Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCX

Eu não tenho medo de você“, ou seja, possui. “Fuck you [vá se foder]”, diz publicamente Janja da Silva [a mulher de Luiz Inácio Lula da Silva] a Elon Musk, empresário indicado como um dos gestores graduados do futuro governo do Republicano Donald Trump para os Estados Unidos serem “unicos”. No X, do qual é dono, Elon reproduz o momento de fala de amor, respeito e antipolarização de Janja; coloca emojis de risadas e assevera. “Eles [Janja, Lula, PT, a esquerda do atraso…] vão perder as eleições [2026]” na continuidade da polarização antecipada. Premonição ou assertividade como este Cartum de Cláudio publicado bem antes desta fala, no jornal Folha de S. Paulo? (by Herculano)

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

28 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCX”

  1. Miguel José Teixeira

    Matutando bem. . .

    O uso e abuso da toga transformou-a num “chapéu velho e piolhento”!

    E. . .não se vê a mínima perspectiva do restabelecimento do legítimo Estado Democrático de Direito.

    “Um Estado Democrático de Direito é um modelo de Estado que se caracteriza por:
    Ter a lei como o ponto central, com todos os cidadãos, inclusive o governante, submetidos a ela
    Ter a Constituição como a lei maior do Estado, elaborada de acordo com a vontade popular
    Ter eleições livres e periódicas
    Ter um sistema de garantia dos direitos humanos
    Ter uma separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, que são independentes e se fiscalizam mutuamente
    Ter a soberania popular como a legitimação para a criação das leis
    Ter a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos
    A ideia de Estado de Direito surgiu na Idade Média como uma forma de limitar o poder absoluto do governante. No Brasil, o Estado Democrático de Direito está previsto no Artigo 1º da Constituição de 1988. ”
    (Visão geral criada por IA)

  2. Miguel José Teixeira

    Quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê!

    Agora na manchete móvel do “Em Pauta” na gloBBBo news:
    ‘Brasil perde 7 milhões de leitores e vira país onde maioria não lê”

    Pois é. . .
    Esperar o que de um país cujo presidente “se-orgulha-se” de ser semi analfabeto e cuja primeira dama pronuncia “inresponsável e “ploblema”?

    Revisitando o Garcia da década de 80:
    No último fusca de uma série deles que tive, no vidro lateral, tinha um adesivo recortado de uma publicidade da Livraria Alemã: “Ler Faz a Cabeça”
    A galera adorava. . .

  3. Miguel José Teixeira

    Capitão zero zero & cia. ltda. começam a colher o que “se-plantou-se”!

    “Bolsonaro desmontou combate à corrupção e liderou conspiradores, diz Transparência Internacional”
    (Redação O Antagonista, 19/11/24)

    A ONG Transparência Internacional publicou uma nota nesta terça-feira, 19, em que afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “promoveu um desmonte sem precedentes dos marcos legais e institucionais de combate à corrupção” com o objetivo de “blindar-se e à sua família“.

    O perfil compartilhou ainda trechos do relatório da PF, no âmbito da Operação Contragolpe, sobre o suposto planejamento de neutralizar o ministro Alexandre Moraes, do STF, o presidente Lula (PT) e o vice da chapa Geraldo Alckmin (PSB). Segundo a Transparência Internacional, Bolsonaro “liderou um governo de conspiradores“.

    Eis a nota na íntegra:

    “Jair Bolsonaro elegeu-se sequestrando a causa anticorrupção, com um discurso oportunista e autoritário.

    Quando assumiu o poder, promoveu um desmonte sem precedentes dos marcos legais e institucionais de combate à corrupção, para blindar-se e à sua família, contra investigações que revelaram toneladas de provas de desvio e lavagem de dinheiro.

    Como cortina de fumaça, fomentou ódio e ataques às instituições durante todo o seu mandato.

    Hoje não resta dúvida de que liderou um governo de conspiradores, prontos para agir violentamente contra autoridades e subjugar o Estado de Direito.

    É fundamental que as investigações levem à responsabilização dos culpados, sem que haja – como é de praxe no Brasil – impunidade para os poderosos envolvidos.

    A luta contra a corrupção não é um fim em si mesma, é uma luta por direitos. E não há luta contra a corrupção fora da democracia.”

    A operação da PF
    A PF deflagrou na manhã desta terça-feira, 19, a Operação Contragolpe que revelou um plano para “neutralizar” Alexandre de Moraes, Lula e Alckimin em 2022.

