Cada dia o líder mundial tupiniquim – e guardião da esquerda do atraso e atrelada à guilda sindical e que se rotula de progressista – se desmoraliza mais. Parece o prefeito de Gaspar. Não cuida da cidade a tal ponto de ser desmoralizado nas urnas na busca do seu sucessor, mas, ao mesmo tempo, usando intensamente as redes sociais, o conservador quer representar os outros 294 municípios. Ao mesmo tempo, no Brasil, no apagar do mandato de oito anos, ser referência em Educação – na cara terceirização digital para o Google, mas patinando no Ideb. A charge é de Cláudio Hebdô, no jornal Folha de S. Paulo, edição de 24 de julho deste ano, quando Maduro ainda não tinha enquadrado e chamado Lula, Amorim, Janja, Gleisi, PT e outros para dançar do jeito dele. Mais atualizadíssima tanto para Lula quanto para Kleber, impossível (por Herculano).
- By Herculano
- 42 Comentários
- Convidados
ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCVII
Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
Sussurros
Posts Recentes
Sobre nós
Um espaço plural para debater as obscuridades e incoerências dos políticos, bem como à incompetência combinada com sacanagens dos gestores públicos com os nossos pesados impostos.
42 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCVII”
Ou seja: “tamufu”!
“. . .Enquanto o governo continuar desonerando setores e empresários amigos, abrindo o cofre para os Liras da vida, arrombando o caixa das estatais, aumentando impostos como se não houvesse amanhã e afastando-se dos Estados Unidos e União Europeia por ideologia política, será de meio ponto em meio ponto – para mais ou para menos – na taxa básica de juros que iremos viver.”. . .
“Lula gasta, BC sobe juros e Brasil vai a breca”
(Ricardo Kertzmann, O antagonista, 07/11/24)
Em decisão unânime, portanto com o voto do presidente do Banco Central a partir de 2025, Gabriel Galípolo, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu na quarta-feira, 6, elevar a taxa básica de juros (Selic) de 10,75% para 11,25% ao ano, ou seja, um aumento de 0,5 ponto percentual conforme já previa o mercado.
Em seu tradicional comunicado, os diretores afirmaram que “O ambiente externo permanece desafiador”, e internamente cobraram a “Apresentação e execução de medidas estruturais para o orçamento fiscal”. Com inflação acumulada de 4.4% nos últimos 12 meses, o Brasil deve estourar o teto da meta e fechar 2024 com uma taxa de 4.6% ao ano.
Me engana que eu gosto
O presidente Lula – apesar da tímida trégua recente – não perde uma única oportunidade para maldizer o Banco Central, sobretudo o atual presidente Roberto Campos Neto, e sugerir, sem qualquer evidência ou amparo técnico, uma espécie de sabotagem do BC contra seu governo por conta da permanente taxa de juros elevada.
Contudo, o chefão petista se esquece – ou finge não saber – que juros baixos e moeda valorizada dependem muito mais do ambiente macroeconômico e das expectativas futuras do que de meras boa ou má vontade da autoridade monetária de turno. Quanto maior o déficit fiscal e menor a expectativa de equilíbrio, maior o prêmio para a rolagem da dívida.
Curtindo a vida adoidado
Lula pode espernear à vontade, Gleisi Hoffmann pode acusar quem quiser à vontade, Fernando Haddad pode fazer cara de choro à vontade. Quando os agentes econômicos enxergam M no horizonte, não há nada que lhes convença a aportar capital – de risco – com retorno baixo. Ou fogem do país (e o dólar sobe) ou cobram caro para ficar.
Enquanto o governo continuar desonerando setores e empresários amigos, abrindo o cofre para os Liras da vida, arrombando o caixa das estatais, aumentando impostos como se não houvesse amanhã e afastando-se dos Estados Unidos e União Europeia por ideologia política, será de meio ponto em meio ponto – para mais ou para menos – na taxa básica de juros que iremos viver.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/lula-gasta-bc-sobe-juros-e-brasil-vai-a-breca/)
1) O que cortar?
2) Como cortar?
“Haddad diz faltarem “2 detalhes” para anúncio do corte de gastos”
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-economia/haddad-diz-faltarem-2-detalhes-para-anuncio-do-corte-de-gastos/)
O resto, está resolvido!
Quem não tem “prerrô” fica no “preju” do retrô”!
. . .”Manifestações de Dias Toffoli e Gilmar Mendes demonstram a falta de unidade dos integrantes do STF mesmo em decisões sobre casos semelhantes.”. . .
“Bonde do Dirceu”: dois ministros, duas sentenças”
(Wilson Lima, O Antagonista, 07/11/24)
Existe uma frase que há muito foi incorporada ao anedotário do Direito brasileiro segundo a qual “há três coisas que não podemos afirmar peremptoriamente: pata de cavalo, barriga de mulher e cabeça de juiz”. Essa expressão, sem colocar nem pôr uma única vírgula, foi citada pelo ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello durante o julgamento o mensalão em 2013, durante a fase da discussão dos chamados ‘embargos infringentes.’
Pois bem. Em aproximadamente duas semanas, dois juízes da Suprema Corte brasileira – leia-se Gilmar Mendes e Dias Toffoli – tiveram visões absolutamente distintas sobre a concessão ou não de extensões de efeitos de liminares com base nos benefícios dados ao presidente Lula no caso do triplex do Guarujá. Gilmar entendeu que poderia estender os benefícios a José Dirceu – ex-ministro do governo Lula; Toffoli entendeu justamente o contrário ao analisar pedido feito pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.
Quando, em 2021, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, concedeu habeas corpus para reconhecer a suposta suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na condução da ação penal que culminou na condenação do presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro referentes ao triplex em Guarujá (SP), abriu-se um flanco para que cada investigado também pedisse o mesmo benefício. Ao longo dos últimos meses, alguns personagens foram beneficiados, mas a similaridade dos casos envolvendo Dirceu e Cunha, de fato, chama a atenção.
Na decisão que beneficiou Dirceu, Gilmar afirmou o seguinte:
“O reconhecimento da suspeição pelo Tribunal, como foi enfatizado no julgamento, ocorreu à vista das provas trazidas pela defesa do paciente e das singularidades do caso concreto. Elas indicavam que o ex-juiz Sérgio Moro, então titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, não só cooperou com os membros da força-tarefa para esvaziar as chances de defesa do paciente, como tinha interesse pessoal na sua condenação, prisão e cassação de seus direitos políticos”.
Já Toffoli, declarou na sua decisão que “conforme se vê dos trechos acima transcritos, que o pleito ora em análise é formulado a partir dos diálogos transcritos na inicial entre o ex-magistrado e membros do Ministério Público no intuito de demonstrar conluio direto em relação ao requerente, residindo a causa da querela em situação extremamente subjetiva, estranha à do precedente invocado, na medida em que os diálogos diretos reproduzidos na inicial dizem respeito apenas ao momento em que seria apresentada a denúncia”.
Ou seja, para Toffoli, apesar dos diálogos vazados terem citado Cunha, não teria ficado provada essa relação imbricada entre acusação e magistrado.
Agora, a pergunta que fica é: isso ficou claro no caso de Dirceu? Obviamente que não. A PGR manteve o mesmo posicionamento nos dois casos, diga-se de passagem. Mas, como diz o ditado popular, cada juiz é uma sentença.
O fato é que essa instabilidade jurídica é danosa ao país. Sob todos os aspectos.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/bonde-do-dirceu-dois-ministros-duas-sentencas/)
Oremos pela ladainha bolsonarista:
“Que Trump, empossado presidente dos EUA, feche o STF. . .”
Pano, rápido!
A vitória de Trump & outras imagináveis/inimagináveis vitórias!
