Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXCIII

Não é bem isso que retratam as pesquisas de opinião do povo. E não foi nenhum primeiro de abril e nem coisa do mercado. Mas, uma lapada daquelas nesta gente em outro Brasil na cabeça deles

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

56 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXCIII”

  1. Miguel José Teixeira

    Pode até ser estratégico. . .

    “Bolsonaro amarra a direita”
    (Rodolfo Borges, O Antagonista, 07/04/25)

    Durou dois dias o discurso em que Ronaldo Caiado (União) ousou desafiar a mobilização (1) em torno da reabilitação de Jair Bolsonaro para concorrer à presidência da República em 2026.

    Depois de se dizer “desencabrestado” (2), o governador de Goiás acho que era uma boa ideia comparecer à manifestação que Bolsonaro convocou em nome dos condenados pelo 8 de janeiro, mas que faz parte de sua tentativa de conseguir anistia para si mesmo (3).

    Leia mais: “Caiado encabrestado na avenida Paulista”
    – Estaria o governador de Goiás abrindo mão de sua pré-candidatura neste domingo, 6, em favor do sonho de ver Bolsonaro candidato?
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/caiado-encabrestado-na-paulista/#google_vignette)

    Ao lado deles estavam outros três governadores cotados para disputar a eleição presidencial pela direita em 2026, Tarcísio de Freitas (republicanos), de São Paulo, Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.

    Também foram Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, e Wilson Lima (União), governador do Amazonas. Claudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro, só não apareceu porque tinha assuntos mais urgentes, por causa das chuvas em seu estado.

    Pequeno ou grande?
    Já era esperado que a manifestação teria mais pessoas do que a do Rio de Janeiro, e também do que o ato contra a anistia convocado pela esquerda (4). Mas, mais uma vez, os organizadores desafiam as estimativas para dizer que havia muito mais manifestantes e projetar grandeza.

    Essa é uma questão determinante no momento: apesar de o bolsonarismo não ser pequeno, ele também não parece grande o bastante para impor a própria vontade. O vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a anistia é a medida perfeita sobre isso (5).

    Quatro dias depois de publicado, seu post no Instagram está chegando a 60 milhões de visualizações. É um número expressivo, mas está muito longe do impacto do vídeo sobre o monitoramento do Pix, que ultrapassou 120 milhões de views, mais que o dobro, em apenas 24 horas (6).

    Isso confirma que a anistia não é uma pauta nacional, como indicam, uma após a outra, as pesquisas de opinião sobre o assunto (7). A maior parte da população é contra anistiar os condenados pelo 8 de janeiro, talvez por perceber que o objetivo é mesmo anistiar Bolsonaro.

    Leia também: “Como Bolsonaro pretende “sair dessa”
    – Entenda a fala do ex-presidente na Av. Paulista.
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/como-bolsonaro-pretende-sair-dessa/)

    Eleição
    Ocorreu algo parecido com Lula na perspectiva da eleição de 2018. O petista não teve força o bastante para evitar a prisão, mas conseguiu evitar a perda de relevância política, alegando que estava sendo perseguido. Aliás, não era apenas ele o perseguido no discurso, mas os “pobres”.

    Sem conseguir evitar a prisão pela condenação na Operação Lava Jato, o petista não abriu mão de uma candidatura juridicamente inviável e levou toda a esquerda para dentro da cadeia, em Curitiba.

    Apoiado nas pesadas condenações impostas a quem participou do quebra-quebra em 8 de janeiro de 2023, Bolsonaro segue o mesmo roteiro, à espera de que um acaso do destino — ou uma “leitura política” (8) do Supremo Tribunal Federal (STF) — recompense seus esforços.

    Encarcerada com Lula, a esquerda perdeu a eleição de 2018. Que a direita siga amarrada a Bolsonaro é, hoje, a maior esperança de reeleição para o petista, que, dois anos depois de tomar posse, ainda não conseguiu justificar a própria eleição (9).

    Leia mais: “Sabujice de Tarcísio a Bolsonaro lembra a de Alckmin a Lula”
    – Que vergonha, governador Tarcísio. O senhor me parecia melhor que isso.
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/sabujice-de-tarcisio-a-bolsonaro-lembra-a-de-alckmin-a-lula/

    (1) “Caiado se lança ao Planalto: “Goiás era a Disneylândia dos bandidos”
    – Governador exibe seu prestígio no estado, pelo combate à criminalidade, como bandeira para se apresentar à missão de “endireitar o Brasil”.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/caiado-se-lanca-ao-planalto-goias-era-a-disneylandia-dos-bandidos/#google_vignette)

    (2) “Caiado desencabrestado”
    – Ainda que não venha a conseguir viabilizar sua candidatura presidencial, o governador de Goiás já desempenhou seu papel na eleição de 2026.
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/caiado-desencabrestado/)

    (3) “Sóstenes admite que ato na Paulista é por Bolsonaro”
    – Líder do PL na Câmara também prometeu reunir as 257 assinaturas necessárias para que o projeto de anistia avance.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/sostenes-admite-que-ato-na-paulista-e-por-bolsonaro/)

    (4) “Ainda mais fracos que Bolsonaro”
    – Boulos e Lindbergh deram uma forcinha para o ex-presidente, ao desafiá-lo nas ruas com uma manifestação que reuniu apenas um terço do “flopado” ato de Copacabana.
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/ainda-mais-fracos-que-bolsonaro/)

    (5) “Nikolas não emplacou viral sobre anistia”
    – Comparação do número de visualizações com as do vídeo sobre o Pix, que de fato viralizou, confirma que a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro não é tema nacional.
    (+em: https://crusoe.com.br/diario/nikolas-nao-emplacou-viral-sobre-anistia/)

    (6) “Vídeo de Nikolas sobre Pix é devastador para Lula”
    – Enquanto alega combater mentiras sobre o monitoramento do Pix, o governo é ferido pela verdade: Lula quer mais dinheiro para poder gastar mais, quando deveria buscar meios de gastar menos e não estourar as contas.
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/video-de-nikolas-sobre-pix-e-devastador-para-lula/#google_vignette)

    (7) “Maioria dos brasileiros é contra anistia a réus do 8/1, diz pesquisa”
    – Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o apoio à anistia é mais forte, mas ainda dividido, segundo levantamento da Quaest.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/maioria-dos-brasileiros-e-contra-anistia-a-reus-do-8-1-diz-pesquisa/)

    (8) “Gilmar confessa “leitura política” contra prisão em segunda instância”
    – “Em quantos outros casos o ministro julgou com base em ‘leitura política’ e não na lei, fatos e provas?”, questionou Deltan Dallagnol, que chefiou a força-tarefa da Lava Jato.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/gilmar-confessa-leitura-politica-contra-prisao-em-segunda-instancia/#google_vignette)

    (9) “Reeleição vai ficando mais distante para Lula”
    – Mais uma pesquisa indica perda de terreno do petista na perspectiva da eleição de 2026, e o presidente depende cada vez mais dos desentendimentos da direita.
    (+em: https://oantagonista.com.br/analise/reeleicao-vai-ficando-mais-distante-para-lula/)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/bolsonaro-amarra-a-direita/)

    . . .pois evitará que seu ungido, vire, antecipadamente, alvo da raivosa corja vermelha!

  2. Miguel José Teixeira

    Matutando bem. . .

    Arquimedes garantiu “dê-me um ponto de apoio e uma alavanca que moverei o mundo”!
    Trump, assemelhando-se: “dê-me a presidência do Tio Sam que sacudirei o mundo”.

  3. Miguel José Teixeira

    Covardão “se-travestindo-se” de vidente!

    “O golpe deles só não foi perfeito porque, no dia 30 de dezembro de 2022, eu saí do Brasil. Algo me avisou que alguma coisa ia acontecer. Se eu tivesse [sic] no Brasil, seria preso na noite de 8 de janeiro e estaria apodrecendo na cadeia até hoje ou, quem sabe, assassinado por esses mesmos que botaram esse vagabundo na presidência”.

    (Bolsonaro ontem na avenida Paulista, no ato pela sua anistia, tentando justificar o seu voo para a Flórida e abandonando os incautos que estão pagando o pato pelos acontecimento de 08/01, segundo o Felipe Moura Brasil em seu artigo hoje em O Antagonista)

    Ou seja: cagou e saiu correndo!

    1. Miguel José Teixeira

      Sacaram?
      “Algo me avisou que alguma coisa ia acontecer. ”

      Só faltou dizer:
      Por isso, sei muito bem para onde fugi, do que e por que!

      Ou não?

  4. Miguel José Teixeira

    JK sabia muito bem quem era JG. . .

    “Como driblar o vice”

    Prestes a viajar ao exterior, o presidente Juscelino Kubitschek foi advertido pelo ministro da Casa Civil, Antonio Balbino: atos pendentes seriam assinados pelo vice, João Goulart.
    O mais importantes era o preenchimento de uma ambicionada vaga de tabelião de notas no Rio de Janeiro.
    JK pediu uma lista telefônica de Curitiba, correu os dedos numa página qualquer e se fixou num nome repleto de consoantes.
    Acrescentou outras e ordenou:
    – “Faça o ato de nomeação desse sujeito aqui.”
    O ministro ironizou:
    – “Mas, presidente, ninguém vai encontrar essa pessoa para a posse…”
    JK sorriu, mineiramente:
    – “Exato. Quando eu voltar, revogarei o decreto e nomearei outro.”

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 07/04/25)

  5. Miguel José Teixeira

    Provavelmente, a “janja calamidade” & sua a$$e$$oria já se encontram em Honduras para os preparativos. . .

    “Convescote do atraso”
    Lula viajará de novo na quarta-feira (9), desta vez para Honduras, para um convescote da esquerda mais atrasada do planeta: Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, onde ditadores dão as caras.

    “Tutti buona gente”
    Foi o próprio Lula quem inventou a Celac, em 2010, com os ditadores Hugo Chávez e Evo Morales e Cristina Kirchner, também condenada por corrupção, a fim de criar uma “organização internacional das Américas”, espécie de OEA paralela, cujo objetivo era só excluir EUA e Canadá.

    (Coluna CH, DP, 07/04/25)

  6. Miguel José Teixeira

    Desde antes do seu lançamento o Matutildo . . .

    “Consignado vira cilada para endividar trabalhador”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 07/04/25)

    Lançado com barulho pelo presidente Lula (PT) como “fórmula mágica” para tirar os trabalhadores do sufoco, cada vez se parece mais como uma arapuca o empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada. O crédito, porém, será condicionado à garantia o FGTS da vítima. Apesar de operação tão segura, com risco de calote próximo de zero, os bancos fixaram juros de até 89% para esse consignado. Ficou claro que a arapuca faz a alegria dos bancos e não dos trabalhadores.

    Empréstimo carcará
    Os juros anuais do consignado para servidor somam 24,2%, beneficiário do INSS 23,2% e de 48,9% a 87% para trabalhadores do setor privado.

    Assim não dá
    Dados do Banco Central apontam que o juro médio do crédito pessoal em janeiro de 2025, 45,6%, um escândalo, foi menor que do consignado.

    Quebrado e sem FGTS
    Especialistas advertem: o trabalhador corre o duplo risco de ficar endividado e negativado, e ainda perder o saldo de FGTS.

    Governo banqueiro
    Como no caso do consignado, os governos Lula são conhecidos por garantir lucros siderais aos bancos. Está acontecendo de novo.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/consignado-vira-cilada-para-endividar-trabalhador)

    . . . vem alertando dessa nova perfídia tramada pelo partido que se auto intitulou “dos Trabalhadores” e que na realidade é o partido dos banqueiros.

    Já endividou os aposentados!
    Já endividou os seridores públicos!
    Agora é a vez de endividar os Celetistas!

    E não estranhem se depois criarem um sistema de compra de votos para tirar a corda do pescoço dos trabalhadores!

    Como dizem os Manézinhos da Ilha: “essa gente são fogo”!

  7. Miguel José Teixeira

    AGU tenta encobrir “janja calamidade” com uma toga diáfana!

