www.youtube.com/watch?v=mFAEfzSdC9I
Abro o UOL, e. . .surpresa? Não mais do mesmo!
“Ministro da Secom pagou multa para encerrar ação sobre irregularidades”
(Aguirre Talento e Natália Portinari,Colunistas do UOL, 09/01/25)
A empresa do publicitário Sidônio Palmeira, novo ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, fez um acordo com o Ministério Público da Bahia e pagou uma multa para encerrar uma ação com acusações de fraudes na execução de serviços de publicidade com o governo da Bahia.
. . .
“A primeira acionada, Leiaute Comunicação e Propaganda Ltda., praticou o ato lesivo à administração pública definido na alínea ‘a’ inciso IV do art. 5º da Lei Anticorrupção, porque realizou processos de contratação com os vícios antes referidos, com flagrantes fraudes, direcionando contratações, realizando cotações com empresas sem capacidade técnica para a realização do objeto, com empresas do mesmo grupo familiar, empresas que não funcionam no local indicado. Além de tudo, apresentou documentos falsos, consubstanciados em cotações não reconhecidas pelas empresas”, escreveu a promotora Rita Tourinho, na ação.
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2025/01/09/ministro-da-secom-pagou-multa-para-encerrar-acao-sobre-fraudes-em-contrato.htm)
Um dia após a “festa da democracia” dos adoradores do ditador chaves & outros, vem a festa da corruPTocracia!
Pois é. . .
Sob à sombra de palmeira há algo além do sidônio!
Em SP, secretário do prefeito reeleito Nunes, fez o mesmo para fugir das críticas. Deveriam os devedores e contumazes enroladores na liquidação serem agora preferencialemte indicado como comissionados de políticos e diante da exacração das redes sociais – e não exatamente da mídia formal – colocarem a mão no bolso para serem tão iguais aos mortais obrigados aos cada vez mais altos, continuados impostos e quase sem canais para ressarcimento ou reclamações?
Sobre o ato de hoje em prol do que a corja vermelha foge tal qual o diabo foge da cruz:
Poderiam dormir a noite de 08/01 sem mais esse retumbante fracasso!
Rescaldo do ato esvaziado em prol da democracia sob a narrativa da corja vermelha!
“. . .Sob aplausos da claque, Lula continuou a ironizar Alexandre de Moraes: “deste apelido, você pode ter certeza, nunca mais vai se libertar.”. . .
“Luladrão, Xandão e o amigo do amigo de meu pai”
(Ricardo Kertzman, O Antagonista, 08/01/25)
Eu realmente não sei se é uma característica do brasileiro apelidar as pessoas, os lugares e as coisas, ou se é assim em outros países e com outros povos. Mas que os brasucas são craques nisso, ninguém pode negar.
Eu mesmo, com 57 anos de idade, jamais me livrei do apelido “Chilique”, dado por uma professora ginasial que, irritada com meu sobrenome paterno, Misionschnik, achou melhor “abreviar” e fazer graça.
Por causa do meu temperamento, digamos explosivo, muitos achavam que era “Chilique”, de chiliquento, o que, convenhamos, fazia sentido. À época, porém, com 11 anos, não era nada legal, e ficava bem irritado.
Lula tem razão
Sim, vou dar razão ao chefão petista. Às vezes, ainda que raramente, ele acerta. Até porque, não é só de “Olavo tem razão” que vive a humanidade. Em evento pelo 8 de janeiro de 2023 (1), nesta quarta-feira, 8, o presidente fez uma graça:
“Eu quero fazer uma lembrança. Eu tenho 79 anos de idade e já vivi muito a vida da Suprema Corte brasileira e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido, um apelido dado pelo povo, chamado Xandão”.
Sob aplausos da claque, Lula continuou a ironizar o ministro Alexandre de Moraes: “E deste apelido, você pode ter certeza, nunca mais vai se libertar. E não adianta ficar nervoso, que ninguém vai parar de te chamar de Xandão”.
Outros apelidos
Viram? O “ensinamento” da “Alma mais honesta desse país” está correto. Como eu disse, até hoje, quando encontro um amigo antigo, sou chamado de Chilique. Claro que não me importo mais. Ao contrário; me traz boas memórias.
Mas quando pré-adolescente eu ficava enfezado. E claro que só piorava as coisas. A zoeira aumentava. Não tenho certeza, mas acho que “Xandão” foi uma criação de Roberto Jefferson, ele mesmo apelidado “Bob Jeff”.
Curiosamente, ao ouvir o “Pai do Ronaldinho dos negócios” falar em apelidos, me lembrei das alcunhas (2) dadas pelos executivos das empreiteiras investigadas na operação Lava Jato aos políticos que corrompiam – ou tentavam corromper.
Lista completa
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, era “Coxa”. Ou “Amante”. Antônio Carlos Magalhães Neto era “Anão”. Aloizio Mercadante era “Aracaju”. Marta Suplicy, “Barbie”. César Maia, “Botafogo”. O próprio “Luladrão” era o “Amigo”.
A turma de corruptores era mesmo criativa e com ótimo senso de humor: Gilberto Kassab era “Kibe”. Eduardo Cunha, “Caranguejo”. Gim Argello era “Campari”. Sensacional. Outro bem legal: “Brigão”, dado a Beto Richa.
Quem quiser se divertir com os apelidos, segue a lista (3). Para irritar, vou citar um que não está na relação. Só espero que o Xandão não me prenda nem que o “Amigo do amigo de meu pai” não censure O Antagonista outra vez (4).
(1) “PT repudia todo tipo de golpe, Lindbergh?”
(+em: https://oantagonista.com.br/analise/pt-repudia-todo-tipo-de-golpe-lindbergh/#google_vignette)
(2) “Na Lava Jato, o Brahma é “Nine””
(+em: https://oantagonista.com.br/brasil/na-lava-jato-o-brahma-e-nine/)
(3) “Apelidos de políticos na Odebrecht: quem é quem”
(+em: https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/apelidos-de-politicos-na-odebrecht-quem-e-quem.ghtml)
(4) “O amigo do amigo de meu pai”
(+em: https://oantagonista.com.br/brasil/o-amigo-do-amigo-de-meu-pai/#google_vignette)
(Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/luladrao-xandao-e-o-amigo-do-amigo-de-meu-pai/)
Retumbante fracasso!
