Pesquisar
Close this search box.

ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCI

Esta charge é de Laerte. Foi publicada hoje, no jornal Folha de S. Paulo. É didática. Ela lembra um texto muito conhecido de Martin Niemöller sobre a indiferença, aquela que nos engole. O texto diz o seguinte. “Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me importei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como eu não sou comunista, não me importei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como eu não sou católico, não me importei. No quarto dia, vieram e me levaram; não havia mais ninguém para se importar… (Miguel Teixeira)

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

50 comentários em “ANOTAÇÕES DE MIGUEL TEIXEIRA CCCI”

  1. Miguel José Teixeira

    Silas: O “mala faia” mas não desiste!

    “Malafaia diz que Bolsonaro é covarde e omisso e questiona: ‘Que porcaria de líder é esse?'”
    (Mônica Bergamo, FSP, 08/10/24)

    Um dos maiores apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia está decepcionado com o ex-presidente.

    Ele acusa Bolsonaro de se omitir nas eleições municipais de São Paulo por medo de ser derrotado por Pablo Marçal (PRTB) caso o ex-coach vencesse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com quem o ex-presidente firmou aliança e até indicou um vice na chapa.

    Malafaia diz que não é papel de um líder guiar-se exclusivamente pelas redes sociais. “Que porcaria de líder é esse?”, questiona.

    Afirma que enviou mais de 30 mensagens “duríssimas” para ele. E diz que o ex-presidente só não teria respondido porque recebeu o apoio dele em momentos cruciais da vida —como no dia em que, “perto de ser preso”, chorou por cinco minutos ao telefone sem parar.

    Mas uma pessoa o encheu de alegria: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem pretende apoiar para presidente da República caso Bolsonaro siga inelegível até 2026.
    . . .
    (+em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/10/malafaia-diz-que-bolsonaro-e-covarde-e-omisso-e-questiona-que-porcaria-de-lider-e-esse.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsm%C3%B4nica)

    Só pra leleiar. . .
    Bateu com a cabeça na Bíblia e “se-acordou-se”!
    Mas. . .lembrem-se. . .
    “Tudo o que vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”
    (Eclesiastes 9:10)

  2. Miguel José Teixeira

    E o milionário “voz de taquara rachada”, hein? Escravizando seres humanos!

    “Leonardo: como é a fazenda Talismã, de onde trabalhadores foram resgatados”

    O cantor Leonardo, 61, foi incluído na “lista suja” do trabalho escravo nesta segunda-feira (7), após uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) encontrar seis pessoas em condições degradantes na Fazenda Talismã, em Goiás. O cantor é dono da propriedade há mais de 20 anos.
    . . .
    (+em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/10/08/fazenda-talisma-leonardo.htm)

    Só pra talismar. . .
    Penso que o fisco tem sido benevolente com certos “sertabregas” ou “breganojos” que do dia pra noite viram multimilionários!

  3. Miguel José Teixeira

    Passada a ressaca da festa da democracia. . .

    “Inflação em ascensão”
    O Boletim Focus foi atropelado pelo noticiário eleitoral, mas trouxe dados importantes sobre a economia. O mercado financeiro aumentou a expectativa para inflação este ano, que já está em 4,38%.
    (Coluna CH, DP, 08/10/24)

  4. Miguel José Teixeira

    Faz sentido, se considerarmos que 7 é o “numero da mentira”!

    “O PL elegeu o maior número de prefeitos em Santa Catarina: 90, enquanto o PT levou sete.”
    (Coluna CH, DP, 08/10/24)

  5. Miguel José Teixeira

    Companheiros de armas!

    “Esquerda na área”
    Entre todas das prefeituras (253) vencidas pelo PT na eleição do último domingo, 20% estão na Bahia (50), o segundo estado mais violento do Brasil, segundo o Atlas da Violência do Ipea.
    (Coluna CH, DP, 08/10/24)

  6. Miguel José Teixeira

    Periga lula virar o vice do alckmin!

    “Desconforto”
    Já provoca constrangimentos na Esplanada o tamanho do PSB do vice Geraldo Alckmin, que tomou o lugar do PT como o principal partido de esquerda no País. Foram eleitos 312 prefeitos do PSB e só 253 petistas.
    (Coluna CH, DP, 08/10/24)

    Seguramente, Dona Lu seria uma excepcional 1ª Dama!

  7. Miguel José Teixeira

    Depenadamente, depenados!

    “Derrocada tucana”
    Parece não ter fundo o buraco em que se meteu o PSDB paulistano. Não haverá tucanos na Câmara Municipal em 2025. É a primeira vez que o partido fica sem vereadores em São Paulo desde sua fundação em 1988.
    (Coluna CH, DP, 08/10/24)

    Só para “tucanar”. . .
    O blaaargh delfim netto dizia que, “por terem o bico grande, os tucanos precisavam levar chumbo no rabo para se equilibrarem.”
    Será que isto os levou à extinção?
    Mas. . .felizmente, para eterno desespero da corja vermelha, deixaram a marca da sua valorosa passagem pela política nacional: o “Plano Real”!

  8. Miguel José Teixeira

    Justiça Eleitoral, a Justiça da Democracia!

    “De novo, Paraná Pesquisas supera Datafolha & cia”

    O Paraná Pesquisas voltou a se destacar pelos acertos no primeiro turno das eleições. Em São Paulo, por exemplo, Datafolha e Quaest levaram a esquerda à euforia e os demais ao desânimo cravando a dois dias da eleição que o extremista Guilherme Boulos (Psol) seria o mais votado, com 29%. Outros três garantiram que Pablo Marçal (PRTB) chegaria à frente. Só o Paraná Pesquisas cravou Ricardo Nunes (MDB) a poucos décimos de Boulos e Marçal em 3º, embolados. Foi o que aconteceu.

    Único a acertar
    Só Paraná Pesquisas acertou a ordem de chegada dos três, no dia 6, com Nunes em primeiro com 26,8%, Boulos 26% e Marçal 24,2%.

    Novo mico
    Quaest seguiu o oba-oba do Datafolha com 29% para Boulos. Datafolha garantia empate de Marçal e Nunes e o Quaest dava Marçal em terceiro.

    Marçal ‘líder’
    Com fantasiosos 32%, Marçal era “líder” nos institutos Futura, Real Time Big Data e Verita, que cravaram Nunes “fora”, assim como a Atlas Intel.

    (Coluna CH, DP, 08/10/24)

  9. Miguel José Teixeira

    Justiça Eleitoral, a Justiça da Democracia!

    “Cidades campeãs de emendas têm 98% dos prefeitos reeleitos”
    (Tiago Mali, Poder360, 07/10/24)

    As cidades campeãs no recebimento de emendas parlamentares de 2021 a 2024 também foram as campeãs no sucesso de prefeitos que tentaram a reeleição.