    Foram presos um general reformado, um policial militar e três kids pretos, como são chamados integrantes das Forças Especiais do Exército.

    De acordo com relatório da Polícia Federal, “o objetivo do grupo criminoso era não apenas ‘neutralizar’ o ministro ALEXANDRE DE MORAES, mas também extinguir a chapa presidencial vencedora, mediante o assassinato do presidente LULA e do vice-presidente GERALDO ALCKMIN, conforme disposto no planejamento operacional denominado ‘Punhal verde amarelo’, elaborado pelo general MARIO FERNANDES”.

    O general reformado Mário Fernandes, que foi secretário-executivo da Secretaria-geral da Presidência no governo Bolsonaro, é um dos detidos nesta terça e foi apontado pela PF como líder dessa ação e “um dos militares mais radicais que integrava o mencionado núcleo militar”.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/bolsonaro-desmontou-combate-a-corrupcao-e-liderou-conspiradores-diz-transparencia-internacional/)

  4. Miguel José Teixeira

    . . .”Mesmo envolvendo o combate à fome, tema impossível de divergir, cenário internacional é desafiador.”. . .

    “Não adiantam lindos manifestos globais se a própria legitimidade do G20 está em xeque”
    (Joel Pinheiro da Fonseca, economista, mestre em filosofia pela USP, FSP, 18/11/24)

    O presidente Lula, presidindo a cúpula do G20 num maravilhoso dia de sol no Rio de Janeiro e com a presença dos principais líderes mundiais, inaugura uma nova aliança global de combate à fome. Uma notícia assim, 20 anos atrás, seria a consagração máxima de um líder que ruma para a apoteose.

    Neste fim de 2024, no entanto, o sentimento é outro. Apesar do dia de sol, o clima é sombrio. Foi o próprio Lula que, com muito realismo, reconheceu em seu discurso de abertura: “Estive na primeira reunião de líderes do G20, convocada em Washington no contexto da crise financeira de 2008. Dezesseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior.”

    E por que piorou? Em primeiro lugar, porque está mais dividido. Isso faz com que seja difícil chegar a consensos sobre qualquer tema. Como falar algo relevante sobre guerras num grupo que reúne Rússia, China, EUA e Europa? Melhor manter apenas um genérico apelo pela paz. Lula tem o mérito de abraçar um dos poucos temas dos quais (ainda) é impossível divergir: o combate à fome.

    Mesmo assim, o cenário é desafiador. Os países estão mais nacionalistas e menos dispostos a investir na cooperação internacional. Em dois meses Trump será presidente dos EUA e tornará obsoletos quaisquer acordos que Biden fizer. Por que gastar dinheiro com o mundo em vez de colocar os americanos em “primeiro lugar”?

    O próprio valor da cooperação internacional —e do multilateralismo— é hoje contestado; primeiramente, quanto à sua eficácia. Há uma percepção de que as cúpulas criam todo um espetáculo, a imprensa cobre com verdadeira devoção, chefes de Estado posam para mostrar como são bons, lindos documentos são assinados, todo mundo volta para casa e nada acontece. Apenas gastou-se dinheiro e atenção para alimentar a vaidade de políticos e diplomatas.

    Em segundo lugar, questiona-se a própria legitimidade dos fóruns globais. Segundo a tese do “globalismo”, todas as estruturas de cooperação internacional multilateral são, na verdade, nocivas. Elas arrasam economias, destroem culturas e valores locais e anulam a soberania nacional em benefício de uma casta de plutocratas e burocratas globais. O discurso de boas intenções é mentiroso.

    Trump e Milei são dois líderes que ecoam essas percepções. Mas por trás de ambos estão milhões de eleitores. Eleitores que também existem aos milhões na Europa, na Ásia e no Brasil. Não é óbvio para eles que algo como o G20 (ou mesmo a ONU) seja relevante, eficiente ou bem-intencionado.

    É inútil pensar em objetivos mais ambiciosos para os órgãos internacionais enquanto a legitimidade deles perante os povos não for reconstruída. Uma parte desse trabalho depende de seus participantes se engajarem de forma mais aberta no debate público sem esperar a bajulação de costume. Outra é alcançar resultados concretos que possam depois ser mostrados. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que contou com 82 assinaturas e um aporte inicial de US$ 25 bilhões do BID, é um bom lugar para começar. Se, daqui alguns anos, ela tiver apenas manifestos grandiosos, escritórios espalhados pelo mundo, linhas de financiamento bilionárias mas um resultado pífio, será mais um prego no caixão do multilateralismo.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/joel-pinheiro-da-fonseca/2024/11/nao-adiantam-lindos-manifestos-globais-se-a-propria-legitimidade-do-g20-esta-em-xeque.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

  5. Miguel José Teixeira

    “Comando para matar”
    (Camila Mattoso, Brasília Hoje, FSP, 19/11/24)

    A Polícia Federal enviou um relatório ao ministro Alexandre de Moraes em que diz que o tenente-coronel Mauro Cid tem descumprido cláusulas do acordo de delação premiada (1).