“Ato de Lula sobre 8 de Janeiro tem apenas 1.200 pessoas”
(Maria Laura Giuliani, Naomi Matsui e Evellyn Paola, Poder360, 08/01/24)
O ato realizado nesta 4ª feira (8.jan.2025) em lembrança aos 2 anos do 8 de Janeiro reuniu cerca de 1.200 pessoas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O número de participantes era uma preocupação na cúpula do PT, que temia o esvaziamento.
O Poder360 mapeou o local e estimou o número de presentes com base em fotos panorâmicas. Até as 12h14, o público era de cerca de 1.000 pessoas. Foi apenas às 12h37, minutos antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descer para a praça, que se registrou a maior concentração de espectadores.
. . .
O governo divulgou um vídeo do evento, no qual é possível ver a praça vazia.
(Veja-o em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/ato-de-lula-sobre-8-de-janeiro-tem-apenas-1-200-pessoas/)
(Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/ato-de-lula-sobre-8-de-janeiro-tem-apenas-1-200-pessoas/)
E, quando será que outras sementes deixadas por aqui há milênios serão adubadas?
“Árvore bíblica sai da extinção graças a semente de 1.000 anos”
Botânicos estão cultivando uma árvore, que atualmente é considerada extinta, a partir de uma semente de 1.000 anos encontrada em uma caverna no deserto da Judeia na década de 1980. Os pesquisadores envolvidos no projeto dizem acreditar que a espécie pode ter sido a fonte de um bálsamo curativo mencionado na Bíblia.
Segundo especialistas, o bálsamo foi colhido de uma planta cultivada em oásis ao redor da bacia do Mar Morto. A planta desapareceu da região por volta do século IX d.C., desencadeando um longo debate sobre sua identidade científica. A semente antiga replantada foi classificada como estando em perfeitas condições.
A semente foi descoberta em uma caverna durante uma escavação na década de 1980 em Wadi el-Makkuk, um canal de água de inverno no deserto do norte da Judeia. Em 2010, a diretora de pesquisa em medicina natural do Hospital Hadassah, Sarah Sallon, obteve uma semente misteriosa dos arquivos arqueológicos da Universidade Hebraica, na esperança de que pudesse germinar.
Depois de determinar que a semente ainda era viável, a equipe de pesquisa de Sarah a plantou, fez brotar e cuidou. As descobertas da equipe, descritas em um estudo publicado em 10 de setembro na revista Communications Biology, desvendam alguns dos segredos que cercam as origens deste espécime enigmático, que Sallon apelidou de “Sheba”.
Para germinar o espécime, a coautora do estudo, Dra. Elaine Solowey, pesquisadora emérita do Centro de Agricultura Sustentável do Instituto Arava de Estudos Ambientais em Israel, usou um processo aperfeiçoado durante pesquisas anteriores lideradas por Sallon em sementes de tamareira de 2.000 anos.
A abordagem envolveu mergulhar a misteriosa semente do deserto da Judeia em água misturada com hormônios e fertilizante antes de plantá-la em um vaso com solo estéril.
(Fonte: https://www.terra.com.br/planeta/noticias/arvore-biblica-sai-da-extincao-gracas-a-semente-de-1000-anos-entenda,148c0988e6f3b82d2bff7d3911eedcc83autxmqm.html)
Caracas, véi! E porque não mandar a janja à Venezuela para legitimar a posse do maduro?
“. . .É sintomático que a abertura do 8 de janeiro de Lula (PT), alegadamente em defesa da democracia, tenha sido feita por alguém que não recebeu nenhum voto.”. . .
“Janja para reforçar a democracia?”
(Redação O Antagonista, 08/01/25)
O Palácio do Planalto escolheu a primeira-dama Janja (foto) para abrir a cerimônia alusiva aos atos de 8 de janeiro de 2023.
É sintomático que a abertura do 8 de janeiro de Lula (PT), alegadamente em defesa da democracia (mas, na verdade, uma estratégia política para desgastar os adversários), tenha sido feita por alguém que não recebeu nenhum voto.
“No dia 1º de janeiro de 2023, vivíamos um momento histórico de esperança e de novos tempos. Vibrávamos porque o amor tinha vencido o ódio. Uma semana depois, o ódio ocupou esse espaço, tentando sufocar a esperança”, afirmou a primeira-dama.
“Estamos aqui para celebrar e reforçar a democracia e para integrar ao povo brasileiro seu patrimônio inteiramente restaurado”, acrescentou.
Durante seu discurso, Janja relacionou o episódio de vandalismo de 2023 às “falas fascistas e autoritárias”, atribuídas por Lula e pelo PT à direita e aos apoiadores de Jair Bolsonaro.
“O Palácio do Planalto, onde estamos hoje, foi vítima do ódio que estimula e continua estimulando atos antidemocráticos, que continua estimulando falas fascistas e autoritárias. Para isso, a nossa resposta é a união, a solidariedade e o amor.”
O ódio de Janja
Enquanto prega o amor, a primeira-dama de Lula tem se envolvido em uma série de episódios, com direito a reclamações nos bastidores dos ministérios sobre sua constante interferência em assuntos do governo.
Em algumas ocasiões, publicações despropositadas feita por ela em redes sociais lhe renderam críticas da opinião pública.
Durante um dos painéis da cúpula do G20, Janja direcionou um xingamento ao dono do X, dizendo “f*** you, Elon Musk”, episódio que repercutiu negativamente.
Na mesma ocasião, ela chamou de “bestão” o morador de Santa Catarina, conhecido como Tiü França, que se explodiu e morreu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), após lançar rojões contra a estátua da Justiça.
E Maduro?
Apesar de celebrar a democracia no Brasil, Lula segue dando suporte à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela.
O governo brasileiro não está entre os nove países que reconheceram a vitória do opositor Edmundo González Urrutia na última eleição, e prevê uma representante para a posse de Maduro, marcada para 10 de janeiro, dois depois do evento em que os petistas supostamente celebrarão a democracia.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/janja-para-reforcar-a-democracia/)
Huuummm. . . “me-parece-me” que o novo ministrim de comunicaçãosidonio levou a primeira esPeTada da rosa da janja!
Então, Mark Zuckerberg anunciou o fim da mediação de conteúdo dos veículos Meta!
“. . .A liberdade de expressão deve ser protegida justamente do poder.”. . .
“Zuckerberg e a liberdade de expressão”
(Antonio Minhoto, Último Segundo iG, 08/01/25)
A liberdade de expressão no Brasil, e boa parte da América Latina, ainda é pautada por quem está no poder. O que se admite ou não dentro deste importantíssimo conceito depende muito de quem tem mais poder num dado momento.