    Nos 100 municípios com mais emendas por eleitor, 51 prefeitos tentaram se reeleger e 50 conseguiram, uma taxa de reeleição de 98%.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/cidades-campeas-de-emendas-tem-98-dos-prefeitos-reeleitos/)
    . . .
    “Olha, isso aqui tá muito bom
    Isso aqui tá bom demais
    Olha, quem tá fora quer entra
    Mas quem tá dentro não sai”
    . . .
    Dominguinhos: https://www.youtube.com/watch?v=jtvX5Zs89Js

  10. Miguel José Teixeira

    Exemplo PráTico de energia negativa (*)!

    “Em 22 cidades visitadas por Lula, 16 de seus candidatos fracassaram”
    (Mariana Haubert e Mateus Maia, Poder360, 07/10/24)

    Os resultados das eleições deste domingo (6.out.2024) mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu ter influência suficiente para ajudar a eleger aliados em 22 cidades que visitou desde 20 de julho, quando começaram as convenções partidárias. Só 6 candidatos tiveram sucesso ou foram para o 2º turno.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/em-22-cidades-visitadas-por-lula-16-de-seus-candidatos-fracassaram/)

    (*) Na física, a energia negativa é a energia em uma forma nocional ou hipotética que é negativa em quantidade ou magnitude; especificamente essa energia associada a matéria exótica. Ela é um conceito usado para explicar a natureza de certos campos, incluindo o campo gravitacional e vários efeitos de campo quântico.

  11. Miguel José Teixeira

    Saíram do mundo fictício, tropeçaram na realidade e caíram no poço da amargura!

    “Senadores amargam derrotas em eleições para prefeituras”
    (Naomi Matsui, Poder360, 07/10/24)

    Os 3 senadores que tentaram alçar uma vaga como prefeito foram derrotados neste domingo (6.out.2024). Vanderlan Cardoso (PSD-GO), Carlos Viana (Podemos-MG) e Eduardo Girão (Novo-CE) tiveram desempenho fraco e ficaram longe de ir ao 2º turno.
    . . .
    (+em: https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/senadores-amargam-derrotas-em-eleicoes-para-prefeituras/)

    Porém, voltam ao “céunado” para complementarem seus mandatos e usufruirem das benesses daquela obsoleta e dispendiosa casa legislativa!

  12. Miguel José Teixeira

    “. . .O Brasil caminha rumo oposto à esquerda, e isso é ótimo. Só não é melhor pela baixíssima qualidade de seus representantes de direita.”, , ,

    “Arrogância impedirá Lula e PT de ouvirem as urnas”
    (Ricardo Kertzman, O Antagonista, 07/10/24)

    Belo Horizonte, de onde escrevo, e boa parte do Brasil estão dizendo, através do voto, em alto e bom som, que mudaram, que cansaram, que não compram mais a tradicional – e mofada – ladainha da esquerda sobre quase tudo: empresários, tamanho do governo, Estado babá, identitarismo, assistencialismo e outras velharias mais.

    O desempenho do PT, sobretudo, vem sendo pífio país afora. O partido fez 248 prefeituras, ficando na desonrosa nona colocação. E seus partidos satélites, ou políticos muletas como Guilherme Boulos, só conseguem sobreviver pelo voto rudimentar dos fieis convertidos – a esquerda raiz -, que ainda creem na utopia socialista.

    O Partido dos Trabalhadores disputará 13 prefeituras no segundo turno, sendo quatro capitais (Porto Alegre, Fortaleza, Natal e Cuiabá). No primeiro, não venceu em nenhuma. Mas, ainda assim, sua presidente nacional, a deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou em nota oficial, domingo, 6: “O PT mostrou o seu vigor, a sua vitalidade”.

    Vitória de Pirro
    O otimismo da petista se deve ao crescimento de 35% sobre o pleito municipal anterior, onde a legenda havia conquistado 183 prefeituras. Se em 2020 o PT passou a governar 4.1 milhões de brasileiros, este número irá subir para 6.1 milhões a partir de 2025. Mas tendo a Presidência da República em mãos, é mesmo para comemorar?

    Além do envolvimento direto nos maiores escândalos de corrupção do país nos últimos anos, o partido de Lula tornou-se uma espécie de legenda nem-nem: ao mesmo tempo em que demoniza o capital, abraça-o com fervor. Discursa para o povo, mas flerta abertamente com banqueiros e empreiteiros. Isso é inaceitável para os radicais.

    O Brasil caminha a passos largos rumo oposto à esquerda, e isso é ótimo. Só não é melhor pela baixíssima qualidade de seus representantes de direita, que nada mais são, em sua maioria, que fanáticos sem conteúdo, apenas com o sinal trocado, haja vista os Nikolas, Bolsonaro e Marçal da vida. Mas já é um caminho, ao menos.

    A possibilidade do fracasso de Lula, em 2026, é real. Poderá ser o canto do cisne petista. Não é bom para o Brasil a morte do principal partido de esquerda. Ao contrário. É fundamental a existência de vigilância e oposição. Partido e pensamento únicos nunca terminaram em boa coisa. Mas quando a arrogância cega, o destino costuma ser cruel.

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/arrogancia-impedira-lula-e-pt-de-ouvirem-as-urnas/)

    Acredite, se quiser!
    “O PT mostrou o seu vigor, a sua vitalidade”.
    (Presidenta do PT, a lambisgóia das araucárias, vulga gleisi hoffman)

    Não foi isso “visto, lido e ouvido” em Blumenau, Brusque, Gaspar, Joinville. . .

  13. Miguel José Teixeira

    Foi praga da sogra?

    “Genro de Lula tem 3% dos votos e perde eleição em Barra dos Coqueiros (SE)”
    (Redação DP, 06/10/24)

    Genro do presidente Lula, Danilo Segundo, candidato do PT a prefeito em Barra dos Coqueiros (SE), conseguiu conquistar apenas 781 votos (3,26%) na disputa realizada neste domingo (6).

    No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Segundo está “anulada sub judice” e integram a chapa, além do PT, o Republicanos, DC, Solidariedade, PCdoB e PV.

    O vencedor da disputa, o prefeito eleito Airton Martins (PSD), obteve 49,3% dos votos válidos e Alberto Martins (União), 47,44%. Não há segundo turno.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/cib-brasil/genro-de-lula-tem-3-dos-votos-e-perde-eleicao-em-barra-dos-coqueiros-se)

    Falando em sogra. . .
    Alguém viu a janja “votando”?

  14. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (coluna CH, DP, 07/10/24)

    …se a moda pega, as demais autoridades que usam apertados jatinhos da FAB vão pedir “upgrade” de avião.

    Matutando bem…
    São os usuários do “VoaBrasilParasiTeClass” esperneando!

