Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXXI

Um político de bastidores bem plugado a qualquer circunstância. Da esquerda para a direita o governador paulista Tarcísio Gomes de Freitas, Republicanos; o seu articulador no governo e presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT. A charge é de Cláudio, no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

14 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCXXI”

  1. Miguel José Teixeira

    Uma boa e hilária noite para todos!

    “Lula visita galeria dos ex-presidentes no Planalto e critica Bolsonaro: ‘Foi eleito por mentiras'”

    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/lula-visita-galeria-dos-ex-presidentes-no-planalto-e-critica-bolsonaro-foi-eleito-por-mentiras,c1bda11cb86ca90a490ce2ccd970af07h2ie7e6v.html#google_vignette)

    . . .
    Acabou-se a inflação
    Barato é o marido da barata
    Amazônia preza a sua mata
    . . .
    Pega na mentira, pega na mentira
    . . .
    O Saudoso Tremendão: https://www.youtube.com/watch?v=FvPOt-v4bGQ

  2. Miguel José Teixeira

    “MeuBomJe, pra que isso?

    “Novas ameaças de morte a Lula e Moraes são investigadas pela PF e pela Polícia do DF”
    (+em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/novas-ameacas-de-morte-a-lula-e-moraes-sao-investigadas-pela-pf-e-pela-policia-do-df,24e6bd67e49dd14708ac9f446a943bb5fbzazrx3.html#google_vignette)

    Só pra instigar. . .
    1) Lula já está morto (politicamente). Mas, ainda não foi enterrado!
    2) Moraes entrou no labirinto de Creta e não tem apoio do Teseu!

  3. Miguel José Teixeira

    O ser humano é separatista nato, sim! Ora. . .normalmente, após 9 meses de gestação, já deixa o conforto do ventre da mamãe!

    “O que querem os movimentos separatistas do Brasil?”
    (Rodrigo Tavares, Professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics, em Portugal. Nomeado Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, em 2017, FSP, 08/01/25)

    Escrevo com a Basílica dos Santos Justo e Pastor em Barcelona à minha frente. Há cerca de um século, foi aqui que um senhorzinho de 71 anos foi espancado e preso pela polícia por insistir em falar a língua catalã apesar do banimento imposto pelo governo central de Madri. Vivíamos um dos picos do nacionalismo catalão.

    A agenda do separatismo também existe no Brasil (1). Sempre existiu. O século 19 foi marcado por dezenas de guerras, revoltas, movimentos, conjurações e conspirações que pregavam a autonomização de comunidades locais e a oposição ao governo colonial, imperial ou republicano. Os pernambucanos tiveram a Revolução dos Padres (1817), os sulistas a Guerra dos Farrapos (1835-1845) (2) e a Guerra do Contestado (1912-1916), os mineiros batizaram a sua Conjuração com o seu gentílico (1789), os baianos lideraram as revoltas dos Guanais (1832) e a Sabinada (1837-1838). Foi só com a constituição democrática de 1988 que o país adotou uma estrutura federalista “indissolúvel” que engloba tanto estados quanto municípios e o DF. Frearam-se as ousadias independentistas.

    Mas continuam existindo movimentos separatistas no Brasil. Contatei por email sete destes grupos –Movimento O Rio é o Meu País, São Paulo Livre, República de São Paulo, Movimento Amazônia Independente, São Paulo Independente, Nordeste Independente e O Sul é o Meu País. Apenas dois responderam. Entre dezenas destas agremiações, algumas são projetos personalistas de caudilhos de bairro, enquanto outras existem porque um grupo de amigos jura lealdade a uma bandeira utópica após um churrasco. Há também as que vieram à tona porque um amargurado soube criar um website reivindicador que não desativou depois de ter conseguido um emprego.

    Há, porém, iniciativas que merecem atenção. Em resposta por email, Ivan Sérgio Feloniuk, presidente do movimento O Sul É o Meu País (3), afirmou que uma aliança de “movimentos autonomistas e independentistas do Brasil” planeja, em 2025, uma “grande coleta de assinaturas” para protocolar um PEC para “reduzir os poderes de Brasília, transferindo-os para os estados e municípios, esvaziando, assim, o poder central”. Este movimento está capilarizado em mais de 900 dos 1.191 municípios da região Sul, possui mais de 5.000 líderes e conta com o apoio de cerca de 95% da população, de acordo com duas consultas populares realizadas em 2016 e 2017, que contaram com a participação de 968 mil participantes, afirma Feloniuk.