    Moraes enviou o documento para a PGR (Procuradoria-Geral da República), que deve se manifestar sobre a manutenção da colaboração premiada do militar que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    A expectativa é que o ministro do Supremo decida nos próximos dias se o acordo será mantido. A avaliação na Polícia Federal é que Cid tem omitido informações e dificultado as investigações.

    O descontentamento dos investigadores aumentou porque, segundo eles, o tenente-coronel apagou mensagens e arquivos do celular considerados importantes para a investigação.

    O ofício da PF foi enviado para o STF após a operação desta terça (19), que prendeu cinco pessoas investigadas por articular um plano para matar (2) Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes.

    Pessoas próximas a Mauro Cid afirmaram à Folha, sob reserva, que o militar nega ter omitido informações dos investigadores ou mesmo apagado provas.

    Entenda mais sobre o tema em três links:

    A investigação
    “Entenda em 5 pontos investigação sobre plano de golpe e de assassinato de Lula, Alckmin e Moraes”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/entenda-em-5-pontos-investigacao-sobre-plano-de-golpe-e-de-assassinato-de-lula-alckmin-e-moraes.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    Quem são os envolvidos
    “Saiba quem são os militares suspeitos de participar de plano para matar Lula, Alckmin e Moraes”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/saiba-quem-sao-os-militares-suspeitos-de-participar-de-plano-para-matar-lula-alckmin-e-moraes.shtml)

    O dia D
    “Missão para matar Moraes foi abortada com militares já posicionados, diz PF; veja passo a passo”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/missao-para-matar-moraes-foi-abortada-com-militares-ja-posicionados-diz-pf-veja-passo-a-passo.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (1) “PF diz que Mauro Cid descumpre delação, e Moraes vai decidir se mantém acordo”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/pf-diz-que-mauro-cid-descumpre-delacao-e-moraes-vai-decidir-se-mantem-acordo.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (2) “Militares tramaram em app e planejavam envenenar Lula e explodir Moraes, diz PF”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/militares-tramaram-acao-em-aplicativo-e-planejavam-envenenar-lula-diz-pf.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (Texto recebido pelo correio eletrônico)

  6. Miguel José Teixeira

    Quem procura, acha!

    “Maierovitch: Golpismo continua, e prisão de Bolsonaro é necessária”
    (Do UOL, São Paulo, 19/11/24)

    O ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ter a prisão preventiva decretada após a operação que revelou o plano de assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou o colunista Wálter Maierovitch no UOL News desta terça-feira (19).

    Segundo o colunista, “as provas recolhidas até agora mostram de maneira induvidosa a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

    Agora, o inquérito está mostrando também algo que me parece errado. Por quê? Porque só apenas quatro foram presos preventivamente? Quando o fato é extremamente grave, foi usada uma força especial, uma força tão especial que não costuma errar, preparadíssima.”

    Existem depoimentos, como por exemplo do Mauro Cid, a mostrar todo esse quadro, toda essa manobra, a aproveitar uma pessoa, Bolsonaro, que é o chefe do golpe, da operação. Então, por que só quatro presos preventivamente?
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/11/19/maierovitch-golpismo-continua-e-prisao-de-bolsonaro-e-necessaria.htm)

  7. Miguel José Teixeira

    Fogo no cabaré!!! Alguém aí pode colaborar com um pouquinho de gasolina?

    “Edinho Silva é “puxa-saco” e “perdedor”, diz vice-presidente do PT”

    “O presidente Lula, hoje, está cercado por puxa-sacos. Edinho seria mais um assecla no Planalto. E não é disso que Lula precisa. Outro ponto é que seria ruim ter um perdedor presidindo o partido”, disse ao jornal Metrópoles o deputado federal e vice-presidente do PT, Washington Quaquá, segundo o Poder360).