  15. Miguel José Teixeira

    Se os resultados das urnas de ontem não servir como um aviso. . .

    “Oposição arma ofensiva contra gastança de Lula”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 07/10/24)

    De volta ao Brasil após mais de uma semana roletando no exterior, Lula terá dor de cabeça no Congresso com a colossal comitiva que levou a tiracolo, 100 membros. Se multiplicam ações na Câmara, no Senado e TCU cobrando a Casa Civil, o Itamaraty e a Secom pela gastança. No Senado, a chance de dar algo é rala, já que senadores como Soraya Thronicke (Pode-MS), Teresa Leitão (PT-PE), Humberto Costa (PT-PE) e Jaques Wagner (PT-BA) colaram em Lula e viajaram por nossa conta.

    Assinam os pedidos
    Deputados Kim Kataguiri (União-SP), Evair de Melo (PP-ES), Mario Frias (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE).

    Uma vergonha
    “Ter Lula como presidente é uma vergonha nacional, ele demonstra completo desprezo pelo contribuinte”, falou Evair à coluna.

    Degradação de valores
    Girão avalia a farra como vingança, “É um governo que veio para se esbanjar de forma perdulária. É o fruto da degradação de valores”.

    Cadê o respeito?
    Pollon questiona se tem limite para a irresponsabilidade do governo. Diz que é “um verdadeiro desrespeito com o dinheiro público”.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/oposicao-arma-ofensiva-contra-gastanca-de-lula)

  16. Miguel José Teixeira

    Huuummm. . . o PT fica em 9º. . .e, noves fora. . .

    “Centrão domina metade das cidades; PL e Republicanos sobem e PT fica em 9º”
    (Amanda Rossi, Do UOL, em São Paulo, 07/10/24)

    O PSD, o MDB, o PP e o União Brasil, que compõem o Centrão, dominaram as eleições municipais, conquistando juntos mais da metade das prefeituras do país. O PL e o Republicanos tiveram os maiores crescimentos e ficaram em quinto e sexto. O PT também cresceu, mas terminou em nono.

    Centrão eleito em mais de 50% das cidades
    Juntos, PSD, MDB, PP e União Brasil elegeram mais de 3 mil prefeitos no primeiro turno. Isso corresponde a 54% das cidades do país. Os dados estão atualizados até 01h desta segunda-feira (7) e ainda podem mudar, mas não o suficiente para alterar os rankings partidários.

    Os quatro principais partidos do Centrão cresceram em número de prefeituras. O maior aumento foi do PSD, de 35%. O MDB e o PP subiram 8%. Já o União Brasil disputou sua primeira eleição este ano. Foi criado em 2021 pela junção do DEM com o PSL. Considerando o resultado desses dois partidos nas eleições 2020, a alta do União Brasil em 2024 foi de 4%.

    Em alguns estados do país, a presença do Centrão passa de 80% das cidades. Em Alagoas, chega a 90%. Só o MDB venceu em 65 das 102 prefeituras alagoanas.

    PSD se torna principal força municipal
    O destaque no Centrão é o PSD, que elegeu o maior número de prefeitos no país e desbancou o MDB pela primeira vez em mais de duas décadas. De 2000 a 2020, o MDB (antes PMDB) ocupou a liderança. Este ano, lançou o maior número de candidatos a prefeito. Mas não conseguiu manter o posto e caiu para o segundo lugar.

    O partido de Kassab está crescendo de forma contínua desde sua fundação, em 2011. Nas suas primeiras eleições municipais, em 2012, elegeu quase 500 prefeitos. Nas eleições seguintes, cresceu 8%, chegando a quase 540 prefeituras. Em 2020, subiu mais 18% e fechou em cerca de 650 prefeituras. Em 2024, subiu ainda mais, 35%, atingindo 878 prefeituras — até 01h desta segunda-feira.

    A alta do PSD tem uma particularidade: 70% das prefeituras estão em só quatro estados: SP, PR, MG e BA. O PSD é hoje o principal partido de São Paulo, desbancando o PSDB. Também é o principal partido de Minas, superando o MDB. Já no Paraná e na Bahia, o PSD já tinha se sagrado líder em 2020 e manteve o posto este ano. O MDB e o PP, por outro lado, tem uma presença mais distribuída pelos estados brasileiros.

    PL e Republicanos são os que mais cresceram
    O PL, partido de Jair Bolsonaro, cresceu 49% em número de prefeitos. Este ano, elegeu 510 pessoas para o comando das prefeituras. Em 2020, pouco mais de 340. Apesar do crescimento, a sigla passou longe da meta que tinha estabelecido para si própria, de eleger mil prefeitos. Era um plano ambicioso. O partido lançou 1,4 mil candidatos. Seria preciso que sete de cada dez vencessem.

    O resultado colocou o PL como a quinta maior força municipal do país. Seu melhor resultado no primeiro turno foi a reeleição do prefeito de Maceió. O partido também é o que mais vai disputar o segundo turno, em 23 cidades. Entre elas: Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Belém, Goiânia, Cuiabá, Aracaju, João Pessoa e Palmas.

    São Paulo e Santa Catarina são os principais redutos do PL. Em São Paulo, o partido conseguiu 102 prefeituras. Em Santa Catarina, 90.

    O crescimento do PL nos municípios ocorre após a ida de Bolsonaro para a sigla. O ex-presidente se filiou ao partido em 2021, levando consigo outros candidatos bolsonaristas. Em 2022, concorreu à reeleição pelo partido e foi derrotado. Mas naquele ano o PL elegeu a maior bancada para a Câmara dos Deputados. Isso rendeu ao partido a maior fatia do Fundo Eleitoral para as eleições deste ano.

    Já o Republicanos dobrou de tamanho (alta de 106%) e se tornou o sexto principal partido municipal. Elegeu 430 prefeitos no primeiro turno, contra pouco mais de 200 em 2020. De cada dez eleitos pelo Republicanos este ano, seis estão em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Paraíba.

    Ligado à Igreja Universal, o Republicanos já tinha dobrado de tamanho em 2020. Em 2022, o partido filiou Tarcísio de Freitas, eleito governador de São Paulo nas eleições daquele ano.

    PT também cresceu, mas ficou em nono lugar
    O PT aumentou seu número de prefeitos em 39%, revertendo parte da queda que registrava desde a Lava Jato. Em 2012, no primeiro mandato de governo de Dilma Rousseff, o partido conseguiu seu melhor resultado no primeiro turno: mais de 620 prefeituras. Já em 2016, sofreu um tombo de quase 60% e ficou com só 245 cidades. Em 2020, caiu mais 30%, chegando a menos de 180 prefeituras.

    Foram eleitos 252 prefeitos petistas no primeiro turno de 2024, colocando a sigla em nono no ranking de partidos. As vitórias mais importantes da sigla foram em Contagem e Juiz de Fora, ambas em Minas. O PT também vai disputar 13 segundos turnos — o segundo maior número, só atrás do PL. Entre as cidades, Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá.