    A Norte, o Movimento Amazônia Independente defende a “fundação da República dos Povos da Amazônia”. Buscam a formação de uma nação amazônica, “diante de um contexto de fragmentação cultural e alienação histórica”. A língua nheengatu, ou antiga Língua Geral Amazônica, uma mistura de tupi, português e de várias línguas indígenas, é um elemento central na cultura local.

    Estes movimentos, se cristalizarem a expressão de alguma queimação genuína, precisam ser escutados. Mas estes grupos também precisam escutar as conquistas federalistas dos últimos 50 anos. Felizmente temos números, índices e estatísticas para desapaixonar a discussão. Segundo o Índice de Descentralização Fiscal (FMI) e um estudo quantitativo do Banco Mundial (4), o Brasil já é dos países do mundo com maior autonomia regional em nível fiscal, administrativo ou político.

    Por isso, se em Laguna (SC) ainda se celebra anualmente a participação da revolucionária Anita Garibaldi nas rebeliões provinciais que levaram à criação de governos independentes temporários, os sulistas, juntando-se a todos os outros povos regionais, poderiam também celebrar a memória do paulista Ulysses Guimarães e do baiano Ruy Barbosa, dois dos patronos da descentralização e do federalismo brasileiro, sem cismas.

    Os separatistas brasileiros ganhariam em ser pragmáticos. O velhinho catalão chamava-se Antoni Gaudí. Sim, ele mesmo. O seu trabalho arquitetônico de inspiração catalã só começou a ser devidamente preservado e reconhecido quando, em 1969, o Ministério da Cultura da Espanha decidiu declarar dezessete de suas obras Monumentos Artísticos/Históricos de Interesse Cultural. Anos mais tarde, chegou o reconhecimento da Unesco, também apadrinhado por Madri. O apoio do governo central nunca tornou Gaudí menos catalão.

    (1) “‘Muro já’: separatistas aplaudem falas de Zema sobre frente Sul-Sudeste”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/08/muro-ja-separatistas-aplaudem-falas-de-zema-sobre-frente-sul-sudeste.shtml)

    (2) “Nos 185 anos da Guerra dos Farrapos, gaúchos comemoram sem roda de chimarrão”
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/09/nos-185-anos-da-guerra-dos-farrapos-gauchos-comemoram-sem-roda-de-chimarrao.shtml)

    (3) https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1924981-movimento-separatista-faz-plebiscito-informal-nos-tres-estados-do-sul.shtml

    (4) https://documents1.worldbank.org/curated/en/534401468340175192/pdf/WPS6138.pdf

    (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/rodrigo-tavares/2025/01/o-que-querem-os-movimentos-separatistas-do-brasil.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista)

    No mais. . .
    Como já dizia o “quirido” Cacau Menezes: “sorte rapeize!”

  4. Miguel José Teixeira

    Extremamente preocupante! Porém. . .

    A foto que ilustra a matéria da Mônica Bergamo na FSP, ontem
    (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/01/prefeitura-de-sp-realizou-315-atendimentos-por-dia-a-mulheres-vitimas-de-violencia-em-2024.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsm%C3%B4nica)
    cuja legenda é “Protesto de movimentos de mulheres em São Paulo no Dia da Mulher – Marlene Bergamo – 8.mar.20/Folhapress” destaca uma manifestante portando um cartaz com os dizeres: “A maior epidemia no Brasil é o feminicídio”.
    O alerta foi dado!

    . . .a maior epidemia no Brasil continua sendo a corrupção!

  5. Miguel José Teixeira

    E aí Bedelhildo, alguma novidade no UOL?
    – Nada!
    – É, novamente, mais do mesmo!

    “1ª privatização sob Milei: estatal argentina foi transferida a empresa de trumpista”

    O governo de Javier Milei anunciou na quarta-feira, 8, a primeira privatização de uma empresa sob o seu mandato, ao conceder participação majoritária de uma metalúrgica. Quem recebeu a estatal foi a ARC Energy, empresa dos EUA, cujo presidente, Jason Arceneaux, é venezuelano e financiador da campanha de Donald Trump.
    . . .
    (+em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/01/09/1-privatizacao-sob-milei-estatal-argentina-foi-transferida-a-empresa-de-trumpista.htm)

    Matutando bem. . .
    Se, na PeTezuela, nós carregamos a maldição da realização da 1ª missa em solo sagrado dos povos originários, qual a maldição que carregam “los hermanos”?