    (+em: https://www.poder360.com.br/partidos-politicos/edinho-silva-e-puxa-saco-e-perdedor-diz-vice-presidente-do-pt/)

    Só pra PenTelhar. . .
    Se o edinho silva é ruim para o PT é ótimo para o Brasil!
    Esse PeTralha, quando tesoureiro do comitê eleitoral da dilmaracutaia, assustou seus “CUmpanhêrus” gemento: está “preocupadíssimo” com esse desdobramento da Operação Lava Jato”.
    (+em: https://veja.abril.com.br/coluna/felipe-moura-brasil/o-petrolao-na-campanha-de-dilma-e-o-tesoureiro-8220-preocupadissimo-8221)

    Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/felipe-moura-brasil/o-petrolao-na-campanha-de-dilma-e-o-tesoureiro-8220-preocupadissimo-8221

  8. Miguel José Teixeira

    “Desacordos”
    (Camila Mattoso, Brasília Hoje, FSP, 18/11/24)

    O Senado aprovou novas regras para o uso das emendas parlamentares. O projeto de lei mantém em poder do Congresso fatia considerável do Orçamento (*).

    O projeto manteve as emendas Pix com repasses diretos aos caixas das prefeituras, rejeitou destinar metade dos valores para a saúde, abriu margem para que os padrinhos das emendas de comissão continuem ocultos por meio dos líderes dos partidos.

    O governo federal queria o poder de bloquear proporcionalmente as emendas quando as despesas obrigatórias crescerem acima do planejado. A possibilidade foi rejeitada e apenas o contingenciamento foi mantido (quando a frustração de receitas coloca em risco o cumprimento da meta fiscal).

    Para o Executivo, a opção descumpre o acordo firmado no STF e integrantes do governo afirmam que o texto não tem mais apoio do Palácio do Planalto. O texto volta, agora, à Câmara dos Deputados.

    Entenda mais sobre o tema em três links:

    Os bilhões em emendas para 2025
    “Governo reserva R$ 39 bi no Orçamento de 2025 para emendas parlamentares”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/08/governo-reserva-r-39-bi-no-orcamento-de-2025-para-emendas-parlamentares.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    O descumprimento ao STF
    “Projeto sobre emendas não atende a exigências do STF, diz consultoria do Senado”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/projeto-sobre-emendas-nao-atende-a-exigencias-do-stf-diz-consultoria-do-senado.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    O acordo entre os Poderes
    “Poderes anunciam acordo sobre emendas, mas verba segue bloqueada até definição de critério”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/08/stf-congresso-e-governo-sinalizam-acordo-sobre-emendas-parlamentares.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (*) “Senado aprova projeto das emendas, restringe bloqueios e desafia governo e STF”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/senado-aprova-projeto-das-emendas-restringe-bloqueios-e-desafia-governo-e-stf.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (Texto recebido pelo correio eletrônico)

  9. Miguel José Teixeira

    Preocupantemente, preocupante!

    . . .”Dois helicópteros com drogas foram interceptados na região este ano; governo do estado alega que fiscalização dos rios também contribui para novo caminho.”. . .

    “Com seca sem precedentes, PCC inaugura rota aérea para traficar na Amazônia”
    (Aline Ribeiro, São Paulo, O Globo, 19/11/24)

    Para driblar a fiscalização e a seca sem precedentes no Norte do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC) tem usado aeronaves, e não mais apenas embarcações, para atravessar a Amazônia e escoar cocaína e skunk, maconha superpotente produzida em laboratório nos países andinos. Os criminosos distribuem as drogas para o resto do país, a Europa e a África.

    (+em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/11/19/com-seca-sem-precedentes-pcc-inaugura-rota-aerea-para-traficar-na-amazonia.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)

    E se. . .
    O PCC resolver “investir” no garimpo ilegal?
    “Respeitáveis” ONGs se tornarem “fachadas” do PCC?
    Os Povos Nativos, desanimados com a falta de ações do governo, “entregarem a rapadura”?

  10. Miguel José Teixeira

    Então o truque está manJANJAdo!

    “Jogo para a torcida”
    O xingamento da primeira-dama Janja a Elon Musk rendeu manchetes. Mas virou só o sétimo assunto mais buscado da internet no Brasil das últimas 48h. Perdeu até para futebol (da Série B), UFC e “feriado dia 20”.
    (Coluna CH, DP, 19/11/24)

    Mas que foi um truque “inresponsável”, foi! E que renderá “ploblemas” para lula, “o usurpado”!

  11. Miguel José Teixeira

    E o troféu “papagaia de PiraTa” vai para. . .