    . . .”Após críticas a gastos com viagens e assessores de Janja, AGU estipula regras para função que, no sistema republicano, não deveria existir.”. . .

    “O antiquado cargo de primeira-dama”
    (Lygia Maria, Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, FSP, 06/04/25)

    Os cargos de primeira-dama e primeiro-cavalheiro são os representantes republicanos de reis e rainhas consortes. O que parece anacrônico. Afinal, num sistema baseado na soberania popular, o cônjuge do governante deveria ser tratado como um cidadão comum, já que não foi eleito.

    O nível de participação dos consortes de políticos varia em cada país, mas no geral é cargo simbólico, cerimonial, diplomático e com alguma atuação social.

    No Brasil, por exemplo, a antropóloga Ruth Cardoso presidiu o Comunidade Solidária, programa instituído em 1995 por seu marido, o presidente Fernando Henrique Cardoso, para combater o flagelo da pobreza extrema.

    Na gestão atual, a esposa de Luiz Inácio Lula da Silva, a socióloga Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, tem chamado atenção. Já no primeiro semestre do mandato, como apurou a Folha, ela participou de 86 compromissos, incluindo reuniões com ministros e parlamentares.

    Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a equipe de Janja conta com 12 pessoas, que receberam cerca de R$ 160 mil por mês e gastaram R$ 1,2 milhão em viagens entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024.

    Quando questionado sobre as críticas em relação aos custos das viagens da esposa —recentemente, Janja participou de eventos em Roma e Paris; foi a Tóquio uma semana antes da chegada do mandatário brasileiro —, Lula disse que “ela vai continuar fazendo o que gosta, porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa”. O problema, contudo, é bancar esses gostos com dinheiro do contribuinte.

    Na sexta-feira (4), a AGU definiu normas para o posto simbólico, como divulgação de agenda e transparência das despesas. O trabalho é voluntário e não será remunerado. Para o órgão, “o cônjuge do presidente apresenta natureza jurídica própria que decorre do vínculo civil mantido com o chefe de Estado”.

    Num governo republicano, porém, não faz sentido que tal vínculo mereça tratamento especial. Ou seja, foram estabelecidos critérios para os gastos de um cargo que nem sequer deveria existir.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/lygia-maria/2025/04/o-antiquado-cargo-de-primeira-dama.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

  8. Miguel José Teixeira

    Se eles se merecem, então, nós também os merecemos?

    Os bolsonaristas depredaram a praça dos 3 parasitários no famigerado 8/01.
    Já o governistas, barbarizaram as fachadas dos prédios que integram a Esplanada dos Ministérios, com enormes outdoors com motes de cunho duvidoso.
    É mais um milagre do “são sidônio das causas perdidas”!
    E a imprensa? Surda, muda e cega!

  9. Miguel José Teixeira

    Quem sabe, um plano de fuga!

    “Tenho esperança também que de fora venha alguma coisa para cá. Hoje faltou um filho meu aqui. O 03, que fala inglês, fala espanhol, fala árabe, tem contato com pessoas importantes do mundo todo. Está lá nos EUA”.

    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/tenho-esperanca-que-venha-algo-de-fora-diz-bolsonaro/)

    Só pra bolsonarizar. . .
    O zero cagão que “fala inglês, fala espanhol, fala árabe”, tambem fala muitas abóbrinhas!

  10. Miguel José Teixeira

    “Nuncaantesnahistóriadessepaís”. . .

    . . .”Também pela primeira vez no atual governo, a maioria dos brasileiros acredita que a economia seguirá piorando.”. . .

    “Datafolha: pela 1ª vez no governo Lula, maioria vê piora na economia”
    (Redação O Antagonista, 06/04/25)

    Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, 6, mostra um crescimento da percepção de que a economia brasileira piorou. De acordo com o levantamento, esse índice chegou a 55% da população. É a primeira vez, no terceiro mandato de Lula (PT), que essa percepção representa a maioria dos entrevistados.

    O avanço do pessimismo está ligado, principalmente, à migração de pessoas que antes viam estabilidade no cenário. A parcela que não via mudança caiu de 31% para 23%. Já os que percebem melhora na economia oscilaram de 22% para 21%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

    A insatisfação é maior entre jovens de 16 a 24 anos (61%), pessoas com ensino médio (60%) e quem ganha mais de dez salários mínimos (60%).

    Também pela primeira vez no atual governo, a maioria acredita que a economia seguirá piorando: são 36%, contra 28% em dezembro. Os que esperam melhora caíram de 33% para 29%, e os que não preveem mudanças passaram de 37% para 32%.

    Situação pessoal e inflação
    Quando o foco é a situação econômica pessoal, o pessimismo é mais brando. A maioria ainda afirma não ter sentido mudanças (39%). Em seguida vêm os que notaram piora (34%, ante 27% em dezembro). Os que viram melhora caíram de 29% para 27%.

    Entre os mais afetados estão desempregados (47%), empresários (43%) e estudantes (37%). Funcionários públicos (26%) e aposentados (27%) são os que menos percebem piora. Pela primeira vez, menos da metade dos entrevistados (48%) acredita que sua situação pessoal vai melhorar nos próximos meses.

    A expectativa em relação à inflação também recuou (1). A fatia que prevê alta nos preços caiu de 67% para 62%. Ainda assim, o temor segue dominante. Apenas 14% esperam queda da inflação, e 21% acreditam em estabilidade.

    A pesquisa foi feita entre 1º e 3 de abril, com 3.054 entrevistas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Leia também: Desaprovação a Lula segue maior que aprovação, aponta Datafolha
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/desaprovacao-a-lula-segue-maior-que-aprovacao-aponta-datafolha/)

    O maior patamar para fevereiro
    O IPCA, índice considerado a inflação oficial do país (2), acelerou 1,31% em fevereiro, o maior patamar para o mês desde 2003, há 22 anos.

    Com o resultado, o IPCA ficou 1,15 ponto percentual acima da taxa de janeiro, quando foi de 0,16%.O IPCA-15, índice que mede a prévia da inflação (3), desacelerou de 1,23% em fevereiro para 0,64% em março.

    Leia mais: Presidente do PT tenta mascarar inflação com “dia da picanha”
    (+em: https://crusoe.com.br/diario/presidente-do-pt-tenta-mascarar-inflacao-com-dia-da-picanha/)

    (1) “A percepção dos brasileiros sobre a inflação”
    – A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 2, mostrou uma piora acentuada na percepção dos brasileiros sobre a economia.
    (+em: https://oantagonista.com.br/economia/a-percepcao-dos-brasileiros-sobre-a-inflacao/#google_vignette)

    (2) “Inflação sobe ao maior patamar para fevereiro em 22 anos
    – Puxado pelos grupos de educação, habitação, transportes e alimentação e bebidas, o IPCA acelerou 1,31%.
    (+em: https://oantagonista.com.br/economia/inflacao-sobe-ao-maior-patamar-para-fevereiro-em-22-anos/#goog_rewarded)

    (3) “Prévia da inflação: alimentos sobem, apesar dos incentivos à importação”
    – Em março, o IPCA-15 ficou em 0,64%, conforme dados divulgados pelo IBGE.
    (+em: https://oantagonista.com.br/economia/previa-da-inflacao-alimentos-sobem-apesar-dos-incentivos-a-importacao/#:~:text=O%20indicador%20ficou%20abaixoum%20pouco,foi%20de%200%2C36%25.)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/datafolha-pela-1a-vez-no-governo-lula-maioria-ve-piora-na-economia/)

  11. Miguel José Teixeira

    . . .e continuam caindo no conto do capitão zero zero!

    “A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo pastor Silas Malafaia neste domingo, 6, na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 44,8 mil pessoas, segundo estimativa feita com base em imagens aéreas pelo grupo de pesquisa “Monitor do Debate Político”, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em parceria com a ONG More in Common. A contagem foi feita no horário de pico do ato, às 15h44, com o uso de inteligência artificial para analisar fotos de drones.”
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/ato-de-bolsonaro-na-paulista-reune-448-mil-pessoas-aponta-levantamento-da-usp/)

    Haja alfafa com leite condensado!

    1. Miguel José Teixeira

      Para o Poder360. . .

      . . . cerca de 59.900 pessoas participaram do evento, que, além de Bolsonaro, participaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deputados, senadores e 7 governadores de Estado:
      Amazonas – Wilson Lima (União Brasil);
      Goiás – Ronaldo Caiado (União Brasil);
      Mato Grosso – Mauro Mendes (União Brasil);
      Minas Gerais – Romeu Zema (Novo);
      Paraná – Ratinho Júnior (PSD);
      São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos); Santa Catarina – Jorginho Mello (PL).
      . . .
      (+em: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/bolsonaro-reune-59-900-e-7-governadores-em-ato-pro-anistia-em-sp/)

      Já para a corja vermelha, ao invés de preocuparem-se com a situação, simplesmente alegam que foi um fracasso!
      (+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/governistas-dizem-que-ato-de-bolsonaro-foi-um-fracasso/)

      No texto, cujo link está acima, o “lindinho da dilmaracutaia” faz uma grave acusação e que as “otoridades” tem a obrigação de averiguar sua procedência:

      “Líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (RJ) disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), financiou o ato, publicamente pago e organizado pelo pastor Silas Malafaia.”

      1. Miguel José Teixeira

        Já para zero cagão que fugiu do xandão. . .

        “O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estimou “cerca de 1 milhão” de pessoas no ato pró-anistia deste domingo (6.abr.2025), na av. Paulista. Ele disse que se “jornalistas independentes dos EUA” estimaram 700 mil pessoas, “não seria exagero dizer cerca de 1 milhão de brasileiros”.

        (+em: https://www.poder360.com.br/poder-gente/eduardo-bolsonaro-estima-cerca-de-1-milhao-em-ato-pro-anistia/)

  12. Miguel José Teixeira

    Huuummm. . . pela anistia (de quem mesmo?) na avenida Paulsita. . .

    “A manifestação é organizada e financiada pelo pastor evangélico e aliado de longa data de Bolsonaro, Silas Malafaia.”
    (Poder360, 06/04/2)

    Atentem:
    “Financiada pelo Malafaia”.
    Alguém aí sabe qual a origem da renda de um pastor evangélico?

  13. Miguel José Teixeira

    Ooops. . .se, rerreplicar um texto do Genial Ruy Castro é bom, um novo texto é melhor ainda!

    . . .”Todos os dias, lêem-se impropriedades e clichês; como evitá-los e dar a impressão de que se escreve bem?”. . .

    “Pouco mais de muito”
    (Ruy Casro, FSP, 06/04/25)

    Outro dia, numa notícia sobre certo político infame —não vou dizer o nome, só as iniciais: Eduardo Bolsonaro—, um jornal informou que seu salário era de “pouco mais de R$ 46, 3 mil”. Embatuquei. Quanto será “pouco mais de R$ 46, 3 mil”? R$ 46.310? R$ 46.320? Pouco antes, eu lera vibrantes relatos de que Oscar, ex-craque do basquete, fizera “pouco mais de 49 mil pontos” e que sairia um novo dicionário “Aurélio” com “pouco mais de 200 mil palavras”. Se a ideia era enfatizar a grandeza dos números, não seria melhor dizer que Oscar chegara a “quase 50 mil pontos” e que o Aurélio teria “mais de 200 mil palavras”? O “pouco mais” não diminuía essa grandeza? Por que usá-lo? Porque, às vezes, escrevemos no piloto automático.

    Eu sei, é difícil evitar certo automatismo ao escrever, ainda mais no caso de profissionais que escrevem demais. Raro o dia em que não leio que fulano “bateu o martelo” a respeito de alguma coisa —ou seja, tomou uma decisão, optou por uma escolha. Mas, pela incidência com que hoje se “bate o martelo”, vivemos sob uma cacofonia de marteladas. Por que isso? Porque “bater o martelo” já nos vem pronto aos dedos, sem passar antes pela cabeça. Se não ficarmos atentos, vai se intrometer sem cerimônia no texto.