E a liberdade de expressão deve ser protegida justamente do poder. Ter liberdade para informar, ser informado, criticar, opinar e manifestar o pensamento, é algo tão vital quanto o ar que respiramos e uma ferramenta mais importante ainda de real democracia e defesa dos autoritarismos.
Agora vemos esse movimento de Mark Zuckerberg anunciando o fim da mediação de conteúdo dos veículos Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp) (*). O vídeo dele pode ser sintetizado no seguinte: “Tentar controlar conteúdos nos tornou censores e nos mostrou que era algo utilizado de modo ideológico”.
Por aqui, a mediação vem sendo feita simplesmente pela Suprema Corte (STF) sob os aplausos de muitos, como se fosse isso algo bom. Não é e tem tudo para acabar mal. Chama inclusive a atenção ver jornalistas apoiando esse papel de nossa Corte Maior, alguns até defendendo que isso “protege a democracia”.
Nada mais ilusório e falso, porém, do que isso. Reprimir discursos não é e nunca foi boa medida. Trata-se de um controle social autoritário e que lança esses mesmos discursos numa espécie de clandestinidade de onde serão, de algum modo, disseminados. Aliás, é bem conhecida a postura dos nazistas em relação à divergência, algo notório especialmente por meio da queima de livros “inadequados”.
Especificamente em relação ao Brasil e a América Latina, calha lembrar da música de Caetano Veloso “Podres Poderes” (**): “Será que nunca faremos senão confirmar, a incompetência da américa católica, que sempre precisará de ridículos tiranos?”.
(*) Meta agrada Trump e encerra programa de checagem de fatos nos EUA
(+em: https://tecnologia.ig.com.br/2025-01-07/meta-encerrara-programa-checagem-fatos.html)
(Fonte: https://ultimosegundo.ig.com.br/colunas/direito-e-sociedade/2025-01-08/zuckerberg-e-a-liberdade-de-expressao.html)
Só pra lembrar. . .
(**) Os nossos queridos cantores/compositores que integram “aszelite” dos intelectuais da corja vermelha, são sempre, incrivelmentes, atuais:
https://www.youtube.com/watch?v=9Dld3Vz_nKE
“O ronco de Chatô”
Certa noite, a 10 mil pés de altitude, a bordo de um velho e ronceiro “Constellation” da Panair, entre Roma e o Recife, Assis Chateaubriand, numa cadeira ao lado, confidenciou ao jornalista Murilo Mello Filho:
– Com essas frequentes viagens e os seus diferentes fusos horários, já perdi até a noção de dormir. De noite, em casa, fico de olho aberto. De dia, em público, estou dormindo muito. E o pior é que ronco bastante.
(Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 08/01/25)
Movidos à cafeína?
Se, perguntar não ofende, como tem se comportado nossas ilustres “otoridades” com complexo de Ícaro?
Tudo indica que palmeira terá que se arranJANJAr com os muitos espinhos da rosa!
“Vai ficando
Muita gente já esvaziou a gaveta na Secom após confirmação da troca de comando. Quem ainda “está ficando” é a secretária de Estratégia e Redes, Brunna Rosa, colada da primeira-dama Janja.
(Coluna CH, DP, 08/01/25)
Nesses tempos assombrosos em que qualquer sombra nos assombra. . .
“O filósofo italiano Roberto Casati questiona se alegoria da caverna é justa com as sombras”
“Platão e as sombras”
(Marcelo Viana, Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France, FSP, 07/01/25)
O livro 7 da obra “A República”, escrita por Platão (428–348 a.C.) por volta de 380 a.C., abre com a célebre alegoria da caverna, que está na origem do sentido que damos hoje à palavra “platônico”.
Sócrates propõe a seu interlocutor, Glauco, que imagine uma caverna onde pessoas estão acorrentadas desde a infância, suas pernas e pescoços fixados de tal modo que só podem ver a parede à sua frente. Atrás deles há uma fogueira, e entre a fogueira e os prisioneiros há uma passarela elevada com um muro baixo. Pessoas ocultas atrás do muro erguem objetos “assim como os apresentadores de fantoches têm telas à sua frente acima das quais movimentam os seus fantoches”.
Sócrates sugere que as sombras desses objetos na parede, à luz da fogueira, constituem a realidade para os prisioneiros, pois eles nunca viram outra coisa e não percebem que se trata de meras projeções de objetos reais que eles não veem. De igual forma, afirma, nós tomamos como realidade as percepções dos nossos sentidos que, na verdade, não passam de sombras de uma realidade superior a que não temos acesso.
É uma metáfora poderosa, talvez a mais influente de toda a história do pensamento. Mas, questiona o filósofo italiano Roberto Casati (n. 1961), ela é justa com as sombras? E especula o que a sombra do próprio Platão teria a dizer sobre isso:
Platão para numa curva do caminho que desce da Acrópole ao Pireu, o porto de Atenas. Com o sol nas costas, a sua sombra se desenha perfeitamente a seus pés. O vento agita a folhagem das oliveiras.
Sombra – Fechada numa caverna. Dada como exemplo de conhecimento inferior. Apontada a dedo por séculos como espantalho da filosofia. Eu te acompanho a cada dia, do nascer ao por do sol, e tu não fazes senão me espezinhar. Tu me deves desculpas.
Platão – Que impertinência! Sabes bem que, além de seres efêmera e obscura, encerras contradições, suscitas confusão e receio, deixas perplexos crianças e adultos.
Sombra – Mas esse é o ponto! Quero mostrar que, mesmo sendo assustadora, e apesar de as pessoas não saberem o que pensar de mim, eu posso ser útil a todos, inclusive aos homens de ciência e aos filósofos como tu.
Platão – Que absurdo! Eu não vejo para que possas servir!
Sombra – Para começar, sem mim não haveria alternância do dia e da noite, tu não verias a forma das coisas, tudo te pareceria plano e sem substância.
Platão (irritado) – Tudo bem. Mas tu não passas de uma coadjuvante, todo o trabalho quem faz é a luz.
Sombra – Protesto! A luz só sabe seguir em frente em linha reta. A desmiolada passeia sem pensar, e quando encontra um corpo ela apenas quica e segue em outra direção. Sou eu quem conserva a memória desse encontro. A sombra é a memória da luz. Ainda não estás convencido? Eu tenho muitos exemplos. Lê e verás.