De tudo que tenho “visto, lido e ouvido” sobre as eleições no Tio Sam, a única possível realidade foi publicada pelo Herculano:
“Trump não poderá mais concorrer à presidência dos EUA”!
O resto são meras ilações!
Huuummm. . .à julgar pelo seu recente e negro passado, já, já ouviremos: “presidente lula, eu te amo!”
“Entrevista: ‘Se cortar direitos na previdência, não tenho como ficar no governo’, diz ministro Carlos Lupi”
(Lauriberto Pompeu, O Globo, Brasília, 07/11/24)
Presidente licenciado do PDT traça limite para ajustes da equipe econômica, descarta federação com PSDB e defende união com partidos à esquerda que façam contraponto ao crescimento do centro.
. . .
(+em: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/11/07/entrevista-se-cortar-direitos-na-previdencia-nao-tenho-como-ficar-no-governo-diz-ministro-carlos-lupi.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria)
Só pra PeDeTizar. . .
Que “jornaleiro” de bosta o saudoso caudilho nos deixou, hein?
Assistam e ouçam a humilhante declaração do “porra louca dilma eu te amo”:
https://noticias.uol.com.br/videos/?id=presidente-dilma-eu-te-amo-diz-lupi-em-defesa-na-camara-04020D9B3068D8912326
Rachou mas não quebrou!
“Achei que tinha rachado o casco”, diz Lula sobre queda no Alvorada.”
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/achei-que-tinha-rachado-o-casco-diz-lula-sobre-queda-no-alvorada/)
Só pra PenTelhar. . .
Como “se-dizia-se” nas antigas: “vaso ruim não quebra!”
Isso se ele “se-lembrar-se” do que é isto!
. . .”No dia 6 de janeiro, Joe Biden deveria mandar seus seguidores irem quebrar o Capitólio.”. . .
“Não é um país sério”
(Ruy Castro, FSP, 06/11/24)
Não é um país sério. Num planeta em que duas gerações já não sabem para o que serve uma caneta, seu sistema eleitoral ainda é do tempo em que, para votar, o cidadão usa o lápis com a ponta lambida e, talvez, borracha. As urnas, mesmo as eletrônicas, são devassadas —pessoas podem votar em grupo, trocando impressões sobre os candidatos. Além disso, não ficam voltadas contra a parede, possibilitando a um circunstante xeretar sobre o ombro do votante e dissuadi-lo da escolha.
Não é obrigatório ir à urna para votar. Como ninguém precisa ter seu título de eleitor conferido por mesários, passado de fiscal em fiscal e registrado numa lista de votação, pode mandar o office-boy votar por ele. Pode fazer isto também pelo correio —preenche o papel, coloca-o num envelope, passa-lhe a língua na cola e o joga na caixa da esquina. Pela informalidade do recurso, imagino que seja possível votar também por telefone, email ou WhatsApp.
Se for por correspondência, pode-se votar antecipadamente. Se, semanas depois, o fulano se arrepender, pode mandar novo voto anulando o anterior. A contagem dos votos antecipados começa a ser feita assim que eles param de chegar e é divulgada antes mesmo da votação nas urnas. Aliás, a divulgação dos resultados parciais não espera a votação terminar. O que é ótimo, porque permite ao eleitor, até então indeciso quanto ao vencedor, votar em quem estiver à frente para não desperdiçar seu voto.
É também um país com eleitores fascinantes. Imigrantes votam num xenófobo; mulheres, num misógino; pretos, num racista; libertários, num autoritário; moralistas, num imoral; e sinceros legalistas, num camarada que já anunciou que, se eleito, não vai largar o poder. E, se tudo isso deixar o eleitor ligeiramente nauseado, há uma solução simples e legal: ficar em casa, fritando bacon, e não ir votar.
Só vejo uma saída contra esse sistema precário, antidemocrático e sujeito a fraudes: virar a mesa. No próximo dia 6 de janeiro, quando o Congresso certificar os votos dos delegados, Joe Biden deveria fazer um discurso e instigar seus seguidores a ir quebrar o Capitólio.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2024/11/nao-e-um-pais-serio.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
Ou seria. . .
Isto se ele “se-lembrar-se” do que é isso!
“In English”
(Camila Mattoso, Brasília Hoje, FSP, 06/11/24)
A vitória de Donald Trump nos Estados Unidos é vista pelo governo Lula (PT) não só como um tema de relações internacionais, mas um potencial problema de política interna (*) com reflexos para a eleição nacional de 2026.
Auxiliares de Lula avaliam que a eleição do republicano deve energizar o bolsonarismo no Brasil, dando impulso ao grupo adversário do petista. Também há receio pelo possível impacto no Judiciário, uma vez que o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e apontado como uma das pessoas que terá forte influência na próxima administração americana, protagonizou neste ano um embate público com o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um entusiasta de Trump e sempre se colocou como um admirador fiel do republicano. Ainda na madrugada desta quarta (6), apressou-se a parabenizá-lo.
Para o governo, uma das principais preocupações é que Bolsonaro consiga usar as conexões com Trump para convencê-lo a olhar a relação com o Brasil a partir de uma perspectiva ideológica e não pragmática.
Entenda mais sobre o tema em três links:
1) A reação da direita
“Direita brasileira comemora vitória de Trump e vê fortalecimento do bolsonarismo”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/direita-brasileira-comemora-vitoria-de-trump-e-ve-fortalecimento-do-bolsonarismo.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
2) A reação do PT
“Gleisi diz que Trump anima extrema direita para 2026 e que é preciso ‘se preparar para enfrentamento'”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/gleisi-diz-que-trump-anima-extrema-direita-para-2026-e-e-preciso-se-preparar-para-enfrentamento.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
3) Na Presidência da República
“Espero que Trump seja pragmático como Bush, diz Celso Amorim sobre relação Brasil-EUA”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/11/espero-que-trump-seja-pragmatico-como-bush-diz-celso-amorim-sobre-relacao-brasil-eua.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
(*) “Governo Lula teme bolsonarismo empoderado com Trump e possível influência de Musk”
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/governo-lula-teme-bolsonarismo-empoderado-com-trump-e-possivel-influencia-de-musk.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
(Texto recebido pelo correio eletrônico)
Só pra alertar. . .
Dizem as más línguas que o estoque de Rivotril no DF e Entorno “se-esgotou-se” antes das 12 horas!
Estaria a suprema toga do gigi meme “se-esvaindo-se”?
“. . .PGR diz que Gilmar fez relação inexistente entre os casos de Dirceu e Lula.”. . .
“Dirceu não pode ser descondenado com base em ‘confraria’, diz PGR”
(Davi Soares, Diário do Poder, 06/11/24)
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que o Supremo Tribunal Federal suspenda a liminar do ministro Gilmar Mendes que anulou, em 28 de outubro, as condenações do ex-ministro José Dirceu pela corrupção investigada pela Operação Lava Jato. Para o titular da Procuradoria-Geral da República (PGR), a decisão fez uma relação inexistente entre os casos do ex-ministro petista e do presidente Lula (PT). O atual chefe do Palácio do Planalto foi igualmente descondenado, em 2021, pela tese de falta de isenção do ex-juiz e atual senador Sérgio Moro (União-PR), acusado de integrar um conluio com procuradores da República contra o réu.
A PGR afirma que Gilmar Mendes, que tratou a relação de Moro com a Lava Jato como “confraria”, acolheu de forma equivocada o pedido da defesa de Dirceu para estender ao ex-ministro os efeitos da decisão que anulou penas de Lula por crimes em esquema de corrupção.