    Os exemplos são muitos e só reforçam minha convicção de que ninguém escreve particularmente bem. Alguns, sim, reescrevem particularmente bem —escrito o texto, concentram-se e o enxugam de clichês, palavras repetidas, excesso de advérbios, frases pouco claras e outros paralelepípedos. Com tudo expurgado, dão a impressão de que “escrevem bem”.

    E como reescrever bem? Uma das maneiras é confiar no próprio ouvido. Ao ler o que acabamos de escrever, podemos escutar o texto que ressoa dentro de nossa cabeça. O ouvido interno costuma ser o melhor revisor —dispõe de uma câmara de eco que nos faz desconfiar de que algo está errado. Daí é meter a caneta ou o mouse.

    E se mesmo assim o texto não lhe soar bem, fique certo: não foi o seu ouvido que entortou.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/04/pouco-mais-de-muito.shtml)

  14. Miguel José Teixeira

    Na pleura!

    “É um sofisticado sommelier de sentenças. Prova cada uma, com o seu apurado palato judicial e decide de acordo com o seguinte critério: se o político condenado é seu adversário, a sentença é justa; se o político condenado é seu aliado, a sentença é um escândalo.”

    (Ricardo Araújo Pereira em seu artigo “Sommelier de sentenças, Bolsonaro não chegará ao seu fim se for encarcerado”, FSP, 05/04/255)

  15. Miguel José Teixeira

    “SiTuDisch”!. . .

    . . .”A maior atriz brasileira fala do teatro, do ofício de representar e da dádiva (ou maldição) de ser atriz.”. . .

    “Falas de Fernanda”
    (Ruy Castro, FSP, 05/04/25)

    Imagine-se tendo a oportunidade de se sentar com Fernanda Montenegro e conversar com ela sobre o teatro, o ofício de representar e a dádiva (ou maldição) de ser atriz. Você ouviria frases assim:

    “Não se cumpre essa profissão sem devoção, sem obstinação, sem coragem. Eu sou uma obstinada.” “No palco, tudo acontece. Do mais torpe ao mais sublime.” “Já recusei muitos projetos. Mas um papel ou personagem por motivos éticos, de caráter, nunca. Já fiz de tudo: prostituta, vilã, assassina. Mas, quando aceito, tenho que fazer bem feito.” “Não é seu corpo que vai dominar a palavra. É a palavra que vai dominar o seu corpo.”

    [Por que ser atriz]: “[Porque] Você não se conforma em ser só você.” “É uma profissão de absoluta solidão, em que o outro é fundamental. Buscar o outro, confundir-se com o outro, somar com o outro um só corpo.” “O outro [a plateia], na medida em que aceita o jogo artístico, também é um artista. Estão todos sentados, esperando serem chamados.” “Tenho sempre uma respiração com a plateia.” “Às vezes, nem a plateia tem talento, dizia Louis Jouvet.” “Custo muito a decorar. Porque cada frase pode ser uma emoção.” “Eu idolatro o mistério inarredável de cada segundo que eu vivo.”

    “Há sempre um espaço além da racionalidade.” “Há feitiçaria em todos nós.” “Por que não podemos apenas ser mestiços, mestiços de corpo e alma?” “Arlette [seu nome real] é um encosto. Fernanda pulou para fora de Arlette.” “Na vida, o que não é possível?” “Não sou marionete de nenhum autor.” “Embora no teatro se repita, dia após dia, o mesmo gesto, a mesma intenção, repentinamente uma faísca inesperada de percepção revela outra zona a seguir —que depende de sua inquietação.” “Ah! A atriz é tão poderosa! Quando eu falo, eu tomo o poder.”

    Fernanda disse tudo isso e muito mais para seu confrade de Academia Brasileira de Letras, Joaquim Falcão, no magnífico livro de Joaquim sobre ela, “Pausa & Linha — O Poder em Fernanda Montenegro”, recém-lançado pelas Edições Pinakotheke. Ela é assim.

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/04/falas-de-fernanda.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

  16. Miguel José Teixeira

    Pode isso, Arnaldo?

    “Sinal cai e Galvão Bueno perde gol de Corinthians X Vasco em estreia na Amazon”
    (Na mídia)

    Então. . .pra os que lá assistiam ao jogo, o resultado foi apenas 2 a zero. . .

    Meu saudoso irmão José Alíssio sempre dizia:
    “quando o urubu está azarado, o de baixo caga no de cima”
    No caso do intragável urubueno, é seu famigerado pé frio!

    Vixe, tchê!
    No Ceará, o Imortal foi abatido pelo “Vozão” .
    Mas, bah!
    Alguém tem que respeitar o “Estatuto do Idoso”. . .

  17. Miguel José Teixeira

    E. . .o que mesmo que está dando certo no governico de lula caído, janja calamidade & a$$ociado$?

    “Esvaziamento do Prouni revela que modelo do programa está esgotado”
    (Editoril de O GlobO, 06/04/25)

    Depois de duas décadas, há sinais evidentes de que são necessárias mudanças no Programa Universidade para Todos (Prouni) — porta de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. No ano passado, das 651.546 vagas abertas, apenas 170.911 (26%) foram preenchidas, como mostrou série de reportagens do GLOBO. Em 2006, a situação era bem diferente: somente 21,4% ficaram ociosas, segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).

    Uma das explicações para o desencontro é a oferta exagerada de vagas em cursos de baixo interesse para os estudantes. Outro problema é a divulgação deficiente junto ao público-alvo. “Seria importante o Estado fazer uma busca ativa desses jovens mais vulneráveis, que estão no CadÚnico e cursam a reta final do ensino médio”, diz Paulo Meyer Nascimento, pesquisador de ensino superior do Ipea. Mudanças na distribuição de vagas remanescentes também têm contribuído para a baixa procura.

    O ministro da Educação, Camilo Santana, alega que muitos jovens desistem de ingressar no ensino superior, sobretudo por precisar trabalhar assim que completam a educação básica, ou mesmo antes. Para ele, o programa Pé-de-Meia, que incentiva a permanência de estudantes de baixa renda em sala de aula e a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao fim do terceiro ano, pode reverter o quadro. É verdade que a realidade do país impõe escolhas aos jovens, mas essa situação não surgiu agora e, no início do Prouni, não impedia que as vagas fossem preenchidas. Não é certo também que o Pé-de-Meia, divulgado maciçamente pela propaganda governamental, vá consertar os problemas.

    Outro dado que chama a atenção é a multiplicação de bolsas no ensino à distância (EaD). Em 2009, elas representavam 8%, com 26 mil matriculados. Em 2023, eram 31%, com mais de 124 mil. Esse modelo se mostra atraente para alunos que tentam conciliar estudo e trabalho, mas o próprio MEC se diz preocupado com a qualidade do ensino. No ano passado, proibiu a abertura de novos cursos na modalidade até a regulação do setor.

    Iniciado em 2005, o Prouni troca isenção fiscal de instituições privadas por bolsas de estudos para alunos de baixa renda. Entre 2005 e 2024, beneficiou 3,4 milhões de estudantes, a maioria (2,5 milhões) com bolsas integrais, os demais com 50%. O que é um bom negócio para as faculdades, porém, pode não ser para os alunos. O Brasil de 2025 não é o mesmo do de 2005. As aspirações dos jovens mudaram, a tecnologia deu um salto, a sociedade se transformou. Um programa desenhado para aquela época precisa ser adaptado aos tempos atuais, diante das novas demandas e da dinâmica do mercado. Há que preservar o aspecto positivo, como a baixa evasão dos participantes, e corrigir o que não tem dado certo. Se há mais vagas que interessados, algo não está funcionando.

    (Fonte: https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2025/04/esvaziamento-do-prouni-revela-que-modelo-do-programa-esta-esgotado.ghtml)

    O mentiroso. . .
    “O ministro da Educação, Camilo Santana, alega que muitos jovens desistem de ingressar no ensino superior, sobretudo por precisar trabalhar assim que completam a educação básica, ou mesmo antes. Para ele, o programa Pé-de-Meia, que incentiva a permanência de estudantes de baixa renda em sala de aula e a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao fim do terceiro ano, pode reverter o quadro.”

    . . .pego na mentira!
    ” É verdade que a realidade do país impõe escolhas aos jovens, mas essa situação não surgiu agora e, no início do Prouni, não impedia que as vagas fossem preenchidas. Não é certo também que o Pé-de-Meia, divulgado maciçamente pela propaganda governamental, vá consertar os problemas.”

    Parodiando Cazuza/Frejat:
    Mentiras sinceras não interessam!
    . . .
    Eu tô perdido
    Sem pai nem mãe
    . . .
    https://www.youtube.com/watch?v=1HJn2QoHDPI

  18. Miguel José Teixeira

    Uai, sô! Acredite, se quiser!

    “Precisamos fazer uma autocrítica enquanto campo político e não nos esquecer de onde viemos e para quem trabalhamos”

    “Esquerda abandonou pautas que afetam a base”
    (André Janones (aquele deputado federal (Avante-MG) que confessou suas “rachadones” mas foi inocentado, lembram?)

    As mortes de crianças e adolescentes em intervenções policiais aumentaram 120% em São Paulo, entre 2022 e 2024, segundo o relatório “As câmeras corporais na Polícia Militar do Estado de São Paulo: mudanças na política e impacto nas mortes de adolescentes”. Esses dados têm ligação direta com o abandono de algumas pautas por parte da esquerda brasileira, e elas afetam diretamente a base esquerdista.

    Como disse o senador Fabiano Contarato (PT-ES), ex-delegado de polícia, “a esquerda precisa abandonar o romantismo e se livrar do rótulo de que direitos humanos significa defender somente pessoas presas”. Concordo com ele em todos os aspectos. Essa narrativa é amplamente defendida e difundida pela extrema direita — até os correligionários deles serem detidos —, e o que percebo nas ruas são pessoas com medo.

    Sei disso porque aqueles que mais dialogam comigo são gente simples, que está na ponta, sofrendo as agruras no dia a dia. Chegaram até mim justamente por minha atuação em relação ao auxílio, pela conexão que tenho com o governo e pela simplificação da linguagem. A mensagem chega a todos e é de fácil entendimento.

    Quando o campo progressista tece críticas a Frei Gilson, se afasta da base católica. E, como já tem dificuldade de diálogo com os evangélicos, se afasta ainda mais dos cristãos. Com os evangélicos, é muito mais questão de valores que de pautas; com os católicos, preconceito, como é meu caso. Não conseguem levar uma linguagem acessível e conciliadora, envolvendo os dois campos religiosos.

    Outro ponto a que a esquerda precisa prestar atenção é a mobilidade. Quando aborda o tema, fala de andar de bicicleta, enquanto a população se aperta nos ônibus lotados. Quando fala em educação, não aborda a questão de pessoas com espectro autista ou a quantidade de alunos em sala de aula. Tudo isso nos afasta de quem mais precisa da esquerda.

    A economia é outro termômetro ignorado pelo campo progressista nos últimos anos. Durante muito tempo, nos recusamos a aceitar que os preços dos alimentos estão elevados, mas quem vai ao mercado no dia a dia sabe a dificuldade que é fazer uma feira para a família. E o que a esquerda fez? Alegou que “os números macro estão sob controle”.

    Ignoramos alguns pontos que afetam mais, como é o caso da alimentação, quem está mais vulnerável, impactando muito diretamente o orçamento. E onde esteve a esquerda em todos esses momentos? Precisamos fazer uma autocrítica enquanto campo político e não nos esquecer de onde viemos e para quem trabalhamos.

    (Fonte: https://oglobo.globo.com/opiniao/artigos/coluna/2025/04/esquerda-abandonou-pautas-que-afetam-a-base.ghtml)

    Só pra janonizar. . .
    É que as eleições 2026 vão se aproximando e o salafrário quer, no mínimo, se reeleger, óbviamente!

    Reteclando. . .
    Quando o eleitor “se-acordar-se” começará o pesadelo dessa gente!

  19. Miguel José Teixeira

    Se falou, está falado! Então, teclou está teclado!

    “Não há nenhuma razão para se pensar em anistia, a não ser o interesse eleitoreiro por parte do Bolsonaro, que mesmo assim não seria de grande utilidade, porque a inelegibilidade dele é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e continuará valendo.”
    (Merval Pereira, O Globo, 06/04/25)

    Diz-se no jogo do bicho que: “vale o que está escrito”!