O astrônomo Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C.) comparou a distância da Terra à Lua com a distância da Terra ao Sol usando… sombras. A sua estimativa era imperfeita, mas tardou mais de dois milênios para que fosse melhorada. Mas isso é para semana que vem.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/2025/01/platao-e-as-sombras.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
Só pra sombrear. . .
O Raça Negra, assim interpretava as “Sombras”:
https://www.youtube.com/watch?v=Znvbzx1KxLE
Já o Agnaldo Timóteo, assim:
https://www.youtube.com/watch?v=eLgiLdsbd5M
O texto é de anteontem. Porém, ilumina o hoje e o amanhã!
“. . .A pior coisa que pode acontecer para a preservação da nossa democracia é ela se tornar pauta cativa de um dos lados do espectro.”. . .
“Neste 8 de janeiro, lembre-se: o PT não é a democracia”
(Joel Pinheiro da Fonseca, economista, mestre em filosofia pela USP, FSP, 06/01/25)
A diplomação do próximo presidente americano transcorreu sem incidentes. As urnas só são contestadas —como no 6 de janeiro de 2021— quando Trump perde. Ou quando Bolsonaro perde. Nesta quarta, no 8 de janeiro, será nossa vez de lembrarmos a versão brasileira do pastiche americano.
Em 21 de março de 2022 escrevi nesta Folha: “De uma coisa podemos ter a mais tranquila certeza: caso perca as eleições, Bolsonaro tentará desacreditar as urnas e causar tumulto, numa reedição da invasão do Capitólio americano em janeiro de 2021” na coluna “O Telegram tem o direito de ignorar a Justiça brasileira?”. Dito e feito. Não era uma previsão arriscada. A estratégia era explícita.
Aqui, como lá, fomos submetidos a meses de mentiras sobre as urnas, vindas sempre do mesmo grupo. Depois da derrota, o fanatismo precisou de uma catarse. Lá, acreditaram que poderiam impedir a diplomação na marra. Aqui, que a quebradeira dos prédios públicos provocaria uma intervenção militar.
Dois anos depois do 8 de janeiro, uma boa notícia: segundo pesquisa Quaest, 86% dos brasileiros desaprovam os ataques. E uma notícia ainda melhor: entre os que votaram em Bolsonaro em 2022, 85% desaprovam. Como a maioria desses não mudou seu alinhamento político, concluo que não veem sua posição ideológica como causadora das invasões. Essas foram um excesso cometido por malucos (ou, talvez, por infiltrados) que não os representam. Jamais farão, portanto, um “mea culpa”.
Isso não é ruim. A pior coisa que pode acontecer para a preservação da nossa democracia é ela se tornar pauta cativa de um dos lados do espectro. Foi o destino do combate à corrupção. Ao transformar-se uma bandeira de ataque da direita contra a esquerda, foi pela esquerda rejeitado. O mesmo ocorreu, em sinal contrário, com a pauta ambiental.
Combate à corrupção e defesa do meio ambiente fazem falta. Na medida em que temos um sistema democrático, contudo, ainda podemos votar para colocá-los em prática. Se ficarmos sem democracia, por outro lado, não será possível votar para restabelecê-la.
A democracia liberal nada mais é do que uma maneira de organizar o poder na sociedade. Apesar dos problemas, é a melhor que conhecemos, pois permite que toda a população tenha voz, que direitos minoritários sejam protegidos e que o poder troque de mãos pacificamente.
Sua preservação depende de um pacto universal: garantir o cumprimento das regras do jogo é mais importante do que a vitória do meu time na próxima partida. Para isso, as lideranças de direita devem rechaçar o discurso negacionista das urnas. E a esquerda deve abandonar o discurso de que toda oposição é uma ameaça à democracia.
Mesmo porque ninguém no Brasil é santo. Basta lembrar dos escândalos de corrupção para financiar campanhas e do alinhamento histórico de nossa esquerda com o regime Maduro. O golpismo de direita não reveste a esquerda do manto democrático.
O filme “Ainda Estou Aqui” —que rendeu a Fernanda Torres o merecido Globo de Ouro— mostra como uma boa história pode furar as barreiras ideológicas ao tocar valores humanos universais, sem ser panfletária. Por enquanto, a rejeição ao 8 de janeiro ocupa esse mesmo lugar: todos o condenam. Tenhamos a sabedoria de preservar essa história sem rebaixá-la ao grau de propaganda partidária.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/joel-pinheiro-da-fonseca/2025/01/neste-8-de-janeiro-lembre-se-o-pt-nao-e-a-democracia.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
E os palhaços somos nós, né mario motta?
“Assessor de deputado de SC recebeu R$ 148 mil em diárias de viagens em 2024”
(Artur Búrigo, FSP, 08/01/25)
Um chefe de gabinete da Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu no ano passado R$ 148,5 mil em diárias como reembolsos de viagens a serviço feitas em 2024. O valor foi superior ao repassado para 37 dos 40 deputados estaduais catarinenses no mesmo período.
Orestes Michel de Andrade é subordinado ao deputado estadual Mário Motta (PSD), eleito em 2022 após acumular três décadas à frente de um telejornal da NSC, emissora afiliada à Rede Globo no estado.
O valor acumulado pelo chefe de gabinete supera inclusive as diárias de Motta, que acumulou R$ 129,6 mil em reembolsos no ano passado.
Procurado, o deputado afirmou, via assessoria, que os recursos públicos investidos pelo gabinete refletem um compromisso com a ética, a eficiência e a busca por resultados concretos para a população catarinense.
“Todas as prestações de contas das diárias liberadas foram aprovadas sem qualquer ressalva pela diretoria da Alesc e, costumeiramente, nossas redes sociais antecipam nossas missões e trazemos boletins diários dos locais visitados e das agendas desenvolvidas”, diz um trecho da nota.
Boa parte do montante se refere a duas viagens internacionais feitas por Michel Andrade, como é conhecido.
Pelas regras da Assembleia catarinense, cada servidor tem direito a 575 euros (R$ 3.622 reais, na cotação atual) por dia de viagem ao exterior ao trabalho –o valor é o mesmo para deputados.
Em uma delas, Andrade acompanhou Motta em uma viagem para Seul, na Coreia do Sul, do dia 15 de maio a 27 de maio. Os dois receberam 12,5 diárias, ou R$ 39,9 mil cada um. O deputado disse que os sete representantes catarinenses foram acompanhados de seus assessores.
Em outra viagem ao exterior, o chefe de gabinete foi sozinho ao Bahrein, dos dias 17 a 27 de outubro. Ele recebeu pelo período um desembolso de R$ 24,5 mil, e justificou como motivos para a viagem a cobertura jornalística e a representação do parlamentar em um evento oficial.
