Pesquisar
Close this search box.

EMPREENDEDORES RURAIS DE GASPAR “CONSTROEM” ROTAS GASTRONÔMICAS NO INTERIOR

Gaspar não possui a sua feira livre central, mas possui feirantes, produtores rurais e artesanais referenciados na região. Já escrevi há dias sobre isto.

Gaspar não possui um mercado municipal, apesar da Arena Multiuso ser central, de fácil acesso e apropriada para isso. Já escrevei há dias sobre isto.

Mas, Gaspar possui algo muito peculiar exatamente por falta organizada da iniciativa pública – seja na área de Turismo, seja na área da secretaria de Agricultura, rotas gastronômicas, lazer e de comércio no interior do município.

As comunidade se organizaram antes do poder público ajudá-las. E o sucesso e a recompensa vieram com a valorização da produção saudável, sabores diferenciados, ou única, dos pequenos produtores do município, à beira de uma metrópole polarizada pela vizinha Blumenau.

A mais afamada é a do Distrito do Belchior, que já foi do saudoso Barril de Ouro, onde está a Rota das Águas com seus parques aquáticos, a Cervejaria Das Bier e à chamada rota da Linguiça.

A Vila Itália, no Alto Gasparinho é a mais recente experiência estruturada rota de gastronomia, descanso e lazer. Ela está se consolidando.

Da mesma forma do que inicialmente no Belchior, deve-se a um punhado de empreendedores que a despeito da ausência estruturada do poder público, não desistiram do sonho e do instinto de sobrevivência e superaram os efeitos danosos da pandemia. E olha que até temos aqui uma secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, loteado ao PP cujo titular Pablo Ricardo Fachini a ganhou por não se eleger vereador.

Retomo e motivo deste post neste sábado.

Agora, a surpresa está na feira gastronômica e produtos arteseanis do Arraial do Ouro – e para os leitores e leitoras que são de fora que não conhecem bem Gaspar, fica do lado esquerdo da BR 470 quase na sequência da Ponte do Vale, ao lado de um galpão logístico. Há sinalização.

Ela acontece todo terceiro final de semana do mês. É chamada de “Feira Entre Amigos“, na Rua José Junges, 5000. Ali fica o Rancho Vô Solano e Vô Maria. A iniciativa é dos produtores de lá. Não só para comprar, mas também para degustar. Quem não foi neste sábado, ainda poderá ir amanhã domingo entre às 10h e17h. É a sexta edição.

O que encontrar lá?

Bolos, docinhos, cookies, orelhas de gato, bolachas de melado, geleia, melado de cana, mel, nata, queijinho branco, cactos, suculentas, chás, temperos, costura criativa, tapetes, panos de copas, laços infantis, cuscuz, queijo colonial, brigadeiros, pulseiras, brownies tradicionais e especiais, capuccino artesanal, risoles congelados de tilápia, frito, filé e isca de peixes congelada, pão caseiro, bolinho de carne, cachorro quente, salame defumado, roscas, trufas, coxinhas, empadinhas, linguiças, fubá, torresmo, banha, farinha de mandioca, produtos sem glutem e lactose, opções veganas, vasos de cerâmica, aipim congelado, além de muita conversa com os próprios produtores rurais. É a Gaspar acordada!

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é permitido essa ação.