    Já no SuTiFe. . .

  20. Miguel José Teixeira

    Síndrome da Gabriela!

    . . .”Economistas afirmam que tarifa menor para os produtos brasileiros poderia ampliar essa participação; governo Lula diz não ver vantagens.”. . .

    “Só 1,3% das importações dos Estados Unidos vêm do Brasil”
    (Gabriel Benevides, Poder360, 06/05/24)

    O Brasil tem uma participação pequena nas importações realizadas pelos Estados Unidos. Só 1,3% das compras norte-americanas eram brasileiras em 2024, por exemplo.

    Essa proporção é consideravelmente menor do que a de outras nações. México (15,5%), China (13,4%) e Canadá (12,6%) são as maiores origens das importações dos EUA. Juntos, concentram 41,5% do total.

    Economistas afirmam que o Brasil poderia aumentar a participação depois do “tarifaço” iniciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). A taxa imposta aos brasileiros é menor quando comparada a de outras economias.

    Por outro lado, a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aposta na defesa do multilateralismo. Entenda cada argumento mais abaixo na reportagem.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-economia/so-13-das-importacoes-dos-estados-unidos-vem-do-brasil/)

    . . .
    “Eu nasci assim, eu cresci assim
    Eu sou mesmo assim
    Vou ser sempre assim”
    . . .
    Gal: https://www.youtube.com/watch?v=GfYKp_W8_Ac

  21. Miguel José Teixeira

    Huuummm. . . 6+7=13. . .

    “Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (5.abr.2024) mostra que 67% dos brasileiros acham que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir da candidatura – apesar de estar inelegível – e apoiar outro candidato em 2026.
    (Poder360, 06/04/25)

    Será que o capitão zero zero é o adversário predileto da corja vermelha?

  22. Miguel José Teixeira

    “A arte do enfrentamento”

    Tancredo Neves sustentou nos anos 1980, em palestra a estudantes, que às vezes o enfrentamento é necessário.
    Contou que era vereador em São João Del Rey, e, atacado por adversário, escreveu em resposta uma furiosa carta de três páginas.
    – “Qual foi a reação dele?”, perguntou um rapaz.
    Tancredo contou:
    – “Ah, não mandei. No dia seguinte reduzi para uma página.”
    O rapaz seguia curioso:
    – “E como ele reagiu?”
    Tancredo:
    -“Não mandei a carta. Achei melhor transformá-la em bilhete.”
    O estudante começava a ficar aflito:
    – “Ele ficou irritado?”
    O político disse então que não mandou o bilhete:
    – “Optei por um telegrama.”
    A conversa atraiu mais curioso e um deles se impacientou:
    – “E como ele reagiu ao telegrama?”
    Tancredo encerrou:
    – “Pensei bem e vi que aquilo era bobagem. Joguei-o no lixo.”

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 06/04/25)

  23. Miguel José Teixeira

    Quando “Soluções que aproximam” se tornam problemas que distanciam!

    “Parece não ter fim o mar de escândalos envolvendo a estatal Correios, que já foi uma das empresas mais admiradas do Brasil, mas que padece sob gestão de Fabiano Silva dos Santos, mais conhecido em Brasília por suas habilidades como churrasqueiro de Lula do que pelos resultados de sua gestão, que já amarga prejuízos de R$2,2 bilhões só este ano. Agora, servidores denunciam que a estatal desconta o valor do FGTS, mas não realiza o repasse ao fundo até a data prevista em lei, como mostra trecho de documento ao qual esta coluna teve acesso:”
    (+em: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/correios-descontam-mas-atrasam-repasse-ao-fgts)

  24. Miguel José Teixeira

    Mas o jogo continua sendo jogado por debaixo da toga!

    . . .Segundo a oposição, o objetivo da anulação seria beneficiar Lula, acusado por Palocci de receber propinas.”. . .

    “STF pode anular provas contra Palocci, o que ‘blinda’ Lula”
    (Redação DP, 05/04/25)

    O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento que pode validar a anulação de provas contra o ex-ministro petista Antônio Palocci no contexto da Operação Lava Jato. A suspensão foi solicitada pelo ministro Nunes Marques, que pediu vista do caso para uma análise mais aprofundada.

    O ministro Dias Toffoli anulou todas as provas em ações contra Palocci, levando a oposição a suspeitar que a intenção dessa decisão seria beneficiar o presidente Lua (PT), alvo da delação do seu ex-ministro, que contou com detalhes, por exemplo, ter sido portador do pagamento de propina ao petista. A Procuradoria-Geral da República (PGR) contestou essa decisão e está movendo um recurso para restabelecer as acusações contra o ex-ministro.

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou que as provas contra Palocci devem ser consideradas válidas, afirmando que “a vinculação de Antônio Palocci Filho à Operação Lava Jato aparenta ter ocorrido de forma legítima”. Segundo Gonet, os elementos probatórios surgiram de apurações concretas e são consistentes até o momento.

    Antônio Palocci, que foi ministro dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, é um réu confesso. Em delação premiada, ele admitiu ter conhecimento da arrecadação de mais de R$ 330 milhões em propinas durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT), alegando que a movimentação financeira ilegal ocorreu entre 2002 e 2014.

    Apesar da delação, Toffoli reafirmou, durante o julgamento na 2ª Turma do STF, sua decisão de anular as provas, considerando que Palocci, assim como Lula, foi vítima de um “conluio” entre o ex-juiz federal Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

    Com o pedido de vista que ocorreu nesta sexta-feira (4), Nunes Marques terá 90 dias para devolver o processo, que envolve Antônio Palocci e a Lava Jato, para que o julgamento possa ser concluído.

    O Magistrado terá a responsabilidade de desempatar a questão, já que a votação na 2ª Turma teve divergência de opiniões: enquanto Toffoli e Gilmar Mendes votaram pela manutenção da anulação das provas, André Mendonça e Edson Fachin defenderam a aceitação do recurso da PGR, restabelecendo assim a validade das evidências.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/politica/ttc-politica/stf-avalia-anular-provas-contra-palocci-o-que-blinda-lula)

  25. Miguel José Teixeira

    Apostando no “quanto pior, melhor”!

    MST inicia Abril Vermelho com invasões para pressionar Lula
    (Redação O Antagonista, 05/04/24)

    O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou neste sábado, 5, as ações do Abril Vermelho em Minas Gerais e em Pernambuco. O movimento cobra do governo Lula (PT) uma aceleração da reforma agrária, considerada insuficiente até agora.

    Em Pernambuco, cerca de 800 famílias invadiram a área da antiga Usina Santa Teresa, localizada em Goiana.

    Segundo o movimento, a ação busca impedir a venda do terreno pela massa falida da empresa e ampliar a destinação da área para assentamentos. Atualmente, a usina abriga dez acampamentos do MST.

    Já em Minas Gerais, 400 famílias invadiram uma fazenda às margens da BR-116, no município de Frei Inocêncio.

    A ação representa também um desafio político para o governador Romeu Zema (Novo), que tem se posicionado como adversário do presidente Lula e potencial candidato à Presidência.

    Leia também: MST intensifica invasões após visita de Lula a acampamento
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/mst-intensifica-invasoes-apos-visita-de-lula-a-acampamento/#google_vignette)

    Abril Vermelho
    As ações fazem parte do calendário nacional do Abril Vermelho, marcado por invasões, bloqueios de estradas, mutirões e manifestações em memória do massacre de Eldorado do Carajás.

    O lema do Abril Vermelho de 2025 é “ocupar para o Brasil alimentar”, com mobilizações previstas nos 26 estados e no Distrito Federal.

    Segundo a direção nacional do movimento, o número de famílias acampadas cadastradas pelo Incra passou de 65 mil em 2023 para cerca de 100 mil atualmente. Considerando outros grupos organizados, a estimativa sobe para 140 mil famílias à espera de assentamento.

    “O ritmo está muito abaixo da demanda acumulada na última década, desde o impeachment de Dilma Rousseff até o governo Bolsonaro”, afirmou José Damasceno, integrante da direção nacional do MST.

    Invasões
    Após anos discretos durante o governo de Jair Bolsonaro, o MST retomou as invasões de propriedade após o início do governo Lula. Em abril do ano passado, o movimento liderou 32 invasões (*).

    A retomada das ações do movimento levou à instalação de uma CPI na Câmara dos Deputados no segundo semestre de 2023.

    A comissão acabou sem resultado prático e sem a votação do relatório final após intervenção do governo Lula (**).

    Leia mais: “MST segue esperneando contra o governo Lula”
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/mst-segue-esperneando-contra-o-governo-lula/)

    (*) “MST já acumula 32 invasões no Abril Vermelho”
    – A pressão do MST ocorre mesmo após o governo Lula (PT) ter anunciado na semana passada o programa “Terra da Gente.
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/mst-ja-acumula-32-invasoes-no-abril-vermelho/)

    (**) “CPI do MST termina com troca de acusações entre governistas e oposição”
    – Após a conclusão dos trabalhos da CPI do MST, parlamentares tanto do governo quanto da oposição trocaram acusações em pronunciamentos realizados no Salão Verde da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27)…
    (+em: https://oantagonista.com.br/brasil/cpi-do-mst-termina-com-troca-de-acusacoes-entre-governistas-e-oposicao/#google_vignette)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/cpi-do-mst-termina-com-troca-de-acusacoes-entre-governistas-e-oposicao/)

  26. Miguel José Teixeira

    Só pra “phutebolear”. . .

    Esquenta da rodada 2 do Brasileirão: análise, curiosidades e palpites
    (Marcos Paulo Lima (*) em Drible de Corpo no CB, 05/04/24)

    Corinthians x Vasco
    🗓Quando: 5/4, 18h30
    🏟Onde: Neo Química Arena, São Paulo
    📺Transmissão: Prime Vídeo
    Inevitável dizer que o ponto alto do clássico, em Itaquera, é o duelo entre dois dos centroavantes mais goleadores do país. Juntos, Yuri Alberto (Corinthians) e Pablo Vegetti (Vasco) marcaram 54 gols na temporada passada: 31 da referência do ataque do Timão e 23 do ídolo do Gigante da Colina. Cria corintiana, Lucas Piton é a principal arma do Vasco na conexão com Vegetti. Reserva do Corinthians, Talles Magno surgiu na base cruzmaltina. Outro ingrediente é o reencontro do técnico Ramón Díaz com o time de São Januário depois de uma saída tumultuada, com troca de farpas e disputa judicial. Querido pela Fiel, Fabio Carille deu o título do Brasileirão de 2017 ao clube.
    🔮Palpite do blog: Corinthians

    Ceará x Grêmio
    🗓Quando: 5/4, 18h30
    🏟Onde: Arena Castelão, Fortaleza
    📺Transmissão: Première
    Um duelo com história rica no futebol brasileiro. Em 1994, os dois times decidiram o título da Copa do Brasil e o tricolor gaúcho levou a taça. Venceu a partida de volta por 1 x 0 graças ao gol do centroavante Nildo. O Grêmio estreou com uma vitória imponente, em Porto Alegre, depois de tomar sufoco do Atlético-MG. O jogo é importante para consolidar um bom início na Série A. O Vozão abriu 2 x 0 contra o Red Bull Bragantino na estreia, mas cedeu o empate.
    🔮Palpite do blog: Grêmio

    Botafogo x Juventude
    🗓Quando: 5/4, 21h
    🏟Onde: Nilton Santos, Rio de Janeiro
    📺Transmissão: SporTV e Première
    Outro duelo de almanaque na segunda rodada. Foi a decisão da Copa do Brasil em 1999. O Juventude calou o Maracanã e conquistou o título do mata-mata nacional. O time de Caxias do Sul tem o troféu, mas o Glorioso, não. O desafio do atual campeão e anfitrião da partida é balançar a rede em jogos oficiais sob a batuta do técnico Renato Paiva. Não fez contra o Palmeiras, no Allianz Parque, nem na derrota para a Universidad de Chile, em Santiago. Uma curiosidade: Fábio Mathias, hoje, no Juventude, foi técnico interino do Botafogo em 2023 e em 2024.
    🔮Palpite do blog: Botafogo