    “Primeira-penetra”
    Nem a turma do cerimonial sabia o que fazer com Janja, que chegou com Lula para a recepção do G20. Cônjuges não estavam previstos.
    (Coluna CH, DP, 19/11/24)

    Matutando bem. . .
    Pelos antecedentes da esbanJANJAtriz, penso que o cerimonial não sabia o que fazer com o lula!
    Então, colocou-o sentadinho na frente da janja para também aparecer na fotografia. . .

  12. Miguel José Teixeira

    EsbanJANJAndo adoidado!

    “Hotel de Lula no Rio tem ovo a R$80 e até vinho de R$9,8 mil”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 19/11/24)

    Enquanto enrola para anunciar corte de gastos, Lula (PT) desfruta de luxuosa hospedagem no Fairmont de Copacabana (RJ), hotel que oferece acesso a outras extravagâncias, além da diária de R$5,3 mil que cada quarto pode custar. Quase quatro vezes o salário-mínimo que ele aumentou em 18 reais, para R$1.412. Lula e Janja têm ao alcance um menu de ricaços como o casal adora curtir mundo a fora. Uma garrafa do tinto argentino Cobos Malbec (2018), sai pela bagatela de R$9,8 mil.

    Sem os 10%
    Amante de carnes, Lula terá à disposição o Tomahawk maçaricado por R$740. Se pedir uma água, R$20, a nacional. A gringa sai por R$35.

    Broa de ouro
    Se a fome for pouca, o casal pode pedir mini cachorro-quente. O preço é gigante, sai por R$78. Uma broa de milho custa R$50. Um pão, R$20.

    No precinho
    O hotel está com ingressos para um “almoço a 8 mãos”, ao preço de R$715. Criança têm desconto, mas só até 10 anos, e paga R$357,50.

    Cinquentão
    O espetinho de queijo coalho sai por R$50. O ovo mexido com salmão defumado custa R$80. Sem nada, R$55. A tigela de açaí, outros R$55.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/hotel-de-lula-no-rio-tem-ovo-a-r80-e-ate-vinho-de-r98-mil)

    Só pra PenTelhar. . .
    E a picanha e a cervejinha grátis para os incautos?
    Apenas mais um devaneio lulista em uma campanha eleitoral!

    1. Miguel José Teixeira

      Dia de quê?
      No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira. O último petista na Presidência da República que homenageou a bandeira foi Dilma Rousseff, em 2015. Lula “tuitou” em 2022 e nada registrou ano passado.
      (Coluna CH, DP, 19/11/24)

  13. Miguel José Teixeira

    Antes porém, higienizar os escaninhos sob à toga e depois. . .

    “STF precisa se olhar no espelho”
    (Rodolfo Borges, O Antogonista, 18/11/24)

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, pediu uma “reflexão profunda sobre o que está acontecendo entre nós” ao comentar a ação em que Tiü França tirou a própria vida em frente ao tribunal, em protesto.

    “Onde foi que nós perdemos a luz da nossa alma afetuosa, alegre e fraterna para a escuridão do ódio, da agressividade e da violência?“, questionou Barroso, com alguma idealização sobre o Brasil.

    Ao comentar o mesmo assunto, o ministro Alexandre de Moraes disse que “não existe possibilidade de pacificação com anistia a criminosos” e que “o que aconteceu ontem [quarta, 13} não é um fato isolado do contexto”.

    O contexto
    Segundo Moraes, “o contexto se iniciou lá atrás, quando o ‘gabinete do ódio’ começou a destilar discurso de ódio contra as instituições, contra o STF, principalmente contra a autonomia do Judiciário”.

    É verdade. Há um contexto, e ele de fato não joga a favor de Jair Bolsonaro, que se animou com a possibilidade de anistia para poder concorrer à presidência em 2026 depois de ver Donald Trump voltar ao poder nos Estados Unidos.

    Mas o contexto da perda da “luz da nossa alma afetuosa” é muito mais amplo e envolve ações do próprio STF, que está longe de ser o mocinho dessa história.

    “Leitura política”
    Enquanto sentenciam os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro de 2023, nos quais apoiadores de Bolsonaro depredaram as sedes dos três Poderes, os ministros do STF vão desmontando, condenação por condenação, a maior operação de combate à corrupção da história do Brasil.

    O processo de desmontagem começou em novembro de 2019, quando o ministro Gilmar Mendes fez uma “leitura política” que conduziu o STF a mudar sua posição sobre a prisão após condenação em segunda instância, o que livrou Lula da cadeia.