    PSDB tem seu pior resultado
    O PSDB perdeu 48% das cadeiras e elegeu prefeito em apenas 276 cidades. É o pior número do partido. De 2004 a 2016, o PSDB foi a segunda maior sigla do país em número de prefeitos. Seu auge foi em 2016, com quase 790 vagas no primeiro turno — cerca de 240 delas só em São Paulo.

    Foi em 2020 que o partido começou a afundar, mas ainda encontrou sobrevida em São Paulo. Metade dos votos tucanos naquele ano foram no estado. O partido conseguiu colocar Bruno Covas no segundo turno da capital e eleger quase 180 prefeitos em outras cidades paulistas.

    Já 2024 marcou a derrocada do PSDB também em São Paulo: passou de primeiro para oitavo lugar no estado. Além do resultado pífio na capital (1,84% de José Luiz Datena), elegeu apenas 21 prefeitos nas demais cidades paulistas. Viu a liderança paulista ser assumida pelo PSD, seguida pelo PL. Juntos, os dois partidos tem 50% das prefeituras do estado. Em seguida, está o Republicanos. Depois, MDB, PP, União, Podemos. E só então o PSDB.

    PDT é o partido que mais caiu
    O PDT teve uma queda ainda maior que a do PSDB, reduzindo sua presença municipal pela metade. Em 2020, elegeu cerca de 310 prefeitos. Em 2024, 148. Foi a maior queda entre os dez maiores partidos.

    A derrocada do PDT ocorre após o rompimento entre os irmãos Ciro e Cid Gomes. A briga, ocorrida no ano passado, fez o partido implodir no seu principal reduto, o Ceará. Cid saiu do partido e levou consigo um grupo de prefeitos. Este ano, se filiou ao PSB.

    O principal símbolo da derrota do PDT é o resultado da eleição em Fortaleza. O prefeito José Sarto (PDT), apoiado por Ciro, ficou em terceiro lugar. Teve menos de 12% dos votos. Foram para o segundo turno os candidatos do PL e do PT.

    Também no interior do Ceará, o PDT mingou: só elegeu 5 prefeitos. Em 2020, foram 65, o que fez do partido o principal do estado. O espaço perdido pelo PDT foi ocupado neste ano pelo PSB — passou de 8 para 65 prefeituras cearenses no primeiro turno.

    (Fonte: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/10/07/eleicoes-2024-ranking-partidos-centrao-pl-republicanos-pt.htm)

    Só pra caudilhar!
    E o partido do saudoso Leonel Brizola, hein?
    Também, pudera! Nas mãos daquele lacaio do lula. . .

  17. Miguel José Teixeira

    2 PeTelecos reveladores:

    Em Blumenau, a aspirante ao baixo clero, foi rebaixada à aspirante à aspirante ao baixo clero.
    Em Joinville, o outrora bem sucedido carlito mers “se-afundou-se” no lamaçal feito por lula e catrefa!
    E vamos acompanhando o enterro definitivo dos PeTralhas!

  18. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Coluna CH, DP, 06/10/24)

    …difícil é achar candidato que vale mais que os R$3,51 da multa por não votar.

    Matutando bem…
    (Matutildo, aqui e agora)

    Agora, 3, 51 X 36 milhões, dá mais de 126 milhões para os cofres dos já abastados partidos políticos!

  19. Miguel José Teixeira

    “. . . sobre a indiferença, aquela que nos engole.” (Herculano)

    “Abstenção de milhões”
    Nas eleições de 2020, a abstenção foi de 23,1%, quando 34,2 milhões de eleitores deixaram de votar. Se este ano a mesma proporção não votar para prefeito e vereador, serão invalidados mais de 36 milhões votos.
    (Coluna CH, DP, 06/10/24)

  20. Miguel José Teixeira

    Quem procura, acha!

    “Ramo errado”
    Ex-homem de confiança de Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados e filiado ao PL até 2021, Marcelo Ramos se filiou ao PT para virar prefeito de Manaus, mas não passou do 5º lugar nas pesquisas.
    (Coluna CH, DP, 06/10/24)

  21. Miguel José Teixeira

    Desnorteadamente, desnorteados!

    “SOS contra censura”
    Marcel van Hattem (Novo-RS), Gilson Marques (Novo-SC), Ricardo Salles (Novo-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE) pediram à Corte Interamericana de Direitos Humanos medidas para o desbloqueio do X.
    (Coluna CH, DP, 06/10/24)

  22. Miguel José Teixeira

    Lulojanjar é impostar & gastar!

    “R$120 bilhões no negativo”
    O rombo nas contas do governo Lula (PT) já pode ser observado até no próprio Portal da Transparência federal. Foram arrecadados R$3,67 trilhões em 2024, mas as despesas já superam os R$3,79 trilhões.
    (Coluna CH, DP, 06/10/24)

  23. Miguel José Teixeira

    JDO (*) já havia cantado a pedra há pelo menos 2 anos!

    “Topázio lidera em Florianópolis e pode ganhar no 1º turno, diz Quaest”
    (+em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/10/05/topazio-lidera-em-florianopolis-e-pode-ganhar-no-1-turno-diz-quaest.htm)

    O “Nêgo da Vó”, meu querido sobrinho João de Deus Oliveira (*), que também carregou o piano na FURBone, garante que o Topázio é legítimo!

    E vai além: futuro Governador de Santa Catarina!

    Teclando sobre ir além. . .
    Que tal curtir a “Vitoriosa” de Ivan Lins: https://www.youtube.com/watch?v=hAteMpvkWgc

  24. Miguel José Teixeira

    Ainda não chegamos ao fundo do poço. Mas, estamos literalmente aBEsTadoS!

    “Sete a cada dez moradores de favelas jogam nas bets”
    (+em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/10/05/sete-a-cada-dez-moradores-de-favelas-jogam-nas-bets.htm)

    Será que 10 entre 10 “otoridades” competentes receberam propinas para que a pandemia das BETS se alastrasse?

    Se, cassinos foram proibidos justamente pelos danos que causam à sociedade, porque deixaram correr solto essa perniciosa jogatina ?

    As apostas estão abertas (ooops)!!!

  25. Miguel José Teixeira

    Pensando bem…
    (Coluna CH, DP, 05/10/24)

    …governar é arrumar desculpa para gastar com mordomias, até palácio voador.

    Matutando bem…
    (Matutildo, aqui e agora)

    Na PeTezuela isso “se-denomina-se” lulojanjar!

  26. Miguel José Teixeira

    Todos em defesa do “aerojaula”. . .