    Fluminense x Red Bull Bragantino
    🗓Quando: 6/4, 16h
    🏟Onde: Maracanã, Rio de Janeiro
    📺Transmissão: Première
    A grande atração é a reestreia do técnico Renato Gaúcho à frente do tricolor carioca. É a sétima passagem dele pelo cargo. O Fluminense foi o primeiro time a demitir técnico neste Brasileirão. Dispensou Mano Menezes depois da derrota por 2 x 0 para o Fortaleza. O zagueiro e capitão Thiago Silva volta a trabalhar com Portaluppi depois da frustração de ambos na final da Libertadores de 2008 contra a Liga Deportiva Universitaria (LDU) nos pênaltis. O Bragantino sofreu para arrancar empate com o Ceará, em casa, na última segunda-feira.
    🔮Palpite do blog: Fluminense

    Atlético-MG x São Paulo
    🗓Quando: 6/4, 16h
    🏟Onde: Mineirão, Belo Horizonte
    📺Transmissão: Globo e Première
    O goleiro Rafael que se cuide! No Brasileirão de 2023, o pé de chumbo Hulk fez um golaço de falta, no Morumbi. A bola atingiu velocidade de 94km/h até estufar a rede tricolor. A partida é de alta periculosidade para o técnico Luis Zubeldia, colocado na corda bamba por uma torcida louquinha para ter Dorival Júnior de volta. Os dois times buscam a recuperação. O Galo perdeu para o Grêmio por 2 x 0 na estreia. O tricolor não passou do 0 x 0 contra o Sport, em casa. O duelo à parte entre os laterais Guilherme Arana e Cedric Soares tem tudo para ser interessante.
    🔮Palpite: Empate

    Mirassol x Fortaleza
    🗓Quando: 6/4, 18h30
    🏟Onde: Maião, Mirassol (SP)
    📺Transmissão: Première
    O dia tão esperado chegou para o time do interior paulista. O Mirassol vai jogar pela primeira vez uma partida da Série A na casa própria. O time visitou o Cruzeiro na primeira rodada. Segundo técnico mais estável na primeira divisão, o técnico Juan Pablo Vojvoda está sobre pressão depois de 3 anos e 11 meses no cargo. A derrota por 3 x 0 para o Racing, na Arena Castelão, não foi bem digerida pela diretoria. A temporada de caça aos bruxos foi aberta com a demissão do diretor de futebol Alex Santiago e do executivo Bruno Costa.
    🔮Palpite: Fortaleza

    Internacional x Cruzeiro
    🗓Quando: 6/4, 18h30
    🏟Onde: Beira-Rio, Porto Alegre
    📺Transmissão: Première
    Tem vira-casaca dos dois lados. Arma ofensiva do Internacional, Wesley defendeu a camisa do Cruzeiro antes de vestir a camisa colorada. Wanderson pertencia ao time gaúcho antes da transferência para o time celeste. Tem tudo para ser um dos grandes jogos da rodada devido à fatura de talento. Vitão, Alan Patrick e Valencia devem comandar as ações ofensivas dos donos da casa. Fabrício Bruno, Dudu e Gabriel Barbosa são peças-chave de Leonardo Jardim.
    🔮Palpite: Internacional

    Vitória x Flamengo
    🗓Quando: 6/4, 18h30
    🏟Onde: Barradão, Salvador
    📺Transmissão: Première
    Thiago Carpini e Filipe Luís protagonizaram um belo debate tático na última rodada do Brasileirão do ano passado. A partida terminou empatada por 2 x 2 e o Flamengo sofreu bastante dentro do Maracanã. Os times sofreram mudanças de lá para cá, mas a expectativa é por mais um combate duríssimo no campo das ideias. O time rubro-negro deve contar com os retornos do lateral-direito Wesley, do camisa 10 Arrascaeta, do versátil Gerson e do atacante Gonzalo Plata. Emprestado ao Vitória, Carlinhos não deve ser relacionado.
    🔮Palpite: Flamengo

    Sport x Palmeiras
    🗓Quando: 30/3, 18h30
    🏟Onde: Ilha do Retiro, Recife
    📺Transmissão: Record, Première e CazeTV
    Nos velhos tempos, o camisa 10 do Sport estaria do lado verde da força. Lucas Lima defendeu o time paulista de 2018 a 2022. Conquistou seis títulos no Palestra Itália, entre eles, o Brasileirão de 2018 e duas Libertadores, em 2020 e em 2021. O meia também ganhou a Copa do Brasil em 2020. A expectativa, mas uma vez, é pelo primeiro gol de Vitor Roque pelo Palmeiras. Lá se vão cinco partidas e nada. À beira do campo, dois técnicos portugueses. Pepa embalado pelo título pernambucano . Abel Ferreira turbinado pelo triunfo por 3 x 2 contra o Sporting Cristal na Libertadores.
    🔮Palpite: Palmeiras

    Santos x Bahia
    🗓Quando: 6/4, 20h30
    🏟Onde: Vila Belmiro, Santos
    📺Transmissão: SporTV e Première
    O Santos foi um dos clubes responsáveis pela evolução na carreira de Jean Lucas. Depois do início no Nova Iguaçu e no Bonsucesso e de despontar nas categorias de base e no profissional do Flamengo, o volante foi para o Santos em 2010, aprendeu muito com Jorge Sampaoli e foi vendido para o Lyon. O jogador estava no Santos, em 2023, quando o técnico Rogério Ceni pediu a contratação dele pelo Bahia. O Grupo City atendeu. Jean Lucas voltará à Vila Belmiro, onde foi feliz na carreira. Foram 42 jogos com a camisa do Peixe.
    🔮Palpite: Empate

    (*) Formado na Universidade Católica de Brasília, é subeditor de Esportes. Cobriu in loco a Copa do Mundo em 2010, 2014, 2018 e 2022; a Copa América em 2011, 2019 e 2021; a Copa das Confederações em 2013, a final da Uefa Champions League 2015, da Eurocopa 2016 e os Jogos Olímpicos do Rio-2016 pelo Correio Braziliense.

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/dribledecorpo/esquenta-da-rodada-2-do-brasileirao-analise-curiosidades-e-palpites/)

  27. Miguel José Teixeira

    . . .”Mas ainda assim e em meio as adversidades de um mundo em crise de identidade, é possível encontrar jornalistas com coragem suficiente para abalar as estruturas do status quo, sobretudo, quando um sistema político favorece as injustiças e privilegiam as camarilhas, os tiranos e a corrupção.”. . .

    “Anna, armada de palavras”
    (Circe Cunha e Manoel de Andrade-Mamfil, Coluna Visto, lido e ouvido, Blog do Ari cunha, CB, 05/04/25)

    Durante muito tempo, acreditou-se que o jornalismo, principalmente o de caráter investigativo, representava a última trincheira avançada em defesa da liberdade de expressão, servindo como uma espécie de farol de resistência contra a tirania e a favor da verdade. Houve um tempo, inclusive, em que o jornalismo era tido, por sua capacidade de arregimentação das massas, como um quarto poder. Exemplos desse modelo de jornalismo combativo são abundantes por todo o mundo e dele emergem figuras que, por sua atuação corajosa, entraram para a história como verdadeiros combatentes, munidos apenas com as armas da palavra e da escrita.

    O advento das mídias sociais, mesmo impulsionando as informações como nunca, ajudaram a retirar muito desse poder atribuído ao jornalismo tradicional fazendo com que, hoje, tanto a imprensa como a chamada busca pela verdade ficassem espalhadas e dissolvidas por todos os lugares, aumentando a impressão geral de que ninguém, em nossos dias, por mais poderoso que seja, pode ser considerado o dono da verdade.

    Mas ainda assim e em meio as adversidades de um mundo em crise de identidade, é possível encontrar jornalistas com coragem suficiente para abalar as estruturas do status quo, sobretudo, quando um sistema político favorece as injustiças e privilegiam as camarilhas, os tiranos e a corrupção. É nesse sentido que o jornalismo favorece a sociedade, brindando-a com a verdade dos fatos. Por causa desse poder de transmitir a verdade, muitos profissionais do jornalismo pelo mundo, ontem e hoje, pagaram com vida por essa ousadia e coragem. A eles, muitas democracias pelo mundo são devedoras desse tipo de luta.

    Nesse sentido, merece destaque aqui, neste espaço, a lembrança do nome da jornalista americana Anna Politikovskaya, nascida na América, mas criada na União Soviética. Profissional respeitada dentro e fora da Rússia, Anna era um modelo de repórter investigativa. Não precisa nem dizer que, tendo escolhido o lado investigativo da imprensa e, além disso, disposta a levar a verdade dos fatos aos leitores, Anna, desde sempre, correu sério risco de morrer, ainda mais dentro de uma Rússia, comandada, há mais de duas décadas, com mãos de ferros por Vladimir Putin. Putin é hoje conhecido em todo planeta pelas acusações de crimes de guerra, genocídios de civis e pela forma brutal como trata toda e qualquer dissidência ou oposição. A lista com os nomes daqueles que ousaram desafiá-lo é imensa, assim como sua sede de poder e seu sonho megalomaníaco de reconstituir a antiga União Soviética, com toda a sua glória passada.

    Trabalhar numa situação de perpétuo confronto como essa, onde a morte espreita em cada canto, não é para qualquer um. Ainda mais sendo uma jornalista atuante, focada em direitos humanos e que via, na guerra da Chechênia, violações indescritíveis praticadas pelo exército de Putin. Por sua atuação incansável, ela acabaria se tornando uma figura emblemática dentro e fora das fronteiras da Rússia. Poucos profissionais da imprensa tiveram a coragem que Anna demonstrava ao cobrir uma série de conflitos e de guerras sangrentas comandadas por esse pequeno e ganancioso Napoleão de hospício sovietista.

    Anna, em seu trabalho, sempre demonstrava a preocupação em se posicionar contrária a toda e qualquer neutralidade, sobretudo aquela que faz cara de paisagem diante das brutalidades e desrespeitos à vida. Durante o tempo em que atuou nos principais veículos de comunicação da Rússia, o medo e a repressão eram uma constante. Os assassinatos de opositores e críticos do regime russo eram comuns. Da noite para o dia, esses críticos e adversários do regime desapareciam ou eram simplesmente encontrados mortos. Putin mandava eliminar, como moscas, não só políticos ou empresários contrários ao sistema, como encomendava, também o silenciamento de jornalistas que mostravam uma ameaça aos seus desmandos.

    A morte anunciada e dada como certa de Anna ocorreria em 7 de outubro de 2006, quando foi assassinada a tiros no elevador do prédio onde morava, por um desses milhares de sicários que agem para apagar os rastros de crimes desse regime brutal, o mesmo que hoje ameaça a Europa e o mundo com armas de destruição em massa. De toda a forma, a sua morte não foi em vão, tendo servido de inspiração para outros profissionais que ainda lutam dentro daquele país contra a centralização do poder e a falta de liberdade de expressão.

    A frase que foi pronunciada:

    “Esta linha política é totalmente neo-soviética: os seres humanos não têm existências independentes, são engrenagens na máquina cuja função é implementar sem questionamentos quaisquer escapadas políticas que aqueles no poder inventam. As engrenagens não têm direitos. Nem mesmo à dignidade na morte.” (Anna Politkovskaya)

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/anna-armada-de-palavras/)

  28. Miguel José Teixeira

    “ManDaBrasa”: ressurgindo de suas cinzas?

    “O MDB prepara outro lado da ponte”
    (Coluna Brasília/DF, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito, Blog da Denise, CB, 05/04/25)

    Depois do documento Ponte para o futuro, lançado em outubro de 2015, ainda no governo Dilma Rousseff, o MDB começa a elaborar um novo plano. A peça conterá uma reflexão sobre o país, a necessidade de se apostar numa sociedade capaz de cuidar de seu destino, com educação voltada à ciência e tecnologia, à inteligência artificial, à sustentabilidade, à reciclagem e à nova economia. Por enquanto, é só uma proposta, com várias sugestões ao governo Lula. Tal e qual foi feito no período de Dilma.