A assessoria afirmou que a viagem buscou o fortalecimento de um projeto voltado à valorização do esporte escolar feito em parceria com o país e que o deputado não foi porque estava se recuperando de um problema de saúde.
O salário do chefe de gabinete em dezembro foi de R$ 29,6 mil bruto e R$ 21,7 mil líquido. O valor recebido em diárias no ano passado, portanto, foi quase 7 vezes o quanto o servidor recebe líquido mensalmente.
Em 2020, ele concorreu pelo partido Novo para o cargo de vereador em São José, cidade da região metropolitana de Florianópolis. Teve 926 votos e não foi eleito.
O gabinete afirmou que o servidor foi escolhido após um processo seletivo e acompanha as viagens para “garantir que as discussões tenham profundidade técnica e que os resultados sejam registrados, analisados e aplicados com eficácia”.
Procurado, o chefe de gabinete não retornou.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/01/assessor-de-deputado-de-sc-recebeu-r-148-mil-em-diarias-de-viagens-em-2024.shtml)
Credo. E o deputado, quando na apresentação de programas de rádios e televisão, era não apenas um paladino, mas um crítico sensato contra este tipo de exageros. Ele, mais que outros sabe onde isto vai dar no eleitorado dele, feito de gente que acreditou nas suas posições antes dele ir para a política.
Pois é. . .o poder inebria!
“Se-apinoquiou-se” de vez!
“Se souber se beneficiar das vantagens competitivas que tem, nós temos a lei de inteligência artificial que passou pelo Senado, crédito de carbono que está sancionado, biocombustíveis, combustível do futuro, nova indústria do Brasil, programas bem estruturados para alavancar o desenvolvimento, eu acredito que nós podemos chegar bem em 2026, espero que até comendo filé mignon“, (haddad) disse à GloboNews, ao ser perguntado se o governo Lula (PT) encerrará com “picanha do prato do brasileiro”.
(+em: https://oantagonista.com.br/brasil/haddad-espera-brasil-comendo-ate-file-mignon-em-2026/)
Enquanto Palmeira caminha para o cadafalso, PimenTa dança e. . .
“Lula sempre defendeu que o governo tinha desempenho melhor do que o percebido pela população e responsabilizava a comunicação ruim do governo pela insatisfação das pessoas.”
(+em: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/xwk-brasil/lula-comunica-demissao-a-paulo-pimenta)
. . .janja afia o machado!
Revisitando algum sábio:
“Pode-se enganar a todos por algum tempo;
pode-se enganar alguns por todo o tempo;
mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”
E ainda reza para que desastres ocorram, dando-lhe palanques para promessas futuras!
“Governo Lula corta R$ 200 milhões de prevenção de desastres ambientais”
(Luan Carlos, Diário do Poder, 07/01/25)
O Governo Federal planeja reduzir em R$ 200 milhões o orçamento destinado à gestão e prevenção de desastres ambientais em 2025, conforme análise do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). A proposta orçamentária para 2025 prevê R$ 1,7 bilhão para o programa de gestão de riscos e desastres, uma diminuição em relação aos R$ 1,9 bilhão aprovados para 2024.
Essa redução ocorre após um ano marcado por eventos climáticos extremos, como enchentes no Rio Grande do Sul, queimadas no Pantanal e seca na Amazônia. Em resposta a essas tragédias, o governo federal ampliou a verba para R$ 6,9 bilhões por meio de créditos extraordinários em 2024. Especialistas alertam que, embora necessários, esses créditos são medidas paliativas e não resolvem a insuficiência crônica de recursos, especialmente para ações preventivas.
Além disso, as emendas parlamentares destinadas ao programa sofreram uma redução significativa, passando de R$ 68,9 milhões em 2024 para R$ 39,1 milhões em 2025. Essa diminuição reflete a falta de prioridade política na agenda climática, segundo o Inesc.
A proposta orçamentária para 2025 ainda será submetida à votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para ocorrer em fevereiro, após o recesso parlamentar. É importante enfatizar que essa redução no orçamento para prevenção e combate a desastres ambientais ocorre no ano em que o Brasil sediará a COP 30, em Belém, em novembro de 2025.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e07-brasil/governo-lula-corta-r-200-milhoes-de-prevencao-de-desastres-ambientais)
Lula “se-esquece-se” daquela máxima:
“Deixa estar, jacaré, um dia a lagoa seca.”
Muito além do pão com “mortaNdela”!
“Falta de mobilização social para ato com Lula no 8/1 preocupa Planalto e PT”
(Lucas Borges Teixeira, UOL, Brasília, 07/01/25)
Uma baixa presença de movimentos sociais nos atos do 8 de Janeiro na próxima quarta-feira (8) preocupa o Planalto e o PT.
. . .
(+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/07/brasilia-8-de-janeiro-evento-movimentos-sociais.htm)
Só pra PenTeSuTriFar. . .
Que tal o supremo ale momo soltar os incautos que caíram no conto do capitão zero zero, para dar quórum à mais essa PaTifaria do governico de lula, janja & a$$ociado$?
Mais uma da série: “Ainda estou aqui”!
Conclusão de Mario Sabino sobre a carta em defesa de maduro:
“A Associação Brasileira de Imprensa, assim como a pitoresca Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (*) , da qual eu não sabia a existência, podem ficar tranquilos: Lula vai reconhecer a “legitimidade” do ditador sanguinário Nicolás Maduro. Aliás, tudo está armado para que isso venha a ocorrer em breve. Sempre esteve, é que o companheiro Maduro andou falando mais do que deveria. A falta de vergonha na cara vos une.”
. . .
(+em: https://www.metropoles.com/colunas/mario-sabino/e-vergonhosa-a-carta-que-defende-que-lula-reconheca-vitoria-de-maduro
(*) e demais signatários da tal carta.
Remendando as emendas. . .
“O baixo clero e líderes de oposição estão fechados com o fim das emendas de comissão, proposta discutida nos bastidores pelos deputados e publicada em primeira mão pela coluna. Marcel Van Hatten (Novo-RS) é direto: “Entre o sistema de emendas de comissão sem transparência ou a divisão igualitária entre todos os deputados, senadores e bancadas, eu prefiro, obviamente, a divisão igualitária”, disse à coluna(*).