“Não houve, tampouco, com relação ao requerente, a lembrada sequência de atos processualmente desvirtuados, que foram praticados pelo magistrado contra o réu do feito apontado como paradigma”, disse Gonet, no recurso formalizado ontem (5).
Dirceu teve anulada sua condenação de 23 anos e 3 meses de prisão, determinada em 2016, quando Moro atuava na 13ª Vara Federal em Curitiba e julgava denunciados pela Lava Jato. A lista de crimes relacionados ao recebimento de propina de empreiteiros por contratos com a Petrobras é composta por: corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Reação à descondenação
O próprio Moro já havia reagido à decisão de Gilmar Mendes, afirmando que as condenações de Dirceu foram anuladas sob uma “fantasia de de conluio”, mesmo diante de provas documentais robustas de suborno que motivaram as penas do ex-ministro petista por corrupção.
E o ex-coordenador da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol, rebateu a referência do ministro à falta de isenção ter chegado ao patamar de ‘confraria’ entre julgador e acusadores. “A verdadeira confraria aqui não é a da Lava Jato, mas é do sistema em uma grande festa da impunidade dos corruptos”, disse Deltan.
O ex-procurador da República reforçou que José Dirceu foi condenado no escândalo do ‘mensalão’ e em três instâncias na Lava Jato, e teve conjunto probatório vultoso sobre recebimento de propinas milionárias de empreiteiras envolvidas no escândalo do ‘petrolão’.
“Como o sistema não consegue explicar as provas da corrupção, usa falsos pretextos e narrativas em decisões que blindam políticos e empresários amigos do sistema e assim tudo continua como sempre foi. A verdadeira confraria aqui não é a da Lava Jato, mas é do sistema em uma grande festa da impunidade dos corruptos”, conclui Deltan Dallagnol.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/dirceu-nao-pode-ser-descondenado-com-base-em-confraria-diz-pgr)
Só pra enfezar. . .
Sabem o que fazia o edú bananinha, vulgo zero 3, na sala de espera da mansão do Trump?
Esperando promoção para edu bananão!
O que um parlamentar brasileiro, por livre e expontânea vontade foi fazer no Tio Sam, em dia de trabalho?
Ah, bom! Por aqui os parlamentares só tem a obrigação de dizer amém às “otoridades” superiores!
É a maldição da realização da 1ªMissa em solo sagrado dos povos originários!
Matutando bem. . .
Existe sociedade mais machista do que a estadunidense?
Em 2016, Trump derrota Hillary.
Em 2024, Trump derrota Kamala.
Em 2028, Trump derrotará qualquer candidata feminina?
Ele não pode, pela constituição vigente, ser candidato a presidente em 2028. Esta eleição é considerada uma reeleição. E reeleitos não poderão mais, serem candidatos a presidência dos USA enquanto viverem
Ufffa. . .um alento para as candidatas femininas!
Cutucando o “persona non grata”?
“Netanyahu parabeniza Trump: “Maior retorno da história””
(O Antagonista, 06/11/24)
“Tudo por uma boquinha: o velho modus operandi na política, que perdura até os dias atuais!
“A loucura de Benedito”
Às vésperas da escolha do interventor de Minas Gerais, em 1934, Benedito Valadares se encontrou no Rio de Janeiro com José Maria Alkmin:
– “Se você for o escolhido, me convida para secretário?”
Alkmin respondeu, divertido:
– “Você está louco, Benedito?”
Dias depois, Getúlio Vargas anunciaria a escolha de Valadares, que logo recebeu um telegrama:
– “Parabéns. Retiro a expressão. Ass., Zé Maria”.
A raposa política seria nomeado secretário do Interior.
(Poder sem Pudor, Coluna CH, DP, 06/11/24)
Quem lucra com o carnaval?
“Só pensam em taxar”
Avança na Câmara a criação de fundo para “manutenção do carnaval”, taxando bebidas alcoólicas em mais 0,5% ou 1%. Recebeu parecer favorável do deputado Alfredinho (PT-SP) na Comissão de Cultura.
(Coluna CH, DP, 06/11/24)
E. . .quem pagará a conta?
Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!
Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande taxação. . .
https://www.youtube.com/watch?v=ZF6_C7dYv_I
Cadê o Zé Gotinha, lula?
“Fim da gotinha encarece vacina, que agora vai doer, e alegra fornecedores”
(Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 06/11/24)
Levanta suspeitas na Câmara a troca da gotinha contra poliomielite pela vacina injetável. “É muito mais fácil disseminar vacina que é uma gotinha do que por meio de injeção”, observa o deputado, médico e ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul Osmar Terra (MDB-RS). Ele lembra que a injeção é muito mais cara porque exige a compra de milhões de seringas, agulhas etc., o que gerou suspeitas de interesse econômico por trás da medida do Ministério da Saúde. Adotada há 35 anos, a gotinha sempre foi eficaz e sem registro da doença em pessoas imunizadas.
Faltam explicações
Osmar Terra disse esperar que o Ministério da Saúde, diferente de todas as outras vezes que mexeu com vacina, explique melhor essa mudança.
Deputada estranha
A deputada Roseana Sarney (MDB-MA) cobrou explicações da ministra Nísia Trindade (Saúde), nesta terça-feira (5), sobre a estranha mudança.
Rincões do Brasil
“Preocupações financeiras e logísticas precisam ser abordadas”, justifica a deputada ao destacar regiões com limitações ao acesso à saúde.
Zé Gotinha mudo
A coluna procurou o Ministério da Saúde para que justificasse a troca no tipo de imunizante, mas não houve resposta. O espaço segue aberto.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/fim-da-gotinha-encarece-vacina-que-agora-vai-doer-e-alegra-fornecedores)
Seria cômico se não fosse trágico:
“Lula: “Cadê o Zé Gotinha? Bolsonaro mandou embora porque pensou que era petista”
Assista ao vídeo em:
https://www.youtube.com/watch?v=-hh3EywuvtU
Pois é. . .
Os vermelhóides esquerdopatas da PeTezuela torciam para a “azulinha” do Tio Sam. Afundaram-na!
Agora, com o provável isolamento à ser imposto por Trump, lula, janja & a$$ociado$ se atirarão de corpo e alma nas garras dos “CUmunistas” chineses, russos & catrefa vermelha internacional.
Dias piores virão vermelhos!
Oremos!
Se nenhuma suprema toga amarelar. . .
“PGR recorre contra anulação de sentenças de Dirceu, e caso vai para Turma do STF”
(Cézar Feitoza, fsp, 05/11/24)
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recorreu nesta terça-feira (5) contra a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de anular as condenações do ex-ministro petista José Dirceu na Operação Lava Jato.
Pelo rito do Supremo, o recurso será analisado por Gilmar. Se ele negá-lo, o caso será levado à Segunda Turma do STF – colegiado composto por ele e pelos ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.
. . .
(+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/11/pgr-recorre-contra-anulacao-de-sentencas-de-dirceu-e-caso-vai-para-turma-do-stf.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
O descaso do governico de lula, janja & a$$ociados para com a “locomotiva” da economia brasileira!
“O governo Lula (PT) não incluiu na proposta de Orçamento de 2025 os recursos necessários para viabilizar a realização do Censo Agropecuário e da Contagem da População no ano que vem. O primeiro levantamento já está em preparação e vai coletar informações sobre todos os estabelecimentos agropecuários no país. O segundo, por sua vez, é uma pesquisa censitária que deveria atualizar os números da população captados no último Censo Demográfico (2022). O IBGE pediu ao governo R$ 649,6 milhões para a realização do Censo Agropecuário, mas só R$ 27 mil foram incluídos na proposta orçamentária.”