    A história ensina
    Há 10 anos, o Ponte para o futuro trouxe uma série de projetos para o país, incluindo reforma da Previdência, mudanças na legislação trabalhista e limite de gastos, implementado no governo Michel Temer. O impeachment de Dilma Rousseff começou a caminhar na Câmara em dezembro daquele ano. Mais tarde, já presidente da República, Michel Temer afirmou, em um almoço oferecido pelo Council of The Americas, em Nova York, que o impeachment só aconteceu porque o governo Dilma recusou o Ponte para o futuro. Agora, o partido não pensa em impeachment nem há motivos para isso. Porém, muitos apostam que uma parcela do MDB já começa a dar os primeiros passos para o caso de precisar se afastar do governo Lula em 2026.

    O que eles pensam
    Os políticos que acompanharam Lula à Ásia consideram que o presidente ainda está no páreo para 2026 e, por isso, não farão nada que possa comprometer, de fato, a agenda do governo. E isso inclui deixar em banho-maria o projeto de anistia para os enroscados em 8 de janeiro.

    Segurem o MDB
    No PT, já existe quem apresente o ministro dos Transportes, Renan Filho, como um possível candidato a vice na chapa de Lula. Só tem um probleminha: Renan hoje é pré-candidato a governador de Alagoas e está difícil mudar esse rumo. O outro nome na roda e que está há mais tempo é o do governador do Pará, Helder Barbalho, o anfitrião na COP30, a cúpula do clima das Nações Unidas, em novembro.

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/denise/o-mdb-prepara-outro-lado-da-ponte/)

    E a traíra do PanTanal?
    Bom! Traíras servem apenas para hospedar os ParasiTas. . .

  29. Miguel José Teixeira

    . . .”Estancou a sangria. Será?”. . .

    “Enfim, uma boa notícia para Lula e o seu governo”
    (Ricardo Noblat em seu Blog no Metrópoles, 05/04/25)

    Quando despenca a popularidade de um governante, costuma-se jogar a culpa na comunicação. Não, o governante não é culpado. É a comunicação dos seus atos que não funciona bem.

    Essa é uma tese discutível que serve na maioria das vezes para esconder o mau desempenho do governante. Como a cabeça dele não rola, entrega-se a cabeça do responsável pela comunicação.

    Mas a tese não é totalmente desprezível. A má comunicação pode, de fato, prejudicar quem bem governa. É assim desde tempos imemoriais. No caso de Lula, porém, ele errou duas vezes.

    A primeira quando pôs para tocar a comunicação quem não era um especialista no assunto. A segunda, ao governar até aqui sem dar-se conta que o mundo mudou e de que ele também deveria mudar.

    Se o meu raciocínio está correto, credite-se mais a São Sidônio do que a Lula o resultado da nova pesquisa Datafolha revelada no fim da noite desta sexta-feira (4). Enfim, Lula parou de cair.

    O Datafolha ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça (1º) até quinta-feira (3). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

    O índice de aprovação de Lula subiu de 24%, no levantamento de fevereiro último, para 29%. Mas segue distante dos 38% que consideram o governo como ruim ou péssimo; antes eram 41%.

    São Sidônio é como me refiro ao marqueteiro Sidônio Palmeira, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Sidônio cuidou da campanha de Lula em 2022.

    A queda de popularidade de Lula se deu em meio à subida do preço dos alimentos, pressionando a inflação, e a crises como a do Pix, quando o governo foi alvo de fake news.

    Segundo o Datafolha, o atual índice de avaliação positiva de Lula é semelhante aos 28% registrados entre outubro e dezembro de 2005, durante seu primeiro mandato e a crise do Mensalão.

    No mesmo período de seu mandato, em maio de 2021, em meio à pandemia de Covid, Bolsonaro tinha 24% de bom ou ótimo e 45% de ruim e péssimo. 30% avaliavam seu governo como regular.

    Quando questionados se aprovam ou desaprovam o governo Lula, o cenário atual é de empate dentro da margem de erro: 49% desaprovam, enquanto 48% aprovam. Outros 3% dizem não saber.

    Quando questionados se Lula fará um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, o índice dos que fazem um prognóstico positivo é igual ao do negativo: 35%. 28% dizem que será regular.

    Considerando-se apenas as mulheres, a avaliação de ótimo ou bom de Lula agora é de 30%, melhorando o índice de fevereiro, em que tinha amargado 24% no segmento que deu 38% até dezembro.

    Entre os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos, o governo viu sua avaliação positiva oscilar apenas um ponto percentual, ficando em 30% (era de 29% em fevereiro).

    A recuperação parcial da avaliação positiva de Lula foi mais forte entre aqueles com escolaridade superior, passando de 18% para 31%, e entre as faixas de renda mais altas.

    É razão para o governo celebrar? Razão de sobra. Mas não para relaxar e dormir no ponto. Se a eleição fosse hoje… Mas a eleição nunca é hoje.

    (Fonte: https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/enfim-uma-boa-noticia-para-lula-e-o-seu-governo)

  30. Miguel José Teixeira

    Dando a volta por cima!

    “Pesquisa Datafolha divulgada na 6ª feira (4.abr.2025) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu frear as seguidas quedas em sua popularidade. A taxa de eleitores que avaliam o governo do presidente como “ruim” ou “péssimo” recuou de 41% para 38%, desde fevereiro, dentro da margem de erro do levantamento, de 2 pontos percentuais.

    Já os eleitores que avaliam o governo petista como “ótimo” ou “bom” foram de 24% para 29% no período.

    Apesar desse crescimento, a percepção negativa dos brasileiros com o governo Lula ainda está quase 9 pontos percentuais a frente da avaliação positiva.”

    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-pesquisas/avaliacao-negativa-de-lula-recua-de-41-para-38-diz-datafolha/)

    A esperança é a última que morre! Garante o “são sidônio das causas perdidas”!

  31. Miguel José Teixeira

    “Quanto vale um voto”

    Os irmãos Júlio e Jaime Campos, filhos de dona Amália, disputavam o Senado e o governo do Mato Grosso, em 1991, e visitavam Arenápolis.
    Alguém sugeriu que a caravana evitasse a zona do baixo meretrício.
    Júlio ignorou a sugestão e entrou na rua de mulheres debruçadas nas janelas, seios à mostra.
    Saudou gentilmente as prostitutas, beijando-lhes as mãos:
    – “Como vai, minha princesa?”
    O irmão ficou transtornado:
    -“Você ficou louco?!”
    Júlio Campos pôs o braço sobre os ombros de Jaime e ensinou:
    – “Irmão, o voto de cada uma delas vale tanto quanto o de d. Amália…”

    (Poder sem pudor, coluna CH, DP, 05/04/25)

  32. Miguel José Teixeira

    Dá mais azar que o “chapéuzinho de roubar ovos no banhado”!

    “Cocar, nem pensar”
    Lula fazendo pose com Raoni é o mesmo que, em outubro, nem mesmo recebeu o líder dos kayapós que foi até Brasília. Lula deu ontem ordens expressas: “Nada de cocar na cabeça!”. Ele acha que dá azar.
    (Coluna CH, DP, 05/04/25)

  33. Miguel José Teixeira

    Ms bah, tchê! Mais omisso que árbitro torcendo para o time adversário!

    “Lula se vinga do RS”
    A pedido de Lula, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prorrogou a validade de oito medidas provisórias, todas dos primeiros dias do ano. A única que ficou de fora era a abertura de crédito o Rio Grande do Sul para enfrentar a tragédia. No Sul, 69% reprovam Lula, só 39% aprovam.
    (Coluna CH, DP, 05/04/25)

  34. Miguel José Teixeira

    “Quanu nóis faiz é taxação du bem, né benhêêê!

    “Lorota não leva a nada”
    Com a credibilidade nas últimas, Lula segue insultando a inteligência dos brasileiros. Em discurso, criticou Trump alegando que “protecionismo não leva a nada”. Logo ele, o rei das taxações protecionistas.
    (Coluna CH, DP, 05/04/25)

  35. Miguel José Teixeira

    Neologismos:

    1) aLULAdo: inconsequentemente
    2) viaJANJAr – torrar dinheiro público

    Se, de acordo com o Cláudio Humberto, em sua coluna de hoje no Diário do Poder:

    “O governo do maridão Lula tenta tapar sol com peneira, alegando que Janja não ocupa cargo público, para esconder os gastos da primeira-dama com dinheiro público, cumprindo agendas dispendiosas, sobretudo em viagens internacionais. A agenda de Janja no Brasil é mantida “secreta” por determinação de Lula. Tudo isso já rendeu o apelido de “Dona Esbanja”, como a ela se refere a oposição, e ao menos 31 iniciativas só na Câmara, entre convocações, pedidos de informação etc.

    E nos relembra do “Janjômetro plataforma criada para monitorar “o quanto ela esbanja do seu suor”. Os gastos já somam mais de R$117 milhões.”

    Então, janja calamidade em suas representações “simbólicas” recorrentementes, aplica os dois novos neologismos:

    “viaJANJAndo aLULAdo”!

  36. Miguel José Teixeira

    “São sidônio das causas perdidas” está descobrindo que “dourar a pílula” é fácil. . .

    “Aliados do presidente Lula (PT) avaliaram que o evento do governo desta quinta (3), organizado para divulgar os feitos da gestão, foi marcado por problemas técnicos, reciclagem de anúncios e dúvida quanto às razões da sua realização. O problema não teria sido, assim, apenas de roupagem, mas também de conteúdo.” (Mapa do Poder, Brasília hoje)

    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/evento-de-lula-incomoda-aliados-com-reciclagem-de-anuncios-e-falhas-tecnicas.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    . . .difícil é “dourar o lula 0,3”!

    1. Miguel José Teixeira

      Periga nós pagarmos mais essa fatura!
      Será que a elegibilidade do bolsonaro será comprada com o dinheiro que a corja vermelha roubou dos cofres públicos?

  37. Miguel José Teixeira

    Porreta esse goiano! Mainha, não esqueça de colocar pequi no meu acarajé!

    . . .”Estado foi fundamental para a vitória de Lula em 2022, mas desaprovação do presidente só cresce.”. . .

    “Por que a Bahia deu o pontapé inicial para a eleição de 2026”
    (Duda Teixeira, Crusoé, 04/04/25)

    O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (foto), do União Brasil, escolheu a cidade de Salvador, na Bahia, para lançar sua pré-campanha para a Presidência, em 2026.

    A opção pelo estado não é sem razão.

    A Bahia foi o estado que deu a vitória a Lula em 2022.

    Lá, o petista conseguiu abrir 44 pontos de vantagem em relação a Jair Bolsonaro.

    Essa diferença, de 3,7 milhões de votos, ajudou Lula a ganhar o segundo turno com uma vantagem de 2,1 milhões em todo o país.

    A dianteira petista foi espelhada na disputa para o governo da Bahia, onde Jerônimo Rodrigues venceu o pleito regional com 52,8% dos votos contra ACM Neto, do União, que teve 47,2%.

    Nas primeiras pesquisas eleitorais, ACM Neto aparecia à frente, mas foi ultrapassado por Jerônimo quando ficou mais claro que ele era o candidato apoiado por Lula.

    O Nordeste mudou
    A disputa entre Jerônimo e ACM Neto deve se repetir em 2026, mas em condições totalmente diferentes.

    Agora, Jerônimo, que tentará a reeleição, será julgado pelos eleitores pelos seus quatro anos de governo.

    Uma pesquisa divulgada pela Genial Quaest sobre a disputa no estado mostra ACM Neto à frente, com 42%, e Jerônimo com 38%.

    E Jerônimo, desta vez, não poderá contar com um empurrão de Lula.

    Na Bahia, 51% dos entrevistados desaprovam o governo Lula, enquanto 47% aprovam.

    E 57% dos baianos acham que o país está indo na direção errada.

    Estratégia de ACM Neto
    ACM Neto recebeu Caiado de braços abertos na Bahia com um discurso muito centrado no combate à criminalidade.