    Em abril de 2021, o tribunal cancelou as condenações de Lula na Lava Jato, alegando que o então juiz e hoje senador Sérgio Moro (União-PR) era incompetente para julgar o petista na 13º Vara Federal de Curitiba. Isso liberou Lula para enfrentar e derrotar Bolsonaro na eleição presidencial de 2022.

    Lula livrou todo mundo
    Lula não foi solto e perdoado, por assim dizer, porque os ministros do STF gostam dele ou são comunistas. O petista era o único político com algum apoio popular para “estancar a sangria”, como definiu o ex-senador Romero Jucá, causada pela Lava Jato. E estancou.

    O desconforto causado pelo perdão do STF a Lula acabou canalizado para a desconfiança sobre as urnas eletrônicas, o que só trouxe mais confusão ao processo eleitoral. O sistema de votação brasileiro acabou levando a culpa, mas o problema original, o que despertou a desconfiança de boa parte da população, foi a candidatura de Lula.

    Desde que as condenações do petista foram canceladas, o STF vem estendendo o mesmo perdão a outros condenados na Lava Jato. No caso do ex-ministro José Dirceu, Gilmar Mendes estendeu exatamente o mesmo benefício, mesmo contra recomendação da Procuradoria Geral da República.

    Atropelos no STF
    Ao mesmo tempo, enquanto alega defender a democracia brasileira, o STF atropela os protocolos processuais para reagir a tudo o que interpreta como ataques. Os inquéritos contra seus desafetos são abertos de ofício, sem a provocação do Ministério Público, e não acabam nunca.

    Os processos permanecem abertos como um campo de força infinito, apenas à espera de mais um ataque, e alguns dos alvos das investigações são punidos com prisão, antes mesmo da condenação em segunda instância — algo que se criticou tanto na Operação Lava Jato.

    Os fogos de artifício que estouraram na Praça dos Três Poderes na noite de 13 de novembro são apenas a parte mais barulhenta dessa história. Não há saída para a confusão em que o Brasil se meteu nos últimos anos sem que o STF olhe para dentro de seus próprios gabinetes.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/stf-precisa-se-olhar-no-espelho/)

  14. Miguel José Teixeira

    Torçamos pois, para o seu sucesso!

    “A fome e a pobreza não são resultados da escassez ou de fenômenos naturais. […] É produto de decisões políticas, que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade. Compete aos que estão aqui em volta desta mesa a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade. […] Este será o nosso maior legado. Não se trata apenas de fazer justiça. Essa é uma condição imprescindível para construir sociedades mais prósperas e um mundo de paz”.
    (Lula em seu discurso na abertura da sessão em que lançou a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, segundo o Poder360).

    E que grandes empresários do mundo todo apoiem a AGc/FP!

  15. Miguel José Teixeira

    E. . .de repente. . .virou celebridade internacional!

    “Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk”
    (Poder360, 17/11/24)

    A imprensa internacional deu destaque ao xingamento feito pela primeira-dama Janja Lula da Silva ao bilionário Elon Musk durante um painel sobre desinformação no G20 Social, no Rio de Janeiro, no sábado (16.nov.2024). A mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em inglês: “Fuck you, Elon Musk” (“foda-se, Elon Musk”).
    . . .
    Veículos de comunicação da Europa e Estados Unidos, como BBC, Reuters, Bloomberg, Deutsche Welle, Le Figaro e Bild, deram destaque ao incidente, destacando desde o histórico de tensões entre Musk e o governo brasileiro até preocupações com possíveis impactos diplomáticos do episódio.
    . . .
    Vale a pena ver mais sobre a PaTacoada da esbanJANJAtriz em:
    https://www.poder360.com.br/poder-internacional/midia-internacional-da-destaque-ao-xingamento-de-janja-a-musk/

    Só pra esbanJANJAr:
    Depois dessa, a tal “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza” periga desarranJANJAr!

  16. Miguel José Teixeira

    Na América Latrina, sai o azulejo entra o vermelhejo!

    “China empurra EUA para fora da América Latina no século 21”
    (José Luis Costa, Houldine Nascimento, Poder360, 17/11/24)

    Os Estados Unidos perderam o protagonismo histórico na América Latina, no século 21. De lá para cá, a China conseguiu aumentar sua relevância na economia dos países da região.

    Em 2000, o principal parceiro de fora da região no comércio com as nações latino-americanas eram os norte-americanos. Em 2023, o cenário mudou e os chineses dominam a pauta exportadora do Brasil e em quase todos os Estados hispânicos. Equador, Colômbia e a Guiana são exceções da América do Sul.