(Camila Mattoso, Brasília Hoje, FSP, 05/11/24)
“Orçamento de 2025 não tem dinheiro para Censo Agro nem Contagem da População”
(Idiana Tomazelli, FSP, 05/11/24)
(em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/11/orcamento-de-2025-nao-tem-dinheiro-para-censo-agro-nem-contagem-da-populacao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb
Portanto, “orai e vigiai”!
“O Ministério da Previdência não tem o que cortar. As despesas são obrigatórias, são despesas constitucionais. E jamais que um governo de cunho social iria tirar direito de quem tem direito. Essa discussão é sobre buscar eficácia, dar direito a quem tem direito, mas não deixar quem não tem direito erradamente conseguir isso”.
(ministrim carlos lupi, vulgo “porra louca dilma eu te amo”, segundo Poder360, hoje)
Será que ele foi autorizado por algum “picagrossa” da quadrilha para regurgitar isso?
Sim! O faveco didi extrapolou” E daí? Que irá peitá-lo? O acovardado congresso nacional, QG dos rabos presos?
. . .”Decisão de Flávio Dino que manda tirar de circulação quatro obras jurídicas por preconceito configura censura.”. . .,
“Picotando os clássicos”
(Hélio Schwartsman, FSP, 05/11/24)
Não escrevo hoje sobre a eleição americana porque qualquer coisa que eu dissesse ficaria irrecuperavelmente velha num ritmo ainda mais acelerado do que o do já efêmero jornalismo diário. Volto, portanto, minhas baterias contra Flávio Dino.
O ministro do STF determinou a retirada de circulação de quatro obras jurídicas com conteúdo discriminatório contra mulheres e homossexuais. Os quatro títulos são todos da mesma dupla de autores, os gêmeos Luciano e Fernando Dalvi, que, junto com a editora, também foram condenados a pagar indenização de R$ 150 mil por danos morais coletivos.
As passagens citadas no relatório são de fato constrangedoras na carga de preconceito que desfilam. Ainda assim, acho que Dino errou. Quando a liberdade de expressão se choca com direitos constitucionais mais abstratos, como a autoimagem de grupos, é a primeira que deve prevalecer. Há até um argumento aritmético. O único comando constitucional que aparece duas vezes no texto da Carta é justamente aquele que proíbe a censura, que figura no art. 5º, IX e no 220. Não há muita dúvida, portanto, sobre qual princípio o constituinte privilegiou.
Embora eu defenda versões bem robustas da liberdade de expressão, não veria escândalo maior se a Justiça tivesse se limitado a impor o pagamento de uma indenização. Mas Dino foi muito mais longe, pois determinou que as obras tenham sua circulação suspensa, sejam recolhidas e destruídas, inclusive exemplares de bibliotecas públicas. É aí que mora o perigo.
A história da humanidade é um catálogo de preconceitos, do qual não se excluem algumas das melhores criações literárias e filosóficas. Eurípides e Schopenhauer têm passagens francamente misóginas; Aristóteles defende a escravidão; Shakespeare e o doutor da Igreja João Crisóstomo não escondem seu antissemitismo. A Bíblia manda apedrejar homossexuais masculinos.
Não resisto a uma “reductio ad absurdum”. Se casos semelhantes envolvendo obras desses autores chegarem à mesa de Dino, ele mandará picotar Aristóteles e Shakespeare? E as Escrituras?
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2024/11/picotando-os-classicos.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
Não tema! O SuTriFe está aí “lhe-garantir-lhe” suas devidas prerrô!
. . .”A ligação de Fernando Neto com o ex-ministro do presidente Lula é de “assessor especial”, muitas vezes autoproclamado “amigo” e “filho de criação”, diante da relação de extrema confiança de Dirceu.”. . .
“PF investiga ex-faz-tudo de Dirceu por operar banco falso”
(Davi Soares, Diário do Poder, 05/11/24)
Um “banco” operado pelo dirigente do PT de Brasília, Fernando Nascimento Silva Neto, que já foi procurador do ex-ministro petista José Dirceu está sendo investigado em sigilo pela Polícia Federal por uso de documento falso do Tesouro Nacional indicando R$ 8,5 bilhões como lastro de seu capital social. O alvo é o Atualbank, que teria “laranjas” em sua constituição, ligação com condenado por estelionato em Mato Grosso e suposta atuação na capital federal, segundo o jornal Estadão.
O Tesouro Nacional informou à reportagem que é falsa a suposta letra de crédito bilionária que lhe foi atribuída pelo Atualbank. E indicou que o uso do documento falso apresentado à Junta Comercial de São Paulo deveria ser analisado pela PF, porque cita ter em “cofre da tesouraria” uma Letra de Crédito do Tesouro Nacional de “Série Z”, que teria sido emitida conforma lei de 1970; mas não há letras do Tesouro de série Z emitidas na década de 1970.
O uso do documento falso chegou a ser minimizado por Fernando Neto, em agosto, sob a alegação de que nunca utilizou o título que não teria funcionalidade alguma para o Atualbank. Sobre a investigação, Fernando Neto não respondeu à reportagem.
Além deste quadro de suspeitas, o Atualbank é investigado por suposto calote aplicado na capital paulista, a uma empresa que buscou seus serviços de linhas de financiamento internacionais. E nunca obteve autorização do Banco Central para operar como instituição financeira. A empresa informou à Receita Federal que tem como atividade “consultoria em tecnologia da informação”, “administração de cartões de crédito”, “correspondentes de instituições financeiras” e “consultoria em gestão empresarial”.
Antes de ser oficializado no comando da Atualbanki, a companhia tinha como “banqueiro”, no papel, o eletricista instalador de ar-condicionado, Cristiano dos Santos Cordeiro Velasco, que vive em Búzios (RJ) e já dependeu de auxílio emergencial pago pelo Governo Federal, durante a pandemia de covid-19. Ele disse à reportagem ter emprestado seu nome em troca de dinheiro.
O Estadão ainda revela que Walter Dias Magalhães Junior atuaria nos bastidores da operação do “banco” do ex-faz-tudo de Dirceu. Este suposto operador do Atualbank foi condenado por estelionato em primeiro grau pela Justiça de Mato Grosso, acusado na Operação Castelo de Areia de lucrar mais de R$ 50 milhões com golpes contra empresários. E teve sua alcunha de “Walter Tiburtino” retirada da seção “quem somos” do site da empresa, onde aparecia como “conselheiro administrativo”.
Ex-amigo e ex-filho de criação
A ligação de Fernando Neto com o ex-ministro do presidente Lula é de “assessor especial”, muitas vezes autoproclamado “amigo” e “filho de criação”, diante da relação de extrema confiança de Dirceu. Na véspera de se entregar para cumprir pena por crimes de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, o agora descondenado ex-ministro emitiu, em maio de 2018, procuração para representá-lo com poderes de requerer, alegar e assinar o que fosse necessário, “em quaisquer repartições públicas federais, estaduais e municipais, inclusive no Ministério da Justiça, na Câmara e no Senado”.
A procuração permaneceu vigente até setembro de 2023, sob a alegação de Dirceu de que ter tomado conhecimento de “indícios de que Neto estaria falando em seu nome”, segundo informação de sua assessoria para a reportagem. (Com Estadão).
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/pf-mira-banco-de-ex-faz-tudo-de-dirceu-por-lastro-falso-de-r-85-bi)
Só pra urubuenar. . .
Vai que é tua “gigi meme”!
Pois é. . .
“JBS ganha prêmio de melhor compliance do agronegócio do país”
A premiação reuniu mais de 200 profissionais do setor; encontro foi um espaço de debate sobre tendências e melhores práticas no Brasil e no mundo.
(+em: https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/jbs-ganha-premio-de-melhor-compliance-do-agronegocio-do-pais/)
Como alega o proprietário da Fazenda Boi Parido, que produz a excelente Cachaça com o mesmo nome, “quando o fazendeiro tem sorte, até o boi pari!”