Nesse caso, o governo que se prepare, porque não terá mais emendas de comissão a serem bloqueadas pelo Supremo Tribunal Federal, e os R$ 4,2 bilhões retidos, que agora ajudam a reduzir o deficit fiscal, tendem a ir para as impositivas. Os deputados ainda não decidiram se irão aprovar a mudança logo para o Orçamento de 2025, ou para 2026, ano eleitoral.”
(Denise Rothenburg, (*)Coluna Brasília DF, Blog da Denise, CB, 05/01/25)
Da série “Ainda estou aqui”!
“González canta hino com venezuelanos na sede da OEA em Washington”
(Redação O Antagonista, 06/01/25)
O presidente eleito da Venezuela, Edmundo Urrutia González, encontrou-se com compatriotas na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), na capital Washington, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 6.
Nas redes sociais, os vídeos mostram González e sua esposa cantando o hino “Glória ao Bravo Povo” junto aos imigrantes venezuelanos:
O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, registrou a reunião que teve com González.
No X, Almagro disse que “o respeito pela vontade do povo venezuelano é um imperativo ético”:
“Hoje recebi na sede da OEA o Edmundo González para para reiterar nosso compromisso com a defesa da democracia e a plena vigência dos Direitos Humanos na Venezuela. O respeito pela vontade soberana do povo venezuelano é um imperativo ético e político pelo qual continuaremos a lutar.“, escreveu.
Encontro com Biden
Depois de visitar Javier Milei, na Argentina, e Luís Lacalle Pou, no Uruguai, González teve um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca.
Biden afirmou, em publicação nas redes sociais, que recebeu “um homem cuja campanha inspirou milhões”.
Segundo ele, González “tem que tomar posse em quatro dias“.
Waltz e congressistas
González aproveitou a viagem à capital americana para reunir-se com deputados empenhados na causa venezuelana.
O presidente eleito conversou com os congressistas María Elvira Salazar, Carlos Giménez e Marío Díaz-Balart.
No mesmo encontro, esteve presente o futuro secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Mike Waltz, com quem González conversou sobre os protestos de 9 de janeiro, na véspera da posse do ditador Nicolás Maduro:
“Conversei longamente com o Conselheiro de Segurança Nacional, nomeado pelo presidente eleito Donald Trump, Mike Waltz. Entre vários temas, falamos, detalhadamente, sobre o protesto cívico dos venezuelanos, neste dia 9 de janeiro. Ele nos garantiu que os Estados Unidos e o mundo estarão alertas sobre o que acontece em nosso país“, afirmou González.
(+em: https://oantagonista.com.br/mundo/gonzalez-canta-hino-com-venezuelanos-na-sede-da-oea-em-washington/)
O retumbante suce$$o do “VoaBrasilParasiTeClass”!
“Giros de deputados na gringa custam R$2,8 milhões”
(Coluna CH, DP, 07/01/25)
Sem a menor piedade do pagador de impostos, deputados apresentaram amarga fatura que passa dos R$2,8 milhões só com viagens internacionais em 2024. A título de “missão oficial”, as excelências rodam mundo afora e ainda engordam os vencimentos com pagamentos de diárias. As três viagens individuais mais caras são de Hugo Leal (PSD-RJ), R$44,3 mil (Estados Unidos); Felipe Carreras (PSB-PE), R$39,5 mil (Portugal); e André Figueiredo (PDT-CE), R$39,1 mil (Espanha).
Milhas
Como as passagens são reembolsadas, o valor parece não ser questão. Para ir à Nova Iorque (EUA), Hugo Leal pagou R$32,1 mil nos bilhetes.
Em família
Pai e filho, Eduardo da Fonte (PP-PE) e Lula da Fonte (PP-PE) curtiram três dias na Venezuela, em maio, ao custo de R$28 mil.
Comunismo de araque
Orlando Silva (PCdoB-SP) fez três “missões oficiais”, todas na Europa, claro. Foi duas vezes para a Espanha e uma outra para Portugal.
Gasta mesmo
Com Estados Unidos, França, Itália, Azerbaijão e Cuba no passaporte, Zé Vitor (PL-MG) foi quem mais nos custou: R$78,9 mil pelas “missões”.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/giros-de-deputados-na-gringa-custam-r28-milhoes)
Demorou!
“Lula usa prêmio de Fernanda Torres para promover ato do 8 de Janeiro”
(Poder360, 07/01/25)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na noite desta 2ª feira (6.jan.2025) para Fernanda Torres e deu os parabéns pelo Globo de Ouro na categoria “Melhor Atriz em Filme de Drama”. Ele aproveitou o prêmio para promover o ato organizado pelo governo em memória ao 8 de Janeiro de 2023. Segundo o petista, a vitória da brasileira no evento internacional não poderia ter vindo em momento “melhor”.
. . .
“O Brasil merecia isso. E sobretudo isso acontecer para você faltando 2 dias para a gente fazer o ato em defesa da democracia […] Quero ver se a gente consegue transformar 2025 em um ano defesa da democracia, contra a extrema-direita e contra os fascistas“, disse Lula.”
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-usa-premio-de-fernanda-torres-para-promover-ato-do-8-de-janeiro/)
Só pra PeTezuelar. . .
Será que lula também usará a conquista da atriz para justificar a presença do seu governo na farsa do maduro?
E os Vikings, hein?
“Suecos são os primeiros do mundo a estarem livres do fumo”
(BAT Brasil, Poder360, 06/01/25)
Os suecos são os primeiros no mundo a estarem livres do fumo, segundo a Smoke Free Sweden. Levantamento da entidade, a partir de dados oficiais da pesquisa nacional de saúde pública, mostra que a incidência de tabagismo para pessoas nascidas na Suécia atingiu a marca de 4,5% – índice abaixo do limite de 5% da OMS (Organização Mundial da Saúde) para uma nação ser classificada como livre de fumo, considerando adultos fumantes.
O resultado é atribuído a uma política implementada no país que incentiva os cidadãos a trocarem os cigarros comuns por produtos alternativos de nicotina como cigarros eletrônicos, snus – produto que contém nicotina, sem fumaça, feito de tabaco – e bolsas orais de nicotina. A pesquisa analisou as taxas de tabagismo entre 2022 e 2024.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/suecos-sao-os-primeiros-do-mundo-a-estarem-livres-do-fumo/)
Enquanto isso. . .
Aqui na PeTezuela é “fumo ni nóis!”
E os PeTralhas lá, legitimando a farsa do maduro e aqui, fazendo atos em prol da democracia!