  6. Miguel José Teixeira

    “Óbcecado pelu pudê”

    “Perda sentida”

    O veterano deputado Wilson Braga (PFL-PB) estava desolado com sua derrota na disputa para o Senado em 2002. Até chorou, em uma entrevista na rádio.
    Seu colega Damião Feliciano (PMDB-PB) puxou conversa:
    – Como está se sentindo, Wilson, indo embora para casa?
    Tocou no ponto fraco de Braga, que comparou dores de perda:
    – Perder eleição é pior do que perder parente próximo!…

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 09/01/25)

  7. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Coluna CH, DP, 09/01/25)

    …no ato sobre o 8 de janeiro, com a primeira-dama discursando e Lula exaltando amante, Janja falou o que quis e ouviu o que não quis.

    Matutando bem…
    (Matutildo aqui e agora)

    Periga o repentino uso do chapéu Panamá dar asas a imaginação!

    1. Eu tenho duas camisas tipo polo amarelas. Estão mofando. Às vezes que arrisquei, assintosamente fui obervado – para o bem e para o mal, também – com bolsonarista, que não sou. Nem meu (bo ou mau) gosto posso exercer. Nem à supertição, de no dia primeiro de janeiro fazer aquela pose e depositar fé de que ainda vou ficar rico.

      Tenho dois chapéus panamás. Há anos. Para o me proteger do sol na orla, com um certo ar de distinção. Não posso, mais usá-los. Estou sendo confundido como apoiador do regime democrático malandro de exceção.

      Estou que nem naquela canção de Noel Rosa, “com que roupa?”

      Agora vou mudar minha conduta
      Eu vou pra luta
      Pois eu quero me aprumar
      Vou tratar você com a força bruta
      Pra poder me reabilitar
      Pois esta vida não tá sopa
      E eu pergunto com que roupa
      Com que roupa que eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Com que roupa eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Agora eu não ando mais fagueiro
      Pois o dinheiro
      Não é fácil de ganhar
      Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro
      Não consigo ter nem pra gastar
      Eu já corri de vento em popa
      Mas agora com que roupa
      Com que roupa que eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Com que roupa eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Eu hoje estou pulando como sapo
      Pra ver se escapo
      Desta praga de urubu
      Já estou coberto de farrapo
      Eu vou acabar ficando nu
      Meu terno já virou estopa
      E eu nem sei mais com que roupa
      Com que roupa que eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Com que roupa eu vou
      Pro samba que você me convidou
      Vai de roupa velha e tutu, seu trouxa

  8. Miguel José Teixeira

    Chapa branca! (2)

    “Ministros de Lula deram 333 entrevistas Grupo Globo em 2024”
    (Giullia Colombo, Poder360, 09/01/25)

    Os ministros da Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concederam 333 entrevistas ao Grupo Globo em 2024. Levantamento do Poder360 considerou o período que vai de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024. Contabilizou as entrevistas ao jornal O Globo, Valor Econômico, GloboNews, Rádio CBN, g1, TV Globo e afiliadas.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/ministros-de-lula-deram-333-entrevistas-grupo-globo-em-2024/)

  9. Miguel José Teixeira

    Chapa branca!

    “Grupo Globo liderou em entrevistas com Lula em 2024”
    (Giullia Colombo, Poder360, 09/01/25)
    . . .
    Os veículos do Grupo Globo foram os que mais tiveram acesso com exclusividade ao presidente em 2024. Ao todo, Lula deu 8 entrevistas aos veículos da família Marinho, considerando a rádio CBN, o jornal O Globo, a GloboNews, a TV Globo e suas afiliadas.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-governo/grupo-globo-liderou-em-entrevistas-com-lula-em-2024/)

    1. Miguel José Teixeira

      O Jornalista Cláudio Humberto, em sua coluna de hoje no Diário do Poder, deixou nas entrelinhas que o Kassab já bradou: “Vai pra casa, padilha!”
      Especula-se para o seu lugar, o pernambucano Silvio Costa Filho, do Republicanos, leia-se, “centrão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.