    “Metade da vida útil”
    O comandante da Aeronáutica cumpriu o triste papel de defender a compra de novo palácio voador para Lula, sob a alegação infantil de que o atual Airbus A319 “já tem vinte anos”. Deveria saber que idade nesse ramo não é documento e que vinte anos são apenas metade da vida útil.
    (Coluna CH, DP, 05/10/24)

    . . .eu defendo a jaula para os dois!

  27. Miguel José Teixeira

    Bafejou e levantou a suprema toga!

    “. . .A esquerda se reduz no Brasil, diz, ele e “só não se retrai mais porque se esconde não da saia, mas debaixo da toga dos ministros do Supremo”.. . .

    “Eleição será plebiscitária para o PT, diz cientista”
    (Coluna CH, DP, 05/10/24)

    Um dos mais requisitados e experientes especialistas da política, Paulo Kramer acredita que as eleições municipais deste fim de semana terão um caráter plebiscitário contra o PT. Durante entrevista ao podcast Diário do Poder, o cientista político que se notabilizou como professor da Universidade de Brasília (UnB), afirmou que a disputa foi nacionalizada na maior parte das grandes cidades brasileiras, onde ele prevê ampla derrota do PT, registrando uma das piores performances de sua história.

    Esquerda na berlinda
    Para Paulo Kramer, a esquerda no Brasil está na defensiva, este ano. “As eleições também serão plebiscito contra as esquerdas”, avalia.

    Partido sem crença
    Kramer classifica o PT de Lula como um partido desacreditado, após os escândalos de corrupção (mensalão, Lava Jato etc).

    Debaixo da toga
    A esquerda se reduz no Brasil, diz, ele e “só não se retrai mais porque se esconde não da saia, mas debaixo da toga dos ministros do Supremo”.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/marcal-pode-continuar-sem-radio-e-tv-em-2o-turno)

  28. Miguel José Teixeira

    Estrategicamente, estratégico:

    . . .”O legislador foi incapaz que imaginar que alguém de partido pequeno e sem tempo na TV no 1º turno pudesse ainda assim passar ao 2º turno.”. . .

    “Marçal pode continuar sem rádio e TV em 2º turno”
    (Cláudio Humberto, Coluna CH, DP, 05/10/24)

    Caso vá para o 2º turno da eleição para prefeito de São Paulo, Pablo Marçal corre o risco de continuar de fora do horário eleitoral gratuito. Ele foi impedido de usar esse valioso espaço, no 1º turno, porque o PRTB, seu partido, não tem o mínimo de cinco representantes no Congresso, como manda a lei. Mas ninguém sabe se a regra vale também para o 2º turno. A lei é omissa sobre isso, assim como as resoluções usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para meter o bedelho nas campanhas.

    Ponto fora do radar
    O legislador foi incapaz que imaginar que alguém de partido pequeno e sem tempo na TV no 1º turno pudesse ainda assim passar ao 2º turno.

    Bola com o TRE-SP
    Como legislar é o esporte favorito da Justiça Eleitoral, o TRE-SP é que se prepara para definir essas regras, segundo afirmou seu presidente.

    Judicialização FC
    O eventual rival de Maçal no 2º turno pode pedir sua exclusão do horário eleitoral. Resta saber se TRE-SP decidirá sem paixões políticas.

    Paridade d’armas?
    O desembargador Silmar Fernandes confirmou à Rádio Bandeirantes que a lei só fixa 10 minutos para cada candidato, na TV, e nada mais.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/marcal-pode-continuar-sem-radio-e-tv-em-2o-turno)

    . . .adaPTa a legislação de acordo com o naipe do candidato!

    1. Aliás, o Boulous está contribuindo para colocar Marçal no segundo turno, ao dizer que vai pedir a prisão dele, por mais uma vez, falsificar documentos para incriminar ou prejudicar o Boulos. As manchetes de hoje, véspera, só são ambos.

    1. A se confirmar este cenário (que não apareceu nas pesquisas publicadas até aqui), era tudo o que o candidato do PL, delegado Egídio Maciel Ferrari não queria: um segundo turno e com Odair Tramontin, do Novo

  29. Miguel José Teixeira

    Que é isso, “cumpanhêrus”? Era para roubarem as urnas não o carro!

    “Crusoé: Assaltantes levam carro do GSI durante vistoria onde Lula vota”

    Dois criminosos armados roubaram um veículo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nesta sexta-feira, 4 de outubro, enquanto agentes do órgão ligado à Presidência da República fazia vistoria do local de votação de Lula para as eleições de domingo, 6.

    O presidente vota em uma escola em São Bernardo do Campo, na região metropolitana da cidade de São Paulo.

    Apenas a motorista do veículo estava presente durante o assalto. Os criminosos levaram, além do carro, um Volkswagen T-Cross, pertences pessoais da vítima, dentre eles o celular.

    Dentre os equipamentos de propriedade do GSI que foram levados com o carro, não havia armas, informou a pasta.

    Leia nota oficial:
    Sobre o assunto, o GSI informa que na tarde desta sexta-feira (4), em São Bernardo do Campo (SP), um veículo alugado que prestava serviço à equipe da Presidência foi roubado. A única pessoa presente no veículo, no momento da ação criminosa, era a motorista da locadora que relatou o ocorrido aos agentes do GSI/PR. Nenhum armamento foi levado. Foi registrado o boletim de ocorrência e o fato está sendo apurado pelas forças policiais do Estado de São Paulo.

    Onde foi parar Lula, João Campos?
    Para além das propostas para melhorar a vida dos recifenses, o último debate da campanha pela Prefeitura da capital pernambucana deixou uma questão no ar: por que o prefeito João Campos (PSB) não se valeu do aliado Lula ao longo do período eleitoral?

    “A gente tem sentido falta da presença do presidente Lula em todas as suas peças publicitárias, nas suas redes sociais, porque é esse legado que a gente precisa defender”, provocou Dani Portela (PSOL) logo em sua primeira intervenção no debate da TV Globo, questionado Campos sobre sua posição política.

    “O presidente Lula tem trazido muito investimento para Pernambuco e para Recife, e a gente não consegue governar se não tiver a centralidade do lado de que a gente está, e nosso lado é da esquerda. E nós não vamos abaixar as nossas bandeiras”, completou, dirigindo-se ao prefeito.

    “Progressista de centro-esquerda”
    Ao responder, Campos se definiu como um “progressista de centro-esquerda”. E se disse grato pela parceria com o governo Lula “pelos mais de R$ 600 milhões investidos” na capital pernambucana, por meio de “parcerias institucionais”. Nada mais.

    O ex-ministro…

    (+em: https://crusoe.com.br/diario/assaltantes-levam-carro-do-gsi-durante-vistoria-onde-lula-vota/)

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/brasil/crusoe-assaltantes-levam-carro-do-gsi-durante-vistoria-onde-lula-vota/)

  30. Miguel José Teixeira

    Pra não dizerem que o colunista não falou sobre phutebol!