    A violência, afinal, é o problema mais grave do estado para 44% baianos, de acordo com pesquisa Genial Quaest de fevereiro. Em segundo lugar vem a saúde, com 23%.

    Em Goiás, terra de Caiado, só 9% dos entrevistados dizem que a violência é o principal problema.

    Ao apoiar Ronaldo Caiado, ACM Neto não ganha muitos votos para si na disputa ao governo do Estado, mas consegue manter um distanciamento de Jair Bolsonaro, mantendo-se no grupo da direita.

    Em 2022, o baiano também buscou uma distância segura do ex-presidente.

    ACM Neto sabe que há uma rejeição ao bolsonarismo muito forte na Bahia e que isso prejudica sua candidatura.

    Para Caiado, é importante colar sua imagem à de ACM Neto porque a Bahia será fundamental para qualquer candidato de direita que enfrente Lula em um segundo turno, em 2026.

    O goiano ainda é desconhecido por 70% dos baianos, o que mostra que ele ainda poderia crescer bastante no estado.

    Entre os possíveis candidatos a presidente, só o mineiro Romeu Zema é menos conhecido que Caiado na Bahia.

    (Fonte: https://crusoe.com.br/diario/por-que-a-bahia-deu-o-pontape-inicial-para-a-eleicao-de-2026/)

  38. Miguel José Teixeira

    Concordo de A a Z!

    “Brasil não tem como dar certo governado por Lula, diz Moro”
    (Maria Fernanda, Diário do Poder, 04/04/25)

    O senador Sergio Moro (União-PR) declarou nesta sexta-feira (4) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva “já acabou”. A afirmação ocorreu durante o lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União-GO) à Presidência da República, em Salvador, Bahia.

    Durante o evento, Moro expressou insatisfação com a administração petista:​

    “A gente precisa mudar o Brasil em 2026, ninguém aguenta mais o governo Lula. Tenho certeza que em 2026 os partidos de direita e de centro vão se unir para derrotar o PT.”

    O senador também mencionou que, em sua visão, “a moral do país foi destruída pelo governo Lula e aí não tem como o país dar certo”.

    José Dirceu deveria estar banido
    Além das críticas ao governo atual, Moro comentou sobre o ex-ministro José Dirceu (PT), que teve suas condenações no âmbito da Operação Lava Jato anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro do ano passado:​

    “O próprio José Dirceu devia estar banido da vida pública. Ele foi condenado pela Lava Jato, mas depois dessa reviravolta política, ele foi beneficiado, mas veja só, ele já tinha sido condenado pelo Mensalão. Um cidadão condenado corrupto falando em nome do PT e do governo Lula. Isso é uma vergonha.”

    José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, foi condenado em 2016 a 23 anos e três meses de prisão por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A sentença foi proferida pelo então juiz Sergio Moro, que apontou Dirceu como beneficiário de R$ 15 milhões em propinas.

    Como noticiado pelo Diário do Poder, Moro também ironizou o retorno de figuras petistas envolvidas em escândalos de corrupção, dizendo que “o melhor momento deles foi na prisão”. A declaração foi uma alusão direta a José Dirceu e aos demais condenados no Mensalão, cuja presença na política, segundo o senador, representa um retrocesso moral para o país.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e04-brasil/brasil-nao-tem-como-dar-certo-governado-por-lula-diz-moro)

  39. Miguel José Teixeira

    Vai que é tua, nunu mama!

    “Mendonça vota e empata julgamento sobre ações de Palocci na Lava Jato”
    (Anna Satie e Mateus Coutinho, UOL, em São Paulo e Brasília, 04/04/25)

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça votou hoje para rever a decisão de Dias Toffoli que havia anulado todas as ações da Lava Jato contra o ex-ministro Antônio Palocci. Com isso, o placar está 2 a 2 na Segunda Turma. A situação de Palocci vai ser decidida pelo voto de Kassio Nunes Marques.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/04/04/2-turma-stf-decisao-processos-palocci-lava-jato.htm)

    Só para SuTriFar. . .
    Se ele não mijar fora da pichorra. . .

  40. Miguel José Teixeira

    . . .”Dez anos depois, o bolsonarismo, que sabotou a Lava Jato e a CPI da Lava Toga para encobrir seus esquemas de “rachadinha”, quer o povo na rua em defesa do réu Jair Bolsonaro (à direita na foto), camuflada em pedido de anistia de aloprados do 8/1.”. . .

    “De 2015 a 2025: a decadência moral das manifestações de rua”

    Em 2015, havia multidões nas ruas, sem líder político, para protestar contra corruptos, impunidade e crise econômica.

    Dez anos depois, o bolsonarismo, que sabotou a Lava Jato e a CPI da Lava Toga para encobrir seus esquemas de “rachadinha”, quer o povo na rua em defesa do réu Jair Bolsonaro (à direita na foto), camuflada em pedido de anistia de aloprados do 8/1.

    Parte da massa antipetista foi desviada do combate a problemas permanentes do Brasil, para o combate a problemas circunstanciais, gerados por um político do Centrão que jamais assume suas responsabilidades.

    Ministros do STF
    O apelo da propaganda bolsonarista, no entanto, é reforçado pela malícia e pela insensatez de ministros do STF, que turbinam desnecessariamente penas necessárias, fingindo defender a “democracia” que solapam por dentro: imiscuindo-se em outros Poderes, emplacando apaniguados em órgãos de fiscalização e outros tribunais, concentrando processos de pessoas sem foro privilegiado, julgando casos dos clientes de suas esposas, e protegendo acusados de crimes de colarinho branco com o “garantismo” agora faltante, transmutado em punitivismo seletivo.

    A família Bolsonaro, que fez vista grossa a todas essas articulações enquanto se aproximava de Dias Toffoli e Gilmar Mendes para garantir a impunidade de Flávio (que ainda exaltou o “garantismo” do advogado de Lula, Cristiano Zanin, como “louvável em sua indicação” ao STF), hoje explora a indignação da sociedade simplesmente porque teme a prisão do “mito”, o então presidente que voou para a Flórida em vez de desmobilizar manifestantes pró-intervenção militar nos quartéis antes que aloprassem de vez com invasões e depredação.

    Aplausos a Valdemar
    Os atos de rua, outrora favoráveis à prisão de corruptos, chegaram ao cúmulo de incluir aplausos a Valdemar Costa Neto (à esquerda na foto), condenado pelo mensalão do PT, solto junto com José Dirceu por indulto de Natal de Dilma Rousseff, e atual dono do partido de Jair Bolsonaro.

    Serão necessários vários ou muitos anos, provavelmente, para que a parte da massa antipetista instrumentalizada pelo bolsonarismo compreenda o buraco em que se meteu e, junto com a outra parte, volte a se mobilizar nas ruas contra problemas permanentes do Brasil, livre do comando interesseiro de seus usurpadores.

    Até lá, claro, os mesmos Bolsonaro que amarelaram contra ministros do STF pela via constitucional do Senado, e os mesmos mercenários e parasitas de voto que acobertam a contribuição da família para o presente estado de coisas, afetarão valentia em carro de som.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/de-2015-a-2025-a-decadencia-moral-das-manifestacoes-de-rua/)

  41. Miguel José Teixeira

    . . .”Crise do banco de Daniel Vorcaro mistura irresponsabilidade e jogo político pesado.”. . .

    “Crusoé: Encrenca Master”
    (Redação O Antagonista, 04/04/25)

    Entre um terço e metade de todo o fundo que os bancos criaram — com o dinheiro dos seus correntistas e investidores — para proteger o sistema financeiro de uma quebradeira poderá evaporar nos próximos meses.

    Tudo isso porque o Banco Master, comandado pelo mineiro Daniel Vorcaro, passou quatro anos captando dinheiro de milhões de brasileiros oferecendo juros irreais e usando os valores em operações suspeitas ou extremamente arriscadas.

    Para agentes experientes do mercado financeiro que acompanharam o movimento desde o início, era evidente que a coisa nunca daria certo.

    Mesmo assim, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central fizeram vista grossa.

    Agora que a conta chegou, uma vez que a instituição não tem caixa para pagar de volta o que pegou emprestado dos brasileiros, o Banco Master articula para conseguir uma solução mágica, com a ajuda de seus padrinhos políticos.

    O Banco Master já se aproximou de gente graúda em Brasília, como Guido Mantega (“o mago das pedaladas fiscais” de Dilma Rousseff), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, além dos senadores Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União).

    A empresa ainda contratou o escritório de Viviane Barci, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, segundo nota de O Globo. O banco não diz em quais processos a banca está trabalhando.

    E tudo ainda pode ser resolvido sem que o principal responsável pela encrenca master, Daniel Vorcaro, sofra um único arranhão, diz a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira (*).

    Outros destaques de Crusoé
    A matéria “Um freio para Janja” (**), assinada por Guilherme Resck, mostra que a Câmara dos Deputados e a Advocacia-Geral da União buscam definir limites à primeira-dama, que tem extrapolado ao buscar “ressignificar” sua posição.

    Com viagens constantes e falas desastrosas, Janja está indo além do que a sociedade brasileira entende como aceitável para o seu posto.

    Colunistas
    Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Magno Karl e Rafael Facure Moedo (1), Dennys Xavier (2), Leonardo Barreto (3), Jerônimo Teixeira (4), Josias Teófilo (5), Orlando Tosetto Júnior (6) e Rodolfo Borges (7).

    (*) +em: https://crusoe.com.br/noticias/encrenca-master/

    (**) +em: https://crusoe.com.br/noticias/um-freio-para-janja/

    (1) “A taxa das blusinhas de Trump”
    – Tarifaço do presidente americano segue a mesma lógica do aumento das tarifas de produtos das plataformas Shein, Shopee e AliExpress.
    (+em: https://crusoe.com.br/noticias/a-taxa-das-blusinhas-de-trump/)

    (2) “A tirania silenciosa do burocrata estatal”
    – O “homem de ninguém” é o parasita social que nada cria, mas tudo regula; que nada produz, mas tudo confisca.
    (+em: https://crusoe.com.br/noticias/a-tirania-silenciosa-do-burocrata-estatal/)

    (3) “O fim de uma utopia global”
    – Tarifaço de Donald Trump pode ser a principal mudança no xadrez mundial desde o fim da Guerra Fria.
    (+em: https://crusoe.com.br/noticias/o-fim-de-uma-utopia-global/)

    (4) “O protesto de rua ficou antiquado”
    – Relíquia da era das revoluções, a manifestação de massa talvez não seja mais tão eficiente para impulsionar grandes mudanças.
    (+em: https://crusoe.com.br/noticias/o-protesto-de-rua-ficou-antiquado/)

    (5) “A música clássica é elitista?”
    – É mais barato assistir a uma ópera no Theatro Municipal ou um concerto na Sala São Paulo que assistir ao show do Emicida.
    (+em: https://crusoe.com.br/noticias/a-musica-classica-e-elitista/)

    (6) “O batom como arma revolucionária”
    – Débora foi proibida de falar com a imprensa, porque não é sempre que a democracia aguenta podcast ou entrevista.
    (+em: https://crusoe.com.br/noticias/o-batom-como-arma-revolucionaria/)

    (7) “Paraíso perdido na seleção”
    – “Melhor reinar no Inferno do que servir no Céu”, diz Satanás no clássico de Milton. É o que sugere a unanimidade da reeleição na CBF.
    (+em: https://crusoe.com.br/noticias/paraiso-perdido-na-selecao/)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/crusoe-encrenca-master/#goog_rewarded)

  42. Miguel José Teixeira

    “Quem tinha votos”

    O senador Dinarte Mariz relatou certa vez o episódio ao grande repórter Murilo Melo Filho.
    – “O presidente Castelo Branco chamou-me ao Palácio das Laranjeiras para conversar sobre a sucessão no Rio Grande do Norte.
    Começou dizendo que quem realmente tinha votos lá no Estado era o meu adversário, Aluízio Alves.
    Ponderei-lhe:
    – ‘⁠Vossa Excelência me perdoe, mas, se o critério é este, quem devia estar aí no seu lugar era o Juscelino, que tem votos. Muitos, aliás.”
    Escapou de voz de prisão do marechal.