“. . .nós temos no Brasil advogados, jornalistas e intelectuais capachos e interesseiros suficientemente para aplaudir qualquer absurdo que brote de alguma autoridade dotada de poder.”. . .
“A suprema inquisição de Flávio Dino”
(André Marsiglia, 45 anos, é advogado e professor. Especialista em liberdade de expressão e direito digital. Pesquisa casos de censura no Brasil. É doutorando em direito pela PUC-SP e conselheiro no Conar. Escreve para o Poder360 às terças-feiras, 05/11/24)
Por decisão monocrática, o ministro Flávio Dino mandou, na 6ª feira (1º.nov.2024), serem excluídos de livros (*) trechos que continham potenciais ofensas contra minorias LGBTQIA+. O que Dino não sabe é que livros não ofendem porque não existe debate ofensivo, ofensivo é não haver debate. Se os trechos contêm burrice intelectual, muito mais burra é a sociedade que os manda excluir.
E como antídoto a esse tipo de censura, tenho 2 argumentos: um filosófico e outro jurídico.
O argumento filosófico: acreditar que a inexistência de livros resultará na inexistência de ideias indigestas é um pensamento mágico e infantil. Acreditar que essas ideias colocam em risco os valores reais de uma nação é digno de uma sociedade fraca, frouxa e medrosa. Ou de uma nação sem valores reais. E temos vivido essa democracia covarde no Brasil, desde que o STF se tornou síndico do debate público, com os inquéritos das fake news.
Pelo medo de a democracia ser ameaçada, não permitimos seu questionamento; pelo medo de a liberdade de expressão ser abusada, não permitimos seu uso; pelo medo de batermos o carro, não o retiramos da garagem. E vivemos como se não tivéssemos o carro, a liberdade e a democracia. Não faz sentido acreditar em valores que não podem ser tirados do plástico, do embrulho, serem postos à prova.
O argumento jurídico: a liberdade de expressão no Brasil não é absoluta, mas é um direito fundamental e, por isso, não pode ser excluído. É uma questão de lógica: se puder ser excluído, não será fundamental. A livre expressão precisa, portanto, ser conciliada com demais direitos.
A decisão de Dino seria mais correta, por exemplo, se arbitrasse indenização a quem eventualmente foi ofendido pela obra, mas não mandasse retirar seus trechos, inibindo ou inviabilizando sua circulação.
Além disso, Dino já havia se manifestado em ocasião anterior, dizendo entender que chamar a alguém de nazista ou fascista faz parte do debate público. Por qual razão, então, para ele, determinados grupos poderiam ser ofendidos e outros não?
Um grupo minoritário não se ofende mais ou menos que outros, não há mais ou menos justiça em ofender esta ou aquela pessoa, desta ou daquela forma. Crer nisso inviabiliza uma análise objetiva dos fatos, deixando pesar na balança da justiça a subjetividade do juiz, e não a lei.
Por qualquer ângulo, o que Dino fez foi um desastre para a liberdade de expressão. E só não está reverberando como um verdadeiro escândalo porque nós temos no Brasil advogados, jornalistas e intelectuais capachos e interesseiros suficientemente para aplaudir qualquer absurdo que brote de alguma autoridade dotada de poder.
(*) https://www.poder360.com.br/poder-justica/stf-determina-remocao-de-conteudo-homofobico-em-obras-juridicas/
(Fonte: https://www.poder360.com.br/opiniao/a-suprema-inquisicao-de-flavio-dino/)
Aclive ou declive? Côncavo ou convexo?
“A paz das greves”
No começo dos anos 1980, um repórter encontrou Magalhães Pinto, velha raposa, e foi logo puxando conversa:
– “Tudo bem em Minas, deputado?”
Ele respondeu:
– “Minas está calma, em paz.”
O repórter questionou:
– “E as greves de motoristas, comerciários, funcionários, todo mundo?…”
A velha raposa concordou:
– “Pois é, meu filho, por isso mesmo. Minas está calma. Está tudo parado, tudo fechado. Tudo em paz.”
(Coluna CH, DP, 05/11/24_
. . .depende do ponto de vista!
Não sei porque, mas tive a estranha sensação de que. . .
“O equilíbrio entre os Poderes não é estático”
(Ministro Flávio Dino (STF) relativizando o que determina a Constituição)
(Coluna CH, DP, 05/11/24)
. . .o “faveco didi” pronunciou “e$tático”!
Lupi, o “porra louca dilma eu te amo”, desPeTalou a rosa do socialismo!
“Titanic”
Não só Arthur Lira pulou fora da naufragada candidatura de Elmar Nascimento à presidência da Câmara. O PDT já tinha feito juras de amor, mas também deve se bandear para Hugo Motta (Rep-PB).
(Coluna CH, DP, 05/11/24)
Faz sentido. . .
“Cópia mal feita”
Para o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), a PEC da Segurança de Lula é “corta e cola” da lei venezuelana. “É mais marketing para dizer que estão fazendo alguma coisa do que para resolver algum problema”.
(Coluna CH, DP, 05/11/24)
. . .já que, na PráTica, substituíram “Brasil” por “PeTezuela”. . .
Muito ajuda quem não atrapalha!
“Ladeira abaixo”
A decadência pode ser ridícula: a esquerda brasileira, inclusive na mídia, tem novo ídolo: Kamala Harris. Não deixa de ser um avanço, após décadas de culto a tiranos como Josef Stálin ou Fidel Castro. Que fase…
(Coluna CH, DP, 05/11/24)
Só pra esquerdear. . .
Se considerarmos o PeTeleco que a esquerda PeTezuelana tomou nas eleições municipais, periga, Kamala ser a próxima vítima!
Capitão zero zero travestido de General Dureza!
. . .”As promessas de Bolsonaro, dizendo que a direita está em suas mãos.,”. . .
“A frágil jactância da força”
(Dora Kramer, FSP, 04/11/24)
Regrinha básica da vida e suas circunstâncias: quem é forte e está seguro disso não alardeia a posse da força. Faz-se potente na prática e assim demonstra a vitalidade do poder exercido. Vale para tudo e melhor ainda quando na companhia de maior ou menor grau de moderação.
Na política acabamos de ver dois exemplos opostos: o de um deputado que reza por essa cartilha e o de um ex-presidente que ignora a serventia da lição.
Em fim de mandato na presidência da Câmara, Arthur Lira (PP) ao microfone faz piada com a queda na temperatura do próprio café enquanto no bastidor constrói aliança ampla de apoios para eleger o sucessor. Gostemos ou não dos métodos, trata-se do exercício real de autoridade.
O relato de versões é outra coisa. É o que faz Jair Bolsonaro (PL) quando desembarca no Congresso para tentar reduzir o dano de derrotas na eleição municipal e ali se proclama o rei das cocadas de todas as cores, prometendo fazer e acontecer porque a direita estaria em suas mãos, dependente só dele.
Dentre os fazeres, anuncia dia depois em entrevista à Veja a intenção de registrar candidatura à Presidência em 2026 e nesta condição permanecer até “o último momento”. De cara busca interditar o caminho de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que precisaria deixar o governo de São Paulo seis meses antes.
A narrativa por ora se contrapõe à realidade. Inelegível, o ex-presidente está na dependência de uma anistia pouco provável e ainda pode sofrer condenações no Supremo Tribunal Federal.
Além disso, há as manifestações de direitistas os quais se vangloria de controlar. No curso da eleição foi chamado de “porcaria de líder” pelo estridente pastor Malafaia; terminado o pleito, Ronaldo Caiado (União Brasil) criticou os maus modos e a “conversa cansativa” dele.