    . . .O presidente é tão cara de pau, politicamente falando, que dramatizou um incidente de menor importância apenas para pedir voto para um aliado.”. . .

    “Lula, avião, Deus, Boulos e a falta de vergonha para pedir voto”
    (Ricardo Kertzman, O Antagonista, 04/10/24)

    Há uma história que diz que, “vinho, quanto mais velho, melhor”. Não é bem assim, ainda que seja. Explico. Há vinhos que ficam melhores com o passar dos anos, é verdade, desde que armazenados adequadamente. Mas isso depende do tipo da uva, do propósito comercial e de alguma sorte.

    Lula, como alguns vinhos, portanto, não tem ficado melhor com o avançar da idade, ainda que acredite piamente nisso: “Estou com 78 anos, energia de 30 e tesão de 20”. Ao contrário. A temperança, a sabedoria e o equilíbrio, típicos do amadurecimento avançado, continuam lhe faltando.

    Já vi e ouvi, sobretudo da “alma mais honesta deff paíff“, políticos dizerem e prometerem as maiores barbaridades possíveis durante uma campanha eleitoral. É verdade que a turma se supera a cada ano e a cada pleito. Eduardo Paes, prefeito do Rio, até Ozempic anda prometendo à população.

    ET de Varginha
    Se o candidato à prefeitura da segunda maior cidade do país apela a este tipo de argumento, imaginem o que não prometem figuras, digamos menos inibidas, pelos rincões deste Brasil de meu Deus. Em Varginha (MG), um candidato já prometeu construir uma pista de pouso para discos voadores.

    E não é que Lulinha Paz e Amor resolveu escalar a falta de pudor político, e mandou essa: “Eu pensei muito na minha vida, porque fiquei quatro horas e meia dentro do avião, esperando um milagre de Deus para que não caísse”. A aeronave presidencial apresentou um problema técnico ao decolar do México e sobrevoou o mar para alijar combustível, até que pousasse em segurança.

    “Pensei muito na minha vida, pensei em você, Boulos, pensei no povo de São Paulo, pensei nas pessoas humildes deste país, que a gente tenta ajudar”, disse o pai do Ronaldinho dos Negócios durante uma live com o candidato Guilherme Boulos, do Psol, à Prefeitura de São Paulo, na noite de quinta-feira, 3.

    Só para quem joga Truco
    Bem, em primeiro lugar, espanta-me que o chefão petista não tenha pensado na todo-poderosa ministra informal e esposa, Janja da Silva. Tampouco nos filhos e netos. Ou ainda, vá lá, no Curintia. Poderia, ainda, pensar em quem tanto lhe ajudou: Marcelo e Emílio Odebrecht, Leo Pinheiro, Sergio Andrade.

    Em segundo lugar, chamar alguém de mentiroso é feio, mas, na boa: deixe de ser mentiroso, presidente! O senhor pode até ter pensado no povo humilde do Brasil, afinal, vive dele há décadas, mas em Guilherme Boulos? Truco, ladrão! Mais fácil ter pensado no Toffoli ou no Zanin, fale a verdade.

    O presidente é tão cara de pau, politicamente falando, mas tão cara de pau, que dramatizou um incidente de menor importância apenas para pedir voto para um aliado. “E se fosse você, Ricardo, não iria morrer de medo”? Não só iria como nem estaria aqui, escrevendo, pois teria tido um treco, de tão medroso que sou.

    Mas juro que pensaria apenas na minha filha e na minha esposa, e não em político algum. Ok! Confesso. Pensaria também na final da Copa do Brasil, meu Galo contra o Flamengo, do Felipe Moura Brasil, já que na final da Libertadores, em Buenos Aires, ele não poderá estar presente. Desculpa, aí, viu, Felipão?

    (Fonte: https://oantagonista.com.br/analise/lula-aviao-deus-boulos-e-a-falta-de-vergonha-para-pedir-voto/#goog_rewarded)

    Uai, sô! Então o “Galo” já está na final?

  31. Miguel José Teixeira

    A água bateu no fiofó do “pavãozinho suro” que, desesperadamente desesperado, saiu em busca da cauda perdida!

    “Caixa 2”
    (Camila Mattoso, Brasília Hoje, 04/10/24)

    O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) avalia que a decisão de financiar campanhas eleitorais com dinheiro público “foi um erro” e escancarou o uso do caixa dois com dinheiro privado, que corre muitas vezes sem o controle das autoridades. O fundo eleitoral recebeu R$ 4,96 bilhões neste ano.

    “O modelo que instituímos com o intuito de moralizar o processo acabou desmoralizando ainda mais o sistema”, afirmou.

    Randolfe foi um defensor do financiamento público aprovado pelo Congresso em 2017. Dois anos antes, o STF havia proibido as doações empresariais na esteira da Lava Jato.

    O Líder do governo no Congresso disse ao colunista da Folha Bruno Boghossian que quer, após as eleições municipais, discutir um corte drástico na verba. O PT, partido ao qual ele se filiou neste ano, tem, nas palavras dele, aversão ao assunto.

    Entenda mais sobre o tema em três links:

    O valor dobrado de 2024
    (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/01/sancao-de-lula-dobra-fundo-eleitoral-em-relacao-a-campanha-municipal-anterior.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    O uso de caixa dois eleitoral
    (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/10/audios-sugerem-uso-de-caixa-dois-eleitoral-em-troca-de-contratos-em-balneario-camboriu-ouca.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    A criação do fundo eleitoral
    (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1924429-fundo-publico-de-r-2-bi-para-campanhas-e-aprovado-na-camara.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

    (Texto recebido pelo correio eletrônico)

  32. Miguel José Teixeira

    “A força do governador”

    Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, tem tudo para ser um forte nome nas eleições presidenciais de 2026. Tem 75% de aprovação dos eleitores contra 17% de desaprovação, segundo a pesquisa Atlas/Intel de agosto. No domingo, será possível avaliar sua força política com os resultados de seus apadrinhados nas prefeituras goianas.

    (Blog da Denise, Correio Braziliense, 04/10/24)

    1. Miguel José Teixeira

      “Coragem”
      (Camila Mattoso, Brasília Hoje, 04/10/24)

      O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou à Folha que vai concorrer à Presidência da República em 2026. Ainda, ao ser questionado sobre a crítica de Jair Bolsonaro (PL), que o chamou de covarde, ele respondeu de forma indireta e disse que “é um homem que Deus poupou do sentimento do medo”.

      (+em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/10/caiado-rebate-ataque-de-bolsonaro-diz-nao-ter-medo-e-se-lanca-a-2026-veja-video.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsbsb)

  33. Miguel José Teixeira

    Se perdurar mais uma semana, periga o tal datena “o bobo da campanha” ser transformado em um traço!

