Primeiro ponto a se registrar antes deste artigo
Este blog não é patrocinado por nenhuma entidade pública, privada, não governamental, ou qualquer pessoa física.
Muito menos está atrás de patrocínios, migalhas, trocas e nem quer prender o rabo a qualquer touceira para defender pessoas, ao invés de causas, como e entre elas, à transparência no ambiente público, só sustentado com os pesados impostos de todo mundo, incluindo os pobres, falidos, desempregados, salários achatados…
Reafirmado isto, mais uma vez, vamos ao que interessa.
Está na Câmara um requerimento do único vereador de oposição ao governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB, e Marcelo de Souza Brick, PSD, o petista Dionísio Luiz Bertoldi, quer quer saber detalhes de algumas despesas de propaganda e comunicação nos veículos daqui e de fora, na promoção do governo, exatamente quando Kleber se ensaia ser um candidato a qualquer coisa no ano que vem.
E para isso, vai precisar se dourar e se expor além de Gaspar, inclusive no mundo evangélico pentecostal, onde pretende centrar à sua cata de votos.
A preocupação de Dionísio é legítima, mas no tempo de Pedro Celso Zuchi, PT, isso não era muito diferente. Então, todos entendem e usam dessa manha e artimanha, com dinheiro público, para legitimamente vender o seu peixe, mas ao mesmo tempo, colher outros dividendos políticos além do próprio peixe vendido.
É uma prática. É uma praga. É um desperdício. É a prova de que as redes sociais se descredibilizaram, ao mesmo tempo em que os tradicionais voltam a ser referência. Nem mais, nem menos.
Se o Dionísio for no Portal Transparência da prefeitura de Gaspar, e se o Portal difícil de ser acessado e analisado, e isso é propositado e a imagem do gestor, refletir realmente à transparência, verá que quase a metade das despesas ficou nos quatro veículos tradicionais de Gaspar.
O que precisa de um pente fino é para verba que se destinou a agência intermediadora dessa publicidade, a Free Comunicações, de Blumenau, que o PT conhece muito bem, a maior rubrica até agora neste ano: mais de R$282 mil.
Dionísio mantém outro foco no seu requerimento, o tal “Avança Gaspar”, lançado em setembro de 2018. Essa lupa já deveria estar empunhada desde então. Se assim tivesse se preocupado, talvez não precisasse se preocupar com o presente.
Voltando a vaca fria.
O que deve questionar – e isso Dionísio não faz no seu requerimento – é por quê Gaspar gasta tanto em publicidade, se olharmos comparativamente para a nossa vizinha Blumenau, por exemplo, onde o prefeito de lá, que parece não está vestido de candidato a nada no ano que vem, de uma cidade bem maior, e mais complexa na gestão, até ganha menos do que Kleber, um dos salários mais altos do estado.
Blumenau tem um orçamento atualizado nesta área de propaganda e publicidade para este ano de R$2,87 milhões e gastou até agora, segundo o seu Portal da Transparência de fácil acesso e compreensão R$1,51 milhão, num município com quase uma dezenas de emissoras de rádios, duas tevês abertas, vários jornais, blogs, franquias e sucursais regionais atuantes.
Gaspar, por sua vez, bem menor, possui um orçamento aproximado de R$1,8 milhão, já gastou R$1,38 milhão onde numa cidade com apenas duas rádios que oficialmente podem acessar este tipo de verbas – a comunitária não -, dois jornais e uma tevê de internet.
Estranho mesmo é constatar que só para um blog político de Blumenau tenha sido o destino – de uma tacada só -, e coincidentemente depois que se ensaiou a candidatura de Kleber, de R$9 mil.
E para encerrar. Aos que querem uma fiscalização sobre este tipo de despesas, não devia deixar de rastrear a rubrica da prefeitura de Gaspar: materiais de distribuição gratuita. Só para ficar nenhuma dúvida. Ali, neste ano, foram empenhados R$1,4 milhão. Acorda, Gaspar!