Até Valdemar Costa Neto (PL) disse que o “pessoal” de Bolsonaro precisa melhorar o jeito de falar com o eleitorado. Por fim, Pablo Marçal (PRTB) pediu que fosse “cuidar da vida” e o deixasse em paz.
São fatos modestos, mas suficientes para desmentir a jactância de poder absoluto.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/dora-kramer/2024/11/a-fragil-jactancia-da-forca.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)
Só pra enfezar. . .
Periga Oto, o mascote do Sargento Tainha, fazer xixi em seu coturno meia sola!
“Embates”
(Camila Mattoso, Brasília Hoje, FSP, 04/11/24)
Se, de um lado, a bancada da bala espera contar com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, para aprovar a proposta elaborada pelo grupo sobre segurança pública para rivalizar com texto do governo, de outro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), saiu em defesa do projeto do presidente Lula (PT). (*)
“A primeira impressão da PEC foi muito positiva, pois constitui um instrumento de enfrentamento mais coordenado à criminalidade”, disse Pacheco à Folha. Ainda não há prazo para o envio da proposta ao Legislativo.
Além da oposição, governadores também criticam a medida. A proposta foi apresentada na semana passada pela gestão petista aos chefes dos Executivos estaduais e foi alvo de discordâncias.
Ronaldo Caiado (União) chamou a proposta de inadmissível. Lula e ele chegaram a trocar farpas. Cláudio Castro (PL) se uniu à posição do governador de Goiás. Tarcísio de Freitas (Republicanos), por sua vez, sugeriu que a iniciativa não se limite à PEC e que se faça um pacote de propostas para o tema.
Entenda mais sobre o tema em três links:
1) Os detalhes do texto
“Entenda a PEC da segurança do governo Lula e as críticas e sugestões de governadores”
(https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/11/entenda-a-pec-da-seguranca-do-governo-lula-e-as-criticas-e-sugestoes-de-governadores.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
2) Os governadores de oposição
“Lula pede pacto de segurança, Caiado critica projeto e Tarcísio quer pacote conjunto”
(https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/10/lula-diz-que-faccoes-se-infiltram-ate-em-eleicoes-e-defende-pacto-federativo-de-seguranca.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
3) O projeto da bancada da bala
“Bancada da bala articula projeto para rivalizar com PEC do governo Lula e diz ter apoio de Lira”
(*https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/11/bancada-da-bala-articula-projeto-para-rivalizar-com-pec-do-governo-lula-e-diz-ter-apoio-de-lira.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
(*) “Pacheco elogia PEC da Segurança, e gestão Lula mira governadores para diminuir resistência”
(https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/11/pacheco-elogia-pec-da-seguranca-e-gestao-lula-mira-governadores-para-diminuir-resistencia.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)
(Texto recebido pelo correio eletrônico)
Gatos, ratos & parasitas agora dividem o nicho com. . .gambá!
“Brigadistas resgatam saruê do teto do plenário da Câmara”
(Poder360, 04/11/24)
Brigadistas do Corpo de Bombeiros da Câmara dos Deputados resgataram nesta 2ª feira (4.nov.2024) um saruê –também chamado de gambá-de-orelha-preta– que invadiu o teto do plenário. O animal permaneceu cerca de 20 minutos preso no local. Ao Poder360, o brigadista Tiago Jorge da Silva contou que o animal foi levado em uma gaiola para ser solto na área verde das dependências do Congresso.
(Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-flash/brigadistas-resgatam-sarue-do-teto-do-plenario-da-camara/)
E o pior: também não esqueceu nada!
“Redação do Enem mostra que o PT não aprendeu nada”
(Ricardo Kertzman, O Antagonista, 04/11/24)
Segundona braba, viu? (*) Mas vamos a algumas situações extremamente relevantes, em curso no mundo, que merecem, muito mais do que simples atenção, detalhadas reflexão e análise, e – por que não? – bons textos a respeito (no caso, redações):
Guerra na Ucrânia: Em 24 de fevereiro de 2022, o carniceiro Vladimir Putin, tirano russo que manda assassinar e confiscar dinheiro de inimigos políticos; financia regimes sanguinários como o de Bashar al-Assad na Síria; anda de mãos dadas com autocratas como o chinês Xi Jinping; e apoia abertamente teocracias terroristas como a iraniana, invadiu a Ucrânia – após ter anexado indevidamente a Criméia em 2014 – e já feriu e matou, com sua “guerrinha” particular, mais de um milhão de pessoas (dos dois lados), causando uma destruição sem precedentes no país invadido.
Guerra no Oriente Médio: Em 7 de outubro de 2023, bárbaros palestinos, financiados pelo Irã, invadiram Israel e espancaram, sequestraram, violentaram, decapitaram e queimaram vivos milhares de cidadãos (bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos), provocando uma resposta definitiva de Israel contra os grupos terroristas Hamas, em Gaza, e Hezbollah, no Líbano, que vem causando uma tragédia humanitária inédita – mesmo para os padrões de uma região em que ditaduras e teocracias fundamentalistas atuam há décadas -, ainda sem data para terminar.
Eleições nos Estados Unidos: Nesta semana ocorrem as eleições presidenciais americanas, fato já costumeiramente dos mais importantes e impactantes do mundo. Com a presença do ex-presidente Donald Trump, então, por todo o seu envolvimento com os atos golpistas de 6 de janeiro de 2021, em Washington, DC, quando milhares de aloprados sob sua influência e apoio invadiram o Capitólio – revoltados com sua derrota nas urnas – causando ferimentos em centenas de agentes de segurança, além de três mortes de policiais, se torna ainda mais relevante e merecedor de atenção.
Não aprenderam nada
Temos, ainda, a fraude eleitoral na Venezuela; a tensão crescente entre China e Taiwan; os conflitos entre imigrantes e europeus na França e Inglaterra; o crescimento da xenofobia na Europa; a volta do antissemitismo por todo o mundo; as catástrofes naturais por causa das mudanças climáticas; a inteligência artificial cada vez mais presente (com seus benefícios e malefícios); o poder das big techs e as tentações autoritárias de países ocidentais; a necessidade de um “freio de arrumação” no Poder Judiciário brasileiro; as eleições municipais recentemente ocorridas etc.
Mas eis que, com tanto assunto factual e de enorme importância mundial, o Ministério da Educação petista, para não variar, escolhe como tema de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), uma pauta absolutamente irrelevante e sem qualquer resultado prático para o aluno: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Pior. Pela complexidade do assunto e absoluta subjetividade, irá aprofundar o fosso da desigualdade entre os alunos do ensino privado e público, já que os segundos são certamente menos capacitados pela má qualidade do ensino pregresso.
As urnas acabaram de ensinar, mas, outra vez, os petistas foram – e são! – incapazes de compreender. Pautas ideológicas e de costumes não “fazem mais a cabeça” dos brasileiros médios, sobretudo da garotada “antenada” com o mundo moderno e globalizado, preocupada com assuntos efêmeros e com as próprias demandas de consumo, literalmente “cagando e andando” para o proselitismo identitário, historicamente pregado pelas esquerdas do país. Ao insistir na doutrinação dos estudantes, o lulopetismo não apenas reforça a histeria da direita bolsonarista como presta (mais) um desserviço às gerações futuras do Brasil.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/redacao-do-enem-mostra-que-o-pt-nao-aprendeu-nada/)
(*) Uai, sô! Se não bastassem as 3 bicadas do Urubú no Galo. . .
Mais entreguista é impossivel! Promovendo indústria estrangeira em detrimento da indústria nacional!
. . .”Empresa brasileira perde investimentos por causa de negócio que arriscaria a segurança nacional.”. . .