    O Poder360 preparou um infográfico que mostra um comparativo quanto aos principais parceiros comerciais extrarregionais de cada país latino-americano em 2000 e em 2023.

    (O infofgráfico e muito mais em: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/china-empurra-eua-para-fora-da-america-latina-no-seculo-21/)

    Só pra alertar. . .
    Se considerarmos os regime de semi escravidão existente na China, os Trabalhadores Latinos que se preparem para o pior!

  17. Miguel José Teixeira

    Xiii. . .vai sobrar para a janja, pois. . .

    . . .”Vitória do republicano nas eleições americanas aproxima o petista do presidente chinês. Reposicionamento deve ficar claro em reunião do G20.”. . .

    “Trump joga Lula nos braços de Xi Jinping”
    (Luiz Carlos Azedo, Nas entrelinhas, Blog do Azedo, CB, 17/11/24)

    Quem quiser que se iluda. A eleição de Donald Trump empurra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma maior aproximação com a China de Xi Jinping, que está de braços abertos para o colega brasileiro. Não é preciso dar um cavalo de pau na política externa brasileira para isso — quem dará são os Estados Unidos. E, também, não se trata de uma opção ideológica do governo brasileiro, mas de uma decorrência natural e pragmática das relações comerciais entre esses três países e do lugar que o Brasil ocupa na geopolítica mundial, em especial na América Latina, após as eleições norte-americanas.

    Esse reposicionamento deve ficar evidente na reunião do G20, o grupo dos países mais ricos do mundo, do qual o Brasil faz parte. A eleição de Trump frustra os avanços previstos para o encontro, como a assinatura dos acordos para o combate à fome no mundo e o debate sobre a taxação dos muito ricos. Essas propostas foram pactuadas entre Lula e o presidente Joe Biden, que chega ao encontro como “pato manco”, enquanto Xi Jinping se torna a principal estrela da reunião no Rio de Janeiro, que começa amanhã.

    Há, sim, um esvaziamento do encontro de cúpula. Reflete o enfraquecimento do grupo em razão da política de Trump, um adversário do multilateralismo. O presidente eleito dos Estados Unidos tem uma estratégia nacionalista e protecionista. Não acredita na necessidade de uma governança global nem que a gestão dos problemas mundiais, entre os quais os da paz e da guerra e do aquecimento global, possa ser feita por fóruns e organismos internacionais, o que inclui a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Conferência do Clima de 2025, a COP30, que se realizará em Belém.

    Giro à direita
    Embora tenha aliados participando do encontro, como o presidente da Argentina, Javier Milei, e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni — lideranças que se identificam ideologicamente com Trump —, a reunião será uma demonstração de que o mundo também se move em relação aos EUA. Trump é um duplo problema para as democracias do Ocidente: além de alterar a política externa norte-americana, sua eleição estimula a radicalização política e fortalece a extrema-direita no mundo.

    O que aconteceu nos EUA pode se repetir com a democracia representativa em outros países desenvolvidos. Sempre visto como progressista, apoiado pela classe média alta com diploma universitário, o Partido Democrático passou a ser percebido como da elite, desconectado dos reais problemas da população. Já o Partido Republicano, por influência de Trump, deixou os valores conservadores de lado e passou a defender interesses concretos dos menos favorecidos, sem educação superior, moradores das áreas rurais, religiosos (pentecostais) e homens. A classe média trabalhadora dos EUA, que derivou à direita, desequilibrou a disputa.

    Salários defasados diante dos preços da habitação, da energia e dos alimentos, e o número crescente de imigrantes, inclusive os ilegais, concorrendo no mercado de trabalho com o americano médio, foram fatores que geraram a insatisfação com o governo Biden. Apesar do crescimento da economia e do controle da inflação, cuja percepção não chegou à maioria dos eleitores.

    Imigração, protecionismo e supremacismo branco não são uma agenda exclusiva dos norte-americanos. Existe nos países desenvolvidos da Europa e coloca no canto da parede a maioria dos seus líderes. Além dos problemas internos, um grande desafio geopolítico os aguarda: Trump deve reduzir ou suspender o financiamento para a Ucrânia e fortalecer a posição de Putin, que quer congelar a ocupação territorial de Donbas e da Crimeia. Os líderes europeus estão divididos sobre manter o apoio incondicional ao esforço de defesa ucraniano.