“Crusoé: Venezuelanos se preparam para nova onda de repressão”
(Redação O Antagonista, 06/01/25)
Os venezuelanos estão se preparando para uma nova onda de repressão estatal com a proximidade da data da posse do ditador Nicolás Maduro.
Nesta sexta, 10, Maduro deve iniciar um terceiro mandato.
A líder da oposição María Corina Machado convocou manifestações nas ruas para esta quinta, 9.
O presidente eleito Edmundo González Urrutia afirmou que viajará para a Venezuela para tomar posse.
Maduro e seus subordinados, por sua vez, têm prometido escalar a violência.
O governo ofereceu uma recompensa de 100 mil dólares para quem der alguma informação sobre o paradeiro de González, que nesta segunda, 6, conversou com o presidente americano Joe Biden na Casa Branca.
O número dois do chavismo, Diosdado Cabello, anunciou que serão instalados acampamentos de milicianos e jovens em Caracas. Para o dia 10, ele afirmou que haverá uma “Tomada de Caracas“.
Máscaras contra gases
Nas redes sociais, há recomendações sobre como proceder nos protestos desta quinta, 9.
Entre elas, estão:
“Nunca vá sozinho: vá acompanhado de amigos ou pessoas de confiança.”
“Defina pontos de encontro e fuga em caso de dispersão.”
“Leve identificação e números de emergência.”
“Leve óculos de proteção e máscaras contra gases.”
“Leve panos ou máscaras molhadas com bicarbonato ou vinagre para neutralizar o efeito de gases lacrimogêneos.”
“Use capacetes de construção, de moto ou bicicleta para se proteger dos impactos.”
“As motos com chavistas armados (colectivos) atacam rapidamente e em grupo. Quando eles estiverem se aproximando, avise os outros.”
“Marque no aplicativo Waze os pontos onde há policiais ou forças de segurança.”
Sacrifício pela democracia
Os venezuelanos já foram para as ruas em outros anos para criticar o autoritarismo de Hugo Chávez e Nicolás Maduro.
As maiores manifestações ocorreram em 2014 e 2017, as quais levaram o Tribunal Penal Internacional, em Haia, a abrir uma investigação por crimes contra a humanidade.
Protestos também aconteceram no ano passado, para contestar a fraude eleitoral do dia 28 de julho.
Em todas elas, homens armados em motos, policiais e militares atacaram a população e prenderam pessoas sem acusação formal.
Cerca de 2 mil venezuelanos que foram detidos…
Siga a leitura em Crusoé: https://crusoe.com.br/diario/venezuelanos-se-preparam-para-nova-onda-de-repressao/
(Fonte: https://oantagonista.com.br/mundo/crusoe-venezuelanos-se-preparam-para-nova-onda-de-repressao/)
EsbanJANJAndo aLULAdo!
“. . .”A Presidência da República desembolsou R$ 38,3 milhões com gastos sigilosos no cartão corporativo entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024.”. . .
“Lula eleva gastos ocultos e mantém sigilo de 100 anos do cartão corporativo”
(Luan Carlos, Diário do Poder, 06/01/25)
Após fazer várias críticas ao governo anterior, o presidente Lula (PT) manteve o sigilo de 100 anos nos gastos do cartão corporativo, apesar das promessas feitas contra o sigilo durante a campanha de 2022.
Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, mais de 3 mil pedidos via Lei de Acesso à Informação foram negados, um aumento de 8,4% em relação às 2.959 negativas no mesmo período do governo Bolsonaro.
A Presidência da República desembolsou R$ 38,3 milhões com gastos sigilosos no cartão corporativo nesse período.
Lula também superou Bolsonaro nos gastos. Nos dois primeiros anos de governo, a média mensal da fatura presidencial ultrapassou R$ 1,5 milhão, 10% a mais que seu antecessor.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e07-brasil/lula-eleva-gastos-ocultos-e-mantem-sigilo-de-100-anos-do-cartao-corporativo)
O “dia do conto do capitão zero zero”, também será comemorado na terra do edinho onde não conseguiu eleger seu sucessor e. . .
“Veja essa”
Como todo mundo quer faturar algum com o 8 de janeiro, o PT prepara um ato em Araraquara (SP) para lembrar a quebradeira ocorrida em Brasília. A justificativa: era lá que Lula estava na hora do vandalismo.
(Coluna CH, DP, 06/01/25)
essa babaquice justifica o porque!
No sistema PeTezuelano “é dando que se recebe”, o supremo faveco didi é usado como freio e contrapeso!
“Governo paga R$191 milhões em emendas em um dia”
(Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 06/01/24)
No primeiro dia útil do ano, 2 de janeiro, o governo Lula abriu o cofre e despejou mais de R$191,6 milhões em emendas, tudo já em fase de pagamento. O recurso está classificado como emenda de bancada, de relator, de comissão e individual. O maior valor foi pago ao município de Normandia (RR) via bancada de Roraima: R$7,3 milhões pagos pelo Ministério das Cidades para investimento em mobilidade urbana.
37,5 mil habitantes
Afogados da Ingazeira (PE) levou a segunda emenda mais poupuda, R$5 milhões da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.
Milhões goiano
O governo pagou ainda R$4,8 milhões para o Estado de Goiás que a bancada goiana mandou para o programa de moradia digna.
Coisa de milhões
A emenda individual do senador Márcio Bittar (União-AC) foi a quarta maior paga, pouco mais de R$4,7 milhões para o Estado do Acre.
Quem é?
A maioria das emendas foi indicada em 2024, mas há coisa antiga, até de 2014. De tão velhas, nem mesmo têm os autores identificados.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/governo-paga-r191-milhoes-em-emendas-em-um-dia)
Só pra lembrar. . .
Afogados da Ingazeira (PE), terra natal do querido professor de Educação Física, Edgar de Arruda Salomé, meu mestre de Phutebol!
Ooops. . .a memória falhou: Edgar Arruda Salome, sem o de e sem acento no e final.
Só pra PenTelhar. . .
E sabem o que, da Argentina, o Edmundo González, presidente eleito da Venezuela disse para o maduro?
“Todavía estoy aquí”
E até o momento ainda não li, vi ou ouvi o governico de lula, janja & a$$ociado$ reinvindicando os méritos da conquista do Globo de Ouro pela atriz brasileira.
E. . .apesar da corja vermelha, ainda estamos aqui!
Num foi graças a Lei Rouanet qui nóis turbinemos, benhêêê???
E a pergunta para refletir no “Dias dos Reis”:
Será que para sua festa da democracia, em alusão ao “dia do conto do capitão zero zero”, lula convidará seu companheiro maduro?