“Lula quer helicópteros de R$5 bilhões dos EUA que Helibras fabricaria no Brasil”
(Davi Soares, Diário do Poder, 04/11/24)
O desprezo do presidente Lula (PT) pela empresa brasileira Helibras foi evidenciado pela notícia de que o governo petista fecha negócio com empresa americana para investir R$ 5,2 bilhões na compra de 12 helicópteros Black Hawk, enquanto as aeronaves poderiam ser fabricadas no Brasil. Mas nada explicou ainda o motivo de o negócio de risco para a segurança nacional avançar, mesmo tendo como eventual consequência a perda de investimentos de R$ 300 milhões da controladora da empresa, a Airbus Helicopters, na cidade mineira de Itajubá, onde poderiam ser fabricadas as aeronaves.
O tema estampou a capa última edição do Itajubá Notícias, que questiona a razão de o negócio repetir com a Helibras o mesmo desprezo com que está sendo tratada a brasileira Embraer, na iniciativa de Lula comprar um novo avião presidencial no mercado internacional a preços estratosféricos. Enquanto a fabricante brasileira bem poderia vender seus jatos executivos adquiridos por grandes empresários do Brasil e do mundo, também para viagens transoceânicas.
“[O Governo Federal, opta por desprezá-la, completamente, apesar de a Helibras haver provado ao mundo, desde
sua criação em 1978, ser capaz de produzir aeronaves de asas rotativas – helicópteros, para os íntimos – de altíssima qualidade, tanto para uso civil, como militar. Qual a razão para tamanho desprezo por uma empresa nacional, afinal de contas?”, questiona o editorial do jornal mineiro.
Imprensa de Itajubá questiona compra de helicópteros americanos por Lula.
Para outro órgão de imprensa, a revista Sociedade Militar, a compra dos helicópteros americanos poderia ser barrada por ilegalidade, porque a legislação brasileira impõe transferência de tecnologia para aquisição de aeronaves ou qualquer produto estrangeiro pela União. E tal negócio pode violar a segurança nacional, se ficar estabelecida a dependência de outro país para manutenção das aeronaves.
“A falta de contrapartidas tecnológicas, geralmente exigidas em compras de defesa, conforme a Lei 12.598/2012, coloca em pauta a independência nacional e a política de defesa, além das implicações estratégicas dessa aquisição”, diz um trecho da matéria da jornalista Eliza Bassani.
Também citando reportagem da Veja, o jornal mineiro ressoa a denúncia do jornalista mineiro especializado em Defesa, Roberto Caiafa, que avalia que o modelo de helicóptero que pode atender o Exército Brasileiro com maior retorno para a sociedade brasileira e sua economia, é o helicóptero médio biturbina H-145M na versão de cinco pás, que seria produzido sob licença em Itajubá, na Helibras.
“A versatilidade desse helicóptero, mais a existência de uma sólida capacidade logística da Helibras no Brasil, incluindo a montagem e manutenção dos motores do modelo pelo Grupo Safran, representa uma possibilidade de negócio que pode ser ainda maior, já que a Aviação de Segurança Pública nos Estados da Federação, Unidades Aeromédico e SAR no país estão equipadas, majoritariamente, com antigas versões do Esquilo/Fennecmonoturbina, e poderiam se reequipar com os novos H-145M fabricados em Minas Gerais”, concluiu Caiafa, ao denunciar o negócio suspeito e desvantajoso.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/lula-quer-helicopteros-de-r5-bilhoes-dos-eua-que-helibras-fabricaria-no-brasil)
Damn bearded frog
Na tradução livre: “MALDITO SAPO BARBUDO!”
É o Estado aparelhado pela OrCrim!
“Levantamento mostra que filiados do partido em cargos comissionados chegou a 9% desde 2023”
“A explosão de filiados do PT em cargos de confiança”
(Redação O Antagonista, 04/11/24)
O volume de filiados do PT em cargos de confiança chegou a 9% do total desde que o partido voltou à Presidência da República com a eleição de Lula, superando o registrado em administrações de antecessores pertencentes a outras legendas, como Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), registrou O Globo.
O levantamento foi realizado com base em dados de filiação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cruzados com informações sobre servidores públicos comissionados, ou seja, aqueles que assumem seus postos por meio de nomeação.
Durante o período em que o PT esteve fora do governo federal, petistas ocupavam apenas 0,9% dessas posições. Desde 2023, esse percentual aumentou dez vezes.
Qual é o ministério com mais filiados ao PT?
Segundo o jornal, os resultados apontam para uma correlação direta entre a filiação partidária dos ocupantes dos cargos e os ministros responsáveis pelos respectivos órgãos. No caso do PT, a pasta com maior número de filiados é o Ministério do Desenvolvimento Agrário, sob a liderança de Paulo Teixeira (foto), deputado federal licenciado pelo partido.
Na pasta e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado ao ministério, os índices de ocupação por petistas chegam a 34%.
No Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho de Luiz Marinho, também do PT, sete dos dez cargos comissionados são preenchidos por filiados ao partido.
Demais partidos da esquerda e os cargos comissionados
Na esfera da esquerda, os cargos ligados ao PSOL estão predominantemente concentrados nos ministérios dos Povos Indígenas, Direitos Humanos e Igualdade Racial, dirigidos por membros da legenda ou alinhados aos seus ideais programáticos. O PSOL ocupa 0,8% dos cargos totais no governo.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), por sua vez, tem uma presença destacada nos ministérios do Empreendedorismo e Desenvolvimento, Indústria e Comércio, liderados respectivamente por Márcio França e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Um em cada cinco cargos na pasta de França é ocupado por integrantes do PSB.
Os cargos comissionados nas gestões não-petistas
Em termos comparativos históricos, durante o governo Bolsonaro em janeiro de 2022, o PL estava à frente de apenas 1% dos cargos comissionados.
A pesquisa “Filiações partidárias e nomeações para cargos da burocracia federal (1999-2018)”, conduzida por Felix Lopez e Thiago Moreira da Silva, destaca que, no fim da gestão Fernando Henrique Cardoso, o PSDB possuía 4,4% desses cargos.
Nos governos Lula e Dilma Rousseff, houve um aumento significativo das indicações petistas para cerca de 15%.
(Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/a-explosao-de-filiados-do-pt-em-cargos-de-confianca/)
A barafunda das barafundas!
“. . .Em todo o mundo, líderes de países democráticos torcem para que Kamala derrote Trump, enquanto líderes de países onde a democracia se enfraquece ou não existe apostam suas fichas na eleição de Trump. Um deles é Javier Milei, na Argentina. Outro, Vladimir Putin, na Rússia. Outro, Viktor Orbán, na Hungria.”. . .
“O líder americano com mais pinta de ditador está à beira de se eleger”
(Ricardo Noblat, Blog do Noblat, Metrópoles, 04/11/24)
Que países, regime, governantes ou ex-governantes torcem para que Donald Trump vença amanhã as eleições nos Estados Unidos e volte a ocupar a Casa Branca? Em entrevista recente ao canal francês TF1+, Lula disse torcer por Kamala Harris, que substituiu o presidente Joe Biden como candidata do Partido Democrata:
– Kamala Harris, ganhando as eleições, é muito mais seguro de a gente fortalecer a democracia nos Estados Unidos.
Bolsonaro e sua gangue torcem pela vitória de Trump na esperança de que ele os ajude a derrotar Lula em 2026. Em voz baixa, já se referem a Xandão, apelido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, como Xandinho. E dão como certa a suspensão da inelegibilidade de Bolsonaro por pressão de Trump.