    . . .”José Luiz Datena (PSDB) caiu de 6% para 4%.”. . .

    “O Rio não é para principiantes; São Paulo, pode ser”
    (Luiz Carlos Azedo, Nas entrelinhas, Blog do Azedo, CB, 04/10/24)

    Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido pelo nome artístico Tom Jobim, como todos sabem, foi compositor, pianista, violonista, arranjador, flautista e cantor brasileiro, entre os melhores e mais influentes da história de nossa música popular. É o autor de uma das frases mais antológicas sobre as peculiaridades nacionais: “David, o Brasil não é para principiantes”, disse, em meados 1960, ao fotógrafo norte-americano David Zingg, que decidira morar no Brasil. Pura antropologia.

    A frase foi adotada como um mantra por todos que procuram explicar alguma coisa que não tem um sentido lógico na vida brasileira, devidamente adaptada para elevar o status profissional de quem a profere: “O Brasil não é para amadores”. Jobim, carioca da Tijuca, e o baiano João Gilberto faziam parte do grupo de músicos, compositores e cantores que criaram a bossa-nova, no apartamento de Nara Leão, então com 15 anos, na Avenida Atlântica, em Copacabana: Sylvia Teles, Roberto Menescal, Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli.

    Na conversa com Zigg, Tom Jobim traduzia a picardia do carioca, que glamouriza a esperteza e a malandragem, um arquétipo muito bem estudado pelo antropólogo Roberto Da Matta, em Carnavais, Malandros e Heróis (Editora Rocco). Sua gênese é Leonardo, o principal personagem do livro Memórias de um Sargento de Milícias, do escritor brasileiro Manuel Antônio de Almeida, que descreve a vida carioca após a chegada da Corte de D. João VI, em 1808. Escrito em forma de folhetim, um capítulo por semana, foi publicado no Correio Mercantil do Rio de janeiro, em 1854. É considerado um romance urbano ou de costumes e faz a primeira descrição do malandro carioca como uma espécie de “herói noir”.

    Esse arquétipo viria a ser capturado por Walt Disney, na figura versátil, inteligente e engraçada do Zé Carioca, o herói brasileiro das histórias em quadrinho norte-americanas e de Hollywood. Tratado por seus críticos como um produto mercadológico cujo objetivo seria “americanizar” os brasileiros, na verdade, é a síntese de representações simbólicas bem definidas do nosso malandro. A irreverência e a hilaridade do papagaio de alma verde-amarela caíram nas graças dos brasileiros.

    No bom sentido, o Zé Carioca desta coluna é o prefeito Eduardo Paes (PSD), que disputa a reeleição na cidade do Rio de Janeiro, com possibilidades reais de vencer as eleições no primeiro turno. Na pesquisa Datafolha publicada ontem, segue na liderança das intenções de voto dos cariocas, com 54%. Paes transita da Zona Oeste à Tijuca, de Ipanema a Vigário Geral, com igual desenvoltura. Seu principal adversário, Alexandre Ramagem (PL), variou positivamente de 17% para 22% e tem o apoio do clã Bolsonaro.

    Ramagem é um principiante em disputas desse porte, como diria Tom Jobim. Bate duro no atual prefeito, mas não tem como demolir o legado urbanístico nem o charme visionário e bem-humorado com que Paes trata a cidade. É um policial federal polêmico, por sua atuação à frente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro. Faz um discurso do tipo “prendo e arrebento”, mas nem de longe tem a “ginga” política de seu adversário. Essa polarização desidratou o deputado federal Tarcísio Motta (PSol), com seu pior resultado até agora: 4% das intenções de votos.

    Ronda
    Há uns 70 anos o samba-canção Ronda reina absoluto na noite paulistana. Foi composto por Paulo Vanzolini quando estudava medicina e servia ao Exército. O “Cabo 30” patrulhava a pé as ruas do baixo meretrício do Bom Retiro e do centro da cidade. Já doutor pela Universidade de Harvard (EUA), referência internacional em herpetologia (estudo de anfíbios e répteis), com contribuições significativas para a ciência, como sua Teoria dos Refúgios, Vanzolini admitiu que não era sua composição favorita. Gostava mais, por exemplo, de Volta por Cima, um samba cujo refrão todo brasileiro conhece.

    Ronda foi gravada a primeira vez por Inezita Barroso, sua amiga, nos estúdios da RCA Victor, no Rio de Janeiro, com um acompanhamento de notáveis instrumentistas: Abel Ferreira, Bola Sete, Garoto e Zé Menezes. É uma “cena noir”: De noite eu rondo a cidade/ A te procurar sem encontrar/ No meio de olhares espio/ Nas mesas dos bares você não está/ Volto para casa abatida/ Desenganada da vida/ No sonho eu vou descansar.

    Pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, sobre intenção de voto para prefeito de São Paulo mostra Guilherme Boulos (PSol) com 26%, Ricardo Nunes (MDB) com 24% e Pablo Marçal (PRTB) com 24%. Estão empatados tecnicamente. A dois dias das eleições, os três candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Boulos, um ponto para cima, de 25% para 26%; Nunes, três pontos para baixo, de 27% para 24%; e Marçal, três pontos para cima, de 21% para 24%. Em linhas cruzadas, Marçal pode deixar Nunes fora do segundo turno. E até ultrapassar Boulos.

    Tabata Amaral (PSB) passou de 9% para 11% das intenções de voto na pesquisa estimulada. José Luiz Datena (PSDB) caiu de 6% para 4%. Marina Helena marcou 2%. Brancos e nulos somaram 6%, e outros 3% disseram não saber em quem vão votar. Nunes depende do desempenho no debate da TV Globo para se manter na disputa. O prefeito ronda a cidade atrás de mais votos, porém, como aquela mulher que inspirou Vanzolini, procura e não encontra.

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/azedo/nas-entrelinhas-o-rio-nao-e-para-principiantes-sao-paulo-pode-ser/)

    Cá entre nós. . .
    Que sina essa do eleitor paulistano, hein?
    Está sujeito a ter que optar entre dois marginais para prefeito!

  34. Miguel José Teixeira

    A PeTezuela, sob o comando de lula, janja & a$$ociado$ segue o mesmo rito!

    “. . .“A ONU perdeu o sentido de existência e está hoje em estado de putrefação, imersa na ideologia progressista-globalista, casada com comunistas, prostituta de ditaduras e amante de tiranos”, afirmou Israel Katz.”. . .

    “As pontes da ONU”
    (Circe Cunha e Mamfil-Manoel de Andrade, Visto, lido e ouvido, Blog do Ari Cunha, CB, 04/10/24)

    Justamente nesse momento, em que o mundo parece precisar, mais do que nunca, de um organismo internacional respeitável e de caráter intergovernamental, para impedir que uma nova guerra mundial se alastre por todo o planeta, as Nações Unidas atravessam o que pode ser considerada sua mais severa crise interna de gestão e, portanto, de credibilidade. Essa é uma péssima notícia para o mundo, que vinha tendo, nesse órgão, ao menos uma chance de mediação política desses conflitos.