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 04/04/25)

  43. Miguel José Teixeira

    Os parasitas do congre$$o nacional são representantes de quem mesmo?

    “Poste no cachorro”
    Sérgio Moro (União-PR) vai se opor ao novo Código Eleitoral. O senador diz que o texto aumenta o prazo de inelegibilidade de policiais e juízes ao deixarem os cargos e, ao mesmo tempo, reduz o prazo de inelegibilidade de 8 anos para 0 de criminosos condenados após cumprirem as penas.
    (Coluna CH, DP, 04/04/25)

    Quando o eleitor “se-acordar-se” começará o pesadelo deles!

  44. Miguel José Teixeira

    “Sidônio admite impopularidade de Lula”
    (Camila Mattoso, Diretora da FSP em Brasília)

    O evento do governo para tentar mostrar as ações da gestão Lula 3 se transformou num espaço de cobranças e de admissão do momento ruim pelo qual o presidente vem passando.

    O ministro Sidônio Palmeira (Secom da Presidência) afirmou logo após a apresentação feita à imprensa que a comunicação não é a única responsável pela queda de popularidade (*) do governo e apontou o dedo para outros integrantes da equipe.

    “Impopularidade tem responsabilidade de todos os ministros, todas as áreas”, disse.

    Como mostrou a Folha, membros do Executivo e parlamentares avaliam que as apostas para reverter o quadro na popularidade, que seriam mudanças na comunicação e entrega de programas, não surtiram efeito até agora e há dificuldade em traçar uma estratégia para mudar o cenário.

    Lula foi o único a falar na cerimônia desta quinta (3) e passou por temas como economia, programas sociais, infraestrutura, saúde, educação e agronegócio. O tema da segurança pública mobiliza a população, mas foi lateral no evento (**).

    Saiba mais sobre o tema em três links:

    A aposta sem sucesso
    “Apostas de Lula para recuperar eleitor não surtem efeito e causam pessimismo no governo e no PT”
    – Integrantes do Executivo e parlamentares admitem dificuldade em traçar uma estratégia para mudar cenário.
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/apostas-de-lula-para-recuperar-eleitor-nao-surtem-efeito-e-causam-pessimismo-no-governo-e-no-pt.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    A declaração de Lula
    “Lula diz estar no rumo certo apesar de crise de popularidade e afirma ter pegado terra arrasada”
    – Evento de balanço com tom eleitoral é gravado por ao menos 8 câmeras, incluindo grua para tomadas aéreas.
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/lula-diz-estar-no-rumo-certo-apesar-de-crise-de-popularidade-e-diz-que-pegou-terra-arrasada.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    A segurança de lado (**)

    (*) “Sidônio tenta se descolar de desgaste, e Lula se diz no rumo certo apesar de crise de popularidade”
    – Governo faz evento para divulgação de ações da gestão, e presidente afirma que encontrou ‘terra arrasada’ ao assumir o cargo.
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/impopularidade-do-governo-lula-e-responsabilidade-de-todos-os-ministros-diz-sidonio.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (**) “Segurança Pública fica de lado em anúncio de Lula sobre ações do governo”
    – Única citação sobre o tema foi ao programa Celular Seguro; pesquisa mostra que violência se tornou, em 2025, a maior preocupação dos brasileiros.
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/04/seguranca-publica-fica-de-lado-em-anuncio-de-lula-sobre-acoes-do-governo.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    Mapa do poder:

    1 – Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, segurou a pressão de bolsonaristas para pautar o projeto de anistia aos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele e líderes partidários entendem não ser o momento para tratar da matéria. Assim, o PL busca no varejo assinaturas para um requerimento para levar o tema ao plenário.
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/motta-segura-pressao-por-anistia-e-pl-agora-fala-em-obstrucao-responsavel-de-votacoes.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    2 – O STF reforçou o poder da Polícia Federal contra facções criminosas no Rio de Janeiro. Segundo a decisão no caso sobre letalidade policial em comunidades, a PF deverá definir equipe exclusiva para lidar com o tema. A corte listou uma série de obrigações ao estado e às corporações, mas liberou operações perto de escolas e uso de helicópteros.
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/04/stf-chega-a-consenso-e-amplia-poder-da-policia-federal-no-combate-a-faccoes-no-rio.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    Na Esplanada…
    Camilo Santana (Educação) determinou a divulgação imediata dos resultados barrados de alfabetização da principal avaliação do país. O tema foi tratado em reunião no MEC com clima tenso. O ministro estaria contrariado com a decisão do Inep, que tem causado desgaste para o MEC e para o governo Lula (PT).
    (+ em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2025/04/ministro-da-educacao-determina-que-inep-divulgue-de-dados-barrados-de-alfabetizacao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (Brasília Hoje, recebido pelo correio eletrônico)

    Só pra PenTelhar. . .
    Pelo que temos “Visto, lido e ouvido” o governico de lula caído, janja calamidade & a$$ociado$ está mais perdido do que cachorro sarnento quando cai do caminhão da mudança!

  45. Miguel José Teixeira

    Qualquer coincidência com o “modus operandi” da corja vermelha PeTezuelana, não é mera semelhança!

    . . .”Ao contrário, para Russell, Marx fingia pretender a felicidade do proletariado. O que ele queria, segundo Bertrand Russell, era a infelicidade tanto dos trabalhadores quanto da própria burguesia, a quem dizia desprezar, mas da qual vivia de todos os tipos de favores.”. . .

    “Fake felicidade”
    (Circe Cunha e Manoel de Andrade – Mamfil, Coluna Vostp, lido e ouvido, Blog do Ari Cunha, CB, 03/04/25)

    Muito deve o mundo e as populações a figuras luminares que, na história humana, sempre colocaram sua sabedoria e ilustração a serviço de conduzir as massas em momentos de incertezas e crises. Não fosse pela atuação intelectual desses sábios e filósofos, considerados verdadeiros faróis vivos, há muito a civilização teria naufragado, entre tormentas e guerras sangrentas. Um desses indivíduos que merecem ser revisitados é o filósofo, ensaísta, historiador e matemático Bertrand Russell (1872-1970). Tendo experienciado momentos liberal, socialista e pacifista, Russell soube não se apegar a nenhuma dessas ideologias, como bem cabe a quem entende a filosofia como a única estrada a seguir.

    Russell foi um filósofo muito respeitado no seu tempo, a tal ponto que muitos o viam como uma espécie de profeta ou guru. Por sua atuação enérgica contra as injustiças, chegou a ser preso durante a Primeira Grande Guerra (1914-1918). Foi também um crítico ferrenho de déspotas como Hitler e Stalin. Sua inteligência e clarividência podem ter sido adquiridas milagrosamente pela água de batismo, uma vez que seu padrinho era ninguém menos do que John Stuart Mill. Outro filósofo de ponta, adepto da lógica e das ciências econômicas.

    Como pacifista que era, Bertrand escreveu, com Albert Einstein, o Manifesto Russell-Einstein de 1955, no qual alertava para as catástrofes que as armas de destruição em massa poderiam causar à humanidade. Foi ele também um dos responsáveis pela mediação no caso do conflito dos mísseis de Cuba, evitando assim que o mundo viesse a sofrer os horrores de uma guerra nuclear sem vencidos nem vencedores. Foi também um crítico duro contra a Guerra do Vietnã.

    Mas foi contra Karl Marx (1818-1883) que Russell mais encontrou motivos para críticas. Para ele, uma filosofia deve ser sempre inspirada por sentimentos gentis e nunca hostis. Marx, em sua opinião, não apresentava em seu manifesto e em suas propostas filosóficas nenhuma inspiração movida por sentimentos nobres e gentis. Ao contrário, para Russell, Marx fingia pretender a felicidade do proletariado. O que ele queria, segundo Bertrand Russell, era a infelicidade tanto dos trabalhadores quanto da própria burguesia, a quem dizia desprezar, mas da qual vivia de todos os tipos de favores.

    Marx, segundo Russell, queria usar o proletariado como instrumento de vingança contra a burguesia. Foi justamente por esse sentimento negativo, que misturava vingança e elementos de hostilidade, que Marx conseguiu incentivar em sua filosofia, todo um sentimento de ódio contra a burguesia. Com tantos elementos ruins sintetizados num só manifesto, o que Marx conseguiu produzir foi, na visão de Russell, um verdadeiro desastre. “Três paixões simples, porém intensas, têm governado minha vida: a ânsia pelo amor, a busca do conhecimento e uma insuportável piedade pelo sofrimento da humanidade”, disse Russell

    As doutrinas, como a história humana tem demonstrado, não são nem verdadeiras nem falsas, mas apenas complemento e instrumento de predições. Russell acreditava que Marx focava muito, em seus escritos, na questão econômica para decifrar os movimentos da história. Dessa forma, o novo materialismo científico, apresentado por Marx. encerrava seus objetivos e tinha como motor propulsor da história apenas a prática e as relações econômicas, e não uma série de outras variáveis de igual importância, como a relação dos homens entre si, independentemente da produção ou de algo ligado a bens.

    Observem, finalmente, que, para Marx, a filosofia era, assim como as religiões, uma forma de alienação que entorpece a razão, não havendo que perder tempo com coisas dessa natureza, principalmente se elas não lidam com coisas concretas. Marx sustentava que o ser humano é todo dotado de ação transformadora, trabalho, e não de passividade e contemplação de ideias. Mesmo negando a filosofia como um ato passivo, Marx, na visão de Bertrand Russel, não foi capaz de ver na prática a materialização de seu pensamento, pelo menos com relação à tão pretendida felicidade humana, uma vez que, em todos os lugares onde tentaram implantar suas ideias ou parte delas, o que os homens acabaram encontrando foi uma sucessão de fracassos, em que a classe proletária passou a sofrer todo o tipo de repressão e empobrecimento ao se ver escravizada pela elite dirigente do partido socialista. Eis aí uma verdade incontestável.

    A frase que não foi pronunciada:
    “O toma lá dá cá não começa entre empresários e políticos, começa com os eleitores. É precso cortar o mal pela raiz.” (Dona Dita)

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/fake-felicidade/)

  46. Miguel José Teixeira

    Matutando sobre a charge. . .

    E somente hoje, lula resolveu apresentar o “balanço das principais ações da gestão petistas nos primeiros dois anos de mandato.”
    Perdeu a vazada!

    Pelo retumbante impacto causado, até agora não vi, li e/ou ouvi algo à respeito do corolário de mentiras lá apresentado.

    Aguardemos pois, o jornal oficial na gloBBBo apresentado pelo Billy The Kid e os comentários da chefe da torcida organizada do lula, a mimi lele!

    Plim, plim!

  47. odete.fantoni@gmail.com

    A diferença entre Brasília e o nosso quintal?
    O CEP.
    Na terça passada, os nobres representantes do POVO acharam por bem ARQUIVAR TODAS AS IRREGULARIDADES DO GUVERNO KREBIS.
    Segundo o “senso comum”, Kleber não é mais um “agente político” e a Câmara, segundo suas “atribuições” se limitam a cassação do mandato do chefe do executivo municipal.
    Como ele já não ocupa mais o cargo, se encerram as prerrogativas da Câmara de Vereadores de GAXXPÁ 🥂

    Mas não foram essas mesmas DENÚNCIAS que fizeram ELEITOS os políticos daqui?
    Não foi esse o DISCURSO em cima dos palanques eleitorais?

    Será que para os representantes do POVO os REPRESENTADOS são só os BOBALHÕES que acreditaram NELES???

    1. Pois é… Não é a toa que a cidade começa a descobrir que as farinhas são do mesmo engenho que continua no mesmo lugar, com as mesmas práticas

      1. odete.fantoni@gmail.com

        E tem gente que acha que eu exagero quando digo que Fernandinho Beira Mar só está na cadeia pq errou de facção 👀😁
        Tanto é verdade que até ele já percebeu isso:
        no pleito passado ele patrocinou e elegeu sua filha vereadora no RJ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.