Finalmente ontem, em suas redes sociais, Bolsonaro declarou apoio a Trump, afirmando que a eleição ocorre “no país mais democrático do mundo” e que o americano é “o maior líder conservador da atualidade”. Repetiu os argumentos que Trump usa para convencer as pessoas a votarem nele:
– [Os Estados Unidos projetaram poder] sob a gestão de Trump. Não tivemos guerras. A paz se fez presente em todo o globo. Em nome de todos os brasileiros que amam Deus, o Estado de Israel, respeitam a família, a propriedade privada, o livre mercado e a liberdade de expressão, nossos votos de sucesso.
No Congresso americano, ainda de forma tímida, deputados aliados de Trump começaram a se movimentar para elevar a pressão sobre o Brasil em temas como liberdade de expressão e anistia para os golpistas do 8 de janeiro. Bolsonaro espera beneficiar-se da anistia que depende da aprovação do Congresso.
Ainda este mês, uma missão de deputados bolsonaristas deverá viajar a Washington caso Trump se eleja. Ali, planejam se reunir com Elon Musk, o homem mais rico do mundo e dono do X, que Trump convidou para fazer parte do seu governo. Musk é inimigo mortal do ministro Alexandre de Moraes, que tirou o X do ar.
Em todo o mundo, líderes de países democráticos torcem para que Kamala derrote Trump, enquanto líderes de países onde a democracia se enfraquece ou não existe apostam suas fichas na eleição de Trump. Um deles é Javier Milei, na Argentina. Outro, Vladimir Putin, na Rússia. Outro, Viktor Orbán, na Hungria.
A Ucrânia invadida pela Rússia é fortemente apoiada pelo governo Biden com dinheiro e armas. Com Trump eleito, deixará de ser assim. Por todos os meios ilegais disponíveis, o governo de Putin energiza a campanha de Trump. O governo de Israel estendeu a guerra no Oriente Médio no aguardo de que Trump se eleja.
A China veria com bons olhos o retorno de uma administração que fragilizaria o sistema internacional construído pelos Estados Unidos depois da 2ª Guerra Mundial. Com o aumento de tarifas sobre produtos chineses, Trump oferece vantagens indiretas a Pequim, segundo Oliver Stuenkel, professor e analista da FGV-SP.
Os Estados Unidos parecem prontos para reeleger Trump, condenado por 34 crimes graves de falsificação de registros comerciais para encobrir dinheiro; responsável por mentir para bancos sobre o valor de propriedades; e em outros processos, por mentir sobre uma mulher a quem agrediu sexualmente.
Trump pede um dia, um único dia para governar os Estados Unidos como ditador. Veremos se terá esse dia e quantos a mais.
(Fonte: https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/o-lider-americano-com-mais-pinta-de-ditador-esta-a-beira-de-se-eleger)
Aí, sim! (2)
“Contagem regressiva”
A partir desta segunda (4) faltam só 33 dias úteis até o início do recesso judiciário. No Congresso, o prazo para o recesso parlamentar seria o mesmo, mas deputados e senadores devem começar as férias antes.
(Coluna CH, DP, 04/11/24)
Matutanto bem. . .
Inoperante, o congresso nacional já está há muito tempo!
Aí, sim!
“PSB avalia lançar Alckmin contra Tarcísio em SP”
(Coluna CH, DP, 04/11/24)
A depender das costuras para 2026, Geraldo Alckmin pode ser lançado pelo PSB para disputar o governo de São Paulo, em 2026. Partidos de esquerda querem conter o “avanço conservador” e a liderança crescente do bem avaliado governador Tarcísio de Freitas (Rep). Para que Alckmin não fique “na chuva”, caso seja derrotado, os socialistas pretendem garantir cadeira na Esplanada para o atual vice-presidente em eventual quarto mandato de Lula, o que não deve ser problema para o petista.
Tomou taca
A última vez em que o partido tentou o executivo paulista foi em 2018, com Márcio França, que perdeu para João Dória (PSDB).
Dívida de 2022
O PSB tem crédito com Lula em São Paulo. Rifou Márcio França, hoje conhecido maldosamente como microministro, por Fernando Haddad.
Histórico
Ainda que Tarcísio dispute o Planalto, o PSB acredita que Alckmin, que já foi deputado e governador de São Paulo, puxa votos contra a direita.
(Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/inquerito-pode-apontar-mais-vitimas-de-assedio)
Só para lembrar. . .
Geraldo, o “alckmista” da dona Lu, “candidato derrotado do PSDB à Presidência em 2006, Geraldo Alckmin, terminou o segundo turno com menos votos do que obteve no primeiro. Alckmin terminou o primeiro turno com 39,9 milhões de votos. Fechou a campanha do segundo turno com 37,5 milhões, o que significa uma perda de 2,4 milhões de votos.
(+em: https://g1.globo.com/Noticias/Eleicoes/0,,AA1330734-6282,00-EM+FATO+RARO+ALCKMIN+RECEBE+MENOS+VOTOS+DO+QUE+NO+TURNO.html)
“A alface está cara, substitua por chicória” (frase regurgitada pelo troglodita luiz marinho, atual ministrim do MTE)
“Haddad cancela viagem à Europa, a pedido de Lula, para se dedicar a ‘temas domésticos'”
(Regina Silva e Fernanda Trisotto, portal Terra, 03/11/24)
A viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Europa, prevista para esta segunda-feira, 4, foi cancelada a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo comunicado do ministério divulgado neste domingo, 3. Segundo a nota, o ministro “estará em Brasília ao longo da próxima semana, dedicado aos temas domésticos”.
. . .
(https://www.terra.com.br/economia/haddad-cancela-viagem-a-europa-a-pedido-de-lula-para-se-dedicar-a-temas-domesticos,1bc82f94d41c7b2339e74889aca789168sp4dsc6.html#)
Só pra PenTelhar. . .
Em vez de “janjar” pela Europa, taxadd debruçar-se-á sobre a nova tese PeTralha:
“a influência da chicória na economia doméstica com o dólar nas alturas!”
“Ministros de Lula criticaram dólar acima de R$ 4 no governo Bolsonaro”
(Hamilton Ferrari, Poder360, 02/11/24)
Ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizaram o “X” durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para criticar o dólar comercial acima de R$ 4. A moeda norte-americana fechou a R$ 5,87 na 6ª feira (1º.nov.2024).
O real foi a 7ª moeda que mais se desvalorizou em relação ao dólar em 2024, melhor somente que as divisas de Sudão do Sul, Etiópia, Nigéria, Egito, Gana e Argentina. Bolsonaro resgatou uma publicação antiga da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que criticava o patamar do dólar no governo anterior.
Em 20 de junho de 2022, Tebet declarou: “O dólar passa de 5 reais hoje por quê? Porque nós temos uma instabilidade política e jurídica. É um governo que não garante segurança jurídica para os investidores”. Não foi a única vez que ela se manifestou sobre a moeda nos Estados Unidos durante o governo Bolsonaro.
Em 20 de setembro de 2022, declarou: “Toda vez que a gente vê o presidente falar besteira, vemos o dólar subir, a inflação”. O Poder360 já mostrou que as falas do presidente Lula têm correlação com a desvalorização do real. A incerteza fiscal é o principal pilar da volatilidade do dólar. A moeda está acima de R$ 5 há 219 dias.
, , ,
(+em: https://www.poder360.com.br/poder-economia/ministros-de-lula-criticaram-dolar-acima-de-r-4-no-governo-bolsonaro/)
Como “se-dizia-se” nas antigas. . .
A língua é o chicote do fiofó!
Matutando sobre a charge. . .
Lula não aparece na charge.
No entanto, sua recorrente ida ao SuTriFe, explicita que conseguiu o mesmo que o maduro.
Tacitamente, fechou o acovardado congresso nacional.