    Ao caminhar para a irrelevância, nesse século XXI, diante de um mundo que parece se dissolver sob nossos pés, a ONU pode se transformar de solução a mais um problema a ser enfrentado. Uma reforma interna dentro desse organismo é urgente, antes que os ponteiros do relógio do apocalipse marquem a meia noite do planeta.

    O problema é que não há sinais de que os principais países que compõem esse órgão estejam interessados, neste momento, em fazer esforços para melhorá-lo. A questão é velha conhecida do Ocidente e se prende ao fato de que a política partidária e ideológica, fora de seu contexto natural, ou fora de lugar, sempre foi prejudicial ao bom funcionamento de organismos suprapartidários. Isso que acontece aqui no Brasil, com a politização de instâncias que deveriam ser infensas a partidarismos, ocorre em outros países e, na ONU, não tem sido diferente.

    A politização ideológica das Nações Unidas, observada por todos, tem arrastado esse organismo para a vala das nulidades, tornando-a inoperante, num mundo em que as polarizações são cada vez mais visíveis. A situação chegou ao seu ponto máximo nesta 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU (AGNU79). Nesse encontro, não faltaram críticas ao organismo vindas de todas as partes do mundo, sobretudo, ao modo como a ONU vem se posicionando politicamente.

    Nem mesmo o governo brasileiro atual, mais alinhado politicamente a essa gestão da ONU, deixou de reclamar da condução desse órgão, que hoje demonstra fraqueza em negociar e a dialogar em busca da paz, justamente agora em que o mundo apresenta um número recorde de conflitos, desde a Segunda Grande Guerra.

    Os sinais de que essa crise interna da ONU vai num crescendo perigoso foram dados, agora, por meio do ministro dos negócios estrangeiros israelense, Israel Katz, ao declarar que o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, passou a ser considerado “persona non grata”, sendo proibido de entrar em Israel. Para Katz, Guterres vai ser lembrado como uma “mancha na história da ONU”. Esse fato, por seu simbolismo, diz muito sobre o momento atual da ONU. Com esse gesto, o secretário-geral da ONU perde sua capacidade política de mediar um dos mais perigosos conflitos atuais, tornando-o numa figura meramente decorativa e sem poder moral para negociar. É um golpe na própria ONU.

    Para o ministro de Israel, Guterres, por sua posição política à esquerda, tem demonstrado apoio aos terroristas do Hamas, Hezbollah e Houthis. “A ONU perdeu o sentido de existência e está hoje em estado de putrefação, imersa na ideologia progressista-globalista, casada com comunistas, prostituta de ditaduras e amante de tiranos”, afirmou Israel Katz. Para um planeta já envolto com problemas do aquecimento global e mudanças climáticas, que colocam a humanidade numa encruzilhada nunca antes experenciada, a desmoralização da ONU e de seu secretário-geral é mais um ingrediente a ser somado a essa distopia em que nos encontramos.

    Se está ruim com a ONU atual, pior será sem ela. Aí será um “Deus nos acuda!”, porque as mesas de negociação estarão viradas ao avesso. É necessário, neste momento, não destruir as pontes existentes. A questão aqui é fazer uma reforma da ONU, acabando com a politização interna, o que parece fácil; ou deixar que ela afunde, juntamente, com o restante do mundo, o que, pelo visto, é mais fácil ainda.

    A frase que foi pronunciada:
    “Uma das principais lições que aprendi nos últimos cinco anos como Secretário-Geral é que as Nações Unidas não podem funcionar adequadamente sem o apoio da comunidade empresarial e da sociedade civil. Precisamos ter apoio tripartite – os governos, as comunidades empresariais e a sociedade civil.”
    (Ban Ki-moon)

    (Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/as-pontes-da-onu/)

  35. Miguel José Teixeira

    Hoje em dia, tem ladrão até na presidência da República. . .

    “Sem lugar para ladrões”

    José Calixto, primo de Leonel Brizola, fundou no noroeste do Rio Grande do Sul, em 1961, o Movimento dos Sem Terra. Ao saber que os militares não queriam a posse de João Goulart, com a renúncia de Jânio Quadros, ele reuniu cinco mil homens e marchou para Porto Alegre.
    No meio do caminho, com dificuldades para alimentá-los, disse em voz alta:
    – “⁠Vou dar uma chance de vocês roubarem um pouco. Quem quiser roubar, dê um passo à frente.”
    Apresentou-se uma centena de manifestantes dispostos a “roubar”.
    – “⁠Eu só queria saber quem eram os ladrões.
    Quem deu um passo à frente, fora da tropa! Ladrão não luta pela Pátria!”.
    E seguiu viagem.

    (Poder sem pudor, Coluna CH, DP, 04/10/24)

    . . .fora as dezenas de centenas de ladrões/candidatos à cargos eletivos no pleito de domingo!

  36. Miguel José Teixeira

    Óh, atroz dúvida! Aerolula ou aerojanja? Que tal, aerojaula?

    “Novo ‘palácio voador’ de Lula pode custar até R$700 milhões”
    (Cláudio Humberto, coluna CH, DP, 04/10/24)

    O governo quer aproveitar o incidente com o Aerolula, após decolar do México nesta terça (1º), para “descongelar” a compra de outra aeronave, como Lula (PT) quer: zerada, maior, mais confortável e muito mais cara. Ainda sem nada por dentro, o novo “palácio voador” pode custar mais de US$80 milhões, quase R$500 milhões. Para instalar acomodações e “decoração”, a previsão é de R$200 milhões a mais. A estimativa leva em conta o Airbus A-330/200, que o governo quase adquiriu há um ano.

    Sem esperar muito
    Encontrado na Suíça, o Airbus A-330/200 era o único disponível no mercado para entrega imediata. E Lula não precisaria esperar muito.

    Como um xeique
    Usado por xeiques e príncipes árabes, o “palácio voador” tem suíte com chuveiro, gabinete privado, sala de reuniões e 100 assentos de 1ª classe.

    Excesso contido
    A compra quase foi fechada em setembro de 2023, mas o déficit primário até então de R$71 bilhões e o medo das críticas “congelaram” o negócio.

    Medo presidencial
    O avião com Lula e mais 15 pessoas voou em círculos por 5 horas, só com uma turbina e descartando querosene. Houve pânico a bordo.

    (Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/palacio-voador-de-novo-palacio-voador-de-lula-pode-custar-ate-r700-milhoes-pode-custar-r700-milhoes)

    Matutando bem. . .
    Faz sentido: “ja” de janja e “ula” de lula!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.