Dizem as más linguas. . .
Na ocasião, o supremo “alê momo” estreará a nova suprema toga, cravejada de diamantes e envolvida em torçal com fios de ouro !
. . .
“Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes”
. . .
O Síndico: https://www.letras.mus.br/tim-maia/48916/
E assim caminha a Nação: caiu no conto do capitão zero zero, caiu no conto do “L” e cairá no conto do próximo que melhor o contar!
“. . . Pior ainda para o petista é que os números mostram que ele perdeu uma parcela do grupo que o elegeu.”. . .
“Pesquisas mostram queda na popularidade de Lula desde a posse”
(Jonathan Karter, Poder360, 05/01/24)
Os estudos de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgados pelas principais empresas de pesquisa do país, indicam que a popularidade do chefe do Executivo caiu desde a posse.
O conjunto dos dados apontam que, apesar de falar em “união e reconstrução”, o presidente não conseguiu romper a polarização e avançar sobre o eleitorado que não votou nele em 2022 (ele foi eleito com 50,90% dos votos). Pior ainda para o petista é que os números mostram que ele perdeu uma parcela do grupo que o elegeu.
O Poder360 comparou os resultados de 6 empresas (PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA e Paraná Pesquisas) considerando a 1ª pesquisa realizada em 2023 e o último levantamento feito em 2024. Considerando-se todas as pesquisas deste levantamento, o petista entrará na 2ª metade de seu mandato com menos apoio do que o conquistado nas urnas.
. . .
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-pesquisas/pesquisas-mostram-queda-na-popularidade-de-lula-desde-a-posse/)
E não é que o Calha Norte veio mesmo a calhar?
Programa militar nas fronteiras é desviado para farra de obras e máquinas
(Redação O Antagonista, 05/01/25)
O programa Calha Norte, criado há quase 40 anos para reforçar a presença militar brasileira em regiões de fronteira, recebeu mais de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares nos últimos sete anos. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o volume expressivo de recursos desviou o programa de sua finalidade original e o transformou em um canal para obras e entregas de bens em redutos eleitorais.
De acordo com os dados obtidos pela reportagem, desde 2017, deputados e senadores utilizaram o Calha Norte para financiar a pavimentação de ruas, a construção de escolas e mercados municipais, além da entrega de veículos e máquinas pesadas.
Aproximadamente 70% dos recursos – cerca de R$ 2,4 bilhões – foram destinados a obras. O restante foi aplicado na aquisição de produtos como ônibus, ambulâncias e tratores.
O programa militar ampliou a área de abrangência nos últimos anos. Em 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), a cobertura territorial do Calha Norte cresceu 40%, alcançando 619 municípios. Sob o governo Lula (PT), o número subiu para 783 cidades, das quais apenas 170 estão localizadas em áreas fronteiriças.
Hoje, o programa abrange cerca de 60% do território nacional, chegando a estados como Tocantins, fora da faixa de fronteira.
Os valores destinados ao Calha Norte também cresceram expressivamente.
Em 2017, o programa executou R$ 266 milhões em emendas parlamentares, enquanto em 2023 o valor chegou a R$ 688 milhões, um aumento de 160% em termos reais. Desde 2017, o total acumulado é de R$ 3,5 bilhões.
Procurado pela reportagem, o Ministério da Defesa não respondeu às perguntas sobre o aumento das emendas e o andamento da transferência do programa.
Transferência para outro ministério
Em setembro, o governo federal anunciou que o Calha Norte será transferido do Ministério da Defesa para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Segundo o ministro da Defesa, José Mucio, o objetivo é devolver às Forças Armadas o foco em atividades militares, evitando que a pasta continue a gerenciar obras e projetos típicos de desenvolvimento regional.
“As Forças Armadas devem trabalhar na área delas, não fazer o trabalho que vinham fazendo, porque isso confundia e atrapalhava nossa gestão”, afirmou Mucio.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/programa-militar-nas-fronteiras-e-desviado-para-farra-de-obras-e-maquinas/#google_vignette)
Enfim, uma verdade para lamentar!
“Se desagrada o governo estamos no caminho certo!”
(Deputada Carol de Toni (PL-SC) sobre a chiadeira governista na Câmara, segundo a Coluna CH, DP, 05/01/24)
Pensando bem…
(Coluna CH, DP, 05/01/25)
…a disputa pela Presidência da República já começou.
Matutando bem…
(Matutildo, aqui e agora)
Desde a “redemocratização” ela nunca acabou!
À espera do scriPT!
“Paradão”
A primeira semana de trabalho do novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, não trouxe muita emoção. Os dois dias que ainda registraram alguma coisa tinham apenas “despachos internos”.
(Coluna CH, DP, 05/01/25)
Alerta geral!
“Dengue matou mais do que Covid-19 no Brasil”
(Coluna CH, DP, 05/01/25)
Fechados os números de óbitos de 2024, as contas do Ministério da Saúde apontam que houve mais mortes por dengue em 2024 do que por covid-19. Números extraídos do Painel de Monitoramento de Arboviroses, mantido pela pasta da Saúde, registram 5.858 mortes confirmadas em razão da covid-19 em 2024. Já as mortes por dengue atingiram a triste marca de 5.972 ao longo do ano passado. Há ainda outras 908 mortes em investigação, o que pode elevar o número.
. . .
(+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/bancos-veem-selic-e-dolar-sem-tregua-ate-julho)
Só pra enfezar. . .
E todos estão de olho apenas no mega orçamento do Ministério da Saúde!
Quem vigore logo o “iôiô”!
“Bancos veem Selic e Dólar sem trégua até julho”
(Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 05/01/25)
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ouviu bancões e agentes do mercado financeiro e produziu uma pesquisa que é um banho de água fria na equipe econômica do governo Lula. A maioria dos entrevistados, que tem nomes como Bradesco, Caixa, Itaú, BRB, BNDES, Santander e vários outros, não conta com estabilização da Selic ou do Dólar até o meio do ano. E fica pior. Para 57,9% dos ouvidos, a inflação deve passar dos 4,5%, ou seja, vai estourar o teto da meta.
. . .
(+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/bancos-veem-selic-e-dolar-sem-tregua-ate-julho)
Só pra PenTelhar. . .
Pelo menos o “chapéu de roubar ovos no banhado” servirá para esmolar!
Matutando sobre a charge. . .
Ainda bem que nada li, vi e ouvi sobre Einstein fazer referência sobre a esperança!