    Rota da Seda
    Biden pretende visitar a Amazônia nesta viagem ao Brasil, mas ignorou a América Latina a maior parte do seu mandato, ao contrário de Xi Jinping, que acaba de inaugurar um grande porto nas proximidades de Lima, no Peru. O terminal gigante é capaz de alterar a logística de transporte da América do Sul, porque será uma nova opção para as exportações brasileiras chegarem ao Pacífico sem passar pelo Canal do Panamá.

    Brasil e China ampliarão a parceria bilateral existente durante a visita de Estado de Xi Jinping a Brasília, na quarta-feira, após a reunião do G20. O líder chinês será recebido por Lula no Palácio da Alvorada. Diversos acordos bilaterais serão assinados, envolvendo todos os setores do governo. Dos 93 projetos industriais chineses no Brasil, destacam-se os das indústrias automotiva, eletroeletrônica e de máquinas e equipamentos.

    Em 2023, o Brasil teve um recorde de exportações para a China, de US$ 104,3 bilhões, superando a soma das vendas para os EUA e a União Europeia. Enquanto Trump pretende estreitar as relações econômicas com a Argentina, Xi Jinping vê no Brasil a sua grande oportunidade de integrar a América do Sul à Rota da Seda, com grandes investimentos em infraestrutura.

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/azedo/trump-joga-lula-nos-bracos-de-xi-jinping/)

    . . .no regime chinês há pouco espaço para as mulheres e muito menos para intrometidas!

  18. Miguel José Teixeira

    Puxem o torçal da toga, rápido!

    “Juiz desobediente”

    O deputado Ney Lopes (PFL-RN) certa vez contou a um grupo de juízes federais um fato que havia testemunhado no início da carreira. Ele havia chegado a Alexandria e foi logo chamado pra uma conversa com o chefe político local.
    – “⁠Você conhece essa coisa de Justiça? Não estou gostando do juiz daqui.”
    Ney Lopes estranhou:
    – “⁠Por que? Há denúncias contra o seu comportamento moral?”
    O coronel esclareceu:
    – “⁠Não é isso, é que ele tem dado sentenças sem falar comigo…”

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 17/11/24)

  19. Miguel José Teixeira

    Pergunta na burocracia
    (Coluna CH, DP, 17/11/24)

    Quem se habilitaria a chefiar um “Departamento de Eficiência” no Brasil?

    Resposta óbvia!
    (Matutildo, aqui e agora)

    Se janja for hors-concours, fica difícil!

  20. Miguel José Teixeira

    “VoaBrasilParasiTeClass”

    “Mordomia: 45 figurões usaram jatinhos FAB por 1.369 vezes somente este ano”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 17/11/24)

    Apenas duas das 45 autoridades com o poder de exigir voos nos jatinhos do Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira (FAB) não o fizeram, em 2024: General Amaro, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional de Lula (PT), e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno. Até esta semana, os demais poderosos realizaram 1.369 voos nos jatinhos da FAB. O campeão de viagens é o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso: 110 voos.
    . . .
    Tem muito mais
    A Transparência da FAB não divulga os voos dos jatinhos que atendem a Lula e Janja, tampouco os voos do vice-presidente Geraldo Alckmin.
    . . .
    (+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/mordomia-45-figuroes-usaram-jatinhos-fab-por-1-369-vezes-somente-este-ano)

  21. Miguel José Teixeira

    E a esbanJANJAtriz indignou, mesmo!

    “Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade”
    (lula, após a PaTacoada da 1ª dama, em discurso no Festival Global Contra a Fome e a Pobreza, na Praça Mauá, no Rio, segundo o Poder360)

  22. Miguel José Teixeira

    Matutando sobe a charge. . .

    No momento máximo de “União e Reconstrução” a infiltrada no Poder Executivo Federal, em evento internacional, chuta a pau da barraca.

    Como fiz o adágio: quem semeia vento, colhe tempestade!

    1. Engraçado: é que a economia da atenção, isso só pode funcionar quando é de direita. Se for a esquerda que “usa” nossa a casa 🌠🌠🌠.vamos metralha os Petralhas era uma palavra de ordem, vamos fechar o STF não uma era incitação ao ódio. Alguém no governo do Trump define quem vai ganhar as eleições ou perder, tem muito interesse aqui dentro e agride sim a instituição soberana brasileira. Já sei qual será a resposta, mas e o Lula etc….etc…
      Jánja chama 🔥🔥🔥 atenção, não esqueça de comparar os currículos da atual primeira Dama e a ex e suas origens…..
      Próximas eleições teremos Michele x Jánja para presidente….. Que abram as apostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.